domingo, 9 de agosto de 2015

Só o amor pode nos salvar




“Quem não pratica amor para com todas as entidades vivas não pode falar de Deus.


Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Minha mensagem de hoje começa com o seguinte verso:

vasudeve bhagavati
bhakti-yogah prayojitah
janayaty asu vairagyam
janam ca yad ahaitukam

“Por render serviço à Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, a pessoa imediatamente adquire conhecimento sem causa e desapego do mundo.” Srimad Bhagatam, 1.2.7

O Bhakti Yoga deve ser executado para a satisfação da Pessoa Suprema, Vasudeva Krishna. Isso gradualmente fará com que a pessoa que o pratique se desapegue das coisas que não têm conexão com Ele e também lhe será entregue o conhecimento puro e o desejo de oferecer tudo o que possui ao Senhor do Amor.
Essa é uma citação incrível do Srimad Bhagatam. Krishna é quem está falando no Bhagavad Gita e é sobre que se fala no Srimad Bhagavatam, para Ele devem ir todas as glorificações.
Não devem pensam que o Srimad Bhagavatam é uma simples ideia esotérica. Não. Hoje em dia existe muito esoterismo, muitas pessoas falam de coisas não visíveis, mas geralmente se referem ao Brahman impessoal ou ao oceano cósmico, mas não a Pessoa Suprema.
Muitas pessoas adoram o aspecto impessoal de Deus para conseguirem algum benefício material, poderes místicos, etc. Krishna é infinito e se manifestará na forma que você desejar se conectar com Ele.
No caso de Draupadi, por exemplo, o Senhor se manifestou na forma de um sari para protegê-la da degradação. Em outra oportunidade, Krishna se apresentou para salvar a Prahlad Maharaj das diferentes tentativas de assassinato por parte de seu pai.
Da mesma forma, Krishna tem nos salvado muitas vezes. Pode ser que tenhamos nos conscientizado, ou não. Mas de toda forma, Krishna está sempre pendente de todas as coisas, Ele faz tudo. Então, minimizar o Srimad Bhagavatam, acreditando que é apenas uma interpretação hinduísta da Verdade, é uma maneira também de ignorar um grande presente.
Unicamente o amor de Deus pode dar a solução às problemáticas da vida. Esse amor é único. Eu me considero um fanático de Krishna, pois quando penso nEle sei que tenho que amar a todos e quero fazê-lo sem descriminar uns mais importantes que os outros – assim como fazem os cristãos que creem que os animais não têm alma – sem descriminar sequer a Mãe Natureza. Melhor ainda, devemos lutar pelos direitos da natureza, pelos direitos dos animais, dos povos ancestrais, lutar pelo futuro da humanidade, porque hoje ninguém se preocupa dos direitos de ninguém, apenas o direito de explorar, decapitar outros, industrializar, etc.
Se não reconhecermos que as outras entidades vivas devem ser respeitadas, pois têm direito a merecer, então tudo o que fizermos estará incorreto, destorcido e errado. O maltrato é considerado a metodologia de conseguir tudo o que deseja de forma inescrupulosa.
Por exemplo, Federico Nietzche disse uma vez que o Manu Samhita foi o primeiro livro cujo encontrou que as mulheres e os pobres tinham direitos. Imagine, 5 mil anos atrás já existia esse conceito, enquanto na Europa nos anos 70 foi dado o direito de voto às mulheres, antes disso só existia um machismo terrível.
A cultura da Índia, em contrapartida, tem uma posição diferente neste sentido, pois sempre mantém o conceito de que somos uma grande família onde os conceitos de homem ou mulher são temporários, só a alma é eterna.
Charles Darwin estabeleceu a ideia errada do princípio da sobrevivência, onde o suposto mais poderoso está sobre o mais débil. Então, os chamados “débeis” não têm nenhuma oportunidade no mundo, nenhum direito. Logo depois houve propostas cada vez mais terríveis, uma dessas foi a de que qualquer indivíduo “defeituoso” deveria ser eliminado, porque as raças inferiores não deveriam se reproduzir.
Esse movimento foi o responsável por milhões de assassinatos de pessoas no mundo. É algo completamente deprimente. Dessa mesma mentalidade provêm os abortos e tantas outras atrocidades.
Por misericórdia recebemos o conhecimento correto sobre tudo isso. Só o amor pode nos salvar. Quem não pratica amor para com todas as entidades vivas não pode falar de Deus.
O Bhagavad Gita e o Srimad Bhagavatam são escrituras clássicas sobre o amor, do respeito com todos. Quando um ser humano se faz vegetariano, 51% do seu problema está resolvido, inclusive os problemas ambientais se solucionam.

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário