domingo, 16 de agosto de 2015

A renúncia verdadeira



“Renunciar significa deixar tudo aquilo que não produza verdadeira alegria, tudo aquilo que não produza êxtase e espiritualidade. Isso é o que há de renunciar.”


Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto do Chile.
Estamos celebrando este momento que é histórico onde Gurudeva Atulananda entra na ordem de renúncia, o quarto dos ashrams da vida; que são: brahmacarya, grihasta, vanaprasta e sannyas. Srila Prabhupada disse uma vez que chegar nesta etapa da vida é obrigatório para um ser humano.
O que dizer a um mestre espiritual que é discípulo de Srila Prabhupada e dedicou sua vida à pregação no Chile e no mundo. Tenho a fortuna de estar considerado entre seus amigos e irmãos e de lhe entregar a sagrada ordem de sannyas em nome de Srila Prabhupada e do meu sannyas guru Srila Bhakti Raksak Sridhar Deva Goswami Maharaj.
É uma honra, é uma alegria e também é uma formalidade, porque diante de Srila Prabhupada somos diretamente seus filhos, mas ele também queria que nos tornássemos sannyasis em algum momento.
No caso de Gurudeva Atulananda é ainda mais impressionante, porque há vários discípulos dele mesmo que já são sannyasis e que participam desta sagrada entrega sem inveja, ou melhor, com toda vontade e com todo gosto de sua alma. Isso nos faz sentir a grande alegria de que a Consciência de Krishna que até hoje está conhecida como a Família Vrinda no Chile, está proliferando, crescendo prosperamente e dando mais orientações de serviço a todos vocês.
Este é um dos presentes que Krishna nos faz nesta vida: nos entrega o serviço. Serviço a Krishna não é serviço mental, é serviço com todo coração. Serviço a Krishna é algo muito especial, pois pode te conectar com a Suprema Personalidade de Deus da manhã até a noite. É algo glorioso e grandioso que transforma a vida.
Estamos hoje reunidos aqui neste lugar sagrado de Ekachakra que também é um presente que Gurudeva Atulanda fez a Srila Prabhupada entre os tantos presentes que ele deu em sua vida.
Gurudeva sempre esteve dando seu amor e tudo o que pudesse entregar, deu três filhos ao mundo: Pandit, Mohan e Harijan, filhos de Sarvakanti devi que Krishna levou há pouco tempo. Assim é o Senhor, quando quer que alguém esteja aqui neste mundo, o mantém, e quando Ele desejar, o leva.
Os presentes de Gurudeva Atulananda para o mundo são múltiplos e, em essência, são presentes de Srila Prabhupada, porque o devoto não tem nada próprio, tudo o que tem é do seu Guru.
Isto é enfatizado por Srila Bhakti Raksak Sridhar Deva Goswami, quem disse que para se salvar e curar deste mundo a pessoa deve lembrar sempre de três coisas:

1.                  Todas as belas mulheres do mundo pertencem a Krishna. Ele tem os direitos reservados por suas gopis. Se por casualidade você se casar, então receberá a permissão de cuidar de uma das gopis de Krishna com licenças extraordinárias para poder convidar alminhas extraordinárias a este mundo, almas muito lindas e importantes;
2.                  Todo o dinheiro do mundo, sem exceção, toda a opulência, todas as terras, os rios, as montanhas, as nuvens, as galáxias, etc., pertencem a Narayan. Inclusive o que tiver nos bolsos pertence a Narayan e deveria ser utilizado para Ele;
3.                  Todo o êxito, toda a fama, todos os serviços, todos os poderes, empoderamento, êxitos em conferências, nas pujas, nos yajñas, tudo o que tenha feito com êxito na vida pertence ao nosso Srila Prabhupada, ao Guru, porque o Guru não é um indivíduo, o Guru é o representante de Tattwa. Ele é do Guru Parampara, da Vontade Divina e desta forma ele naturalmente representa a Srila Prabhupada.

Hoje é um dia muito especial, da sannyasa de nosso Gurudeva. Tive a fortuna de estar associado com Chile Yatra como testemunham Mathura Mandal e Kalpa Vriksa e alguns outros devotos antigos de muito tempo atrás, inclusive antes da fundação da família Vrinda e, pode-se dizer, que sempre fiquei cativado pelo Chile. Não digo isso para ficar bem com vocês, mas me cativou a maratona de Ponto Alto, o carinho, o humor, a arte e pelo standart que os devotos tinham nesses tempos. E desde então Gurudeva Atulananda era o standart e isso se mantém até hoje.
Tem sido quase um matrimônio, Krishna nos juntou, Srila Prabhupada nos juntou pelo desejo de sua divina providência para que nós pudéssemos colocar nossos remos no barco do nosso mestre espiritual e assim remarmos juntos em ambos lados para que o barco pudesse seguir adiante.
Com o tempo o barco se tornou maior e maior e mais pessoas foram entrando nele. Hoje em dia já somos um monte de gente remando, não? Assim, remamos para que o barco vá bem longe, cruzando o oceano de repetidos nascimentos e mortes. Quando alguém solta os braços, o outro continua remando e diz: “Vamos, vamos, não solte aqui, melhor ainda se remar mais, o caminho é bem longe para sair da ilusão!”
Por isso apreciamos a presença dos que tem remado com a gente, como o prabhu Kanka, Krishna Kirtan, Vrajapriti, Kadamba, os do passado, do presente e do futuro, porque são muitas pessoas que têm ajudado. O que dizer dos nossos sannyasis que estão sentados aqui; chilenos – bem, não chilenos, como sannyasis já não pertencem a um país – eles não conhecem limites, não conhecem fronteiras, são as almas do mundo, isso é o mais bonito que estamos vivenciando hoje aqui.
Eu disse algo esta manhã e vou repetir, porque considero essencial: O exemplo de Srila Atulananda Acarya é simbólico, porque realmente representa a renúncia de todos nós, a renúncia de Srila Prabhupada pelo mundo. Representa a Sri Caitanya Mahaprabhu mesmo tomando sannyas e deixando Vishnupriya Devi, quem estava completamente rendida em amor a Ele.
Sem dúvida Mahaprabhu a deixou porque sentiu o chamado interno muito forte. Assim se dirigiu a Keshava Bharati e aceitou a ordem de renúncia que estremeceu ao mundo. Nesse momento se iniciou um sacrifício que é o sacrifício da nossa missão, o sacrifício do nosso sendeiro, um sacrifício muito lindo. Por isso é dito “renúncia amorosa”, aqui não se diz “renúncia odiosa”, aqui não se diz renunciar porque este mundo é muito mau, não. É uma renúncia devido que o mundo de Krishna é tão belo que queremos fazer a Ele uma contribuição substancial e esta contribuição substancial se chama para vocês Chile Yatra, e para o mundo se chama Missão Vrinda.
Porque a Missão Vrinda é o serviço ou sacrifício que Gurudeva Atulananda fez, quero lembrar também ao grande devoto que foi uma das grandes inspirações neste caminho, nosso mais querido irmão espiritual Srila Bhakti Bhimala Harijan Swami Maharaj da Colômbia. Ele é parte deste trio, porque não fomos dois, fomos três que estávamos ali levando este esforço.
Em realidade, nós não nos sentimos qualificados como mestres espirituais, nós tomamos este desafio, este serviço, porque sentimos que Srila Prabhupada merecia ter representantes aqui que se dedicassem de todo coração às pessoas, aos povos, à Mãe Terra, aos rios, etc.
Nossa reflexão nestes momentos foi: “É melhor um cara cego a cara nenhum, então vamos nos mover (os caras cegos) porque não há outra”. Esta foi a origem, assim falamos com Maharaj Harijan e começamos a tarefa. Porque assumir o papel de Mestre Espiritual é um grande atrevimento, se tornar representante da conexão com o Infinito, porque realmente somos isso? Não, mas tomara que nos tornemos um bom representante. Sem dúvidas, Srila Prabhupada sim foi e nos deu seu exemplo.
Eu convido a todos vocês a me acompanharem hoje nesta renúncia para Srila Prabhupada proporcionalmente. Há muitas para renunciar, cada um sabe o que tem que renunciar e se não souber, pode aprender na companhia dos devotos.
A primeira renúncia é aceitar os quatro princípios reguladores, o que para nós não é uma renúncia senão que uma liberação. Krishna está nos liberando das coisas que são daninhas.
A renúncia da nossa família é a renúncia das ganâncias pessoais pela ganância de Krishna e Seus devotos. Como para nós todas as almas são devotas em potência, nosso serviço está focado em manter as portas abertas do Ashram a todo mundo. A prova disso é que agora temos uma nova casa no bairro Brasil onde as portas do templo de Sri Radha Govinda estão abertas para todos, para que toda cidade de Santiago possa entrar lá.
O mesmo em La Serena, em Concepción ou onde seja, até no México, ter as portas abertas a serviço que as pessoas possam entrar em contato com o Santo Nome, com o prasada, com a literatura espiritual essencial, com cursos sobre a essência da vida e assim possam participar ativamente na Consciência de Krishna.
Uma pessoa que goste da Consciência de Krishna, mas não participe ativamente dela é exatamente como uma abelha que está fora da jarra de mel, percebe que por ali há algo, mas não pode entrar e eventualmente sai voando a outro lugar, porque não vai se manter muito tempo olhando sem provar o doce néctar.
O serviço que nossos mestres nos enfatizou e presenteou é tão extraordinário que permite nos torarmos Guru. Não devem se esquecer que não há diferença entre diksa e siksa guru.
Quantos de vocês dão conferências sobre a Consciência de Krishna? Todos vocês são um siksa guru. Quem tem dado conselhos espirituais em Consciência de Krishna a uma pessoa? Esse também é o trabalho do siksa guru. Dar e receber. Dadati pratigrihnati.
Intercâmbio amoroso quer dizer fomentar o amor, a confiança, a segurança, o refúgio, a participação de todos. Isso faz um siksa guru. O que dizer dos presidentes de templo que são siksa gurus da manhã até a noite, melhor dizendo, os presidentes dos templos e os sannyasis são mais importantes que nós que visitamos de vez em quando. Sem dúvidas, um precisa do outro, trabalhamos juntos pela mesma causa, não há competição. Por isso o que marca a associação dos devotos é a alegria.
Renunciar significa deixar tudo aquilo que não produza verdadeira alegria, tudo aquilo que não produza êxtase e espiritualidade. Isso é o que há de renunciar. Esse é o exemplo que podemos ver hoje.
Com estas palavras de felicidade me despeço de vocês hoje e peço que todos que possam a fazerem seus esforços para nos reunirmos no Eco Truly Park para o Maha Mela em outubro deste ano e assim podermos seguir celebrando a renúncia do nosso querido Gurudeva Atulananda.
Goura premanandi.
Jay Srila Prabhupada.

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário