domingo, 22 de março de 2015

O sankirtaneiro




"Eu plantei uma árvore de amor e ela cresceu e deu frutos, e eu distribuí as frutas, mas continuavam caindo muitas outras que minhas mãos não alcançavam para distribui-las, são muitas mãos necessitadas, então eu preciso de sua ajuda, porque há muitos que necessitam das frutas e eu não posso distribuir todas, eu preciso de ajuda."



Queridos devotos, cumprimentando-os aqui de Mallorca, a bela ilha do Mediterrâneo. Na companhia de maravilhosos devotos de Espanha e de outros países. Eu envio uma saudação fraternal, todas as glórias a Gurudeva Atulananda que acaba de completar anos, tão bonito. Enviamos um abraço caloroso e a recomendação de sempre levar as coisas a sério e trabalhar duro porque só assim é que se pode qualificar para compreender a essência, pois a essência é sempre algo que se tem que fazer um esforço especial. Não é permitida ser levada leve ou superficialmente, mas exige que seja tratada com a máxima atenção.
Hoje é domingo, e amanhã teremos Festival de Teatro de Mallorca, onde teremos oito teatros espontâneos diferentes para transmitir aos outros a urgência da mensagem que foi escolhida para o trabalho. É chamado de Teatro de Emergências.
Existem vários tipos de inteligência: racional, emocional e espiritual. O mantra Vanca Kalpa inclui todas as inteligências. O Vaishnava está sempre à procura de bem-estar construtivo dos outros, e para estar cheio de compaixão, devemos ter uma grande inteligência emocional e espiritual.
O desencanto com o mundo material faz com que não queiramos nos submeter a ninguém, exceto o nosso ego dominante. O mundo que promove o egoísmo, enquanto o Vaishnava é sempre atento ao bem-estar dos outros. Assim, o sankirtaneiro está sempre ciente do bem-estar de todos, tudo que você faz é descobrir como ajudar aos outros. A sankirtaneiro nunca pode ser desatento, mas trabalha com muitas pessoas, cada contato tem o nível de detalhe de um cirurgião de coração, porque um movimento errado pode até matar. Devem ser extremamente prudentes na forma como falam com as pessoas.
O sankirtaneiro coloca as pessoas em contato com Deus, não impondo, mas expondo. O serviço aos animais, à família, aos devotos, é um serviço a Deus. Em todos os ângulos devem vincular as atividades a Deus. Mas não devemos pensar que podemos libertar a dor de alguém. Ao passo que Krishna sim, meu Gurudeva sim. Eles podem dar lugar para encontrar muitos tesouros dentro de bem-estar quando se fica em submissão ao mundo. Você pode medir muitas coisas, mas você não pode medir o transcendental, você pode sentir, mas não medir. Maya significa que o que se pode medir, mas o transcendental não se mede.
A gente sempre sente o que é mais importante e o que tiver a ver é o mais importante e em parte verdade porque se você não existisse você não saberia da existência dos demais. Mas isso é muito perigoso, porque mesmo que a minha vida me permita conectar com outras pessoas, corremos o risco de desvalorizar os outros. Posso dizer, "Minha mãe é a melhor do mundo", e que pode ser bom, mas não podemos dizer, "Minha mãe é a melhor e única boa que há." O mesmo se aplica ao Guru. Eu acho que meu Guru é muito especial, porque eu acho que eu sou o mais importante. "Meu Guru é o melhor Guru", isso está bem. Mas dizer "meu Guru é o único Guru bom" é arrogante, é ego ao redor do "eu, eu, eu."
Tudo está ligado. Quando eu penso que a minha oração vale mais que a oração do nativo orando ao sol, é arrogante. Pensar que Deus gosta mais da tua oração que a do outro é arrogante. Minimizar ou ridicularizar a fé dos outros é arrogante. Os homens do "eu, eu, eu" tornam-se ofensivos para os outros. Em vez de produzir algo de bom produzem algo negativo. O que faz você importante é o seu amor pelos outros. Estou aqui apenas tentando servir, e nem sequer tenho o critério essencial. O Vaishnava é Vaishnava porque ele não sente que é. Ele acha que é um aspirante a ser servo do servo do servo dos Vaishnavas.
Somente quando Krishna nos permite servir, nós podemos fazê-lo e pregar. Quando temos uma má consciência, deprimidos, sem vontade, tem que ir pregar. Se você não quer pedir nada a ninguém, então sente-se na rua e cante "Oh meu Senhor, deixe-me ser um instrumento do Seu amor", até que alguém curioso lhe pergunte e você  mostre um livro.
Prabhupada não veio para nós pessoalmente senão através dos esforços dos outros e, assim adoramos a todos os devotos que nos dão a verdade. Ninguém sabe ser feliz nem com riqueza nem com pobreza. Mas os devotos Vrinda são os mais ricos, mais que Bill Gates, porque onde quer que cheguem são bem recebidos por devotos em centenas de templos. Bill Gates terá que pagar sempre para que o recebam em algum lugar, mas os devotos têm muita fortuna.
Um dos principais problemas que temos é intensa preguiça. O processo de despertar o entusiasmo de servir é Sadhanico, já que o mais básico do Sadhana é que eu devo compartilhar o que meu mestre espiritual me deu com os outros. Mahaprabhu disse: "Eu plantei uma árvore de amor e ela cresceu e deu frutos, e eu distribuí as frutas, mas continuavam caindo muitas frutas que minhas mãos não alcançavam para distribuir as frutas, são muitas mãos necessitadas, então eu preciso de sua ajuda, porque há muitos que necessitam das frutas e eu não posso distribuir todas, eu preciso de ajuda."
A ideia do Sankirtan mudou um pouco, é mais personalizado. Isso significa que eu te atendo em todas as suas necessidades. Perguntamos: "O que você precisa, você é vegetariano? Aqui está o livro de receitas, também há CDs dos melhores chefs. Ou quer saber sobre reencarnação, aqui está o livro. Ou tem alguém com problemas de dependência, aqui está a Sabedoria Védica. Gostaria de ter lindas férias? Aqui estão os melhores lugares para ir à Índia, à Colômbia ou à Mallorca.” O Sankirtan personalizado é que eu te ofereço tudo o que você possa precisar. A essência é, eu não tenho nada, esta é a mensagem de Srila Prabhupada. O Sankirtan é um desfrute, é a melhor coisa para dar a mão a muitas pessoas. Hoje em dia é feito cursos, é dado Prasadam, mas isso é um pretexto para dar as mãos aos demais. Pregação é educação. É o processo de se curar mediante a cura dos outros.
No final das contas, apesar de não estar qualificado, faça o melhor que puder, porque isso é a única coisa que você pode fazer, e não desanime se por um motivo ou outro houver um deslizamento, porque os deslizamentos existem para superar, para reconhecer as falhas e as fraquezas e continuar na luta, porque é isso que temos que fazer.
Nós não podemos esperar ser perfeitos para sair a pregar e ajudar as pessoas.

Jay Srila Prabhupada.
Com esta mensagem me despeço hoje.
Haribol.


Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário