domingo, 30 de novembro de 2014

Sempre se esforçar




“Quando alguém está agradecido com um ensinamento se converte em um discípulo e se comporta docilmente diante estes ensinamentos, mas ninguém pode ser um discípulo por obrigação.”



Queridos devotos, aqui estamos na terra de Sri Gauranga com Gurudeva Atulananda. Sinto-me como em Vrindavan Jardins Ecológicos, como em nossa fazenda Ahimsavan ou como em tantos outros lindos lugares.
Hoje estou muito feliz, porque revisamos umas boas entrevistas que as madres Amrta e Krishna Seva fizeram para a UDSA e para o Pacto Mundial Consciente. Elas entrevistaram grandes personalidades da proteção à Mãe Terra na Índia. O melhor é que não foi nada planejado, pois quando chegamos em Delhi soubemos de Vandana Shiva e estávamos no evento da WVA, mandamos as madres para entrevistas e se saíram tudo muito bem.
Gente muito nobre que, apesar de serem grandes personalidades, receberam muito bem estas meninas da América do Sul e responderam todas as perguntas. É muito bom trabalhar com eles nestes temas, mas é claro que a eles não vamos com uma pregação devocional, pois fechamos algumas portas, porque as pessoas não querem ser convertidas.
Mas, o que significa realmente “converter”? Significa educar, pois cada pessoa quer convencer a outros do que pensa, e se alguém estiver equivocado, então se deve exercer o direito de questionar o que está escutando e criticar construtivamente. Por exemplo, quando alguém está agradecido com um ensinamento se converte em um discípulo e se comporta docilmente diante estes ensinamentos, mas ninguém pode ser um discípulo por obrigação. Não se pode amarrar aos seus discípulos, pois como diz no Srimad Bhagavatam: “Encontramo-nos pela Divina Providência e, agora que me encontrei contigo, te aceito como o capitão do meu barco para cruzar o Oceano de Kali.” E qual é o Oceano de Kali? A falta de amor.
Pois Radha e Krishna nos dão amor e nos convidam a deixar a confusão, assim, o amor está cheio de amor. Todo mundo ama e quer amar, e claro, quando se mistura é convertido em luxúria ou abuso, isso não é amor. As pessoas conquistam aos outros apenas para explorá-los, isso não é amor. O mais importante é nunca “jogarmos a toalha”.
A propósito, sobre não se deixar vencer, quero contar uma história que aconteceu na Venezuela faz um tempo. Lá eu aprendi que nunca há de se jogar a toalha... Eu estava a ponto de comprar um templo muito bonito de umas monjazinhas, o preço era de US$30 mil. Quando estava tudo pronto para a compra, fui buscar os papéis e, em vez de sair uma monja, saiu um militar com a escritura em mãos e me disse: “Acabamos de comprar o lugar.” Eu fiquei muito mal, muito frustrado, porque havíamos nos esforçado muito para isso. De fato, a doação havia sido dada pela comunidade hindu e eu teria de devolver.
Estava tão frustrado que fui caminhar e no caminho encontrei outro lugar, muito mais bonito que o anterior, com muitos animais, aves, etc. Quando perguntei quem era o dono do lugar, me disseram que era o senhor mais rico da cidade. Eu perguntei onde ele vivia e logo fui caminhando para lá. Tive que subir uma colina. Quando cheguei, me abriu a porta uma mulher e logo me levou à casa deste senhor milionário.
Na casa só estava este senhor milionário que tinha mais de 80 e muitas mulheres. Ele me perguntou o que queria e eu contei toda história do que havia acontecido. Falei com todo o coração e ele me disse: “Meu pai me disse: ‘Se cair do cavalo, não amaldiçoe nem o cavalo nem a terra, o melhor é se levantar com a ajuda da terra e seguir em frente’”. Eu disse que ele tinha toda razão e por isso estava lá.
Então contei que sua casa me parecia muito bonita e queria comprá-la. Era uma propriedade de muito valor. Assim, o senhor milionário não poderia acreditar no que eu estava pedindo e eu disse que “tudo era possível”. Comentei que só tinha US$10 mil e ele disse que venderia por US$100 mil. Eu disse que não tinha os 100 mil e ele disse que ajudaria a financiar. Logo chamou seu advogado e contou que ia vender a terra para fazer um templo. Assim, pudemos comprar a fazenda por US$10 mil.
Logo depois disso o senhor milionário teve um acidente e os devotos o ajudaram muito, mas no dia seguinte ele abandonou o corpo. É maravilhoso tudo o que pode acontecer quando alguém se associa com os devotos. Em pouco tempo recebi uma carta da filha deste milionário dizendo que não reconhecia a venda que seu pai havia feito. Eu fiquei muito mal. O advogado me sugeriu nem sequer brigar com ela e era melhor receber o Lakshmi de volta.
Por que conto esta história? Como um exemplo de que nunca se deve desanimar nem se deixar cair. Tem que se levantar toda vez. Essa é minha mensagem de hoje: Sempre se esforçar.
Meus queridos devotos, eu sem vocês não posso fazer nada, não quero fazer nada, é uma dependência dos devotos. Claro, a última palavra tem Krishna, sempre. Mas eu sinto que é um grande privilégio ter a companhia de todos vocês e manter tantos projetos lindos. As pessoas estão buscando “sorte”, mas se esquecem que neste mundo não existe a “sorte”, que tudo é karma e que sobre o karma está a misericórdia de Sri Krishna.
É o desejo da Divina Providência o que realmente faz com que tudo funcione. Krishna se mete em nossa vida e faz com que as coisas aconteçam e tudo o que fazemos na nossa vida deve ser funcional. Eu não acredito que um devoto fique desamparado, pois Krishna sempre está por trás cuidando de todos. Às vezes há alguns que são mais agradecidos, mas ninguém fica desamparado. Esforçado e agradecido, essa é a chave.
Com estas palavras me despeço de vocês por hoje e convido a Gurudeva Atulananda para compartilhar um pouco mais de néctar.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.


Gurudeva Atulananda:

Queridos devotos, seguindo as palavras de Gurudeva Paramadvaiti...
Uma vez escutei um ditado: “Que sua vida seja uma subida”. Sendo assim, para que a coisa vá em subida tem que haver um esforço. Mas, na verdade, praticamente falando, esforço significa mais que nada nos apegarmos a nossa própria inteligência, ao que nós mesmos já tenhamos compreendido e decidido. Isso é tudo.
Sri Krishna disse no Bhagavad Gita:

Nasti budhir ayuktasya
“A pessoa que não está vinculada a Mim, não tem inteligência.”
                             
Se quisermos fazer algo afastados de Krishna, isso não é inteligência. Qualquer arranjo que queiramos fazer sem Krishna é imperfeito e não funcionará. Somente em Maya pensará que está funcionando, ou funcionará por um tempo. Em troca, a pessoa inteligente sempre está buscando o “selo com Krishna”.
Bhagavam Sri Krishna também disse: “A pessoa que não está vinculada a Mim, tampouco tem Bhava”, isso significa que não terá emoção nem sentimentos, pois tudo o que Krishna faz é para ter plena satisfação. Qualquer coisa que Krishna faz é completa, inclusive as pequenas estrelas tilintares traz uma satisfação especial. São só um pontinho de luz que têm uma qualidade e um gosto que satisfazem a todo mundo, essa luz também está nos enviando algo.
Tudo o que faz Krishna é muito maravilhoso, porque tudo vem do Seu coração até o nosso coração. Esse é o único vínculo que interessa a Krishna. Sri Krishna fala de “yoga”, é porque está falando de uma relação de coração a coração. Se não houver uma relação de coração a coração, então não há relação. Krishna não é hipócrita, não faz coisas inúteis, se Ele fizer algo é verdadeiro.
Há diferentes processos de yoga, mas Bhagavan Sri Krishna está desejoso que nós alcancemos o Bhakti Yoga, sempre estamos em Yoga. Estamos vinculados com Maya Yoga ou com Bhakti Yoga. Esse é o tema do entusiasmo: se apegar à inteligência e ao que compreendemos e não nos deixarmos iludir e nos vendermos por um suposto prazer imediato. Isso é um tipo de droga, a luxúria é um tipo de droga. Assim, sempre estaremos frustrados se depositarmos nossa fé em algum prazer imediato. É seguro que acabaremos frustrados.
Assim, não temos que fazer planos à curto prazo. Os comerciantes pobres vivem o dia, mas os grandes comerciantes se projetam à longo prazo. Assim são os grandes negócios: Investir muito e não receber nada por um bom tempo. Isso se chama “apertar o cinto”. Se quisermos um alcance superior, devemos nos esforçar. Krishna disse que Ele é a verdade e a resposta, qualquer outra coisa é um engano. Aí está a verdade, então devemos abraça-lo intensamente – isso é Bhakti Yoga.
Para nós, Bhakti Yoga significa abraçar a verdade, não significa abraçar êxtase ou a paz, abraçar o amor, não significa isso para nós. Para nós, Bhakti Yoga significa abraçar A Verdade, mesmo que custe ou doa, mesmo que traga perdas ou sem sabores. Vidya Vadhu, tem que se casar com a verdade. Essa é nossa iluminação, Ele é a Verdade Suprema, Param Brahma.
É isso, meus queridos, sempre manter o entusiasmo.

Saudações de Mayapur,

Atulananda Das.

Nenhum comentário:

Postar um comentário