domingo, 9 de novembro de 2014

Evitar má interpretação





“Um artista se nutre de sua própria criatividade.”


            Queridos devotos, recebam todo meu afeto de Vrindavan. Hoje estamos viajando a Rajesthan com um grupo grande de devotos para visitar os templos sagrados lá.
            Como vocês sabem, às vezes há muita interpretação. Às vezes é interpretado corretamente e às vezes não. São todas coisas de Maya, às vezes Yoga Maya, às vezes Maha Maya. Maya está em tudo, porque ela é muito poderosa e se estabelece em todas as esferas.
            Para todos os devotos da Família Vrinda, hoje quero compartilhar uma mensagem muito importante. Eu só busco fazer e seguir o que for claro para mim. De qualquer maneira, eu também tenho minha própria luta para me manter. Hoje quero esclarecer que as pessoas que trabalham comigo e são minhas representantes são exageradamente de minha confiança, mas às vezes acontece que temos distintas opiniões em diferentes temas. Eu sou conhecido por uma frase que repito habitualmente: “Todo devoto que tenha mais de 5 anos na Consciência de Krishna deveria se envolver ao máximo em tomar decisões e se tornar um líder responsável junto a mim”, eu falei isso muitas vezes. E muitos dos devotos que estão agora comigo têm mais de 5 anos e tomaram essas responsabilidades.
            Então, a mim interessa como nos associamos pela causa, nos associarmos significa tomar decisões também, e o fato que tomemos decisões diferentes não significa que seja algo ofensivo. Todos têm direito à sua própria opinião, todos têm direito a exercer sua intelectualidade natural. Claro, a submissão é necessária para que uma comunidade funcione. É necessário alguém que tenha a última palavra, para isso existem os diretores, essas são funções que podem mudar.
            Assim, com as diferentes funções, de fato, às vezes surgem interpretações diferentes do mesmo ponto. Por exemplo, ontem eu estive falando da nossa relação com os povos indígenas e inclusive disse que Swami Maharaj havia me criticado porque alguns devotos dizem que minhas aulas mudaram muito neste tempo. Eu dei isto como um exemplo, inclusive utilizei a palavra “crítica” e disse “até Swami Maharaj me criticou...”, mas me referia a uma crítica construtiva, porque todo mundo tem direito de fazer críticas construtivas. Esse é só um exemplo de um observador que está evidenciando as coisas que estão acontecendo. Porque é assim, nestes anos uma transformação está acontecendo e, para mim, tem sido uma transformação positiva, pois, por exemplo, as conquistas com as comunidades da América do Sul que não são claramente vaishnavas estão sendo muito positivas para a pregação.
            Assim, aceitamos a amizade com comunidades indígenas apenas pelo benefício da pregação. O mesmo aconteceu com a relação com muitos seguidores do impersonalismo na Índia. Eu posso ser muito criticado, porque, por exemplo, no Kumbha Mela me relacionei com grandes yogis e líderes impersonalistas para lhes pedir o apoio para proteger o Yamuna e Vrindavan. O mesmo com tantos políticos da Índia, visitando seus escritórios em Delhi e batendo em suas portas para que deem atenção em Vrindavan.
            Então, no Kumbha Mela estivemos junto de Gurudeva Atulananda de acampamento em acampamento para levar a dignidade de Srila Prabhupada com nosso tilaka e nossa roupa devocional para pedir atenção por Vrindavan. Claro, precisa se relacionar com todos eles para ter alguma conexão. Filosoficamente não temos nada em comum, mas eles são os que podem ajudar para que o Yamuna esteja limpo e que Vrindavan seja protegida.
            Às vezes eu faço coisas das quais tomo completa responsabilidade. Claro, se eu estivesse dentro de uma instituição, não aceitariam muito isso, como acontece com alguns dos meus irmãos espirituais que têm que cumprir com as regras da instituição e se veem freados em sua pregação.
            O que eu quero esclarecer com tudo isso é que todos podem comentar as coisas que não gostam. Eu trabalho assim com meus líderes, porque quero que os meus líderes sejam completos. Por isso, faz alguns anos que disse aos meus líderes que todos aqueles (especialmente sannyasis) que quisessem expandir a missão, poderiam fazê-lo. Assim, alguns sannyasis poderiam dar iniciação a outros em meu nome e logo para segundas iniciações contatar aos novos devotos comigo.
            Óbvio que isso significa que os líderes devem abrir novos projetos também, essas são transições. Porque todos vocês são siksa gurus em seus campos e a importância do siksa guru é a mesma que o diksa guru, não há diferença nisso. Isto é algo que eu preguei desde que nos conhecemos, não é um tema novo. Por exemplo, devido à dinâmica do grupo na Argentina, Giri Maharaj me propôs começar alguns projetos novos onde eles queriam ensaiar com o veganismo como método de proteção às vacas. Eu aceitei a linda proposta de Giri Maharaj, pois ele e Padmanabha Maharaj são pessoas de muita integridade. Só que alguns devotos o interpretaram de má forma, mas não foi assim.
            Eu dou a todos o direito de apreciar as situações da Missão e transmiti-las, pois sempre em Kali Yuga há maus entendimentos. Nós somos servos de Srila Prabhupada, por isso oramos: “Ó, meu Senhor, deixa-me ser um instrumento do Seu amor.” Vocês são siksa gurus, o que dizer então dos sannyasis que levam tantos anos apoiando a Missão. Por exemplo, a Giri Maharaj dei a permissão de ser ritivik acarya em meu nome, porque eu não vou com muito tempo à Argentina e às vezes há devotos que precisam ser iniciados e tem que esperar e têm que esperar. Claro, outros de vocês também podem ser ritivik acaryas, não é apenas Giri Maharaj, mas tem que se tornar pessoas de total confiança para ser. Não trata-se apenas de um posto político, não é uma posição que alguém ganha só por atitudes diplomáticas. Eu detesto a diplomacia.
            Queria esclarecer isto para todos os devotos da família Vrinda. Agora mencionei Swami Maharaj e Giri Maharaj, mas poderia nomear a outros devotos. Um sannyasi é um lugar tenente do Mestre Espiritual. Um sannyasi é um CBA com maiúscula, que vão a um lugar onde (mesmo que não tenham levantado por si próprios) podem ajudar e intervir em todos os níveis. Para mim, Colômbia é um projeto muito querido, pois foram os devotos da Colômbia que me incentivaram a tomar a posição de guia espiritual. Por isso, quando Swami Maharaj começou a pregar na Colômbia e a ganhar o coração dos devotos, me deu muita alegria.
            Todos cometemos erros sem querer, mas seguimos adiante. Na vida às vezes há más interpretações, por isso sempre é bom esclarecer as coisas. Eu queria compartilhar tudo isto com vocês hoje. Sinceramente, para mim, a proteção da natureza é algo sagrado. E a proteção e todos os rios e as águas do mundo é algo sagrado e deve ser protegido. Eu me emociono um pouquinho neste sentido e talvez me passo, mas... O que faço? Se em algum momento eu pus dificuldades a alguém, peço que me perdoem, não é minha intenção colocar ninguém em problemas.
            Um siksa guru tem uma missão muito clara, que a possa tomar de frente como quiser. Se uma pessoa receber a bênção de expandir novas áreas de pregação onde se projeta como o siksa guru, isto seria chamado como uma ramificação da mesma missão. Porque somos todos parte de uma mesma família. Eu sigo sendo parte da missão de Srila Prabhupada, somos Gaudiya Sampradaya e sempre seremos, porque adoramos ao Senhor Caitanya, porque também somos da Gaudiya Math, da Gaudiya Missão, da Iskcon, de Vishva Vaishnava Raj Sabha, da Caitanya Sarasvat Math, esses são apenas nomes.
            Eu autorizei alguns devotos de expandir a família, como o fiz com Giri Maharaj e Padmabha Maharaj. Assim, os devotos podem ter mais criatividade, pois, para mim, a criatividade é algo muito importante. Um artista se nutre de sua própria criatividade. Um músico deve compor, um poeta deve escrever poesia... Assim, somos seguidores da criatividade.
            Ao nosso Siddhanti Maharaj também disse que pode iniciar em meu nome. Essa é a ideia, que se atenda melhor as novas e diferentes ramificações, pois o siksa guru que está ao lado do devoto é muito importante, inclusive mais que o diksa guru. Mesmo claro que não haja diferença entre o siksa e o diksa guru. Mas quem está lá o dia a dia protegendo aos devotos é muito importante.
            Não se esqueçam de tudo isto que falamos hoje. Reflexões sobre isso. Enviamos as bênçãos de Sri Gouranga Radha Vraja Mohan de Vrindavan. Muito afeto a todos vocês.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário