domingo, 14 de setembro de 2014

Qual é o propósito da nossa vida?




"Não deseje ser enganado, mesmo aquele que possui muitas coisas materiais e que parecia estar em uma posição muito agradável, tampouco se sente completamente satisfeito. Por quê? Porque a satisfação real não será encontrada nunca na satisfação dos sentidos materiais.”



Meus queridos devotos da alma, saudações da Bolívia.
Há algo fundamental que nos perguntamos em momentos difíceis, mas que logo nos esquecemos facilmente: Qual é o propósito da nossa vida? Nos esquecemos tantas vezes... Em vez de nos esforçarmos para cumprirmos nossos ideais, acabamos fazendo grandes esforços para satisfazer o que outros nos dizem: Os desejos dos nossos pais, as instruções dos governantes, os vendedores que tentam nos convencer dos seus produtos, etc., etc., etc. Todos têm diferentes conceitos.
O mundo do consumo e do egoísmo material nos faz acreditar que o propósito da vida é ter mais e mais coisas, competindo com outros para sermos “os ganhadores” e nos sentir desanimados e frustrados quando vemos que outra pessoa tem mais facilidades para conseguir as coisas ou simplesmente já as conseguiu ao ter nascido em uma família rica, enquanto você, com seus múltiplos desejos, não sabe como satisfazê-los. Mas não deseje ser enganado, mesmo aquele que possui muitas coisas materiais e que parecia estar em uma posição muito agradável, tampouco se sente completamente satisfeito. Por quê? Porque a satisfação real não será encontrada nunca na satisfação dos sentidos materiais.
Na vida devemos entender que os bens materiais não são mais que provas, não são a essência, melhor dizendo, elas vêm para nos provar. O propósito verdadeiro da vida é se conectar com Deus de diferentes formas, através de lindas obras que embelezam nossa existência, obras criadas pelo pensamento, pelas palavras e as ações. Obras divinas, obras oferecidas aos Pés de Lótus do Senhor que farão crescer nosso coração.
Somos completamente dependentes da misericórdia de Deus para sermos capazes de discernir e identificar o que é positivo e negativo para nossa vida. Só é necessário lembrar sempre desta dependência e orar pela misericórdia do Senhor e também se determinar a fazer o melhor esforço para se converter em um instrumento dEle e de Seus devotos. Orar para que todas as pessoas ao redor sejam beneficiadas por minhas realizações, meus esforços e tentativas. Pois eu, como ser criativo, devo fazer o melhor esforço para ajudar aos outros de qualquer forma, seja com arte, com meu trabalho, através da minha família, como monge, etc.
O mais bonito na vida é cumprir com os deveres essenciais do ser humano. O que significa isso? Fazer felizes a todos ao meu redor, mas, esta felicidade não é qualquer uma, tem que estar relacionada absolutamente com o propósito da vida, de se autorrealizar. Pois esta vida humana é um presente, não é algo barato. Muitas pessoas podem tirar a vida sem saber o que isso significa, mas só Uma Pessoa pode dar a vida, e esta é Deus.
Deus está sempre muito perto de cada um de nós, nos observando e apoiando as diferentes decisões que tomamos. Ele nos ama por completo e Se manifesta de diferentes maneiras para que possamos perceber. Uma das formas nas quais Ele se manifesta é através da Mãe Natureza.
Não se pode esquecer que qualquer coisa que façamos à Mãe Natureza é como se estivéssemos fazendo dela a nossa própria mãe. A vida pode acabar a qualquer momento e nossa estância no Planeta também pode caducar a qualquer momento, portanto, devemos ser muito cuidadosos do que fazemos, pois no final da vida chegará a conta do que fazemos. Assim, chegarão as reações por todo o bom e o mau que temos feito. Agora, se esta tiver sido uma boa acumulação de coisas, bonitas e construtivas, isso trará sem dúvidas estados lamentáveis. É algo real. E na vida tem que ser realista, tem que ser capaz de por em prática as grandes sabedorias que enriqueceram às almas do passado.
No mundo da ação e da reação, não devemos pensar que a vida passa como nada e logo seremos exitosos automaticamente. Devemos nos esforçar para elevar nossa consciência, devemos pegar as cartas no assunto para assumir nossas responsabilidades e assim nos desenvolvermos melhor. Sempre escutando nossa voz interna. Um detalhe é que essa voz interna muitas vezes entra em conflito com a voz da mente. A voz interna sempre nos propõe a fazer as coisas de forma correta, enquanto a voz da mente sempre nos chama para desfrutar, mas enganada. Por isso, sempre tem que se manter alerta. Assim como semeia, colherá... São suas ações as sementes dos próximos estados. E agora, o que fazer se cometi falhas ou me desviei do propósito da vida?
A resposta é a misericórdia. Suplicar toda vez à Divina misericórdia com profundo arrependimento. Somente a pessoa arrependida pode conquistar alguma mudança. Inclusive podemos indenizar todos aqueles que fizemos sofrer no passado, e se não pudermos indenizar a alguma entidade que tenhamos prejudicado, então se torne um ativista contra a violência, um sankirtaneiro que leva a mensagem da proteção a todo lugar. Esse é o meu conselho, meus queridos, se tornem ativistas de todos os níveis. Essa é a forma de reivindicarmos por todo dano que causamos. Sempre orando profundamente por mais e mais misericórdia.
Com isto termino minha mensagem de hoje.
Um grande abraço para todos vocês.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário