domingo, 21 de setembro de 2014

Proposta de paz





"Será que o sofrimento dos animais que morrem desnecessariamente tem alguma relação com a falta de paz na Terra?”




Meus queridos amigos e devotos, os saúdo com o coração viajando agora para La Paz, Bolívia. Hoje quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre a paz, depois de ter participado do Encontro Mundial da Paz da Coreia. Esta mensagem se chama: “Cuidar da paz começando por respeitar à Mãe Terra e a todos os seres que vivem nela, sem distinção.”
Por que buscamos a paz? Por acaso é porque estamos cansados de ver a cor do sangue? É porque temos certa cota de responsabilidade em relação às vítimas? Ou é porque definitivamente existe uma responsabilidade perante uma Entidade Superior da qual seremos julgados?
Nosso criador estabeleceu uma dinâmica no mundo onde a paz se converte no preço que devemos pagar para que, tanto as comunidades como os indivíduos tenham as condições necessárias para seu crescimento.
Cada um dos habitantes do Planeta vive se protegendo do medo às ameaças que podem lhe prejudicar, a violência, as guerras, os desastres nucleares, etc., tememos por nossa vida e pelas dos seres que amamos. Naturalmente buscamos paz e tranquilidade.
Sem dúvidas, essa paz não deve ser direcionada somente a nós, mas também aos seres que nos rodeiam e ao meio que nos cobiça. Devemos pensar também na Mãe Terra e fazer as pazes com ela. Naturalmente sabemos que a melhor forma de estar em paz é evitando o maltrato, portanto, temos que evitar a qualquer custo prejudicar a Mãe Terra.
Os últimos relatos da ONU informam da necessidade urgente de reduzir o consumo da carne a ponto de nos tornarmos vegetarianos para salvar o Planeta que está densamente povoado. Será que o sofrimento dos animais que morrem desnecessariamente tem alguma relação com a falta de paz na Terra?
Aquelas pessoas que acreditam levar uma vida religiosa, mas não consideram estes princípios em relação ao respeito da Mãe Terra e dos seres que nela habitam, precisam ser informadas amorosamente sobre isso e devem fazer um esforço para começar a aplicar isso em sua vida cotidiana. Se não for assim, outros esforços para se conseguir paz se tornarão frustrantes e devemos cuidar para que ninguém caia em desesperança, que é um mal destes tempos.
Permitam-me, meus queridos filhos, observar alguns elementos que podemos incluir em nossa proposta de paz:

  1. Devemos saber que quem mata a outros seres sem necessidade real (por exemplo: defesa pela sobrevivência), se torna um opositor da paz.
  2. As armas vendidas tanto aos países, as forças de policiais ou os indivíduos devem ser registradas pela ONU. Todo movimento de armas deve ser monitorado, cada disparo deve ser registrado, assim como supervisionam os cartões de crédito deve ser feito com as armas. O comprador deve se comprometer em utilizá-la da forma correta, em caso de erro, será obrigado a devolver as armas que tenha comprado e terá que indenizar o erro cometido. Quem utiliza armas ilegalmente se torna um opositor da paz.
  3. Nenhum ser humano deve ser privado de água potável, comida básica e refúgio a preços razoáveis e não especulativos. Governos que não proporcionarem isso aos seus cidadãos, se tornarão péssimos administradores e também são um perigo para a paz.

Estes três pontos são básicos e resultam muito valiosos para chegar à meta de conjuntamente viver em uma situação mais pacífica. A paz deve ser uma prioridade dos administradores e líderes públicos. O cuidado com a Mãe Terra é essencial para o desenvolvimento e manutenção da paz real, portanto, os governos devem trabalhar para protegê-la e não explorá-la.
Nossa alegria é que a paz é real, o ser humano pode depositar sua fé na paz e lutar por esta linda convicção. Com toda fé, agradecemos o esforço dos senhores Man Hee Lee e Nam Hee Kim que são o suporte da Aliança Mundial das Religiões e do Cume pela Paz na Coreia. Eles me convidaram e atendi à reunião com grande desejo de colaborar com seus esforços, levando comigo o que a Família Vrinda pode fornecer ao trabalho pela paz e pelo respeito das religiões.
As revelações da Oidaterapia e da Psicologia Perene, terapia que viemos desenvolvendo já há vários anos, oferece ferramentas na área da compreensão da fé, sua origem e seus aspectos curativos. Por outro lado, tem relação direta com o desenvolvimento do Amor Universal que se opõe ao fanatismo, sectarismo e niilismo, três aspectos que o psiquiatra Viktor Frankl descreve como desordens mentais neuróticas que por serem tratadas possuem bom prognóstico.
Oidaterapia se torna uma grande ajuda neste ponto, onde o tomar consciência do problema e pedir ajuda são identificados como o primeiro passo para melhorar. Recomendo o aprofundamento nos trabalhos de Oidaterapia se ainda não o fizeram. Muitas pessoas de diferentes partes do mundo gostaram da proposta levantada no encontro da Coreia, por exemplo, os representantes da cultura dos Keros do Peru se entusiasmaram muito com isso.
Assim, continuo oferecendo nossas humildes contribuições a todos aqueles que desejam encontrar o caminho ao mundo que viva em paz, convidando às pessoas a cuidarem da Mãe Terra da forma que o Pacto Mundial Consciente propõe mediante os encontros dos Naturagentes de Ikwashendwna. Desejo convidar cada um de vocês a se tornarem ativistas da paz, pregando a todos que cruzem seu caminho sobre a importância de cuidar da Mãe Terra.
Queridos filhos, devemos ter presente isto a cada dia que abrimos os olhos e temos a possibilidade de agradecer ao Senhor Krishna que generosamente nos presenteia. Pessoalmente, penso que nenhum esforço por melhorar a situação do Planeta deva ser ignorado. Oferecemos nosso serviço a todos aqueles que defendam a Mãe Terra.
Todo material de Oidaterapia está disponível na internet para baixar. Podem conhecer na página http://www.oidaterapia.org/ e para aprofundar mais no tema, podem contatar a equipe de desenvolvimento pelo e-mail: contacto@oidaterapia.org.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário