domingo, 29 de junho de 2014

Viver com carinho




“Todas as almas que cruzam teu caminho foram colocadas por Deus com o propósito de aprender a amar, não considere como algo sem importância. Servir a essas almas significa servir a Krishna. Assim como a criança é a possibilidade que Deus dá aos pais de aprender a amar e a servir, do mesmo modo, todas as pessoas que Deus põe em nosso caminho têm o mesmo valor.” 



            Queridos devotos, recebam todo meu afeto da Espanha. Todas as glórias sejam a Srila Prabhupada. Ratha Yatra ki jay.
            Hoje o Senhor Jagannath sai para distribuir Sua misericórdia a todo mundo, inclusive os que não são considerados aptos para receber Seu darshan podem ter essa misericórdia hoje. E graças ao enviado de Jagannath, Srila Prabhupada, nós no Ocidente também podemos receber esta misericórdia, pois Srila Prabhupada foi quem estabeleceu os Ratha Yatras ao redor de todo o mundo, festivais do amor universal.
            E hoje em dia, na nossa família espiritual, também os realizamos e se tornaram verdadeiros festivais de alegria e arte para Deus. Graças à misericórdia de Srila Prabhupada e do Senhor Supremo na nossa família se aumenta dia após dia as possibilidades de serviço. Eu agradeço profundamente e de todo coração a todos devotos que estejam celebrando todo seu carinho e dedicação à família Vrinda.
            Tudo na vida do devoto depende do carinho que ele entregar. Um devoto não é irritado ou tampouco infeliz, um devoto é totalmente carinhoso. Irritação é ateísta. Às vezes a irritação é pegagógica, por exemplo, um pai tem que mostrar certa irritação às coisas ruins que faz a criança para educá-la. Mahaprabhu também se irritou em alguns dos seus lilas para instruir Seus devotos. Mas não me refiro a esta “irritação educativa” senão à modalidade egocêntrica e egoísta de estar irritado, isso não é natural em um devoto. O devoto é naturalmente carinhoso e expressa seu carinho em cada momento, com todos os seres e em todos os serviços que realiza.
Para crescer e avançar devemos aprender o que é a amabilidade incondicional, para crescer tem que ser amável, não apenas com alguns senão com todos. O carinho do coração é a única coisa que nos permitirá servir, e, efetivamente, nossa vida e alma, nossa motivação principal é o serviço, não temos nenhuma outra razão de existir além do serviço. Serviço, serviço, serviço. E o que significa serviço? Ajudar aos demais, apreciar aos demais, ser útil aos demais. Serviço implica se manter motivado, saudável e feliz para seguir servindo, porque a vida, no final das contas, não é para relaxar.
Se for agricultor e o teu trabalho é semear e colher o campo, acordar muito cedo para trabalhar com esforço e dedicação, às vezes aguentando o sol e o calor, outras vezes aguentando o frio ou a chuva. Tem que aprender a ter paciência e esperar os momentos propícios para o plantio e logo o cultivo. Se for um agricultor froxo, não poderá obter bons cultivos, tudo depende da dedicação com a qual se faz as coisas.
Deve se dar conta da grande responsabilidade que tem de se converter em um agricultor da tua própria vida espiritual, a grande responsabilidade de cultivar teu serviço, porque recebeu um grande presente divino, o serviço que teu mestre espiritual te entregou. Por isso é muito importante que cada um de vocês encontre a área onde queira lutar para crescer e assim extender os braços à comunidade espiritual e para toda possibilidade de servi-la. Fazermo-nos presentes e dizer: “Estou aqui, estou disposto a colaborar no que for necessário para o bem de todos.”
Todas as almas que cruzam teu caminho foram colocadas por Deus com o propósito de aprender a amar, não considere como algo sem importância. Servir a essas almas significa servir a Krishna. Assim como a criança é a possibilidade que Deus dá aos pais de aprender a amar e a servir, do mesmo modo, todas as pessoas que Deus põe em nosso caminho têm o mesmo valor.
Apenas pelo semeio de valores do amor, nossa vida espiritual florescerá e poderemos crescer, mas essa mentalidade está muito ausente na sociedade atual, completamente ausente. O mundo apenas nos ensina a desfrutar sem amar, a explorar aos demais sem se importar se estão bem ou não, mas se nós dermos carinho e nos mantivermos na associação dos devotos e de nossa família espiritual, então estaremos protegidos.
Eu quero realçar a importância na nossa vida sobre as pessoas que Krishna colocou no nosso caminho, elas são nossas companheiras de viagem. As relações devem ser sagradas, Krishna nos dá pessoas sagradas. Eu me sinto enriquecido e endividado com a presença de cada um de vocês. Com muitos de vocês não pudemos estar por muito tempo juntos ou apenas nos vemos uma vez ao ano quando há algum Mela grande ou quando vou visitar seu país, eu sinto que vocês têm a capacidade para fazer um serviço maravilhoso e oferecê-lo aos pés de lótus de Srila Prabhupada. Isso me reconforta. Por isso peço que se tornem líderes em sua área de serviço, que se comprometam, que desenvolvam responsabilidades e se que esforcem. Nunca deixem de se esforçar no serviço, porque quando deixamos de nos esforçar, chega a comodidade e tudo perde sua magia. Quer dizer levar o amor a todo lugar.
O ser humano deve ser portador da semente do amor, deve cuidar e semear em todos os corações para que neles floresçam o bhakti. Para isso temos uma grande variedade de áreas de pregação: temos Academias Vaishnavas, temos a UDSA, temos Eco Yoga Aldeias, temos Yoga Monastérios... Porque os devotos de Krishna são os servos da vida humana, são os guardiões da semente do amor e das mesmas sementes que Mãe Natureza nos presenteia, os guardiões da consciência adequada e da responsabilidade da sociedade humana para o serviço de Deus.
Srila Prabhupada foi quem nos ensinou a importância da vida simples com pensamentos elevados. E para que possamos servir dessa forma, Krishna está nos dando tudo o que precisamos, só falta colocarmos todo nosso engenho, muito entusiasmo e muita clareza no processo e que sempre nos mantenhamos cantando o Santo Nome para pedir misericórdia e assim poder expandir a consciência de que somos guardiões e servidores.
O que o Senhor nos deu é pura misericórdia, é completamente independente do nosso trabalho, não é algo que produzimos. Eu sei que os devotos trabalharam muito duro e eu agradeço profundamente sua ajuda e serviço, mas eu sei que não foi por esforços e poderes individuais que conseguimos fazer algo nesta família, foi apenas por misericórdia. Pois como diz o ditado: “A Consciência de Krishna se expande apesar de nós”, apesar da nossa inconsciência, apesar das nossas impurezas, apesar da nossa indiferença, apesar da nossa falta de carinho... Ainda assim a Consciência de Krishna se expande.
Tudo o que recebemos são presentes de Krishna e o plano mestre por trás de tudo isso está controlado por Krishna. O plano mestre é de Sri Caitanya Mahaprabhu quando disse: “prthivi te ache yatha nagar adi gram, sarvatra prachar hoiber mor naam”, que em todo o mundo se escutaria o canto dos Santos Nomes do Senhor.
Mesmo que tudo esteja controlado por Krishna, como Ele mesmo disse no Bhagavad Gita a Arjuna: “Você deve cumprir com o seu dever para teu próprio crescimento”, em outras palavras, nós não somos os controladores, com sorte conseguimos fazer um plano, mas, de qualquer forma, temos que cumprir com o que nos motiva e apreciar como Krishna for se manifestando.
Devemos nos tornar um instrumento, nada mais. Completamente um instrumento. Um instrumento de um serviço que não traga um benefício somente a si, nem sequer um benefício à comunidade, nós estamos servindo toda a humanidade sem buscar benefício próprio. Nossa tarefa é difundir a Consciência Divina Eterna a todas as almas condicionadas do mundo material. Esta forma humana de vida está destinada a conhecer Deus.
Isso é o que hoje queria compartilhar com vocês, estamos aqui para fazer algo bom, não para estragar. Para quando sairmos deste mundo tenhamos feito algo bom e não apenas loucuras que vão nos obrigar a voltar de novo a este mundo de sofrimento, por isso temos que pregar e pregar, temos que nos tornar sérios e nos esforçar com alegria sem perder nunca a alegria e o carinho.
Eu desejo a todos vocês que se tornem devotos felizes e carinhosos, e que tudo o que façam esteja cheio de amor pelos demais.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário