domingo, 22 de junho de 2014

O amor é um ingrediente que une a todos e nos une com Deus




“As pessoas sofrem por falta de fé. Pessoas com uma fé firme têm maior capacidade de enfrentar as dificuldades da vida. Você pode desenvolver tua fé, pode se tornar muito forte na tua fé e você mesmo verá os resultados, isso é ciência.”


Meus queridos devotos, estou muito feliz de compartilhar o chat de hoje com vocês. Primeiro quero oferecer minhas humildes reverências ao meu mestre espiritual Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada cujo lugar estou falando aqui, porque eu sei que se ele estivesse aqui, todos estaríamos escutando a ele.
Srila Prabhupada deixou muitas sementes de amor plantadas em muitos lugares e é uma grande alegria para mim em constatar todos os dias como o meu mestre espiritual impactou a vida de tantas pessoas de uma forma tão profunda. Claro, isso era típico na sua forma de intervir na vida das pessoas que falavam com ele, quando alguém lhe perguntava algo, Srila Prabhupada dava de uma vez todo o amor que tinha e mostrava que há algo muito precioso nesta existência, algo supremamente precioso e isso é a capacidade de amar.
Certamente o ser humano é abençoado por esta grande capacidade, mas ao dizer isto não quer dizer que apenas o ser humano tenha esta capacidade, isto está na alma e a alma está presente em todo ser vivo. Desta forma, os animais também têm esta capacidade de amar, sendo assim, não é apenas uma bênção para os seres humanos. Se pensarmos que os animais não têm, então mais razão ainda tem o homem de amá-los, porque o homem sim tem, mas a realidade atual é outra.
Pela maneira que se trata aos animais se revela quanto amor você tem. Se realizarmos que esta é a nossa realidade, pois é hora de cultivar teu amor, de desenvolvê-lo, de crescê-lo, alimentar teu amor. Como se alimenta o amor? Até os músculos podem crescer se você quiser. Pode se tornar especialista em qualquer área da vida, não há limites. Mesmo com o temporário se pode chegar muito longe, imagine então com o não-temporário, isso é o transcedental. Tua capacidade de amor tampouco tem limites, pode incluir inclusive amar o temporário e o não-temporário.
Muitas vezes devotos jovens chegam a mim com o desejo de estudar uma ciência temporária, muitas vezes animados por seus pais para ter certa segurança econômica. Eles pensam que eu sou contra a ciência ou contra estudar, mas eu estou contra dos falsos valores e do grande negócio que há por trás da assim chamada “educação”. Para que vou mandar meu filho a um lugar onde todo tempo dizem que Deus não existe, que a vida não tem meta, que não há valores e que devemos desfrutar do mundo, além de ignorar a sabedoria, a fé e as ciências transcendentais? Por isso Srila Prabhupada foi firme ao dizer: “A universidade é um matadouro da alma.” E isso ele disse dentro de uma onde foi convidado para dar uma conferência, não teve medo em dizer.
Mas qual alternativa damos hoje diante esta situação? Estamos estabelecendo uma universidade de sabedoria ancestral para aprender as ciências verdadeiras: a ciência da medicina ayurvédica, a ciência da nutrição consciente, a ciência da pedagogia com valores, a ciência de como desenvolver nossa capacidade de amar, a ciência de como se tornar um líder espiritual.
Quem disse que o Oriente não tem ciência ou o conhecimento ancestral não é conhecimento científico? Quem disse que no Oriente não tem cientistas? Quem disse que no passado não havia suficiente conhecimento científico e que é vigente até hoje? Quem disse que não é válido? Definitivamente tinham ciência. Somos testemunhas de muito legado que deixaram que surpreende ao homem moderno como construções, arte, etc., até coisas que o homem moderno com sua ciência não sabe como repetir ou explicar.
Eu mesmo fui inspirado por alguma misericórdia para ser um instrumento em um estudo profundo sobre o poder da fé. Isto chegou a mim e em meu serviço de difundir o que aprendi do meu mestre espiritual descobri que as pessoas sofrem por falta de fé. Pessoas com uma fé firme têm maior capacidade de enfrentar as dificuldades da vida. Você pode desenvolver tua fé, pode se tornar muito forte na tua fé e você mesmo verá os resultados, isso é ciência. Da mesma forma que a sua saúde é resultado principalmente sobre o que come, se comer mal, adoecerá, isso é ciência.
Por isso temos a ciência do vegetarianismo como a ciência de uma alimentação sã, mas nas universidades não se ensina nem a comer bem. A maioria das universidades ensina a comer carne, então aí já pode começar a desconfiar em ir a uma, pois que ciência têm em seu pensamento que não praticam algo tão básico, cientificamente falando? Porque sim, vegetarianismo é uma ciência básica, é o primeiro curso. Srila Prabhupada nos ensina isso em tudo, principalmente no 1º Canto do Srimad Bhagavatam.
Eu pedi aos devotos a fazerem OKIs cada vez que Srila Prabhubapada falasse do tema, se surpreenderam quantas vezes ao Srila Prabhupada enfatizar o tema. E disso se trata a ciência do desenvolver tua capacidade de amar. Comece amando seus irmãos menores. Muitas pessoas falam de amor, mas quando se trata de comer, isso acaba. E se fala muito sobre traumas de crianças, mas não se investiga os traumas que carregamos por comer aos nossos irmãozinhos desde pequenos. Para todos foi um trauma realizar que temos que comer nossos irmãos.
Nenhuma criança vê a um carneiro e quer parti-lo em pedaços e comê-lo. Isso em termos de observação científica parece que não notam os cientistas, e se notam, não lhes interessa porque pode derrubar seu negócio ou seu contrato com a indústria da carne. Toda ciência trabalha para o comércio, por isso precisamos formar cientistas conscientes, mas é difícil se graduar como um cientista consciente em uma universidade não consciente.
Há muito conhecimento útil e prático, por exemplo, a ciência da agricultura ou a ciência da tecnologia à serviço do bem-estar da comunidade. Por exemplo, a ciência da compostagem, a ciência do banheiro seco, a ciência da reciclagem, a ciência da proteção das águas, etc. Há muitas ciências que também podem ajudar hoje em dia, por exemplo, eu tenho um grupo de advogados conscientes na Colômbia que está lutando para defender os direitos da natureza. Queremos que os governos incluam dentro das suas constituições os direitos da natureza incluindo os direitos dos animais. Há muitas propostas, mas não vi uma onde claramente se respeite a vida de um animal.
Em muitos lugares já existe a de se maltratar um cachorro ou um gato... Isso já é uma grande conquista, mas ainda falta. Mas o que falta para isso? Mais amor. As metas se conquistam por meio do amor que puser para consegui-las. Srila Prabhupada pôs uma meta: Estabelecer a Consciência de Krishna no Ocidente e o fez. Um senhor bem idoso, materialmente falando, um homem ancião, que sai pela primeira vez do seu país a um lugar longe, mas com um amor gigante por nós, um amor por seu Guru para satisfazê-lo. Mesmo seu Guru não estava mais fisicamente no planeta, mas estava em seu coração. Isso é um grande exemplo de desenvolvimento do amor, níveis de amor muito além do que tua compreensão possa ver, evidenciar e comprovar hoje em dia. A este amor somos convidados.
E eu também fui impactado pelo amor do meu mestre espiritual e não posso fazer menos que contar a todos que vêm a mim por amor a Srila Prabhupada. Assim, eu peço que, por favor, falem do amor de Krishna, falem do amor de Srila Prabhupada, eduquem seus irmãos na ciência do amar e sejam felizes em suas convicções, pois não só dar mas apreciar internamente também.
Acar e Pracar, a prática e a pregação. Na nossa vida nós temos o Acar, é a conduta, o Pracar é a pregação, o que comunicamos aos outros. Devemos ser excelentes em ambos, mas principalmente no Acar. Devemos ser puros e transparentes em nossas ações. Amor por tuas práticas espirituais, amor por tuas japas, amor pela meditação da manhã, amor pelo Srimad Bhagavatam, amor pelo despertar e apreciar a cada um dos teus irmãos que te acompanham, para os que vivem em teu templo isso é uma grande bênção, ver tantos devotos, madres todos os dias. Da mesma forma para um grihasta, despertar e ver ao seu esposo ou esposa, aos seus filhos, em um ashram assim como do templo. Teu esposo, tua esposa, é teu irmão, irmã espiritual.
Justamente muitos problemas aparecem quando se esquece que tua esposa é uma filha do teu mestre espiritual que ele te deu pessoalmente para cuidá-la. Não é apenas amor esta linda pessoa que te acompanha senão amor pelo grande presente que deu teu Guru ao confiar em você dando uma esposa para cuidar, pois se ama tudo o que recebe do Guru. Tudo o que se recebe do Guru é prasadam, misericórdia, então teu esposo, esposa é misericórdia de Gurudeva. Esta compreensão é amor verdadeiro e quem pratica não terá problemas em suas relações. Este amor entre irmãos espirituais é real e se aprende no campo do serviço devocional, por isso é importante treinar em um templo.
Alguns dizem: “Para que serve um templo? Posso viver na minha casa e praticar Bhakti Yoga lá.” A resposta é: “Onde vai treinar o amor por teus irmãos, estudando e praticando o bhakti em comunidade, cantando e adorando a Deidade?” Lá aprendemos a amar à Deidade porque vemos a manifestação do amor de outros e nos apaixonamos cada vez mais por Seus devotos que transmitem seu amor por Krishna. Assim nossa vida se enche de mais amor, e esse amor logo transmite aos filhos, se este for teu caminho.
Um sannyasi vê aos devotos como um pai vê aos seus filhos. O renunciante renuncia a uma família pessoal para dar seu amor a todos e ver a todos como seu filho. Alguém na vida de renúncia apaixona as pessoas com seu amor por Krishna, e para um grihasta é uma bênção pode se associar com um renunciante para alimentar mais seu amor. O amor é um ingrediente que une a todos e nos une com Deus. Por isso não duvide de se inscrever em uma universidade do amor para aprender a ciência do amor e ser um especialista em amar a todos, um especialista como Srila Prabhupada.
Srila Prabhupada era para se apaixonar à primeira vista, como caminhava, como falava, como trabalhava, como comia, tudo. Cada detalhe de Srila Prabhupada apaixonava e continua apaixonando em cada significado do Srimad Bhagavatam, pois Srila Prabhupada continua vivo ali e nos devotos que o servem, porque nunca morreu, está sempre conosco, seu amor é vigente e isso é o que queremos que as crianças e devotos do futuro investiguem e aprendam, aprender algo vigente e vivo, não uma ciência morta.
Os mestres do passado vivem e o som das suas palavras está presente nos devotos do presente. Os mestres do passado nos acompanham todo o tempo, seu desejo por inundar o mundo com amor continua presente, continua vivo e é o que vemos no presente, eles não se foram, não abandonaram seus ideais, ao contrário, estão ajudando aos devotos a realizarem seus projetos. Por isso sempre adoramos no altar, por isso são tão importantes que estejam no altar, e que os pais ensinem às crianças a contribuição de cada um, os herois verdadeiros! Por isso tão importante que os herois sejam bem identificados na vida de uma criança, as crianças devem identificá-los no altar, porque ali são adorados.
Com estas palavras me despeço do chat de hoje glorificando ao nosso grande heroi: Srila Prabhupada e a todos os acaryas que dão a ciência do amor.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário