domingo, 6 de julho de 2014

Cuidado com as palavras




“O mais importante não é quem tem a razão, o mais importante é o amor.”



            Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto da Itália. Hoje quero falar de um tema chamado: “Cuidado com as palavras”. As palavras de um vaishnava ou de um brahmana devem ser usadas para entusiasmar, não para brigar ou confrontar, tampouco para reprimir alguém. Até mesmo um debate filosófico pode ser solucionado com palavras amáveis. Devemos ter o cuidado de não entrar no orgulho de acreditarmos ser melhores que os outros, de pensar que sabemos das coisas melhor que os outros e que isso nos dá a razão sobre outros. Isso arruína todas as relações e não é correto.
            Um vaishnava só pronuncia palavras doces que conquistam o coração. Às vezes os vaishnavas usam o sentido do humor. Até Krishna faz assim quando lança piadas do seu amigo Madhu Mangal por seu vício aos ladhus. Por outro lado, Madhu Mangal também zomba Krishna e diz: “Se não me der mais ladhus da mãe Yashoda, então não vou te abençoar para que se encontre com Radharani.” Então Krishna se assusta e dá todos os ladhus que Madhu Mangal pedir.
            Nos passatempos de Krishna podemos ver situações muito divertidas em relação às palavras, mas não vamos encontrar maltratos. No Bhagavad Gita incusive Krishna explica tudo a Arjuna de um ponto filosófico, mas Ele nunca maltrata a ninguém, incluindo os demônios. Como Rama, o Senhor Supremo, que disse várias vezes a Ravana que devolvesse Sita, mas como ele não concordou, então o Senhor o matou. Assim também aconteceu com Hiranyakasipu, Sri Krishna mandou Narada Muni, seu filho Prahlad, até sua esposa Kayadu pregarem para ele, mesmo assim o demônio não quis parar e continuou tentando mantar a Prahlad. Isso obrigou ao Senhor aparecer em Sua forma de Nrisimhadev.
            Podemos ver claramente que o Senhor sempre é muito cortês, Mahaprabhu mesmo sempre foi muito cortês. O Senhor Caitanya não argumentava senão conquistava a todos com Sua humildade, assim conquistou aos mayavadis de Varanasi: Ele se sentou onde punham os sapatos e quando os mayavadis O viram, lhe chamaram. O Senhor disse que Ele era muito insignificante e que Seu lugar estava com os sapatos, mas eles insistiram em chamá-Lo. Apenas com Sua humildade o Senhor fez com que todos os sannyasis e seguidores mayavadis de Prakasananda se convertessem em vaishnavas. Mas Mahaprabhu não os repreendeu.
            Quando perguntavam a Mahaprabhu por que cantava tanto o maha-mantra, Ele disse que quando Lhe deram o mantra não podia parar de cantar e dançar. Nesse momento foi onde estava Seu Guru e comentou com ele que estava ficando louco porque não entendia as escrituras, pois o que mais queria era cantar e dançar. Seu Guru disse que isso era muito bom e que fazendo isso já estava na perfeição da vida e que deveria continuar fazendo a mesma coisa.
            Sarvabhauma Bhattacarya também foi conquistado por Mahaprabhu. Sarvabhauma era um brahmana muito erudito, mas impersonalista. Mahaprabhu chegou a escutá-lo por vários dias sem fazer nenhum comentário. O Bhattacarya se surpreendeu porque Mahaprabhu não fazia nenhum comentário e o Senhor disse que era porque entendia seus versos, mas suas explicações eram muito confusas. Sarvabhauma ficou muito supreso por isso e então Mahaprabhu lhe deu 18 explicações diferentes do mesmo verso que Bhattacarya havia explicado antes, mas desta vez tudo era com base personalista.
Estes são exemplos nos lilas do Senhor que devemos lembrar sempre para cuidarmos da nossa boca. Não fale nunca de uma forma que irá deixar triste aos outros.
Em outra ocasião, Mahaprabhu estava em um barco e lia um comentário que Ele mesmo havia escrito, quando se deu conta que um dos devotos estava chorando, Ele perguntou o porquê chorava e o devoto respondeu que ele também havia escrito um tratado, mas agora escutando o Seu, já não tinha nenhum valor. Então, Mahaprabhu atirou seu escrito ao rio para que o devoto não chorasse mais e lhe disse: “O mais importante não é quem tem a razão, o mais importante é o amor.” Por isso, meus queridos, sejam muito conscientes com suas palavras.
Cuidem-se inclusive da internet, pois nas comunicações e relações virtuais de hoje em dia as pessoas falam de forma muito feia e facilmente fazem os demais se sentirem mal. Isso é uma ofensa. Devemos nos cuidar e esforçar para nos tornarmos doces, doces, doces... Pois Krishna é o Senhor de toda a doçura.

madhuram, madhuram, madhuram
madhuradhipather akhilam madhuram

“O Senhor é doce, Suas palavras são doces, Seus representantes são doces.”

Espero que compreendam, meus queridos. Da Itália quero mandar um abraço muito especial. Queremos fortalecer a união entre os devotos da família Vrinda, em especial na ocasião em que se celebra o 30º aniversário. Por isso a doçura da qual falo é muito importante, inclusive compartilho um desejo: Se alguma pessoa provocar ou simplesmente não conseguirmos tolerar sua forma de fazer as coisas, devemos sair silenciosamente desta relação, evitando ao máximo o contato com essa pessoa, mas sempre de forma madura, não chegando ao extremo (por favor) de deixar de se relacionar com seu mestre espiritual porque a outra pessoa está próxima.
É muito lindo poder corrigir a uma pessoa que esteja equivocada, mas para isso deve desenvolver uma habilidade especial e chegar realmente ao coração do outro, conseguindo que compreenda teu ponto de vista sem se irritar. Caso contrário, é melhor não dizer nada.
Nossa família é muito grande e, obviamente, existirão conflitos em diferentes momentos, mas do fundo do meu coração desejo que as coisas sejam sempre guiadas pela bússola da vontade de Krishna. Mesmo os matrimônios que não se deixem levar pela bússola do ego individual, pois isso apenas assegura conflitos.
Como saber então qual é a bússola da vontade de Krishna? Como perceber Sua vontade divina? Para isso se deve orar e meditar no Senhor, no seu mestre espiritual e nos sadhus que cuidam da comunidade buscando o bem-estar de todos. Assim, esta bússola transcendental revelará o caminho correto a seguir, sempre buscando o bem-estar de todos, principalmente dos menores, as crianças.
Estes 30 anos passaram por pura misericórdia de Krishna e de Prabhupada, mesmo que tenha nos doído o coração a partida de Srila Harijan Maharaj, conseguimos seguir em pé à misericórdia sem causa, por isso quero deixar constatado que todos os devotos do Senhor são maravilhosos. Se por alguma razão eles fizerem algo que não pareça maravilhoso, tem que perdoá-los e pregar para ajudá-los a sair desta lama. Já sabemos que há muita lama neste mundo e não devemos condenar às pessoas que se meteram aí.
Não podemos esquecer que somos completamente dependentes da misericórdia dos devotos, dependemos deles quando cometemos algum erro na vida. Mesmo se alguém tiver perdido a associação dos devotos, tudo o que fez para Krishna não fica em vão. Krishna nunca se esquece do Seu devoto. Os devotos tampouco se esquecem daqueles que estejam com problemas. A visão correta é que todos os devotos são maravilhosos e aqueles que mesmo não sendo devotos, são em potência. Isto nos ajudará a pregar sempre com entusiasmo e amor. Assim, sua mente nunca terá razões para se irritar com outros devotos. Irritar-se com os demais apenas nos desanima na vida espiritual. Estes são os truques de Maya Devi.
Por isso, como eu dizia no início: Cuidem sempre de suas palavras. Sejam muito doces, sempre preguem, preguem e preguem. Façam conferências em diferentes níveis, em cada ponto do planeta Terra para assim transmitir aos outros tudo sobre a transcendência ensinando como tudo o que tem pode ser usado para Krishna. Não se esqueçam, a pregação é vida, o contrário da pregação é a inércia, o egoísmo, o recolhimento e o aborrecimento. Ao que me refiro? A que façam conferências nos templos, nas nama-hatas, em todo lugar. E se sentir incapacidade de dar uma aula e pregar, então apresente vídeos dos teus mestres espirituais e distribua prasada, ensine às pessoas se tornarem vegetarianas e a oferecerem sua comida, mostre os livros e materiais do SEVA.
Temos muita variedade de materais. Meu serviço é proporcionar a vocês de todo material didático que necessitarem, como os Sons que Curam, mais de 100 produções musicais diferentes de Vrinda Conferências em MP3, vídeos com ensinamentos védicos, filmes conscientes. Para isso trabalhamos muito duro. Se vocês não tiverem esses materiais em seus centros de pregação ou em sua casa, então estão enganando as pessoas, não estão sendo verdadeiros representantes de Vrinda.
As pessoas merecem e necessitam de todos estes materiais, é um assunto educativo. Consciência de Krishna não se apresentou apenas com o Sri Isopanisad. Srila Prabhupada escreveu muitos livros e é o dever de cada grihasta, cada amigo, cada membro do templo ter todos estes materiais disponíveis. Se não como pensam que serão distribuídos? O material do néctar transcendental não se vende nos supermercados nem se publica na TV. Você mesmo é o representante de todo este néctar, se mantenha animado de pregar para que não acabe morto.
Srila Prabhupada disse aos devotos que se não continuassem pregando sempre, se tornariam outra vez hippies. Imagine que susto. Aqueles que não começaram a pregar, os que não fizeram programas de nama-hata em suas casas, os que não aproveitaram sua escola de yoga para a pregação, etc. Eles não puderam saborear o néctar de receber a inspiração de Krishna no coração e compartilhá-la com os demais.
Se não pregar, será difícil conseguir sentir um gosto superior. São três pontos chaves:
- Pregar;
- Não se orgulhar (ou se sentir superior aos demais);
- Manter-se muito bem equipado com os materiais de pregação.

Além disso, tem que se informar continuamente sobre as novidades do serviço na missão do mestre espiritual e se tornar um colaborador entusiasmador disso.
A propósito, quero compartilhar notícias sobre o que estamos trabalhando em Varsana. Neste momento, no templo do nosso Ishtadev, na Colômbia, está sendo construído trulys para Suas Senhorias. Estamos todos tremendo de muita alegria. Estamos oferecendo o mais belo ao Belíssimo e todos os templos deveriam fazer parte deste serviço. É algo que acontecerá apenas uma vez na história da Família Vrinda: construir um templo para o nosso Senhor Supremo, o Fundador da missão.
Isto será algo histórico e emocionante, só falta todos os devotos se comprometerem, se animarem. Eu mesmo não posso coletar muito para este projeto, mas gostaria de dar a oportunidade para cada devoto da Família Vrinda de participar, pelo menos com uma doação de US$5,00. Claro, depende do seu coração se quiser doar algo mais. Atualmente estamos trabalhando em vários lugares do templo, os devotos estão talhando pedras em maratona. É algo realmente muito importante.
Outra notícia que gostaria de compartilhar é que na Suécia, a querida Manah Siksa acaba de lançar uma nova produção musical belíssima que combina ao poema “Razão de ser” de Gurudeva Atulananda e sua belíssima composição musical. Esta produção é perfeita, um presente consciente perfeito, ideal para distribuir em sankirtan, seja quem for que receba definitivamente se maravilhará ao escutar, a mim encantou. Manah Siksa fez realmente algo inesperado com sua bela voz de anjo.
Este é um belo exemplo de produção Vrinda de muito boa qualidade que não deve faltar em nenhum evento do Chaski Fest, em nenhum nama-hata e em nenhum templo. Essas são algumas novidades do que está acontecendo no mundo Vrinda, no mundo da pregação e do serviço, o serviço que deve ser sempre doce, sempre positivo e nunca prejudicando aos demais.
Com estas palavras me despeço por hoje. Eu só anseio que todos meus filhos iniciados possam ler esta mensagem. Talvez eu lhes canse com tantas mensagens semanais, mas o que fazer? Tenho o fogo aceso do desejo de compartilhar o que meu mestre espiritual me deu. A pregação é vida e eu quero que vivam nessa alegria até chegarem à perfeição.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário