domingo, 15 de junho de 2014

A fé é a entrada da devoção




“O amor absoluto acomoda tudo, não há nada que temer. Onde houver fé se encontrará Deus e onde estiver Deus não existirá o temor.”



Meus queridos, recebam todo meu afeto da Suécia. Passando uns dias felizes com os devotos aqui, fazendo planos para difundir a Consciência de Krishna nestas terras.
Krishna é Quem satisfaz todos os prazeres individuais, é Ele Quem atende e abriga a todos, é Quem conhece a cada um e os guarda em Seu coração. Eu posso me lembrar de cada um de vocês, claro, porque são inesquecíveis, mas minha lembrança é limitada, porém Krishna abriga a todos. É muito importante entender que Krishna é O Supremo e que tem uma relação com cada um e é a relação de coração a coração com os devotos que permite nos aproximarmos de Krishna.
Castidade é o que se necessita de nossa parte. E o que significa castidade? Em essência significa fidelidade plena. Castidade significa inclusive se desprender dos desejos materiais, pois quando estamos absortos no serviço a Krishna, não desejamos nada mais. Mas claro que é muito difícil não ter desejos sexuais no mundo onde o sexo domina tudo, sem dúvidas isto é possível apenas quando se prova “um gosto superior”. Krishna diz que quando alguém tem um gosto superior pode deixar o gosto inferior.
Castidade quer dizer não abandonar a ninguém, não ficar mal com ninguém, nem com teus parentes nem com os que te rodeiam. Há de se ocupar em servir ao Gosto Superior mesmo que ainda se tenha o gosto inferior, e assim de pouco em pouco começamos a avançar espiritualmente e em algum momento ficará fixo na Consciência de Krishna. Só tem que ter paciência.
Srila Sridhar Maharaj disse que o gosto superior pelo divino se desperta gradualmente e assim também vão desaparecendo as coisas indesejáveis do coração. Tudo depende da atitude, da determinação que tenhamos por sair do enredo material. Apenas no momento em que decidamos nos autoentregarmos por completo, a nos consagrarmos, nesse momento entraremos na plataforma da estabilidade espiritual e então poderemos desenvolver um gosto pela prática.
A atitude de serviço, ocupação e entregra é a primeira coisa. Dedicação significa trabalho, seguir as instruções do mestre espiritual e colocá-las em prática no serviço, essa é a fórmula. Servindo aprende a se entregar corretamente. A prática mesma não é o mais importante senão a intenção com a qual se pratica, dedicação quer dizer trabalhar sob a guia de um vaishnava.
Na medida em que o devoto se rende por completo ao seu mestre espiritual, as portas do plano mais elevado vão se abrindo. O serviço aos vaishnavas e ao mestre espiritual deve ser nosso norte. A principal ocupação da nossa vida deve ser essa, apenas assim poderemos nos afastar das regiões inferiores. A razão e o conhecimento mundano não nos dão nenhuma satisfação, apenas a rendição será o verdadeiro alívio do coração.
Tudo aquilo que fazemos para Krishna no nível de serviço devocional e com intenção pura está livre de karma. Akarma quer dizer sem karma, a atitude correta no serviço devocional inclusive pode apagar o karma. Assim, vamos nos liberando de tudo aquilo que nos impede de nos ocuparmos no serviço devocional.
E qual é a atitude correta? A sinceridade. Sinceridade quer dizer fazer tudo o possível para o que deve ser feito. É algo difícil. Sinceridade é o mais grandioso e também o mais difícil de ter, mas alguém que tenha sinceridade de coração já está bem situado. Srila Sridhar Maharaj disse que um devoto puro é puro em seu propósito.
A submissão a Krishna é o mais importante. Submissão faz com que as dificuldades diminuam. Submissão significa aceitar sem questionar o que Krishna quer para nós, pois sempre Krishna vai querer o melhor.
Luxúria, ira, inveja, são todas consequências do apego aos sentidos materiais, elas nos afastam completamente de Krishna, cometemos muitos erros quando nos deixamos influenciar por elas. Tem que se cuidar muito da ira, melhor, tem que escutar a voz interna e a inteligência. Essa voz interna sempre vai nos guiar ao positivo, ao divino e ao transcendental, só que quase nunca queremos escutá-la. Por isso é fundamental a associação com os devotos, pois eles são um amplificador da voz interna, mesmo que não queiramos escutar devido à ilusão, eles repetem constantemente o que temos de fazer.
Tem que desenvolver fé nos devotos, fé no serviço, fé no guru. A fé é a entrada da devoção. O amor absoluto acomoda tudo, não há nada que temer. Onde houver fé se encontrará Deus e onde estiver Deus não existirá o temor. Onde houver fé haverá rendição e onde houver rendição não haverá interesses separados. Onde não houver interesses separados haverá amor. Assim tem que se situar todos os dias até o final da nossa vida.
Essas são as palavras que queria compartilhar com vocês no dia de hoje.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário