domingo, 8 de junho de 2014

Sementes de Prabhupada




“Se você amar uma pessoa, ama suas ações, seus ideais, seu pensar, pode até morrer por eles. Neste caso, amor é sacrifício, morrer para viver, dar tudo o que ama, dar o melhor de ti. Srila Prabhupada foi um exemplo e ele apaixonou a todos nós com cada passo que dava.”


            Queridos devotos, uma grande saudação de coração de Nova Nilacal Mandir, um centro espiritual lindíssimo da família Vrinda. Todos têm que vir a conhecer esta fazenda.
            Estes dias foram muito lindos visitando a tantos devotos. Krishna tem muitos planos na Venezuela e eu fico muito feliz em ver os projetos dos devotos. Eu gostaria de viajar por cada yatra assim, de povo em povo pregando, promovendo os materiais do SEVA, fazendo amigos e distribuindo prasadam. Todos querem te convidar, levar às suas casas e viajar acompanhado com o grupo que tenho é realmente lindo. Sinto-me muito afortunado por ter esta misericórdia e feliz que logo este serviço tocará a vocês, porque é disso que se trata, em outras palavras, sementes foram deixadas e agora vejo os frutos.
Tudo o que vejo é o resultado da presença de um devoto puro. Sua presença foi real, seu amor pelas pessoas e seu desejo de que os venezuelanos tivessem a oportunidade de se apaixonarem por Krishna. Mas sua presença em cálculos temporais não foi curta, à vista externa apenas esteve alguns dias, mas os projetos atuais na Venezuela nos confirma que sua presença atual é real, seu amor é vigente e devemos continuar com o seu desejo.
Se você amar uma pessoa, ama suas ações, seus ideais, seu pensar, pode até morrer por eles. Neste caso, amor é sacrifício, morrer para viver, dar tudo o que ama, dar o melhor de ti. Srila Prabhupada foi um exemplo e ele apaixonou a todos nós com cada passo que dava. Que feliz me sinto em saber que os pés de lótus do meu mestre espiritual pisaram neste lugar e que eu tenho a oportunidade de servi-lo aqui. Meu amor esteve aqui. Isso faz deste lugar algo sagrado em minhas convicções, um tirtha, um lugar de peregrinação.
Adoramos a consciência que deixou Srila Prabhupada aqui. Onde a deixou? Em seus devotos, e por isso eu digo: Agora depende dos devotos, de vocês, para continuarem a fazer coisas lindas a Srila Prabhupada. Às vezes um devoto quer fazer de uma forma, outros de outra forma e isso aparentemente traz conflitos. Um diz: “Gurudeva, quero isto”, o outro diz: “Gurudeva, quero isto outro também.” Os dois querem servir igualmente. Muitas vezes me encontrei em situações assim.
Srila Prabhupada animava a todos os devotos e quando aos líderes faltasse área de serviço, os animava a abrirem uma nova área de serviço. Há muito espaço para desenvolver projetos espirituais, há muitos lugares que ainda não conhecem a Krishna. Aqui na Venezuela, por exemplo, conheci lugares muito lindos, e na Colômbia, no Equador, no Peru e em tantos lugares. Não temos problemas de que tenhamos muitos líderes, ao contrário, temos o problema que nos faltam mais líderes.
Chatear-se porque em um lugar há um líder e você quer liderar não tem sentido. Há mil lugares para liderar. No Mela de Arica há muitos anos analisamos isto e chegamos a várias conclusões. Uma das mais importantes é que um líder deve ter sua área de serviço onde responda e proteja que haja um bom nível de sadhana e formação espiritual de novos devotos.
Outro aspecto importante que observei nesta reunião foi que para mim todo devoto de no máximo 2 ou 4 anos de contínua prática espiritual tem todo acesso à cúpula de máxima responsabilidade na minha missão. Minha escola é uma escola de líderes, meu serviço principal, ou o curso que dou, é a formação de mestres espirituais, eu não espero menos que isso de cada um de vocês, isso é o que Srila Prabhupada queria de nós, um líder é um protetor de uma comunidade.
Na Índia há um ditado que diz: “Muitos sannyasis prejudicam o sacrifício”, é um ditado. Eu não sei porque os Vedas disseram isso... (risos) Mas por que isso? Porque não se pode ter 5 mahantas. O mahanta é o líder de um grupo. Os devotos mais velhos podem dividir os trabalhos por áreas, isso é questão de maturidade. As pessoas querem ver ao mahanta, querem ver ao líder, isso é algo natural no ser humano. Às vezes os devotos dizem às pessoas sobre mim: “Esse é o líder maior”, as pessoas dizem: “Uhhh, ele é o líder”. As pessoas querem saber quem é o líder do projeto, então alguém tem que assumir o papel de mahanta.
Em alguns programas muito grandes se pode dizer que há co-presidentes, muitos devotos encarregados de departamentos, tudo isso é possível, mas mahanta é muito importante, o líder projetor do grupo. E cada devoto deve trabalhar inspirado neste mahanta e onde se sentir bem, isso é necessário, tudo sempre em amor e confiança. Também é possível que vários líderes trabalhem unidos, isso é muito lindo, assim como trabalho com Gurudeva Atulananda e antes com Srila Harijan Maharaj. Vocês podem ver que sim é possível trabalhar unidos compartilhando o que Krishna nos dá, e eu trabalho em muitos projetos com muitos irmãos espirituais, como Askalita prabhu, Mrganath prabhu.
Isso é outra joia da família Vrinda, este amor que nos mantém unidos, um gosto por compartilhar responsabilidade com outros. Eu ao lado de tantos líderes do Vrinda sinto que sou servo deles, eu os visito para ajudá-los e para ver os frutos do que Srila Prabhupada plantou em seus corações. Srila Sridhar Maharaj nos ensinou isto com seu exemplo, ele era nosso maior líder e dizia: “Eu sou seu servo, eu dependo de vocês.” Claro, podemos dizer isto externamente, mas isso se demonstrou e confirmou no carinho pessoal contínuo incondicional que dava a cada um que chegava a ele.
Quando eu me refiro a líder, não só penso nos sannyasis senão em todos os líderes de projetos. Srila Prabhupada pôs a meta aos sannyasis, ele disse: “O serviço principal de um sannyasi é entusiasmar, entuasiasmar e entusiasmar. Às vezes é necessário corrigir.” Não é tão fácil corrigir, mas às vezes é tão urgente que temos que fazer algo e se fizermos, seguramente será criticado, mas tem que fazer algo. Por exemplo, tem que proteger o sadhana. Alguém que proteja o sadhana é um mahanta e seu amor pela Deidade se confirma diariamente. É claro que muitas vezes há eventos grandes que acabam tarde e assim é difícil o programa no dia seguinte, mas um mahanta deve entusiasmar a todos e não falhar. Eu desejo isso em todos os templos que Krishna nos deu. Na verdade, Krishna deu a vocês, pois a mim deu a oportunidade de visitá-los e servi-los.
Com estas palavras me despeço do chat de hoje. Obrigado, Srila Prabhupada, por todos os presentes. Obrigado, meu Senhor, por esta oportunidade de servi-Lo.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário