domingo, 11 de maio de 2014

Pessoas muito queridas na vida: as mães



“O dever de uma mãe é ser educadora dos seus filhos, criá-los e guiá-los pelo caminho correto que nos leva até Deus.”


            Meus muito queridos devotos, recebam todo meu afeto de Miami. Uma saudação especial à todas as mães, pois no Ocidente se celebra o Dia das Mães. Claro, é um dia organizado pelo comércio, mas nos ajuda a lembrar de pessoas muito queridas na vida: as mães.
            Eu me lembro da minha mãe e de todas as mães que fazem um serviço maravilhoso. Na vida de um devoto sempre existirá o esforço para fazer as mães felizes. Das sagradas escrituras védicas, recebemos todas as indicações que um devoto deve ser cavalheiro com o sexo feminino, além disso, devemos nos lembrar sempre que nossa natureza é feminina, de servas eternas do Supremo Controlador. Agradeço infinitamente a Srila Prabhupada por ter me dado os princípios regulativos que nos ensinam a respeitar o sexo oposto e de não ver a ninguém com mentalidade exploradora.
            Srila Prabhupada nos ensinou que temos que evitar qualquer tipo de abuso ao sexo oposto, e isso mesmo foi confirmado pelos irmãos de Serra Nevada que disseram que quem usa uma mulher para seu próprio prazer gera desequilíbrio na sociedade e este desequilíbrio aumenta quando aparecem os filhos não desejados ou os filhos abandonados.
            Temos de não somente nos lembrar e celebrar a todas as mães senão à mãe principal, a Mãe Cósmica: Srimati Radharani. Este é um dia de oração à mãe cósmica, quem nos outorga Sua graça manifestada na determinação de poder servir tanto a ela como a todas as mães do mundo com plena alegria. No mundo material, homens e mulheres cometem muitos erros diariamente, mas eles podem lutar para cumprir seu dever universal.
            O dever de uma mãe é ser educadora dos seus filhos, criá-los e guiá-los pelo caminho correto que nos leva até Deus. O dever de um homem é o de se converter em um líder espiritual, em um guru que pode tirar as almas da ignorância. Agora, para se tornar uma verdadeira mãe ou um verdadeiro guru é necessário uma grande determinação, somente através da determinação é possível não falhar, nem hoje nem amanhã, e essa determinação só teremos por misericórdia, não por poder próprio. Oramos sempre a Srimati Radharani para que nos outorgue essa determinação de não querer falhar com os demais. Assim, ao Vishnupriya Ashram e ao Maharani Ashram da Família Vrinda eu posso dizer: Vocês são as mães da nossa família e eu me sinto muito afortunado em ter encontrado todas nesta vida; e às mães casadas que cuidam dos seus filhos e protegem suas famílias, eu digo: Vocês são as valentes pioneiras no campo da expansão da Consciência de Krishna.
            Meus queridos devotos, tenho pensado no futuro das nossas crianças, eu desejo que tenhamos instituições educacionais satisfatórias e eu estou trabalhando nisso através da Oidaterapia. Por que a Oidaterapia? Porque através dela se pode vincular as pessoas de forma muito piedosa, bem na modalidade da bondade. Por isso estabeleci tudo isso de tal forma que uma pessoa que não seja devota possa se conectar com todo o processo da Oidaterapia até o ponto que queira educar aos seus filhos sob os mesmos princípios e valores que a Oida estabelece. Para isso, nos faz necessário estabelecer a Oida como uma proposta autoritativa, mesmo sobre o ayurveda e o hatha yoga, pois na plataforma da Oidaterapia é possível trabalhar com um grupo muito mais amplo de pessoas.
            Ikwashendwna cumpre o mesmo objetivo, que nosso serviço possa chegar a mais e mais almas onde todos são convidados a se converterem em Guardiões da Mãe Natureza. Para chegar a mais pessoas nesse nível, precisamos de uma linguagem comum com a qual podemos nos comunicar, porque a uma pessoa que não seja devota, não podemos chegar e dizer: “Krishna disse no Bhagavad Gita que...”, isso não funciona, melhor para elas é convidá-las a ter consciência do seu entorno e entusiasmá-las a se converterem em protetoras dele, se não acabamos sendo apenas um monte de “Hare Krishnas” que não chegam a mais pessoas. Assim, com a Oidaterapia estabelecemos o círculo curador como a ferramenta que permite ter clareza no objetivo que se quer alcançar: a cura da alma. Logo, cada pessoa pode definir onde se situa sua fé segundo a tradição mística que segue, sempre sendo respeitosa com aqueles que decidiram aplicar sua fé em uma área diferente da minha.
            Para que tudo isso seja aceito de maneira funcional no mundo, é necessário obrigatoriamente essa substância, porque se hoje eu lançar uma escola Hare Krishna, será muito difícil conseguir a aceitação dela no mundo, assim, todos nossos projetos se tornam vulneráveis e eu não quero deixar nossas crianças em alguma situação vulnerável. A elas está dedicado nosso serviço: às crianças que são o futuro da sociedade. E hoje, no dia da mãe, também nos lembramos delas.
Com estas palavras me despeço hoje.

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário