domingo, 27 de abril de 2014

O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha



O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha


“Se você consumir alimentos que não têm substância espiritual, que não são nada mais que comida porcaria da indústria, então sua consciência vai se converter em consciência de porcaria.”



            Meus muito queridos devotos, recebam todo meu afeto neste dia. Quero falar sobre um tema que é bem repetido, mas sempre é bom lembrar: O processo espiritual está fundamentado na fé, em Sraddha.
Nós precisamos de fé para inquirir adequada e seriamente, também precisamos nos equipar com conhecimento transcendental que ajude a fortalecer esta fé. Um devoto comprometido deve estudar as escrituras todos os dias e deve se aprofundar nelas com a associação adequada. E não se trata apenas de adquirir conhecimento senão que colocá-lo em prática com desapego, ou seja, seguir os princípios.
- Se as escrituras dizem: tem que levantar cedo e fazer tuas orações, então levante cedo e vá ao mangal artik.
- Se as escrituras dizem: tem apenas que comer o que tenha sido oferecido à Deidade, então coma só prasada.
            Este é um ponto que parece muito simples, mas é absolutamente importante: o prasada. Devemos ser muito conscientes do que comemos, qual é a origem dos alimentos que entram pela sua boca, porque isso marcará seu estado de consciência. Diz-se que mesmo a consciência do cozinheiro impacta diretamente na comida que ele prepara, e assim, na pessoa que a come. Por isso é muito importante que os alimentos estejam preparados com amor, que se usem ingredientes naturais, livres de veneno e que sejam oferecidos à Deidade para logo se distribuírem entre os devotos.
            Se você consumir alimentos que não têm substância espiritual, que não são nada mais que comida porcaria da indústria, então sua consciência vai se converter em consciência de porcaria. Devemos ter fé em tudo isso, inclusive em evitar alimentos que sejam preparados em lugares que não são vegetarianos, preparados por pessoas que não têm consciência espiritual.O alimento deve sempre estar rodeado de uma atmosfera espiritual, pois Krishna mesmo está nos dando os ingredientes para isso. Devemos ser agradecidos com o que recebemos e, com todo este agradecimento, preparar deliciosos pratos saudáveis para o Senhor.
            O processo de oferecer os alimentos a Deus é algo que está muito além deste mundo, é um processo místico. Portanto, quando você oferece estes alimentos a Deus, você dá reconhecimentos a Ele pelo o que está te dando. Por isso, o devoto diz: “Obrigado, meu Senhor. Você está me dando tudo isto que vai me ajudar a sustentar a minha vida, é muito delicioso. Quero agradecer por Tua bondade e por isso Te ofereço com todo meu amor, Você deve desfrutar primeiro desta comida.”
            Este modo de oferecimento a Deus é algo muito substancial na vida do devoto, é um processo maravilhoso que temos de aplicar no dia a dia, isto muda a consciência. E o processo não acaba só na oferenda, depois de oferecer os alimentos ao Senhor, devemos aceitar Seus remanentes com a consciência adequada. O prasada deve ser aceito com uma atitude correta de agradecimento pleno, apreciando a misericórdia do Senhor.
            Isto gera um impacto muito positivo na pessoa, porque se torna agradecido. Ser agradecido é uma qualidade muito importante. O processo segue se expandindo, porque ainda não termina quando aceitamos os remanentes do Senhor, os devotos são realmente felizes em distribuir este prasada a todo mundo, porque sabem do benefício que tem para todas as almas. Os devotos querem distribuir a misericórdia de Deus na forma de comida a todo mundo. Temos que aprender a ver o prasada como a misericórdia de Deus manifesta. Na medida em que aprecia tudo isso, se purificará mais intensamente.
            As duas qualidades mais importantes da entidade viva são o agradecimento e a compaixão, e elas se cultivam dia após dia quando toma prasada. É um processo muito profundo de transformação.
            Quando você prepara os alimentos, quando você oferece, quando come e quando compartilha, se ativa intensamente estas duas qualidades: gratidão e compaixão. Essa é a soma e a substância do processo de bhakti-yoga. Como diz a oração que recitamos todos os dias antes de aceitar o prasada: “A língua é a mais perigosa de todos os sentidos, mas Você, meu Senhor, veio na forma do Teu delicioso prasada para conquistá-la.” Um processo glorioso! Este processo vem a nós para ser parte do dia a dia.
            Esta é a mensagem que queria compartilhar hoje com vocês, as glórias do mahaprasada e a fé que devemos ter nisso.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário