domingo, 9 de março de 2014

A educação



A educação



Explicar para uma criança que ela veio de um macaco, ou que tudo começou com uma explosão e que não deve agradecer a nada nem a ninguém por isso e que a vida acaba com a morte, então tem que desfrutar o máximo. Colocar isso na cabeça e no coração de uma criança é um dano terrível, mas nós recebemos isso, é um trauma. Assim, um ateu justifica tudo o que faz, eles inventam muita filosofia para justificar seu desejo de desfrutar.” 




            Queridos devotos, por favor, aceitem minhas bênçãos.
Estes dias meditamos no tema da educação.
Primeiramente devemos diferenciar informação de educação. Hoje em dia recebemos mais informação que educação, não há uma preocupação real ou conexão entre seu tutor e seu desenvolvimento interno. O mesmo acontece na medicina, não há relação real entre o médico e tua saúde. Na psicologia tampouco há uma relação real entre o psicólogo e o paciente.
Na cultura védica e nas culturas ancestrais se dava ênfase na relação do mestre com o discípulo na constante preocupação do mestre em educar o discípulo. Isso não é entregar informação, é representar de uma forma fidedigna toda a mística de sua cultura.
Educar é ensinar com o exemplo, educar em valores, transmitir a cultura para que o discípulo se torne culto e renda culto. Culto é adorar e cultura é adoração, adorar o sagrado, adorar a Deus, adorar a Mãe Terra, adorar os rios, adorar aos nossos irmãos. Uma pessoa culta é uma pessoa que adora a Deus, saber e entender os valores básicos da vida. O respeito, a limpeza, a austeridade, a alegria de ser feliz com o que temos e usar para Krishna, tudo isso se aprende na escola do mestre espiritual.
Não nos queixemos da educação materialista porque não só nos educa em valores senão que porque a informação que nos dão é falsa, por exemplo, a teoria da evolução. Explicar para uma criança que ela veio de um macaco, ou que tudo começou com uma explosão e que não deve agradecer a nada nem a ninguém por isso e que a vida acaba com a morte, então tem que desfrutar o máximo. Colocar isso na cabeça e no coração de uma criança é um dano terrível, mas nós recebemos isso, é um trauma. Assim, um ateu justifica tudo o que faz, eles inventam muita filosofia para justificar seu desejo de desfrutar.
Consciência de Krishna é se colocar as pilhas, tem que prender os motores com as pilhas que recebemos de Srila Prabhupada. Esperamos que todos estejam bem conectados para receber toda a carga da consciência de Krishna e agora dedicar sua vida a ajudar aos outros em sua educação espiritual, este é um processo perene. Se você fizer um devoto com sua pregação, é um filho teu para o resto da vida. Não é que você entrega a Krishna e depois diz: “Já não me importa o que faça.” Não pode entregar Krishna a alguém e logo atuar mal ou se desvincular desta pessoa, ao contrário, agora você é seu heroi vaishnava com o dever de cuidar desta pessoa pelo resto da vida. Isto é educação perene, este é o verdadeiro interesse nos demais, dar algo que os sirva para toda sua vida. Não como os médicos que dão um medicamento e tchau, próximo paciente, nunca mais virá outro a não ser que seja seu cliente fixo.
Um devoto é um médico da alma e uma alma precisa de tratamento contínuo para sair deste mundo, precisa de muitos que a ajudem. Por isso, na educação são vários que participam: pai, mãe, mestre espiritual e todos na comunidade. Um devoto é quem cultiva pessoas que querem sair deste mundo, isso quer dizer que até que não saia deste mundo, tem uma responsabilidade tal como um pai ou uma mãe. Um pai ou uma mãe nunca abandona seu filho, seria um pecado isso. Assim também não podemos abandonar a pregação, é um ato violento, não temos o direito, temos o livre arbítrio e por isso estamos neste mundo.
Este livre arbítrio pode te levar para cima ou pode te levar para baixo, depende do que você decide, mas se tiver boa associação, se salvará. Nas escolas não há boa associação, uma vez perguntaram a Srila Prabhupada; “Qual é a importância das experiências na infância no nosso desenvolvimento posterior?” Srila Prabhupada disse: “As crianças imitam a quem se associa com ela. Todos vocês conhecem o desenho Tarzan, ele foi criado por macacos ele teve hábitos de macacos. Se você mantiver as crianças em boa associação, seu desenvolvimento psicológico será muito bom, se tornarão como semideuses, mas se você der má associação, eles se tornam demônios. As crianças são uma lousa branca, você pode moldar como quiser, eles estão ansiosos para aprender.” Srila Prabupada foi muito comprometido com a educação das crianças.
Srila Prabhupada foi revolucionário, ele foi enviado apenas para atacar a grande besta do materialismo ocidental. Ele foi ao Ocidente e foi exitoso em estabelecer a mensagem de amor puro por Krishna e deu o melhor com o seu exemplo, com suas instruções, com seus escritos, com seus projetos. Srila Prabhupada veio a este mundo a recrutar todos em nos tornar devotos puros. Srila Prabhupada teve a valentia de dizer ao materialista que está equivocado, mas Srila Prabhupada dizia de uma forma muito amorosa e firme. Quando ele estava na famosa Universidade de Harvard disse: “As universidades são matadouros da alma, vocês não estão educando as pessoas na ciência de saber quem são, o que é a vida, o que é a morte e qual é a meta, vocês certificam as pessoas com conhecimento sem ter ensinado de uma forma científica a causa do nascimento, da velhice, da doença e da morte.
Srila Prabhupada não temia a morte. Quando foi anunciado que o homem chegou à Lua, Srila Prabhupada disse:
- “Mentira, jamais um homem pode chegar à Lua.”
Perguntaram-lhe:
- “Mas Prabhupada, como pode dizer isto?”
Ele disse:
- “Assim dizem os shastras.”
Srila Prabhupada tinha uma fé fixa, mas alguns discípulos duvidaram disso:
- “Prabhupada, como pode dizer isto se ali na televisão há uns homens caminhando na Lua?”
Srila Prabhupada disse:
- “Sim, estão caminhando em um deserto, mas não na Lua.”
Então, alguns discípulos disseram:
- “Não, já não podemos acreditar em Srila Prabhupada”, e se foram.
Pessoalmente, não me importa o tema da Lua, porque eu pensava: “Eu estou na Terra e nem sei organizar bem as coisas aqui, o que me importa chegar na Lua.” Não era problema meu, mas também pensei: “Como Prabhupada disse isto?”
Hoje, tantos anos depois do assim chamado aterrissagem na Lua, foi descoberto tudo isso e efetivamente o homem nunca chegou à Lua, foi tudo uma mentira, um engano a todo o mundo só para demonstrar a supremacia da tecnologia que tampouco a tinham. Há evidências e comprovações de toda essa fraude do assim chamado aterrissagem na Lua que representou o maior roubo à humanidade.
Assim era Prabhupada, sem medo, revolucionário, era um educador de primeira. Todos que tiveram um contato com Srila Prabhupada tiveram este impacto. Srila Prabhupada estava totalmente interessado na nossa alma, em nosso crescimento espiritual. Inclusive muitos de seus discípulos o viram só uma vez ou poucas vezes, mas foi o suficiente para deixar bem gravado em seus corações o imenso amor que ele tinha por todos. Seu amor era de uma qualidade que ficava apaixonado por sua compaixão e carinho. Depois de escutar uma aula de Srila Prabhupada, queria sair correndo para mudar o mundo, mas como mudar o mundo se não mudarmos a nós primeiro. Isso é verdadeira educação.
Eu desejo a todos que nesta vida encontrem seu educador eterno e que se tornem educadores também. Eu desde que cheguei à escola do meu mestre espiritual, me mandaram ensinar a outros. Como foi possível isto? Pela misericórdia e pela urgência de entregar esta mensagem neste mundo. Não sabemos toda a beleza que é a consciência de Krishna, não merecemos isto, mas recebemos por misericórdia e por essa mesma misericórdia devemos dar aos outros para que não a percamos.
Com estas palavras me despeço por hoje.
Srila Prabhupada ki jay.

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário