domingo, 16 de março de 2014

O maior presente da vida




O maior presente da vida


“Todos os dias Gurudeva sai de seu quarto para escutar o kirtan doce, doce dos devotos reunidos, seus discípulos chegam a orar constantemente por sua misericórdia. Ele está presente mostrando a nós que chegou a hora de atuar e continuar o que ele sempre fez conosco: pregar. Seu exemplo, sua vida, seu samadhi interno, seus gestos com as mãos ou quando abre seus olhos, tudo desperta mais amor por ele e por Krishna.”
           



Queridos devotos. Goura Purnima ki jay! Um abraço de coração a todos, do sangam em Mayapur Dham.
            Viemos aqui para orar por toda a família, oramos para que Sri Caitanya Mahaprabhu continue nos abençoando com a associação dos Seus devotos. A bênção maior de Krishna é a associação com Seu devoto, o maior presente da vida. A resposta a todas nossas orações é ter a misericórdia de um devoto do Senhor e isso é o que celebramos neste dia quando Deus veio como um devoto, e nossa oração de hoje é não perder esta misericórdia de ter ao menos um devoto em nossa vida.
            Em um templo somos super afortunados em ter tantos devotos. Um só devoto pode mudar o mundo e fomos testemunhas disto com a presença de Srila Prabhupada. Por isso as escrituras não exageram em nada quando dizem que um só devoto pode ajudar a cruzar a existência material, até mesmo é dito que recebemos toda essa misericórdia somente por nos associarmos por um milésimo de segundo com um devoto do Senhor. Então, essa é a nossa meditação de hoje, é o dia mais auspicioso para meditar em todos vocês no mundo.
            Devotos de Gouranga! Eu pertenço a vocês! Quero servi-los até o último dia da minha vida!
            Devotos de Gouranga! Vamos fazer muitas coisas lindas para o Senhor, já que é Gouranga quem merece!
            Devotos de Nityananda! Ele foi o primeiro a pregar as glórias de Gouranga e foi quem salvou a Haridas!
            Devotos de Haridas! Devotos de Prabhupad! Vocês sabem o que é ser um devoto de Gouranga e pregar de manhã até à noite!
            Devotos do Sankirtan! Não percam nunca o ritmo e preguem com toda vontade para que o plano divino possa continuar crescendo!
            Mayapur Dham é maravilhoso, anualmente aumenta em dobro a fama deste lugar no mundo, é algo assustador... Vêm tantas pessoas aqui que quase não se pode caminhar, o que nos resta é começar a caminhar pelas águas porque na terra não cabem as pessoas.
            Devotos de Gouranga! Não se desanimem pelas provas, sempre haverá algum tipo de problema que vai querer nos lembrar que ainda não somos muito avançados, que ainda nos atrai a matéria.
            Devotos de Gouranga! Sempre tenham compaixão por todos! Não esqueçam que Krishna não se esquecerá de nós e nós não devemos nos esquecer dEle, para isso existe o movimento do sankirtan de Sri Krishna.
            Semana passada visitei um devoto puro de Krishna, que beleza, que encanto, que doçura emanava dele indiscriminadamente a todos presentes, aos devotos de todos os lugares do mundo. Gurudeva Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj escutava as canções que os devotos cantavam passeando na frente de todos com sua cadeira de rodas e dando seu amor a cada um. Sua cadeira foi empurrada muito amorosamente por nosso doutor maharaj que está 24 horas atento às necessidades de Gurudeva. Todos os dias Gurudeva sai de seu quarto para escutar o kirtan doce, doce dos devotos reunidos, seus discípulos chegam a orar constantemente por sua misericórdia. Ele está presente mostrando a nós que chegou a hora de atuar e continuar o que ele sempre fez conosco: pregar. Seu exemplo, sua vida, seu samadhi interno, seus gestos com as mãos ou quando abre seus olhos, tudo desperta mais amor por ele e por Krishna.
Os devotos arrumaram um piso inteiro do Caitanya Gaudiya Math onde tudo é somente para servi-lo. Seu quarto é equipado como uma estação de emergências de saúde, mas na verdade Gurudeva está mostrando um passatempo para que nós sintamos mais apego por ele, já que esse apego se transfere a Krishna instantaneamente. Fico agradecido em poder ter visitado a Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj, seu rosto mostra uma profunda tranquilidade e um pouquinho que mostra que não é deste mundo, ele pertence ao mundo de Vrindavan, ao mundo de Krishna, ao mundo das gopis. Gurudeva é um pregador feroz e agora sua pregação é sua simples presença.
Pediram a mim que cantasse para ele, como não conheço muitas canções em bengali de cor e não tinha cancioneiro em mãos, cantei o Samsara, o que toleraram por ser uma melodia matinal. Logo Vrindavan Chandra trouxe meu charango e os devotos que o viram logo me pediram que cantasse com o charango, então cantei “Yasomati nanda braja baro nagara” e Gurudeva abriu seus olhos. Com mais alegria ainda “Radhe jaya jaya madhava dayite”, a canção de Srila Rupa Goswami. Não queria parar de cantar ao ver Gurudeva feliz me escutando, mas minha voz não colaborava muito.
Levantei-me para oferecer a Gurudeva o museu de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta em forma de um CD e a revista que fizemos para Srila Prabhupada inspirada por ele e para ele. Também oferecemos o folheto novo em inglês que apresenta a celebração dos 20 anos da Associação Mundial Vaishnava. 20 anos é um número significativo, em algum momento eu senti que seria necessário esse tempo para impulsionar a WVA. Hoje é visto uma grande mudança com o museu, a revista e tudo, e mais participação também, quem sabe o que vem mais a diante.
Justamente hoje escrevi uma carta muito importante a um irmão espiritual que foi sancionado por sua instituição – me lembrou a situação que nós passamos no ano de 77 a 84. Ele escreveu uma carta em sua defesa e sua carta me inspirou para refletir sobre o acontecimento do passado. Gurudeva Srila Tirtha Maharaj é um harmonizador, Srila Bhakti Pramode Puri Maharaj sempre foi capaz de animar a todos, Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaj abraçou a todos os devotos que tiveram alguma associação com seu irmão espiritual Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Por alguma razão, a Consciência de Krishna se expandiu de uma forma multifacetada, em muitos ramos e nem sempre muito unida, mas em essência todos querem o mesmo. Eu sempre desejei uma plataforma unida, mesmo como pai espiritual de uma comunidade também realizo a importância de algum espaço próprio para ter a privacidade com os discípulos que Krishna manda onde podemos compartilhar com eles, instrui-los, dar cargos importantes, sem diplomacia, sem estrutura eclesiástica, simplesmente cargos importantes como o cargo de cuidar de outras almas, porque somente quando se cuida de outras almas, é merecido que cuidem da sua também.
Eu andei refletindo sobre todos estes temas, lembrando os temas do passado, assim cheguei com tudo isso na cabeça, mas quando cheguei onde estava Srila Tirtha Maharaj, foi só coração, coração e coração. Aqui estamos de coração e chegamos assim a Mayapur, chegamos a Mayapur com o fruto do trabalho de mais um ano, a revista de Srila Bhaktisiddhanta Thakur, a biografia em imagens e algumas mensagens recentes, que foi coordenado por nós com o apoio de muitos devotos e de nosso maravilhoso office bap. Sarasvati devi dasi de Medellin fez muita pesquisa, também o apoio de Pancatattwa e Damodarastaka, o apoio de Gandharvika em primeiro lugar. Todos ajudaram a deixar a revista bonita, meu amigo Ramdas de Mandala Media que nos deu boa críticas profissionais no Kumbha Mela, e finalmente a impressão da revista de um discípulo de Mahaniddhi Swami, quem acabou sendo um grande amigo e que agora vai imprimir nossos livros em Delhi, é muito bom e responsável. Milagrosamente, mesmo que você não acredite, o museu já está na internet através do issu.com. O endereço podem pegar aqui: http://issuu.com/wva-vvrs/docs/srila_bhaktisiddhanta_sarasvati_tha_428e0f7608ad8a
Mas acredite ou não, justamente antes de ir a Hrisikesh apareceu Sophie de Hungria que sabe usar ferramentas para produzir DVDs. Ela ofereceu por todo este museu em formato de DVD, para isso faltava o som apresentando a Bhaktisiddhanta, alguém que lesse as pequenas letras que na tela não se pode ler e como nesse momento parecia que só eu tinha a melhor capacidade de ler o inglês em Vrinda Kunja, peguei o cargo e durante um dia inteiro gravamos todos os textos explicando as imagens. Logo fomos ao 15 Simposio, conferências internacionais de Yoga em Hrisikesh junto com a equipe de teatro de Vrinda Kunja apresentando mensagens conscientes a favor da Mãe Terra.
Em Vrinda Kunja fizeram maratona para fazer o CD do museu, quando eu voltei já estava pronto. Fiquei muito feliz de contar agora com um DVD que as pessoas podem ver em um computador, são 2h20min de filme. Com isto, as pessoas que não têm internet ou computador podem ver em qualquer DVD player. Este DVD ofereci a Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj que ainda é o presidente da Associação Mundial Vaishnava e será para sempre.
Ele recebeu este presente por misericórdia e agora vamos a Mayapur para oferecer a todas grandes personalidades espirituais que residem lá, a todos estes lindos devotos de coração que tentamos servir, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur é o avô de todos. Há pouco tempo apareceu Dina Bandhu com uma foto de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur que poucos haviam visto e todos ficaram felizes, é uma foto bem especial dele com seis de seus sannyasis, incluindo a Vaikanas Maharaj, acarya que entregou sannyas a Puri Maharaj e Bhakti Dayita Madhava Maharaj.
Então, ficamos muito felizes com esta foto na máscara, e agora continua a luta de distribuir a glória do maior heroi do amor divino da história da Índia, porque direta ou indiretamente, foi Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur quem injetou o entusiasmo no coração de Bhaktivedanta Swami Prabhupada, de Bon Maharaj e de muitos outros. Ele nos animou a pregar e nós somos seus filhos e por isso somos profundamente endividados por essa grande personalidade, que de certa forma por sua humildade nem sequer aparece muito, assim como Bhaktivedanta Swami Prabhupada, tampouco se apresentou com seu nome em muitos lugares e por isso seu movimento não é conhecido como movimento de Bhaktivedanta, mas se fez famoso como o movimento Hare Krishna.
Sem dúvidas, para nós é muito significativo hoje se lembrar da função de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur de muitos pontos de vista e sobretudo para lembrar que todos somos seus filhos e somos uma família, uma grande família que qualquer atitude negativa contra outros vaishnavas não é muito boa, nem sequer se eles cometerem erros, isso não nos convém. Devemos ser favoráveis e amistosos com todos, por isso também todo o trabalho que faz a Associação Vaishnava é public domain, de domínio público, quer dizer que pode ser usado por todos os vaishnavas em seu próprio nome, não precisa de permissão e tomara que usem, que difundem. Muitos devotos trabalharam duro para compilar as imagens, assim, chegamos a Mayapur diretamente ao museu, nem cheguei primeiro ao meu templo senão que ao Gopinath Gaudiya Math onde se apresentou o museu.
Bom, meus queridos devotos, desejo uma linda festa de Goura Purnima. Imagino que hoje poucos devotos chegaram a este Chat, mas aqui mandamos nossa mensagem de coração do Sangam com todo amor.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Um comentário: