domingo, 22 de dezembro de 2013

Trata-se da inveja a Deus



Trata-se da inveja a Deus

 



“Ele é a origem de tudo, a soma total de tudo e, além disso, é teu pai eterno, o objetivo de toda perfeição. Então, como invejar quem nos entregou tudo? Inveja não é só competição, se você não der atenção a Deus, também será um invejoso, pois não será capaz de apreciar tudo o que recebeu dEle e reverenciá-Lo por isso.”



            Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto do México, a terra de Sri Gouranga Radha Madhava.
            Dias muito lindos na companhia de guerreiros mexicanos. Hoje quero falar de um tema muito habitual entre nós, do qual quase não nos damos conta porque estamos muito apegados a ele, trata-se a inveja a Deus. Sempre buscamos ser o mais destacado em algo. Uma menina quer ser a mais bonita, ou alguém quer ser o mais rico... Sempre estamos buscando ser “o mais”, assim, quando isto se farta, o mais rico quer ser inclusive mais rico que Deus. Essa é a má consciência da competição, a vaidade aumentada, o desejo de poder. Nas escrituras encontramos muitos exemplos disso, os demônios como Hiranyakasipu queriam ser mais que Krishna, até os semideuses, como o Senhor Indra, também acabam invejando a Deus, o que dizer do próprio Senhor Brahma, que se confunde e acredita que pode enganar a Krishna escondendo os seus amigos pastores e as vacas.
            Ninguém pode competir com Krishna, ninguém deve competir com Krishna, ninguém deve duvidar da existência de Krishna, isso é ego ofensivo, intolerante. Krishna é o Supremo, podemos Lhe dar diferentes nomes, mas mesmo que O chame de Javé, Adonai, Alah, ou como desejar chamá-Lo, não deixa de ser Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Ele é a origem de tudo, a soma total de tudo e, além disso, é teu pai eterno, o objetivo de toda perfeição. Então, como invejar quem nos entregou tudo? Inveja não é só competição, se você não der atenção a Deus, também será um invejoso, pois não será capaz de apreciar tudo o que recebeu dEle e reverenciá-Lo por isso.
            Já se perguntou o que você faz por Krishna? Em outras palavras, podemos dizer que Deus está sempre presente, depende de quanto valor damos a Ele, é simplesmente um tema de realidade. Na cultura védica, a presença de Deus em todos os âmbitos da vida é uma verdade constitucional. O mesmo acontece nas escrituras ancestrais, é tudo constitucional e o constitucional não dá pé às discussões. Krishna não pode ser discutível, não é um tema de debate ou de ambiguidade, nem sequer podemos dizer que todos somos Deus... Deus de quê?
            Os mayavadis, os impersonalistas, são completamente invejosos de Deus. Eles aceitam todas as encarnações de Visnu como figuras nas quais podem meditar e adorar, mas para quê? Para logo “se desapegarem” delas e se fundirem com o nada. Há de ter muito claro que não é por que saibamos que temos natureza eterna que não temos a necessidade de orar a ninguém, nem nos purificar para nos qualificarmos como servos. Ao contrário, por tanta natureza espiritual que tenhamos, devemos reconhecer a superioridade de Sri Krishna e de Seus associados, de Sri Balaram, de Sri Gouranga e Nityananda, pois só Eles podem nos salvar da existência material. Só Krishna e Prabhupada podem nos salvar.
            Srila Prabhupada dizia que ele poderia ajudar a quem se mantivesse conectado com ele, por isso devemos dar muita importância ao ato de cultivar nossas relações com os demais para sempre permanecer ao lado dos devotos e de Prabhupada, nos mantermos próximos a ele e nos convertermos em seus servos, assim estaremos eternamente vinculados a Krishna mesmo. Devemos cortar essa inveja de Deus na raiz e só conseguiremos na medida em que fizermos serviço em conexão com os devotos e o Mestre Espiritual.    
            Há um tempo na Europa havia um yogi famoso que convidava as pessoas a “se converterem em Deus meditando”. Imagine que loucura! Esse tipo de coisa é muito comum hoje em dia, pois as pessoas querem desfrutar ao máximo de tudo, por isso anseiam se converter em Deus de alguma coisa. Essa é só outra confirmação de que somos marcados pela inveja.
            Tem que definir claramente que Sri Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, para assim cortar a mentalidade impersonalista que tem se expandido tão fortemente e que prega esta inveja sem razão que só nos faz acreditar que não devemos adorar a ninguém porque eu mesmo sou o centro de tudo. Que mentalidade mais louca! Nosso objetivo é nos tornarmos servos de Krishna e Seus devotos. Krishna mesmo revelou o processo para isso. Isso é o que buscamos e isso é o que estamos propagando, essa é a essência, por isso fazemos maratonas de dezembro em Bogotá, Chile, México, Peru, para expandir o processo de nos tornarmos servos de Krishna, para salvar às almas dessa tendência invejosa de Deus que parece muito encantadora, mas que não é nada mais que uma grande ofensa. Esses são os ensinamentos de Srila Prabhupada.
            Eu quero que cada um de vocês se sinta completamente parte desta família de serviço a Srila Prabhupada e se foquem em trabalhar duro e lindo para serem felizes nisso. Essa é a minha mensagem para vocês no dia de hoje.
            Hoje temos um dia muito bonito para organizar a pregação aqui no México. Os devotos estão muito ativos, desenvolvendo programas maravilhosos.
            Não há nada a temer, pois o Senhor Krishna está aqui e está nos ocupando em Seu serviço. Só temos que nos conectar com Srila Prabhupada e seguir a diante. Todo meu afeto para vocês, que tenham um muito lindo final de maratona de dezembro, conquistando muitos corações para Krishna e Prabhupada.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário