domingo, 3 de novembro de 2013

O templo deve ser dirigido como uma sinfonia




O templo deve ser dirigido como uma sinfonia 



  
“Um condutor tem a vida de outros sob seu encargo, portanto, tem que ser muito responsável e se não for um chofer muito experto, então deve conduzir lentamente, com muita cautela. Um chofer deve considerar muitos aspectos quando conduz, assim mesmo, nós devemos levar em conta muitos detalhes para nos convertermos em bons condutores.”




A mensagem de hoje provém diretamente do meu coração e quero compartilhá-la com todos vocês, é uma apreciação pessoal, algo que vou expor de maneira poética. O que quero transmitir hoje está relacionado com a experiência do condutor da orquestra. De qualquer forma, todas as coisas devem ser conduzidas de uma maneira que tudo acabe sendo harmonioso. Agora vou explicar algo referente às nossas próprias atividades de pregação.
A música está escrita em partituras e deve ser lida segundo o que as partituras definem, e ainda assim é necessário um condutor de orquestra, um líder, alguém que ponha seu próprio estilo e possa levar toda a orquestra a um resultado harmonioso. Um pregador, por exemplo, sempre deve falar de tal maneira que incentive às pessoas a se aprofundarem no significado do que estão dizendo. Um professor de Yoga Inbound, por exemplo, deve conduzir aos alunos de tal forma que os entusiasme a se manterem segundo suas próprias qualidades e os faça estar sempre conectados com Paramatma. Em outras palavras, o condutor deve guiar as pessoas a uma espécie de alegria intensa pelo que estão fazendo. Quando conduzir algo, deve ser de uma forma muito harmoniosa e satisfatória.
Se aplicarmos este mesmo conceito no ishtagosthi do templo, veremos que o presidente deve ser capaz de permitir que cada membro do ashram se sinta como parte valiosa da orquestra. O templo deve ser dirigido como uma sinfonia: a cozinha deve estar afinada, a recepção deve estar afinada, os voluntários devem estar afinados, o departamento de divulgação pela internet dever estar afinado, etc., dirigir um templo é conduzir uma sinfonia. Às vezes, inclusive o condutor da orquestra faz com que os diferentes membros toquem um “solo”. Um líder experto sempre vai levar aos demais ao seu melhor nível, isso se aplica na música, na dança, na arquitetura, na engenharia, em todos os aspectos. Combinar e harmonizar os diferentes elementos e personalidades é uma arte, conduzir uma comunidade espiritual requer arte, coleta, pregação, música, se sentar juntos para compartilhar, estudos, cozinhar, etc., são muitos elementos para considerar, o mesmo se aplica às famílias de grihastas.
Nunca devemos fazer as coisas baseadas no medo, ao contrário, devemos incrementar o crescimento espiritual de cada um dos membros da comunidade. Um bom condutor está sempre pronto para compartilhar com os demais. Eu mesmo considero um condutor que esteja aprendendo como se tornar bom, por isso considero que a comunicação é uma das coisas mais importantes para se manter vivo, pois a falha de um líder é a pouca capacidade de comunicação, por exemplo, agora eu tenho que me comunicar com todos os que ficam na Índia por 6 meses, devo planejar com cada um deles qual vai ser a área na qual vão se desenvolver.
Aqui em Vrinda Kuñja nós nos comprometemos a fazer um artik da noite diariamente em Brahma Kunda, é nossa responsabilidade e eu como condutor do templo devo conseguir que todos tenham suas responsabilidades delegadas para que nada deixe de ser atendido da maneira em que deve ser e para isso é necessário ter bem claro o que temos que fazer.
Nosso mestre espiritual, Srila Prabhupada, foi um excelente condutor que conseguiu fazer coisas maravilhosas em poucos anos, ele é o exemplo perfeito de um condutor. Insisto em que o tema principal para um bom condutor é a comunicação e para isso devemos ser práticos e ter tudo ordenadamente anotado, listas de tarefas para delegar aos outros. Não tem que confiar em nossa má memória. Minha tarefa como condutor é transferir a responsabilidade de cada departamento aos diferentes líderes que vão fazer com que as coisas se realizem, assim, a sinfonia pode se colocar em movimento.
Quando se é um condutor e suas ações influenciam os demais, deve ser muito cauteloso com elas e não desanimar nunca a ninguém. O condutor deve organizar a performance de tal forma que todo mundo se anime a participar dela e que tudo flua harmoniosamente. Cada coisa deve estar em seu lugar e funcionar de maneira apropriada. Para cada tipo de atividade, há uma ciência por trás que define como deve ser feita, e a regra número um é que ninguém nunca deve ser infeliz. Esse é o estilo da Consciência de Krishna. Você fica feliz ou nós ficamos? Você faz ou nós faremos?
Agora, para ser um bom condutor, também deve se destacar sendo transparente. Um bom condutor sempre deve ser sincero, amoroso e confiável para conduzir uma sinfonia espiritual. Para se tornar um bom condutor tem que estar muito consciente de todas as coisas que tem que fazer para se qualificar como tal: se tornar um especialista em todas as áreas para logo conduzir aos demais na sinfonia. Temos que tomar responsabilidades, sem responsabilidade as coisas não se manifestam, se aceitarmos nos tornar condutores, devemos saber o que significa e assim nos tornarmos pessoas realmente responsáveis e executores eficientes do nosso serviço e se chegarmos a cometer erros, devemos ser suficientemente humildes para pedir perdão por eles.
Para se tornar um bom condutor também deve ser um bom chorão, alguém que chora por misericórdia, um mendigo de amor. Em outras palavras, o conduzir da sinfonia de uma família espiritual é uma grande tarefa e para isso não pode fazer nenhuma bobagem, não é algo que vai se livrar no dia de amanhã, é para toda a vida e nunca deixe ninguém cair, nunca deixe que ninguém se sinta mal. E se em algum momento deixar alguém cair, então deve suplicar com muita humildade por perdão, mas nunca se tornar um sem-vergonha que não muda por nada.
Responsabilidade e mais responsabilidade em qualquer nível de vida na qual seja um condutor: em um templo, na família, na academia de yoga, na pregação, nos programas vegetarianos, em qualquer área na que se desenvolver, sempre tomando mais responsabilidades e servindo aos outros sem pensar que é você quem faz as coisas. Cada um de nós tem uma sinfonia para conduzir.
Um condutor tem a vida de outros sob seu encargo, portanto, tem que ser muito responsável e se não for um chofer muito experto, então deve conduzir lentamente, com muita cautela. Um chofer deve considerar muitos aspectos quando conduz, assim mesmo, nós devemos levar em conta muitos detalhes para nos convertermos em bons condutores.

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário