domingo, 27 de outubro de 2013

O projeto de Gouranga Radha Vrajesvara



O projeto de Gouranga Radha Vrajesvara

 



“A única coisa que importa é estar conectado com Gouranga Radha Vrajesvara e com o lugar onde Krishna se manifestou para nós, isto é difícil de entender mesmo para mim, mas a Sri Krishna nós não podemos entender, só podemos admirar, adorar e se fascinar por Ele.”




            Queridos devotos. Devido a todos vocês serem membros da Família Vrinda, hoje vou falar sobre um dos projetos importantes que estamos desenvolvendo: o projeto de terminar nossa oferenda a Suas Senhorias Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara. Esta é uma oferenda, mais que tudo, artística e amorosa que apesar de envolver gastos fortes na construção e no desenvolvimento dos tetos, etc., é completamente uma oferenda de amor por parte de toda a missão.
            Vocês sabem que eu gosto da arquitetura ao modo natural, simples... Por mim, todos deveríamos viver em cavernas naturais, mas não existem tantas cavernas para isso. Só Siddhanti Maharaj na Espanha tem uma caverna que é um templo fantástico em Palma de Mallorca, também temos um templo de Sri Nrsimhadeva no Eco Truly Park, mas não são suficientes para que todos vivamos lá. Além disso, em cidades como Medellín construímos nossas próprias cavernas ou oásis da Consciência de Krishna. Sem dúvidas, o templo de Gouranga Radha Vrajesvara é diferente, pois é o lugar onde nasceu a Família Vrinda e por isso tem muita importância.
            Por arranjos de Krishna e inesperadamente, pode-se dizer assim, nasceu a ideia de fazer uma oferenda de um templo a Suas Senhorias que, ao mesmo tempo, é uma instalação artística com a história da viagem de Gopa Kumar. O mesmo projeto de Yoga Planetário realizamos no Peru anos atrás e nos deu muita alegria o resultado, acabou sendo algo muito atrativo que tocou o coração de muita gente. Agora que a Missão Vrinda se expandiu a muitos lugares, seria um trabalho muito bonito que todo mundo se identificasse e participasse de alguma forma nesta grande tarefa com o coração posto ao serviço de Sri Gouranga Radha Vrajesvara. Não se trata de Laksmi ou da própria arte, é algo de coração, pois estamos construindo este lindo templo sem empregados, só com devotos que estão metendo as caras ali.
            O templo de Sri Gouranga Radha Vrajesvara é o lugar de encontros muito importantes, por exemplo, agora em janeiro do próximo ano será a sede do encontro internacional das Eco Yoga Aldeias da América, onde vão todas as pessoas que estão buscando um estilo mais natural de vida e vão se reunir em Varsana. Antes disso, em dezembro vai ser realizado um kiwa (que significa “o templo do coração da Mãe Terra”), que é um estilo de templo que se originou na tradição ancestral mexicana da qual vão participar povos originários de toda América. É de total importância histórica que os povos da América se reúnam e construam um templo em veneração à Mãe Natureza em Varsana, a 8 metros do templo das nossas amadas Senhorias. Claro, nós apoiamos isto e demos todas as facilidades para que assim fosse, mas não foi nossa decisão, foi a deles.
            Então, devemos nos dar conta que Sri Gouranga Radha Vrajesvara estão abrindo outra dimensão para conseguir tocar o coração das pessoas ao redor do mundo, por isso o trabalho de construção do templo é algo fundamental cuja importância ainda não foi compreendida por parte dos próprios devotos de Bogotá e Colômbia, nem sequer pelos nossos promotores de Yoga Inbound que sim são bons, mas que ainda não captaram a valiosidade deste projeto para o processo de Yoga em si. É muito importante porque o objetivo deste Yoga Planetário é demonstrar o processo de desenvolvimento do amor por Deus, o Bhakti Yoga, algo que vai causar muito impacto nas pessoas, vai ajudar a envolver às pessoas no desenvolvimento da consciência, no crescimento espiritual, no compromisso com a Mãe Terra e os animais. É como se todos os olhos fossem se direcionar a Varsana, é de tanto potencial que poderá unir o espírito amoroso para proteger nosso planeta.
            Vocês podem ver algo importante e é que Varsana é um santuário da tradição huisca, um lugar de adoração muito importante inclusive para os povos ancestrais, e a formação de pedras que temos no que hoje é o parque “Krishna, vencedor de obstáculos”, é também de grande importância. É um santuário huisca mesmo. Quando estive na Serra Nevada da Colômbia e conheci os santuários dos Arhuacos, compreendi que nosso espaço em Varsana era realmente um lugar muito importante e confirmaram os mamos e os avós huiscas, pois um lugar de oração, de invocação e pagamentos, sempre é um lugar especial.
            Por isso, o fato de por a história de Gopa Kumar como uma oferenda artística à Mãe Terra feita por um grupo de sinceros e maravilhosos artistas é algo muito especial. Artistas do tamanho de Vraja Mohan prabhu, Yadu Kumar, a mãe Radha Vilasini e muitos outros de muita capacidade. Um grupo de verdadeiros artistas de categoria espetacular que nem sei de onde apareceram, mas foram enviados por Krishna, são de verdadeiro nível e qualidade. Com tudo isso, podem ver que trata-se de um projeto muito especial.
            Claro, a Missão Vrinda não está só na Colômbia, temos centros na Itália, na Alemanha, na Espanha, até aqui na Índia com Paramahamsa Maharaj, mas em Varsana está o centro da nossa Missão e lá há lugares de máxima importância como o Samadhi de Srila Harijan Maharaj e tantos lugares históricos que marcam a nossa família.
            Hoje, neste recinto sagrado de Vrinda Kunja em Vrindavan, me senti inspirado para convidá-los a serem parte do lindo projeto de oferecer um templo a Gouranga Radha Vrajesvara. Na verdade, eu não sou muito de construir grandes templos, eu gosto de construir santuários para a Mãe Natureza, construir comunidades, construir atmosferas agradáveis e não residências. Eu gosto dos templos nas casas grandes velhas com pátios e jardins onde podemos cultivar e fazer uma linda comunidade. Mar, no final das contas, o lugar onde os devotos cantam o Maha Mantra e escutam o Srimad Bhagavatam jáé um templo, sem importar se for uma garagem ou qualquer coisa, um santuário é um lugar onde se realiza sadhana. Assim também, o templo de Gouranga Radha Vrajesvara é um lugar de sadhana, onde Nitya Kirtan prabhu está protegendo o Yoga Monastério, um santuário de qualidade humana.
            De Vrinda Kunja a Varsana queremos mandar esta mensagem para nos inspirarmos na maravilha que os devotos estão fazendo lá. Varsana é o nome do lugar onde vivia Srimati Radharani, então, só o fato de pensar que nosso templo principal tem este nome, já transforma o coração de qualquer um. Eu convido a cada um de vocês que está lendo esta mensagem para que se ponha a pensar na maneira que quer participar do projeto de Yoga Planetário em Varsana. Pessoalmente, garanto que todas as doações que mandarem para isso será manejada cuidadosa e transparentemente. Esta não é uma metodologia para coletar fundos senão que é um esforço para unir nossos corações em torno de uma linda causa.
            Varsana tem muito tempo de vida e no próximo ano vamos celebrar o 30º aniversário da nossa Família Vrinda, a que nasceu em Varsana com a aparição de Suas Senhorias Gouranga Radha Vrajesvara. Isto é o que quis compartilhar com vocês. Vocês podem participar de muitas maneiras, inclusive difundindo esta própria mensagem, desta forma, já se concentra a energia para que possamos terminar esta oferenda. Isso seria algo muito belo e maravilhoso que vai te deixar muito feliz, porque vai te conectar com algo que realmente vale a pena. Há algo que não se pode esquecer e é que a opulência de Gouranga Radha Vrajesvara está em todos os lugares onde vocês levam o Santo Nome de Krishna, não está só em Granada – Cundinamarca, senão que em qualquer canto do planeta até onde chega a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu. A opulência de Gouranga Radha Vrajesvara são vocês e a mensagem que estão pregando em Connecticut, em Santa Catarina, em Mallorca ou onde seja que o Senhor Krishna os tenha enviado, seja como brahmacaris, grihastas, vanaprasthas ou sannyasis, a única coisa que importa é estar conectado com Gouranga Radha Vrajesvara e com o lugar onde Krishna se manifestou para nós, isto é difícil de entender mesmo para mim, mas a Sri Krishna nós não podemos entender, só podemos admirar, adorar e se fascinar por Ele.
            Meus queridos, o projeto de Gouranga Radha Vrajesvara é um pouco lento, pois são muitos detalhes para cobrir. Praticamente o que nos falta terminar são as seguintes coisas:
- Terminar o chão de todo o planetário, que é uma área muito grande;
- Terminar 16 altares secundários que marcam a viagem de Gopa Kumar e são um ensinamento e uma meditação sobre a Consciência de Krishna. Cada um destes altares tem frente e verso;
- Terminar o truly principal e com isto o altar principal. Atualmente está em uma etapa inicial, mas já tem 1,60 metros que é um grande início. Prabhu Vijay e Prabhu Bhakta que estão construindo lá são devotos muito dedicados com capacidade especial para isso, têm sido muito valentes em levar adiante este projeto;
- Terminar o trabalho dos tetos de cada truly. Pensamos muito em diferentes opções para estes tetos, ainda não há algo definido, mas recentemente encomendamos uns materiais para provar. Algo um pouco moderno, mas que vamos decorar muito bonito;
- Terminar a cobertura da área completa do Planetário;
- Fazer trabalhos de jardinagem em toda a área ao redor;
- Organizar a área de estacionamento e recepção.

Isso é mais ou menos o que falta para fazer, é muito trabalho, mas nossa forma de construir tem sido como “uma oficina de arte viva”, portanto, qualquer pessoa que quiser visitar pode ver o Planetário e também o trabalho que os próprios artistas estão fazendo. Não queremos que seja um lugar de construção, senão que uma oficina artística grande onde podem ver aos artistas em ação. Por isso estão todos convidados, do México até a Terra do Fogo a participar desta linda oferenda. Nós estamos guardando todos os registros daqueles que participam, seja de forma pessoal ou representando a seus Yatras. Um plano divino tão bonito, um plano de Krishna.
Hoje, de Vrinda Kunja, queria compartilhar com vocês este desejo de que este projeto se faça vibrar a toda nossa família, em cada canto, com a alegria maior da vida. Assim como hoje estamos com tanta alegria fazendo um Braj Mandal Parikrama internacional que este ano tem sido totalmente abençoado porque muitos devotos têm conseguido tickets econômicos e puderam chegar aqui. Isso foi uma grande misericórdia. Todo mundo fala da crise por aqui e por ali, mas com crise e tudo, temos mais de 70 pessoas na Índia fazendo parikrama. Assim são os planos de Krishna. A única crise que temos é a de perder o desejo de servir e perder o desejo de cantar Hare Krishna, essa sim é uma crise de verdade. O resto das crises do mundo são aproveitáveis pelo departamento de “não há mal que por bem não venha”. Assim, esperamos que vocês se animem, estão convidados a Varsana, se quiserem passar por lá e dar um mãozinha, temos grupos de voluntários organizados pelo Prabhu Askalita semanalmente.
Muito obrigado a todos vocês por compartilhar estas palavras de hoje.
Deixo todo meu afeto de Sri Vrindavan Dham.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário