domingo, 20 de outubro de 2013

A vida sem a associação dos devotos é muito terrível




A vida sem a associação dos devotos é muito terrível



“A associação com os devotos é tão preciosa que nos permite recordar diariamente que é a vida mais linda que poderíamos ter desejado. A associação com os devotos nos mantém no caminho correto, sem a associação e a misericórdia de servi-los, a vida não é muito feliz.”



            Muito queridos devotos. Acabamos de terminar um tour por uma boa parte da Missão Vrinda, da Europa e da América do Sul. Primeiro quero deixar uma coisa muito clara: estou muito agradecido por todas estas amáveis atenções que têm os devotos, seus grandes esforços em difundir a Consciência de Krishna das mais diversas maneiras e também me sinto muito feliz em ver como eles cuidam de nossos programas, das visitas que chegam ao templo ou como se esforçam em organizar tantos diferentes aspectos e progressos da Missão. Isto tem sido uma experiência maravilhosa, já que no final deste tour 2013 celebramos juntos meus 60 anos neste planeta.
            Gostaria de fazer uma reflexão muito especial, especialmente sobre o tema da associação com os devotos. A associação com os devotos é tão preciosa que nos permite recordar diariamente que é a vida mais linda que poderíamos ter desejado. A associação com os devotos nos mantém no caminho correto, sem a associação e a misericórdia de servi-los, a vida não é muito feliz. A essa altura, eu considero que a vida sem os devotos é insuportável. Algo assim foi dito por Ramananda Roy, que a vida sem a associação dos devotos é muito terrível. Eles nos permitem ter sempre a chance de lembrar o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita e todas as mensagens espirituais.
            As mensagens das sagradas escrituras vêm diretamente do mundo espiritual, assim como existem imagens que são como janelas do mundo espiritual, da mesma forma as mensagens que entram na categoria de “revelações” são transmissões místicas do mundo espiritual. Tudo isso se manifesta quando há uma intenção honesta de servir. Quando se quer servir a Krishna, acontecem essas transmissões transparentes, mesmo sendo muito pouco merecedor e qualificado, quando se quer entregar a mensagem de Krishna, Ele aparece e inspira o devoto a dizer coisas que são iluminadoras sobre o Senhor Supremo e o Seu movimento de sankirtan.
            Estou feliz de volta à Índia, na Terra Sagrada, continuando os projetos da limpeza de Vrindavan, para isso, trajei uma equipe de artistas e pintores com a finalidade de fazer muitos projetos artísticos. Sempre e quando Krishna quiser, Ele se manifesta de uma forma de muita misericórdia, porque Ele quer que vamos à Sua morada. Ele está interessado nisto, nos convidou e nos instruiu de como chegar lá, Ele mandou Seus devotos a nos resgatar, Ele manifesta Seu Dham neste mundo para que sintamos atração em estar com Ele e para isso também nos dá diferentes serviços. Ao mesmo tempo, agora que estive no Eco Yoga Park, em Coroico ou Eka Chakra, em Varsana ou Vrindavan Jardins Ecológicos, eu também me senti em Vrindavan. Não sinto que falte algo lá, são lugares maravilhosos e quando vejo aos belos devotos que estão servindo lá, me sinto bem-aventurado, mesmo que estejamos ainda lutando com a mente. É uma alegria ver aos devotos que estão fazendo planos para pregar a Consciência de Krishna, como por exemplo, a madre Gopala que pôs energia para Govindas Jardins Ecológicos em Plamponita. Igualmente pensando na Costa, nesta terra que doaram para a Universidade da Sabedoria Ancestral o p. Kirtan, a m. Vrinda, o p. Jagannath e a m. Radha Damodar.
            Assim mesmo, penso no p. Uddhava e sua esposa Priya Nama que transformaram o centro de Barranquilha em um centro dinâmico da Consciência de Krishna. Claro, todo o movimento da misericórdia de Krishna é por misericórdia de Krishna. Não devo pensar que é meu, mas também a misericórdia se manifesta quando se propõe. Também penso em Maha em Bogotá, no templo de Cali em Medellin, em Bello Mandir, tudo é absolutamente uma surpresa de amor, muitíssimo amor que os devotos estão pondo nos diferentes programas, em suas revistas, no Eco Yoga Festival, nas publicações como aquela surpresa que vamos dar amanhã, a surpresa para Vrindavan. E assim, todos os projetos que os devotos trabalham, que são muitos, porque queremos servir bastante, queremos preparar e dar às pessoas  todas as coisas bonitas que recebemos. Da mesma forma, Vrindavan na Índia ou onde seja que os devotos se reúnam  é uma só coisa. Se nós quisermos pensar mais em Krishna, Ele vai nos iluminar de mais formas, assim como sempre fez e sempre fará. Para qualquer pessoa que queira entregar Krishna Bhakti (devoção a Krishna), Krishna faz todos os arranjos para que isso seja possível. Assim, Krishna manifesta as formas nas quais podemos estar associados com Seus devotos.
            A associação dos devotos é a forma menos esperada de misericórdia. Tão bonitas como o programa de Ashram Maharaj em Concepción ou no centro de Florianópolis no Brasil. Aqui há uns devotos que acabam de me surpreender com um centro em Villarrica, um dos lugares mais bonitos do Chile. Claro, não se sabe o que se tem até perder, e nós sempre caímos neste conto pensando que a grama do lado é mais verde, pensamos que há melhor prasadam do outro lado, etc., mas não é realmente assim.
            Eu mando dizer a todos os devotos que não fiquem tristes se não puderem estar em Vrindavan agora e que muito rápido continuaremos com o tour de pregação, pois enquanto este corpo estiver vivo, continuarei com o exemplo dos meus gurus de pregar todo o tempo. Só peço que tenham paciência comigo se eu não puder estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois os projetos continuam crescendo e o tempo é o mesmo, por isso para estar no caminho, às vezes tenho que modificar um pouco a forma e o processo de como visitá-los, como por exemplo, que os devotos se reúnam em um lugar e assim não tenho que ir a todas as cidades, mesmo que eu goste de visitar aos devotos em todos os cantos, mas nem sempre consigo.
            Acabei de estar em Córdoba e antes disso estive no Uruguai vendo todas as coisas bonitas que estão fazendo. Assim, em todos os lugares os devotos estão fazendo coisas muito bonitas. Agora temos um novo sannyasi que vai visitar os templos do Paraguai e da Bolívia. Krishna nos tem muitas surpresas.
            Por outro lado, quando não estou viajando estamos fazendo trabalho para vocês, para todos os templos e assim mandar notícias constantemente, como o Chat de agora que estamos mandando do Jardim de Radha Gopinath que acabamos de limpar. Um lugar onde antes havia só pedras e agora está completamente verde e belo. Assim, peço que tenham paciência com este velhinho que está viajando com o prazer do seu coração para visitá-los, mas se eu não puder chegar a todos os lugares, que não fiquem bravos porque isso me dói  Claro, Prabhupada solucionou este problema muito facilmente, ele disse que iria aos templos onde mais livros se distribuíssem. Assim, começou o espírito de maratona e de fato neste tempo ganhamos a maratona de dezembro de 1976 com a maior literatura distribuída; uma maravilhosa experiência. Nesse tempo, Prabhupada já havia ido, mas nessas competições transcendentais, ganhamos inclusive do grupo dos EUA, mas o Brasil Yatra nasceu com entusiasmo neste ano. Foi muito lindo. Claro, eu não quero fazer uma competição que faça alguém triste, mas quanto mais coisas bonitas os devotos fizerem, vou querer correr para visitá-los, também gostaria de ir aos lugares onde as coisas estejam menos desenvolvidas para que cresçam.

srithivite ache yata nagaradi-grama
sarvatra pracara haibe mora nama

“Que o Santo Nome de Krishna chegue a cada aldeia e cidade.”

            Essa é uma tarefa que Srila Prabhupada deu a todos seus discípulos e que eu também transmiti incluindo que você tenha a possibilidade de abrir um templo onde quiser, mas não tem o direito de fechar nenhum. Assim, temos o compromisso de abrir muitos centros para Krishna e lutar para mantê-los. Por isso fiquei muito feliz com o plano do Goura Sundar e da madre Laksmi de abrir um templo em Baños ou Puyo, lugares onde já haviam centros, mas se fecharam por diferentes razões. Tudo o que se faça neste sentido é uma misericórdia especial de Krishna. A aqueles que não podemos visitar constantemente, pedimos que nos perdoem e que tratem de se manter conectados com estas mensagens e com todos os projetos a nível regional, os chaski fests, as páginas Vrinda, os serviços às comunidades ancestrais e ecologistas, tudo isso não é mais que um serviço para a alegria de todas as pessoas e de vocês mesmos, pois não tenho nenhum outro objetivo do que satisfazer os devotos de Krishna.
            - O que precisamos são suas bênçãos na forma de fazer o melhor esforço para seu serviço e não se deixar derrotar nunca por Maya. Quando Maya quiser incomodar, se associe com os devotos entusiastas e tudo será melhor, porque onde está Krishna, a escuridão da ignorância não pode se manifestar:

krsna surya-sama maya haya andhakara

“Krishna é como o Sol e Maya como a escuridão.”

            Com estas palavras me despeço de vocês do lindo jardim de Radha Gopinath. Pela graça de Srila Prabhupada temos o acesso a Sri Vrindavan Dham e à adoração da deidade. Oramos para que eles se mantenham sempre em nossas lembranças, pois quando oramos meditando em Sri Vrindavan Dham, estamos em Vrindavan.
            Agradeço a cada um de vocês que vieram até aqui com grande esforço para estarmos juntos durante meses, e também a todos os que estão no Ocidente lutando para manter pequenas Vrindavan que nos salvam da escuridão deste mundo.
            Estes dias fizemos duas meditações para Kartik, uma é a pergunta: “Quem é Srila Prabhupada para você?” e a outra pergunta é: “O que está pronto para abandonar com o objetivo de alcançar a posição divina de poder satisfazer ao Senhor Caitanya e Seus associados?” – podem meditar nelas e respondê-las. Este mês é um período de muita meditação e introspecção.
            Deixo todo o meu afeto daqui.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário