domingo, 15 de setembro de 2013

Srimati Radharani



Srimati Radharani






“Hoje venho a implorar Tua salvação, pois sou o mais caído, o mais desviado, o mais perdido de todas as almas que existem, mas escutei sobre Tua bondade, Teu carinho e Tua morada, e é aí onde quero servir. Estou doente do mundo material e suas divergências, cansado dos egos falsos, da luxúria e da cobiça que nos penetram sem limites como se fosse um polvo com milhares de tentáculos que tenta nos tirar a essência do amor infinito.”




Meus muito queridos devotos, recebam todo meu afeto da Nova Vrindavan, Argentina. Aqui estamos muito felizes celebrando o dia de Radhastami aos pés de Gouranga Radha Madan-Mohan.

tapta kancana gourangi
radhe vrindavanesvari
vrisabhanu-sute devi
pranamani hari-priye

“Ofereço minhas reverências a Srimati Radharani cuja aparência é de ouro fundido e que é a Rainha de Vrindavan. Tu és a filha do Rei Vrisabhanu e és muito querida para Sri Krishna.”

Neste dia tão auspicioso de seu aparecimento a esta terra, eu peço uma misericórdia muito especial para minha alma e para todos aqueles que estão conosco celebrando Radhastami. Especialmente para aqueles que estão sofrendo, que sofrem com alguma doença diversa ou talvez já esteja desesperado porque não tem muita esperança de serviço com este corpo aos Seus Pés de Lótus.
Srimati Radharani, Você é a doce e eterna companheira de Krishna em Seus passatempos de Vrindavana, é conhecida como a doadora da Infinita Misericórdia, por isso me aproximo aos Teus Pés de Lótus com todo o meu coração neste dia e peço por todos aqueles que precisam de Tua força, para que estes compreendam Seu doce convite.
Você é tão apaixonada pelo travesso Senhor Krishna, o Rei de Vraja, que aparece como o eterno Gopala que cuida das vacas de Nanda Maharaj e da Mãe Yashoda. Você é quem O conquistou, a Ele, O Senhor Infinito do coração, que apareceu como um menino em Seus lindos passatempos em Vraja. Você é Sua eterna associada de Goloka Vrindavan, que veio para fazer os Pés de Lótus de Sri Krishna acessíveis a todos. Se não fosse por Tua misericórdia, Sri Caitanya Mahaprabhu não teria aparecido difundindo os Santos Nomes por todos os cantos do planeta. Se não fosse por Ti, ninguém saberia que Krishna é o Infinito Encantador de todas as almas, que tem cativadas as vraja-gopis para que saiam correndo de suas casas para se reunirem com Ele em Seva-Kuñja sob a árvore de Vamsi-Vata quando o Senhor tocava Sua flauta; a este lugar, eu também anseio ir. Permita-me Te seguir e servir na capacidade que Você disponibilizar. Não tenho qualificações, exigências nem direito algum, apenas suplico e suplico que me leve a Vrindavan, à Terra do Amor. Leva-me aos Teus Pés de Lótus para servir a Ti e ao Teu Senhor.
Você e Seu grupo são as mais milagrosas servas, até o ponto que declarou que Krishna é Teu. Isto é algo incrível que temos escutado e é porque Você sabe servir a Krishna como ninguém mais. Krishna é completamente cativado por Tua doçura, assim, eu aspiro Te servir.
Há tantos rasas: Santa-rasa, da neutralidade; Dasya-rasa, de serviço ao Infinito Senhor; Sakhya-rasa, de absorção na amizade dos lindos passatempos do nosso Senhor; Vatsalya-rasa, o amor dos pais de Krishna ou dos mais velhos que se preocupam com o Senhor como se fosse o Pequeno dependente da misericórdia deles, que tem que fazer algo para protegê-Lo; e o Teu próprio rasa, o maha-rasa, o maha-bhava, o maha-prema, que tem cativado Teu coração a ponto que Krishna mesmo Se sente completamente endividado que anseia Tua associação e busca colocar Teus Pés de Lótus sobre Sua cabeça. Quem poderia compreender algo tão terno e impressionante?
Hoje, no dia de Tua aparição, temos a fortuna de meditar na tal misericórdia Tua. Por favor, aceite a este servo, a este caído, a esta alma sem esperança... Imploro por Tua infinita misericórdia para que mostre Tua disposição aos mais caídos. Hoje venho a implorar Tua salvação, pois sou o mais caído, o mais desviado, o mais perdido de todas as almas que existem, mas escutei sobre Tua bondade, Teu carinho e Tua morada, e é aí onde quero servir. Estou doente do mundo material e suas divergências, cansado dos egos falsos, da luxúria e da cobiça que nos penetram sem limites como se fosse um polvo com milhares de tentáculos que tenta nos tirar a essência do amor infinito.
Radharani, Você é minha esperança, a mais bela, Você é a fonte de todas as Devis: Sraddha Devi, Gayatri Devi, Bhumi Devi, Sarasvati Devi, Laksmi Devi... Todas elas emanam de Ti e se manifestam para cuidar do mundo em diferentes aspectos e Você nos convida à Tua eterna morada, o lugar mais elevado onde só pode ingressar pela fé. Sou tão audaz que hoje me dirijo a Ti com a ambição de querer ser Teu servo eterno. Ó, Radhe, por favor, não rejeite esta solicitação, e se tenho que me preparar outros milhões de vida para poder me qualificar e algum dia chegar a isto, é minha única opção. Essa é a minha súplica.
Depois de ter avaliado e comparado todas as opções da minha existência, conclui que só em Tuas mãos e nas mãos que foram autorizadas por Ti, posso ter uma vida digna onde posso ter alguma utilidade no plano divino de distribuir o néctar do bhakti a este mundo, cuidando dos demais.
Srimati Radharani, hoje venho suplicar que meu coração possa se manter apegado aos Teus Pés de Lótus e que, enquanto meus braços e minhas pernas sejam capazes de se moverem, se ocupem junto com a mente e a inteligência em Teu serviço exclusivamente, que a difusão de Tua mensagem seja minha única meta e orientação; esse é o meu anseio. Eu escutei do meu mestre espiritual, Srila Prabhupada, que para isso poder se cumprir, devemos participar do Teu movimento de Sankirtan, o movimento que expande Tua generosidade a todos os irmãos e irmãs que ainda não conhecem esta maravilha que Você mesma veio anunciar.
Realmente, Sri Vrindavan decorada por Vrinda Devi, Tua expansão, é o santuário mais precioso e cristalino, muito além da nossa imaginação. Lá decorrem os passatempos dirigidos por Tua expansão de Yoga Maya. Eu Te peço, Vrindavanesvari, Radhe, Vrisabhanu-nandini, Radhe... Por favor, me leve em consideração, se precisar de algo, me permita ser parte de Tua missão.
Você Se faz acessível a nós, especialmente quando aparece junto a Krishna na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu, permitindo saber de Ti graças a Sri Nityananda prabhu, o mestre espiritual original. Eu sei que meus eternos guardiões, meus Gurudevas, estão eternamente ocupados servindo Teus planos divinos e eu queria estar no serviço deles para Ti, em Tua morada, o lugar dos infinitos e doces passatempos, onde Sri Krishna e Você mesma Se encontram e competem para se darem proeminência um ao outro, servindo tão atenta e desinteressadamente que o mundo inteiro se choca ao escutar da ternura que emana de Vocês.
Realmente, para o Senhor Supremo, o dia de Tua aparição é o mais importante, assim como para Ti, o dia mais importante é Janmastami. Assim, peço que sempre Se mantenha pendente com a gente, pois tendemos a ser esquecidos e cativados várias vezes pela nossa identificação com o corpo material ou pelos egos, até o ponto que esquecemos que só Você é o refúgio digno que é capaz de nos guiar. Às vezes estamos tão distraídos que pensamos em outras soluções e atividades devido às confusões que persistem em nossa existência. Entrego minha vida a Ti e rogo para que tudo o que eu fizer, deste momento em diante, seja para Tua plena satisfação. E se por alguma razão eu não me mantiver nesta linha, por favor, me ponha de novo em meu lugar para que eu não possa dar um passo fora do Teu terno convite.
Jay, Sri Radharani, me ajude! Eu sei que em Teu dia a Tua misericórdia se faz especialmente disponível, por isso oro a Ti, para compartilhar com todos aqueles necessitados, para que eles possam entender tudo isso. Pois, enquanto eu sigo acreditando que sou este corpo material e que aqui tudo se acaba, não vou conseguir entender nada desta oração. Sim, por Tua misericórdia posso entender que existe um mundo de amor onde Radha e Krishna jogam eternamente em Seus doces lilas e que todos estamos convidados a abandonar nosso egoísmo e ir até aí. Se eu puder ter essa fé, poderei encher meu coração de alegria e esperança, pois Você disponibilizou a todos nós e por meio do canto de Teus Santos Nomes, já estamos em contato com Tua infinita bondade.
Ó, Radhe, que Se manifesta na palavra Hare, que é gupta, Tua presença divina escondida que sempre quer satisfazer ao Senhor Supremo e assim o Senhor mesmo pôs Teu sagrado nome no início do “grande mantra”, ou maha mantra, o prema-mantra: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Assim, o Senhor Krishna, quem quer Te satisfazer, sempre dança conTigo dando as voltas do maha-rasa, a dança do amor ilimitado, executando este lila no coração dos Seus devotos.
Dessa maneira, Krishna é completamente cativado por Ti, Krishna aspira ser Teu escravo, Ele quer fazer o que Você quiser, e Você quer fazer o que Ele quiser, assim é o amor espiritual. Assim, Ele, o Senhor do critério divino supremo, o Controlador Supremo, está rendido ao Teu próprio critério; isso é acintya, inconcebível. Um em dois, eternamente divididos em Seus passatempos e unidos na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu, quem convida todas as almas para Sua eterna morada.
Por isso, meus queridos, eu peço que fixem suas mentes em Radha e Krishna em Vrindavan ou em Sri Caitanya Mahaprabhu quando leva a mensagem de amor pelo mundo inteiro. Fixem e amarrem suas mentes aí enquanto veem a ternura com a qual eles se associam, inclusive quando estão em divergências espirituais, as quais enchem de cor Goloka Vrindavan com as diferentes manifestações de melosidades, sempre para aumentar o prema e provar o amor que satura o coração dos nossos Divinos Senhores em máximo grau. Assim, eles inclusive estão dispostos a compartilhar este amor com a gente, por isso nos entregaram o maha-mantra e enviaram Seus devotos puros para que levem a mensagem de amor ao mundo inteiro.
Assim, devemos repetir esta mensagem e levá-la a todo mundo, aos desamparados e aflitos, quem não tem ideia do que pode obter se cantar o Santo Nome do Senhor e se refugiar na associação dos devotos, a eles, que anseiam servir eternamente, que vão fazer acessíveis todos os segredos transcendentais. Eu suplico com todo coração e humildade que se apeguem a Krishna, a Radha, ao serviço devocional, se apeguem para que cada minuto e segundo seja aproveitado para se conectar com Eles, porque a qualquer momento temos que deixar este corpo material, mas a morte é secundária, não existe, em troca, a conexão eterna com o Infinito Controlador sim existe e este é Krishna. Quem não compreende isso ou que O considera como fantasia ou mito, está equivocado, porque a mesma misericórdia de Sri Radha, como a Mãe Terra ou Sraddha Devi (a sustentadora da nossa fé neste caminho), comprova que Tua misericórdia não tem limitações e que mesmo estando longe de Ti, afastados na existência material, sempre fica de olho em nós e faz voltarmos para casa, de volta à nossa posição constitucional. Por isso, o fato de não levar em conta a Srimati Radharani e Sua eminente posição, pode ser considerado um ato de indiferença violenta contra nossa própria mãe. Assim, eu falo de coração com toda honestidade para que aprendam a chorar pela misericórdia de Sri Vrindavanesvari, Radhe, Radhe, Radhe...
Jay, Sri Radhe, está me escutando e eu suplicando, chorando por Tua misericórdia, permita que esta vida humana que me presenteou não seja desaproveitada de alguma forma tonta e distraída, permita que este momento eu possa me conectar conTigo para sempre, para não ter que nascer mais separado de Ti em diferentes níveis de ignorância. Eu quero estar onde Você quiser, de forma incondicional e ir a Vrindavan por Tua graça, a Vrindavan onde está Govardhan, Yamuna, Sanketvan, Nanda Gram, Varsana, Prema Sarovar, lugares de infinitos passatempos... Keshi ghata, Vamsi-vat, Imlitala, Madan-Mohan, onde Srila Sanatan Goswami conduziu seu bhajan aos Pés do seu Senhor, a essa Terra Sagrada, o santuário da alma, Vrindavan, a esse lugar que quero chegar para fazer serviço. Aí quero estar ocupado em Teu serviço, em Teus projetos, seja o que for, pois tudo o que Você planeja é perfeito.
Ó, Radhe, servir a Teus devotos é como servir a Você mesma, pois os devotos são Teus representantes fidedignos. Estou muito agradecido e infinitamente endividado e desejoso que todos possamos chegar a esta divina morada para conhecermos todos os planos da Casal Divino. Somos completamente dEles. Jay, Sri Radhe, Jay, Sri Radhe, Jay, Sri Radhe!
E o que significa realmente amar a Radharani? Pois todos os dias falamos sobre Radha e Krishna e cantamos Suas glórias. O mais importante e interessante é que vejamos a Sri Radha ativa através dos Seus bhaktas, porque ninguém pode ser um bhakta de Krishna se não for tocado por Radharani, por Sraddha-devi, algo fizera a Radharani que permitira alguém se converter em um bhakta de Krishna.
Se cantar Hare Kishna é porque foi tocado por Srimati Radharani. Ninguém canta a Krishna sem a permissão dEla, mas olhe, não pode abusar disso, pois pode chegar a ser castigado a ponto de perder o benefício de cantar o Maha-mantra se não aproveitar isso. Você pode decidir se faz muito serviço, pouco serviço ou quase nada de serviço, isso é da tua conta, mas algo é claro: um mau pensamento ou uma crítica a um devoto de Radha-Krishna é a pior coisa que alguém pode fazer. Nós falamos sobre contra o consumo da carne dos animais e mostramos a todos que isso é muito mau, mas criticar um vaishnava, cometer vaishnava-aparadha, é como comer carne de vaishnava, algo terrível. É algo que devemos evitar sob qualquer circunstância, pois não vamos obter nenhum benefício com isso, pelo contrário.
Claro, eu não falo que o pai não possa corrigir seu filho quando este estiver fazendo algo errado, mas se mesmo o pai não for capaz de instruir seu filho de maneira adequada, o próprio filho vai se afastar. Eu me refiro à crítica, pois manter mesmo que um mau pensamento a respeito de um vaishnava, não vale a pena, mesmo se eles fizerem coisas que a gente não entenda. O que te importa isso? Se um vaishnava pensar que o seu atuar tem justificativa, deixe assim, pois se o seu critério estiver correto, eles ganham, e se estiver equivocado, seguramente estará aprendendo algo sob a supervisão do próprio Senhor, porque na Consciência de Krishna a pessoa só ganha, nunca perde.
E o mais importante que quero pedir nesta meditação de hoje, é que façam a promessa a Radharani de nunca pensar mal de nenhum devoto, muito menos falar mal de um devoto, pior ainda tratar mal a um devoto. Essa é a tendência de ficar com raiva, criticar, se separar com o mundo, mas é um raciocínio sem sentido, um é o problema, mas quer se separar dos demais. Como Srila Sridhar Maharaj disse: “O meio é perfeito, é um o problema”, diga: “Eu, eu sou o problema, não os demais”, diga: “Eu!”, e a aí é onde começa a vida espiritual que se trata de corrigir a este “eu” e deixar o resto tranquilo sem criticar aos demais, pois os vaishnavas sabem o que têm que fazer. Inclusive acontece a nós mesmos que muitas vezes aprendemos cometendo erros. Por que então criticamos os erros dos outros? Se tomarem isto de frente, nunca mais terão problema com ninguém. Isto é aplicável a todos os devotos, deixemos a todos seres felizes e Haribol, e assim lutar para nos qualificarmos para sermos servos de Srimati Radharani!
Com estas palavras me despeço por hoje desejando com todo meu coração que tenham um muito lindo dia e que meditem profundamente nas palavras de hoje. Graças a Srila Prabhupada por nos permitir celebrar mais um Radhastami. Meu afeto para todos vocês!
Jay Sri Radhe!
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
           Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário