domingo, 25 de agosto de 2013

Visnu Priya Ashram




Visnu Priya Ashram




“Ela é guardiã por natureza, cautelosa e constante, por isso são comparadas a Deusa da Fortuna, porque são repletas de qualidades. Assim, um Vishnu Priya Ashram é o refúgio das vaisnavis a serviço de Srimati Radharani, são lugares de proteção às mulheres, às mães e às jovens – proteção das mulheres pelas mulheres.”


            Meus muito queridos devotos, aceitem todo o meu afeto diretamente da Guatemala. Hoje quero falar do Vishnu Priya Ashram e da bela oportunidade que todos temos de nos convertermos em Vaisnavas ou Vaisnavis.
            A condição ilusória a qual nos encontramos faz com que oscilemos entre boas e más ações todo o tempo, homens podem atuar de maneira positiva ou negativa e da mesma maneira as mulheres. Vaisnava e Vaisnavi são sinônimos de santo e santa, uma pessoa que tenta ou se esforça para ser um Vaisnava ou uma Vaisnavi está no caminho da santidade. Claro, um Vaisnava ou Vaisnavi verdadeiro nunca se considera vaisnava, veem a si mesmos como “não vaisnavas” e os demais como vaisnavas. Um verdadeiro devoto deve pensar: “Não sou um vaisnava”, e uma verdadeira devota pensa: “Não sou uma vaisnavi.” Se eu pensar que os demais não são vaisnavas, me torno ofensivo, e se eu pensar que sou um vaisnava, então realmente enlouqueci. Esse é o segredo do êxito: ver a todos como vaisnavas, porém, não me ver como um vaisnava. Essa é a mentalidade vaisnava correta, humilde e respeitosa.
            Agora, quero me referir especificamente às vaisnavis, mas não me refiro somente à forma que os homens devem ver as mulheres, senão em como os homens devem ver e apreciar as vaisnavis, e mais ainda, em como as devotas devem ver e apreciar as outras vaisnavis e ao Visnu Priya Ashram, o lugar das vaisnavis.
A lição número um nesse ponto é:
- Todas as mulheres pertencem ao Vishnu Priya Ashram, ela é parte dele. Cada devota deve se ocupar em ter um vínculo concreto com o Vishnu Priya Ashram. Por quê?  Porque a educação espiritual das mulheres é a base da sociedade. Além disso, algo muito importante é que tanto nossa família como a missão de Mahaprabhu em geral está cheia de madres. Inclusive se fizermos uma contagem nesse momento, podemos ver que existem mais madres do que devotos nessa sala. Imagine! Isso não era assim no início da nossa Missão. Na verdade, o fato de que haja mais homens ou mulheres não é o fato principal, o importante é entender que as mulheres são madres, são vaisnavis, e as vaisnavis são a “arma secreta” de Srimati Radharani. “Arma secreta” significa que elas são as melhores pregadoras e moralizadoras, as madres podem manter o padrão da cultura védica, pois a mulher vaisnavi é também uma representante da Mãe Terra, é a base da religiosidade.
            As mulheres são muito mais inclinadas à religiosidade do que os homens. Assim que uma mulher tem um filho, nela floresce todos seus potenciais de proteção e conservação, porque um filho não é um capricho, um filho significa uma responsabilidade para cuidar com todos os detalhes. Se levarmos ao plano de pregação, cada nova alma que chega ao templo, cada novo bhakta é como um filho que temos de cuidar e o mesmo cuidado que os novos bhaktas precisam, também precisam as deidades, a administração do templo, o Lakshmi de Krishna, etc. Tudo isso pertence a Srimati Radharani em seu serviço a Sri Krishna.
Quem cuida das crianças vaisnavas, que são o futuro da sociedade, também são as mães, por isso as crianças crescem do ventre das mães e não dos braços dos homens. Deus sabe como organizar as coisas. O desenho de Deus é perfeito, não precisamos corrigir, mesmo hoje em dia que o ser humano enlouqueceu tanto que pensa poder fazê-lo.
Então, pensem um pouco e analisem a posição da mulher:
– Ela é guardiã por natureza, cautelosa e constante, por isso são comparadas a Deusa da Fortuna, porque são repletas de qualidades. Assim, um Visnu Priya Ashram é o refúgio das vaisnavis a serviço de Srimati Radharani, são lugares de proteção às mulheres, às mães e às jovens – proteção das mulheres pelas mulheres. As mulheres devem ser protegidas, porém, nunca se sentir independentes, isso é contra sua natureza e psicologia, por isso a função dos homens é se tornarem guardiões das mulheres e quando não existir um homem cumprindo essa função, uma madre mais velha deve tomar a responsabilidade de cuidar das outras madres. Em uma família espiritual também está o Guru e os sannyasis que apoiam, que são os protetores de todos, tanto dos homens como das mulheres. Sem dúvidas, as mulheres precisam de guias para sua vida, e para isso não há nada melhor do que outra madre que possa proteger se não houver um esposo que o faça.
Um Visnu Priya Ashram é o lugar de máxima proteção para mulheres e crianças. Por isso, nossa família espiritual deve ser muito consciente em apoiar sempre os Visnu Priya Ashrams, nossas filhas, irmãs e madres que nunca devem se sentir abandonadas. A realidade da vida espiritual é que somos servos, e diante de Krishna todos somos de natureza feminina, Krishna é o único Purusha, todos somos Prakriti.
O corpo masculino ou feminino não é mais que isso: algo temporal. Não importa a classe ou o papel que tenhamos, o que importa é como o desenvolvemos, pois se não utilizarmos de maneira correta, se tornará algo inútil. Então, em nossa família as mulheres são protegidas, nunca são abandonadas, não são independentes e estão habilitadas para fazerem tudo o que esteja ao seu alcance.
O Visnu Priya Ashram é a escola para que as madres se tornem devotas puras, serventes especialistas e protetoras dos valores védicos, da família e da sociedade. Vários dos projetos grandes que estamos realizando estão dirigidos por mulheres da nossa família: a Casa da Sabedoria, a Oidaterapia, a Revolução da Colher, o Pacto Mundial Consciente, em sua maioria são madres que põem as mãos à obra, por isso os devotos devem se qualificar para se tornarem verdadeiros protetores das madres, verdadeiros líderes responsáveis e de valores religiosos profundos, pois sem eles só vão ser guiados por sua própria mente que apenas busca satisfazer os sentidos. Por isso os homens devem se esforçar muito para que sejam pessoas 100% de confiança e cumpram com as madres em toda circunstância.
Um devoto deve lutar para se converter em um excelente devoto e deixar de lado qualquer mesquinhez. Uma devota, uma vaisnavi é alguém muito poderoso, por isso eu comecei os Visnu Priya Ashrams, para incentivá-las a tomarem liderança, a pregarem e a protegerem outras madres. Toda devota está capacitada para estabelecer um novo Vishnu Priya Ashram, fazer programas, pregar, etc. Uma madre deve reconhecer tudo de valioso que recebeu e não se deixar explorar por outros, não se deixar minimizar ou menosprezar. Aí a Consciência de Krishna é mágica, porque pode transformar o karma em qualidade a serviço do Senhor e Seus devotos.
Dignidade de vaisnavi em ação. As madres que foram abandonadas por seus esposos, madres solteiras, etc., não são mais que o sintoma de Kali Yuga e de uma sociedade de sexopatas irresponsáveis. Não deveria existir mulheres desprotegidas ou madres solteiras. Sem dúvidas, todas elas podem encontrar refúgio no Visnu Priya Ashram. A capacidade das madres é maravilhosa, quem minimiza isto, não é mais que um machista que não compreende nada. Inclusive em alguns de nossos templos há madres que são presidentes de templo e que fizeram seu serviço muito melhor que todos os devotos que estiveram antes.
A natureza submissa das madres as qualifica para tudo isso, e essa submissão é muito importante no processo espiritual, pois a submissão ao Guru e aos Vaisnavas que faz com que alguém assuma mais responsabilidades em seu serviço, pois uma vida espiritual sem serviço simplesmente não funciona. O Guru não pode estar presente em cada pequeno detalhe, sobretudo quando a família cresce e se expande rapidamente, por isso precisa de líderes de confiança que o ajudem a fazer seu serviço e a proteger a outros; homens e mulheres responsáveis. Assim, uma vaisnavi decide abandonar a vida de uma mulher mundana e em vez de se tornar uma tonta vendo televisão, correndo atrás dos homens ou alguém influenciada pelo consumismo, decide assumir o papel de uma representante e protetora do dharma.
Meus queridos devotos e devotas, este é um convite a uma vida de serviço rendido e sincero, uma vida dedicada ao serviço do Senhor e aos vaisnavas. Por isso estou dando esta conferência no dia de hoje, porque quero que cada um de vocês entenda a importância do Visnu Priya Ashram e se comprometa em apoiar a proteção e o desenvolvimento das vaishnavis. Sem o Visnu Priya Ashram não podemos garantir a proteção das crianças nem a conservação dos valores dharmicos, e todas essas devotas jovens que vivem como brahmacarinis no Vishnu Priya e estão fazendo serviço rendido, mas que também têm aspirações de encontrar um bom devoto para estabelecer uma linda família em serviço a Krishna, só vão conseguir pregando como leoas, pregando e servindo de maneira desinteressada e honesta.
É a inteligência espiritual da mulher e suas qualidades como vaisnavis que permitirão que uma família se mantenha unida e direcionada a Deus. A essência da nossa vida é servir, servir e servir, e assim o Vishnu Priya Ashram é parte da escola para aprender a servir. Devemos nos separar da mentalidade exploradora e egoísta que nos contagia o mundo material e da ilusão e dedica a vida ao serviço.
Quem adora a Krishna se torna alguém muito especial e se faz com o mais profundo do coração, suas imperfeições desaparecerão muito rápido. Por isso, sigamos adiante apreciando os vaisnavas e vaisnavis que aforam a Krishna. Da Guatemala deixo uma saudação muito especial com grande carinho. Estou muito feliz de ver aos devotos pioneiros aqui; pregar e ser pioneiro é algo muito bonito, é o melhor proveito que se pode fazer a este corpo e nascimento humano. Quando eu vejo o trabalho que fez o casal de Rupa Manohar prabhu e madre Parvati na Guatemala, me emociono muito pelo poder e misericórdia que Krishna pode entregar a uma família em Seu serviço. Enquanto isso, eu estou muito feliz que amanhã chego mais uma vez ao meu prabhu Datadesh onde Sri Krishna me permitiu fazer serviço durante estes anos.
Considero que cada dia que posso fazer serviço é um presente extraordinário que Srila Prabhupada me deu na vida. Eu acredito firmemente que a essência deste processo é ser feliz com o que se tem e com as pessoas que te rodeiam, pois só quando aprender a apreciar o que tiver e se sentir feliz com isso, poderá fazer feliz aos outros. Eu realmente me sinto muito feliz no México, agora em Guatemala e amanhã na Colômbia, é uma felicidade única em cada lugar. Peço, meus queridos, que não cambaleiem pelas incongruências que nunca falham. Essa é a felicidade que desejo para todos vocês e é a felicidade que estou experimentando renovadamente nos últimos 40 anos aproximadamente. Claro, também há tristezas no caminho e, sem dúvidas, a maior tristeza é não poder me encontrar com alguns de vocês ou, pior ainda, não saber nem como estão. Srila Prabhupada disse uma vez: “Eu recebo muitas cartas, mas de qualquer maneira me sinto em ansiedade quando não recebo uma carta sua.” Imagine quanta ternura tinha Srila Prabhupada por cada um de nós.
Com essas palavras me despeço por hoje, é meu último dia em Guatemala e há muitas coisas ainda para fazer. Deixo um grande abraço de coração.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Um comentário:

  1. Lindo Chat! Obrigada M.Hladini pelo serviço prestado aos pés de nossos Gurus!
    Jay! Guru Maharaj!Ki!Jay!

    ResponderExcluir