domingo, 1 de setembro de 2013

A inteligência espiritual



A inteligência espiritual





“O tema essencial de tudo isso é que a vida dos seres humanos precisa de um equilíbrio e esse equilíbrio é possível alcançar por meio do desenvolvimento da inteligência espiritual, e que é a espiritualidade que recebemos de nossos mestres que nos permitirá criarmos laços de afeto e amizade entre todos os seres humanos para fazer uma verdadeira aliança de seres conscientes.”



*No final desta conferência, palavras de Guru Maharaj para o dia de Janmastami.


Para começar, quero expressar nossa absoluta dependência da Força Divina Masculina e Feminina conhecida como Sri Radha Govinda e chamada pelos povos nativos da Colômbia como Ati Seinekan e Kaku Serankua. Meus respeitos à Força Divina que nos mantém vivos.
            A inteligência espiritual, o tema da conferência de hoje, é algo muito relativo. A inteligência racional, que é tão buscada pelas universidades, tem sido um grande descobrimento, mas, hoje em dia, meus queridos amigos, podemos nos assegurar que este tipo de inteligência não é tudo. As pessoas de grande inteligência racional têm sido educadas na cobiça, em uma modalidade de consumo inconsciente e quase incontrolado. O homem moderno tem sido educado de maneira que a vida não tem mais sentido além da ganância material. Milhares de pretextos em uma sociedade que qualifica o valor da vida baseado em interesses materialistas e sem considerar a essência real.
            As relações do homem moderno se baseiam na competição e na aquisição de bens materiais, portanto, afetam constantemente seu equilíbrio emocional. Esse desequilíbrio emocional é o que faz aos seres humanos cada dia mais agressivos e infelizes, onde a família, a unidade mais bela e básica da cultura humana, passa a um estado de extinção, algo muito preocupante, pois é a família a encarregada de proteger os valores da sociedade e vice-versa.
            Sem dúvidas, o conhecimento da inteligência espiritual é algo praticamente ausente na sociedade atual, com exceção daqueles que realmente buscam soluções às problemáticas da vida e que se declararam contra à sociedade de consumo. Quem segue uma sociedade desequilibrada, se torna um desequilibrado. A psicologia moderna estabelece que o ser humano aprende mais imitando do que escutando, portanto, muito facilmente podemos ver que as pessoas começam a imitar as “pessoas maravilhosas”, porque querem “ser maravilhosas” sem levar em conta ou questionar seus atos ou as consequências deles. Afortunadamente, meu mestre espiritual me deu a tarefa de despertar a inteligência espiritual das pessoas e para isto me disse que eu deveria falar de três coisas essenciais:

1.   Que todos somos parte de uma grande família espiritual onde não existem diferenças entre um e outro;
2.  Que somos responsáveis sobre nossas ações sem exceção e que temos que nos atentarmos às consequências delas, sejam boas ou más;
3.  Que existe Alguém que supervisiona tudo o que fazemos constantemente, essa personalidade é chamada Paramatma, a voz interna de cada um, que reside no coração de todas as entidades vivas. Ele está ensinando constantemente e nos aconselha sobre como atuar.

O tema essencial de tudo isso é que a vida dos seres humanos precisa de um equilíbrio e esse equilíbrio é possível alcançar por meio do desenvolvimento da inteligência espiritual, e que é a espiritualidade que recebemos de nossos mestres que nos permitirá criarmos laços de afeto e amizade entre todos os seres humanos para fazer uma verdadeira aliança de seres conscientes. Os nativos da Serra Navada da Colômbia chamam esta aliança com o nome de Ikwashendwna, ou a aliança para salvar as vidas.
Inteligência espiritual significar reconhecer tudo o que temos recebido, ou seja, nos tornarmos agradecidos e apreciativos pelos que nos presentearam, e oferecer a Deus, O criador de tudo, aquilo que temos, Lhe oferecer qualquer coisa que tenhamos, não importa o que seja, o importante é que a oferenda seja feita com amor e devoção. Tanta riqueza e abundância na Terra, de quem é? De Kaku Serankua, de Govinda, de Deus, de Yave, chame-O como queira, mas chame-O e Lhe ofereça o que tiver.
A inteligência espiritual não é o amor... O amor, o respeito, a confiança, todos eles são parte da inteligência espiritual, o amor só protege o positivo e não suporta o negativo e o destrutivo. Esta vida existe para nos apoiarmos no amor e nos abraçarmos uns aos outros como irmãos, não para os destruirmos e nos matarmos. Não há gente má por natureza, pois nossa natureza é o amor, só há pessoas que não estão atuando corretamente e em sintonia com sua inteligência espiritual. Inteligência espiritual significa ver tudo como sagrado, pois tudo foi criado por Deus. Assim, as outras pessoas são sagradas e devemos respeitá-las, inclusive a vida sexual se torna algo sagrado quando se busca procriar crianças inteligentes espiritualmente e não só satisfazer os sentidos explorando a outros.
Isso, meus queridos amigos, se chama inteligência espiritual e só pode ser aprofundada por aqueles que queiram sair deste mundo ilusório e render seu coração ao Criador de todos os seres.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.



*Palavras para o dia de Janmastami

                Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto de Varsana neste dia tão especial, a celebração da aparição de Deus na Terra.
            No dia de hoje tivemos a chegada de Sri Jagannath a Varsana e foi uma grande alegria para todos nós. Esperamos que hoje nossa relação com o Infinito se faça ainda mais forte. O aniversário de Krishna é, sem dúvida, algo muito especial. Sri Krishna disse no Bhagavad Gita 4.6:

ajo ‘pi sann avyayatma
bhutanam isvaro ‘pi san
prakrtim svam adhisthaya
sambhavamy atma-mayaya

“Embora Eu não seja nascido e Meu corpo transcendental jamais se deteriore, e embora Eu seja o Senhor de todas as entidades vivas, mesmo assim, em cada milênio Eu apareço em Minha forma transcendental original.”

À primeira vista parece algo contraditório, pois Krishna nasce na Terra, mas no verso está dizendo que não nasce; não nasce, mas tem um lugar de nascimento... não nasce, mas tem pais e irmãos. É na verdade um grande enigma que só é possível entender quando se aceita que Krishna é o Infinito Senhor do nosso coração.
Se alguém quiser entender Krishna, primeiro tem que aceitar que Ele é o Infinito, que se faz acessível para nós de maneira tão tangível que nos permite inclusive celebrar Seu aniversário, decorar Seu templo, cozinhar para Ele todo dia, fazer maravilhosos bhajams para Ele, etc.
Hoje no dia de Sri Krishna Janmastami lembramos da grande necessidade de compaixão que há no mundo e celebramos nosso serviço de trabalhar contra a doença do ser humano chamada “a perda da fé”. E sabem, na Colômbia somos muito afortunados, muito mais do que em outros lugares do mundo... Por quê? Porque temos os povos nativos como nossos aliados nesta tarefa, esses povos nativos que têm sido vítimas da exploração colonialista daqueles humanos que perderam a fé. Eles compartilham a ideia que não é correto tudo o que acontece hoje em dia no mundo e apoiam uma mudança de consciência que nos leve de volta aos valores humanos originais.
Neste dia de Sri Krishna Janmastami, eu quero, primeiramente, oferecer meus respeitos ao maravilhoso revolucionário transcendental Srila Prabhupada, que foi um presente que Krishna mesmo nos enviou à Terra. Srila Prabhupada veio para gerar uma revolução da consciência e restabelecer a responsabilidade dos seres humanos. Segundo, quero oferecer meus profundos respeitos a Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, que descendeu a esta Terra para nos salvar da ilusão. Sri Krishna veio também para lutar contra os malfeitores para o benefício de todas as almas.
Hoje celebramos a aparição da Suprema Personalidade que nos mostra que todos os problemas podem ser solucionados com pureza, honestidade... Krishna inclusive deteve a contaminação do Meio Ambiente: deteve o incêndio da floresta, acabou com as inundações, deteve as tempestades e acabou com a contaminação do Rio Yamuna quando Kaliya o envenenou. Sri Krishna é o Revolucionário Supremo e ainda um simples pastor de vacas, filho do Rei de Vraja, os reis da proteção às vacas e aos animais, que asseguravam que todos no reino estivessem bem protegidos, incluindo os animais.
Celebramos Sri Krishna Janmastami na Colômbia no meio dos protestos do país onde gritam por justiça aos camponeses. Então, nós retificamos nossos compromissos com Sri Krishna e Colômbia em informar todas as pessoas sobre as verdadeiras soluções para o planeta e seus habitantes, começando em deter a matança dos animais, a exploração da Mãe Terra e os maltratos entre os seres humanos. A solução a todos os problemas é o retorno à espiritualidade da Colômbia e América do Sul que é gigantesca, e, como disse antes, temos os melhores aliados nesta batalha: os povos nativos e os irmãos camponeses que querem defender seu dever natural de cultivar a Terra sem serem expulsos ou explorados por grandes corporações que só buscam ter mais ganâncias materiais a qualquer custo, inclusive à custo de criar alimentos venenosos para a humanidade, como os transgênicos. Nesse mundo estamos vivendo, é o mundo de Kali Yuga e foi por isso que Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu descendeu para trazer a maior purificação para as almas: o canto do Maha Mantra Hare Krishna e Srila Prabhupada, o senapati-bhakta (comandante em chefe) do exército de Mahaprabhu, pois ele chegou às grandes universidades como Harvard para dizer que os seus títulos não serviam para nada e que as universidades materialistas não eram mais que matadouros da alma.
Neste estilo de vida revolucionário, os devotos vão um passo à frente, pois eles vivem de forma muito simples e com pensamentos elevados, buscam não consumir produtos provenientes das grandes indústrias, que sejam transgênicos, que prejudiquem o planeta ou provenha da exploração aos animais. E devemos ser consequentes nisso e nos comprometermos em não consumir nenhum produto que tenha sido testado em animais, isso apenas nos trará mais karma e mais karma. Em outas palavras, meus queridos, Sri Krishna veio a este mundo para mudar drasticamente as problemáticas que existiam e hoje eu ofereço minhas reverências várias vezes ao meu Senhor.
Sri Krishna dava soluções desde o primeiro dia de Sua aparição e se hoje estou aqui falando de tudo isso diante de vocês, é apenas inspirado por isso. Sri Krishna é O revolucionário original e amante da Verdade além de ser O amante original de cada alma pela eternidade. Aí é onde temos que por nossa fé no fato de que Krishna, O príncipe de Vraja, está sempre buscando o melhor para nós e também nos entregou tudo para que possamos sair da condição de ilusão: nos deu o Bhagavad Gita onde deixa claro o processo que temos que seguir, O maior defensor das almas nos deu a filosofia mais elevada de todas e ainda nos enviou Seus devotos mais queridos para cuidarem de nós.
Hoje, em Krishna Janmastami, nós celebramos o aniversário de Sri Krishna. Por quê? Porque fomos completamente beneficiados pelo Senhor e Ele continua nos outorgando benefícios e proteção a todo momento. Para mim, este dia de Janmastami em Varsana, ano após ano, é uma alegria profunda, e ainda neste ano combinando com a celebração dos 30 anos da Missão Vrinda é de muito mais alegria, celebrando os presentes que Srila Prabhupada nos trouxe, e é por isso que hoje me dirijo a todos vocês para falar coisas tão terrenais, de tanta relação com o planeta e suas emergências, para que de uma vez por todas compreendamos que nossa missão na vida é trabalhar muito seriamente pelo bem-estar dos demais, da Argentina até o Alaska, sem que escape nenhum canto da Terra. Isso é o que queremos celebrar, o serviço unido para Srila Prabhupada, o entusiasmo, a arte para Krishna... Celebrarmos todos juntos.

sarve bhavanatu sukhina
sarve shantu niramaya
sarve shantu bhadrani pasyatu
maa kashcid dukha bhag bhavet

Essa é a filosofia da consciência de Krishna, que todo mudo seja feliz e que ninguém sofra no mundo. Esse é o nosso trabalho. Agradeço ao meu querido Srila Prabhupada que nos conectou com a mais linda realidade chamada Sri Krishna e que, por Sua misericórdia sem causa, hoje podemos celebrar mais um Janmastami todos juntos em Varsana.
Obrigado a todos vocês por virem aqui no dia de hoje.
Jay Sri Krishna Janmastami.
Jay Gouranga Radha Vrajesvara.
Jay Srila Prabhupada.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário