domingo, 28 de julho de 2013

Narottam Das Thakur - Projeto limpeza



Narottam Das Thakur


Projeto limpeza




“Lembrar de belos passatempos de trocas amorosas destes vaishnavas enche o coração de felicidade, são capazes de transformar, pois te ensina do que realmente se trata de sadhu-sanga, da forma em que os devotos se relacionam uns com os outros, como se correspondem e se apreciam – experiências muito doces  o exemplo para aplicar em nossas próprias relações da vida.”


            Meus muito queridos devotos, recebam meu afeto de Nandafalva. Compartilhando dias muito lindos com todos os devotos aqui. Lindos concertos, novidades, novos iniciados...
            Hoje quero compartilhar com vocês umas palavras sobre alguém muito importante em nossa sampradaya. Um dos maiores poetas que compôs muitas canções que cantamos todos os dias em nossos programas, se trata de Srila Narottam Das Thakur.
            Narottam Das Thakur foi um discípulo de Srila Lokanath Das Goswami e ele nos lembra o verdadeiro significado da iniciação, pois Narottam Das Thakur pôde receber iniciação de Lokanath Das Goswami depois de muito tempo. Narottam Das Thakur foi anunciado por Sri Caitanya Mahaprabhu mesmo. Ele teve a inspiração direta do Krishna Prema que Sri Caitanya Mahaprabhu depositou no rio Padma. Então, é contado no livro “Narottam Vilas” que quando Sri Narottam foi ao rio, a personalidade do rio Padma entregou este Krishna Prema ao pequeno Narottam.
            Desde o começo de sua existência, Srila Narottam Das Thakur foi um acarya muito inspirador, alguém que tinha clara sua missão para compartilhar o amor de Deus às pessoas. Ele foi o filho de um rei muito importante, seu pai estava muito ansioso para preparar o pequeno Narottam como seu sucessor, mas o jovem não queria ter nada relacionado aos reinados ou coisas do gênero. Ele investia seu tempo com um brahmana do lugar para escutar as glórias de Gouranga e Nityananda, sempre estava muito ansioso para escutar mais sobre as glórias do Senhor.
            Finalmente, Narottam fugiu do seu pai quando o rei ia presenteá-lo como seu sucessor. Quando viajava de carroça para o evento, Narottam pediu que parasse para ir ao banheiro e fugiu se escondendo no meio da floresta. Assim, caminhou pela selva durante dias e dias, sem comer nem descansar, até que chegou a um cruzamento onde desmaiou de cansaço. Nesse lugar, um dos guardas do seu pai o encontrou e disse que o levaria de volta.  Narottam muito determinado disse que seria melhor fazer outra coisa, pois ele iria até Vrindavan e tinha coisas muito importantes para fazer lá. Narottam argumentou de uma forma tão poética e maravilhosa que convenceu o guarda que voltasse sem ele. Narottam disse: “Muitos vieram me buscar e nenhum deles me encontrou ainda, sendo assim, não há nenhum problema, você pode ser mais um deles e ninguém se surpreenderá. Por favor, me deixe ir e siga o seu caminho.” Assim, o jovem Narottam chegou finalmente em Vrindavan. Uma história incrível de renúncia, pois deixou todas as variedades de vida opulenta apenas para conseguir seu ideal de serviço ao Senhor.
 Às vezes, para alguém que não tem quase posições materiais seja fácil dizer: “Eu deixo tudo, pois tampouco tive muito”, mas uma personalidade especial como Narottam Das Thakur, que tinha acesso a todas as opulências, destaca especialmente quando as renuncia e entrega sua vida ao Senhor sem nenhum interesse nas coisas materiais.
Quando Narottam chegou a Vrindavan, ainda estava Srila Jiva Goswami ali. Assim, Narottam visitou a todos os vaishnavas maiores do tempo, queria conhecer a todos, mas seu coração foi conquistado completamente quando conheceu a Lonakanath Das Goswami, então tomou a decisão de se converter em seu discípulo. Lokanath Goswami se sentiu muito comovido pelo pedido e respondeu: “Meu querido jovem, me sinto muito agradado pelo o que está dizendo, mas lamento te informar que fiz um voto de nunca aceitar nenhum discípulo, isso pode ser feito por outras pessoas, assim, siga seu caminho, por favor.” Srila Lokanath Goswami foi um dos mais ativos no dham seva em Vrindavan, ele descobriu mais de 300 lugares sagrados no dham, os identificou e se assegurou que o lila do lugar estivesse claro. Ele foi alguém muito importante em todo esse serviço, portanto, sempre estava se mudando de um lugar para outro. Assim, Lokanath Goswami continuou e disse: “Por favor, procure alguém que possa te aceitar como discípulo, Vrindavan está cheia de grandes almas que podem fazer isso.” Narottam ficou muito triste com esta resposta, não sabia o que fazer e pediu conselho a outros devotos. Eles disseram que fizesse algum serviço, então Narottam voltou a se aproximar a Lokanath Das Goswami e disse: “Goswamiji, há algum serviço que eu possa fazer por você?”, mas Lokanath Goswami pensou que ele estava tentando convencê-lo novamente e disse para não insistir mais. Novamente Narottam ficou extremamente triste, chorava e chorava sem parar. Então, Narottam começou a observar Lokanath Goswami dia após dia secretamente, via tudo o que ele fazia e o seguia com um intenso anseio no coração de poder servi-lo. Via quando Lokanath se levantava, quando ia tomar seu banho no Yamuna, quando ia ao templo de Radha Gokulananda a adorar suas deidades...
Meus queridos devotos, imaginem essa determinação de Narottam Das Thakur para servir seu Gurudeva de qualquer jeito. Nós somos muito afortunados em poder nos conectarmos com os passatempos dos vaishnavas, e mais afortunados que nosso templo em Vrindavan, Vrinda Kuñja, está situado justamente no coração da área onde ocorreram todos esses passatempos. Por isso, quando começamos nossa pequena tentativa de serviço para o dham, o chamamos “Narottam Das Thakur, projeto limpeza” em honra ao intenso serviço que Srila Narottam fez por seu Gurudeva e pelo Dham, pois nós estamos limpando as mesmas áreas que Narottam Das Thakur mesmo limpava em honra ao seu Gurudeva. Assim, Narottam esperava que Lokanath Das Goswami fosse e ele mesmo limpava toda a área onde Lokanath esteve, inclusive a área onde seu Gurudeva fazia suas necessidades físicas, ele limpava tudo com muito carinho. E assim fez durante muito tempo, sem que Lokanath Goswami soubesse. (Tudo está narrado no Bhakti Ratnakar, um livro cheio de néctar.)
Nossos devotos também fazem uma limpeza anual do lugar dos 64 samadhis de Vrindavan, muito próximo do templo de Radha Govindaji. É uma das qualidades que fazem ao nosso Braj Mandal Parikrama, algo muito especial, pois não apenas visitamos os lugares sagrados senão que os devotos vão e fazem serviço alí, uma real conexão com o dham.
Nosso serviço no dham sempre está guiado pela meditação no serviço a Narottam Das Thakur que sempre estava buscando satisfazer ao seu Gurudeva, mesmo assim ele não soube. Mas chegou o momento que Srila Lokanath Goswami começou a se dar conta que alguém estava limpando a floresta. De maneira ou outra, Lokanath Goswami começou a se perguntar o que estava acontecendo, se deu conta de que algo raro acontecia. Um dia, decidiu esperar e se esconder para ver o que acontecia, então, fez todas as suas atividades diárias e em vez de ir, se sentou atrás de uma árvore para ver o que aconteceria, e assim apareceu Narottam com sua gamcha e sua vassoura e começou a limpar o lugar onde Lokanath Goswami esteve, inclusive limpando onde ele havia feito suas necessidades físicas. De repente, Lokanath Goswami apareceu e disse chateado a Narottam: “Quem te deu permissão para fazer isso?” Narottam respondeu: “Ó Gurudeva, ninguém me deu permissão, mas vendo minha tristeza, alguns devotos me disseram que deveria fazer serviço escondido para você, e assim poderia te satisfazer, mesmo que seja com este serviço indireto.” Então, Lokanath Goswami se sentiu afetado por tudo isso e disse docemente: “Te disse para ir onde algum dos Goswamis está para pedir iniciação a eles. Eu quero que você seja feliz, que tenha um serviço e se mantenha em Vrindavan, mas entenda que não posso aceitar discípulos, pois fiz este voto. Por favor, vá visitar a outros vaishnavas, te peço.” Então, Narottam Das Thakur compôs um poema muito intenso cujo significado é mais ou menos assim: “Quando uma mulher está apaixonada por um homem, mas o pai faz arranjos para que se case com outro, esta união nunca funcionará, porque ela está realmente apegada ao primeiro.” Assim, Narottam disse isto a ele e Lokanath Goswami disse: “Você é muito tolo, faça o que quiser...” Narottam se sentiu muito feliz e disse: “Que alegria! Agora meu serviço está autorizado pelo meu Gurudeva.” E assim continuou limpando com muito mais entusiasmo.
Algumas vezes, os devotos se aproximavam de Lokanath Goswami e diziam: “Por que não aceita a este jovem que tem tanto amor por você e lhe dê iniciação?” Mas Lokanath Goswami continuava muito sério em seu voto de não aceitar discípulos, até que um dia aceitou a Narottam e o mandou chamar. Quando Narottam escutou que Lokanath Goswami o estava procurando, correu até ele e se prostrou energicamente aos seus pés. Lokanath Goswami lhe disse: “Meu querido Narottam, eu fiz este voto de nunca aceitar discípulos e parece que você fez o voto para que eu devesse ser o seu Guru. Pois eu concluí que o seu voto é mais poderoso que o meu, sendo assim, que junte os ingredientes necessários para a cerimônia de iniciação.” Narottam não se continha de felicidade e com esse mesmo entusiasmo juntou todo o necessário para a iniciação.
Lembrar de belos passatempos de trocas amorosas destes vaishnavas enche o coração de felicidade, são capazes de transformar, pois te ensina do que realmente se trata de sadhu-sanga, da forma em que os devotos se relacionam uns com os outros, como se correspondem e se apreciam – experiências muito doces  o exemplo para aplicar em nossas próprias relações da vida. Assim, Narottam se tornou um membro oficial da Gaudiya Sampradaya e logo pregou incessantemente e propagou a mensagem de Sri Caitanya em muitos lugares.
Da mesma forma que Lokanath Goswami iniciou apenas a Narottam Das Thakur, Srila Goura Kishor Das Babaji também teve apenas um discípulo: Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada. Em ambos casos, esse único discípulo foi uma verdadeira joia no céu do Gaudiya Vaishnavismo e conseguiu levar a mensagem de Amor Divino a muitas almas. A vida espiritual não é uma questão de formas ou quantidades, é uma questão de qualidade e essência.
Quando penso em Srila Narottam Das Thakur, me sinto muito afortunado por estar conectado com suas lindas canções e exemplo. Assim, todos os membros de nossa família que têm a possibilidade de compartilhar durante um mês o Braj Mandal Parikram, podem viver a experiência de visitar os mesmos lugares sagrados nos que esteve Narottam e os Goswamis e fazer serviço lá.
Nosso serviço principal é servir aos vaishnavas mediante a Vishva Vaishnava Raj Sabha contribuindo um pouco com nosso serviço voluntário por meio da internet, etc. Oramos pelas bênçãos de todos os vaishnavas para podermos ser úteis nesta tentativa, pois o prazer deles é a única meta do nosso esforço, não temos nenhum outro propósito.
Quero aproveitar a ocasião deste Chat dominical para lembrar a todos vocês do grande serviço que temos na Colômbia para nossos Isthadevas Sri Sri Gouranga Radha Vrajesvara, quem realmente são nossa vida e alma. O projeto do Yoga Planetário é uma humilde oferenda a Eles, nossos Senhores. Eu estou realmente agradecido pelo grande trabalho que os devotos estão fazendo lá e meu sincero desejo é que mais devotos possam participar, seja ajudando na construção, nas artes ou apoiando financeiramente esta oferenda. Ainda vai nos tomar vários anos para terminar tudo isso, mas o apoio de todos vocês será de grande ajuda nisso. Esta é uma das contribuições arquitetônicas históricas da Missão Vrinda para o mundo. Com este convite e lembrando dos doces passatempos de Srila Narottam Das Thakur, me despeço por hoje.
Estou muito feliz que muito em breve vamos nos encontrar novamente nas terras latinas para compartilhar mais néctar e serviço para Srila Prabhupada.
Com todo meu afeto para vocês.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário