domingo, 9 de junho de 2013

O caráter do Amor Universal

O caráter do Amor Universal


“Temos que reconhecer que eu, eu mesmo, sou independente da casca do corpo e assim devemos nos tornar conscientes de que há tarefa maior que a mera preservação do corpo. A mensagem do Amor Universal nos dá uma clara resposta à pergunta de se nossa vida começa com o nascimento ou terminará com a morte.”


            Queridos devotos, recebam todo meu afeto de Medellin.
            Jagannatha, Baladeva e Subhadra ki jay!
            Saudações desta linda terra com lindos devotos pregadores.
            Hoje quero enviar uma mensagem muito especial, se chama: “O caráter do Amor Universal.”
            O cosmos está regido por leis que são aplicáveis por igual a todos seus habitantes. Se nó não seguirmos estas leis, ou pior ainda, as ignorarmos, então nos veremos envolvidos em conflito e sofreremos as consequências disso. É então que a mensagem do Amor Universal incrementa a nossa compreensão das leis da natureza e fundamentam uma visão universal baseada no fato de que todas as pessoas podem ser amigas e bem-querentes umas das outras. Se seguirmos a mensagem do Amor Universal poderemos entender muito melhor a nossa relação com os seres humanos.
            Devemos respeitar às outras pessoas, independentemente de sua fé, sua raça ou seu gênero, pois cada humano tem habilidades especiais e pode se converter em alguém espiritualmente muito avançado. Devemos abandonar toda aversão e desprezo para com as pessoas desconhecidas, melhor ainda é abraçarmos a todas elas em nosso coração. A mensagem do Amor Universal nos ensina que é muito mais bonito servir aos outros do que considerarmos a nós mesmos como o mestre deles. A inveja, a maldade, a exploração das debilidades de outros e a indiferença com os outros é o caldo do cultivo na qual a criminalidade cresce. Quem se dedica em benefício dos outros, merece nosso respeito.
            O serviço para os demais é uma experiência única e só mediante esse serviço podemos nos sentir protegidos e úteis em nossas vidas, enquanto que os desejos de controlar e dominar a outras pessoas só produzirá uma grande aversão neles e aumentará nossa solidão.
            A mensagem do Amor Universal corrige a nossa relação com os animais, pois para servir de alimento para nós, os animais têm de sofrer de forma indescritível. Se nós considerarmos todas os meios de violência que se praticam contra os animais, realizaremos que não podemos fechar os olhos frente às consequências a curto e a longo prazo para a humanidade e o meio ambiente. A carne, o peixe, os ovos nos são nada necessários para a nossa alimentação ou saúde. A mensagem do amor universal expõe a violência e a exploração que está oculta por trás do consumo de carne, peixe e ovos. Ensina-nos um gosto superior que é parte da liberdade que se encontra muito além do vício à gratificação.

            Sem um estilo de vida vegetariano, este gosto superior vai ficar só como teoria. Se nós entendermos a mensagem do Amor Universal cosneguiremos perceber a conexão que temos com a Mãe Natureza. O Planeta Terra mantém ar, água e alimentos em grande quantidades para todos os seres vivos. Devemos agradecê-lo por sua generosidade e, ao mesmo tempo, devemos reconhecer humildemente nossa dependência em seus presentes. É porque somos dependentes da amabilidade da Mãe Terra que devemos utilizar de suas riquezas de maneira construtiva e aprender a manter as florestas e a água limpas, e a terra e as suas sementes protegidas.
            A compaixão com aqueles que sofrem escassez nos dá a possibilidade de sermos generosos. A mensagem do Amor Universal nos dá os olhos para ver a Grande Força que está mantendo a Criação e nos proporcionando o fundamental para viver sobre a Terra.
            Isso constitui a conexão entre a Energia Cósmica e a sua energia. A mensagem do Amor Universal permite nos tornarmos tolerantes com as pessoas que têm diferentes fés. Muita fé e cultos ensinam o apreço com a Mãe Natureza e seu Criador; devemos respeitá-los. Quem maltrata humanos se referindo a sua fé, fica muito longe da mensagem do Amor Universal. O Amor Universal nos mostra a responsabilidade com nossas crianças. As crianças são facilmente influenciadas e facilmente abusadas, elas necessitam segurança. Devemos nos tornar um exemplo vivo da mensagem do Amor Universal e, ao mesmo tempo, devemos protegê-las de tudo o que é controverso para os seus valores.
            A influência da mensagem do Amor Universal enriquece a relação com o nosso parceiro. Devemos estar constantemente atentos para manter uma vida familiar saudável, pois um matrimônio feliz é a proteção natural para as crianças. Se os valores da mensagem do Amor Universal estão no centro da família, então os interesses egoístas não serão capazes de se manter entre os pais. O Amor Universal fornece uma compreensão profunda sobre a energia sexual dentro de cada um de nós. Por meio deste poder sexual, é revelado a capacidade de gerar uma nova vida neste mundo.
            Esta é a porta no nosso nascimento, mas é uma falha muito séria se queremos substituir o amor com sexualidade, pois só vai nos levar a discoredâncias mútuas, acusações, solidão e o desesperado sentimento de ser usado e contaminado. Filhos não desejados são o triste resultado de uma sexualidade mal entendida onde nenhum dos pares está dando amor verdadeiro, em vez disso só espera algo para si próprio.
             A entrada do Amor Universal em nossa vida nos permite ter um melhor entendimento de nós mesmos. Se olharmos cuidadosamente a mudança de corpos desde a infância até a juventude e dali à velhice, poderemos reconhecer que nosso ser consciente não está sujeito ao processo de envelhecimento como está o nosso corpo. Temos que reconhecer que eu, eu mesmo, sou independente da casca do corpo e assim devemos nos tornar conscientes de que há tarefa maior que a mera preservação do corpo. A mensagem do Amor Universal nos dá uma clara resposta à pergunta de se nossa vida começa com o nascimento ou terminará com a morte.
            As tradições de culturas ancestrais, a viagem à vidas passadas por meio de regressões hipnóticas, o fenômeno das crianças prodígias, etc., são um claro exemplo que confirma a existência da entidade viva e consciente independente do corpo. Assim, uma coisa se torna muito clara: se passamos de um corpo a outro, devemos carregar a responsabilidade de permitir ao Amor Universal crescer em nosso interior. A mensagem do Amor Universal nos permite reconhecer a origem de nossa própria existência. Somos personalidades individuais, por onde somos completamente conscientes de nossa própria existência. Assim, nossa origem também deve ter esses mesmos atributos: individualidade, consciência, personalidade. Chamemos  de “A Entidade Vivente de Consciência mais Elevada”. A origem não pode ser menos que Sua criação, por tanto, o acaso não pode ser a origem da vida.
            A influência do Amor Universal nos trona conscientes do fato que somos responsáveis de nossas próprias ações, palavras e inclusive pensamentos. Se reconhecermos que cada ação produz uma reação, facilmente poderemos entender a Lei do Karma. Assim, por nosso próprio bem-estar, devemos evitar todas as coisas que causam reações negativas. Melhor é atuarmos de uma maneira que permita um futuro positivo para o mundo e assim para nós.
            A mensagem do Amor Universal intimida a origem do ego falso. Esta realização nos ajudará a questionar a consciência do ego falso e abandonar toda identificação com suas coberturas. Os apegos às coberturas temporais aparecem na forma do nosso corpo, nossa família, nossa terra, nossa fé, nossa ideologia, nosso nível social, etc., destacando como o mais importante para nós. Assim, o ego junto com o desejo de poder se convertem na origem da maldade, do ódio e das brigas. O Amor Universal aguça nossa visão sobre a influência dos meios de comunicação. Se por contribuição dos meios de comunicação se estimula a intolerância, a luxúria se alimenta e a violência aumenta, temos que nos dar conta dos resultados descontrolados disto nas crianças e nos adultos, por isso devemos evitar esta influência degradada, pelo menos nós mesmos.
            O Amor Universal abre os nossos olhos às consequências da intoxicação. O vício aos intoxicantes congela a nossa habilidade mais importante: a habilidade de amar. Esta é a razão que faz com que as drogas sejam algo tão perigoso, tanto individual como coletivamente. Em vez de intoxicação artificial, o Amor Universal nos permite sentir prazer natural. O Amor Universal nos mostra os riscos do jogo de azar e de todos as tentativas que têm como objetivo incrementar a gratificação do nosso corpo, assim como acumular riqueza material e obter fama. Os jogos de azar terminam em adversidades e levam às pessoas à autodestruição, enquanto a ambição arruina outros. Por isso devemos nos afastar dos jogos de azar e de tudo aquilo que seja um obstáculo para realmente ser útil para nossa família e sociedade. O maior presente que recebemos por parte da Entidade Vivente de Consciência mais Elevada é a liberdade. O Amor Universal nos ensina a utilizar esta liberdade de forma correta, pois ali começa o mistério de nossa vida.
            O Amor Universal nos permite reconhecer a oportunidade para o desenvolvimento de nosso trabalho. Sem trabalho nem a pessoa individual nem a socidade se pode manter a si própria. Se o amor flui em nosso trabalho, então esta ocupação se torna uma celebração, um sacrifício sagrado.
            A mensagem do Amor Universal explica o misticismo de nossa voz interna. Cada humano percebe sua voz interna que nos adverte das ações que poderiam prejudicar a outros ou a nós mesmos. Devemos ser agradecidos que exista tal misticismo natural em todos os seres humanos. Esta voz interna recebeu diferentes nomes nas diferentes culturas. Devemos considerar esta voz interna como uma ajuda da Entidade de Consciência  mais elevada para cada um de Seus filhos. É devido ao Amor Universal que podemos ver a morte de um corpo como algo natural e assim nos esforçarmos para desenvolver nossa consciência. Nós não sabemos realmente quando temos que nos esforçar, mas nossa consciência será preservada e para isso é muito importante o objetivo que se pretende. Se estivermos capacitados para dirigir esse objetivo para o Amor Universal, então nossa vida será exitosa, pois a morte é só uma porta que nos guia para a próxima área de crescimento e aprendizagem.
            O Amor Universal nos ensina a amorosidade. A humanidade está buscando amor, está faminta de amor. Se um ser humano não direciona sua própria vida para o amor e só vê o valor das relações baseadas na satisfação de seus próprios desejos, ele não poderá sentir amor e tudo se verá destruído. Se a Entidade Vivente de Consciência mais Elevada está situada no centro do nosso amor, nossa busca pelo amor será exitosa e nossas relações serãos curadas, inclusive se tornarão sagradas.
            O Amor Universal nos ensina a orar. É por meio da oração sincera que nossa mente se abre para o sagrado. Não importa qual caminho toma cada ser humano para orar, a oração o ajudará a interiorizar o Amor Universal: “Óh, meu Senhor, me deixe ser um instrumento de Seu amor.” O Amor Universal inspira nossa compreensão do som sagrado. Cada som tem uma influência em nossa consciência e claramente podemos sentir seu efeito harmonizador ou perturbante. Os sons espirituais e meditativos fortalecem nossa consciência e permitem ao Amor Universal crescer no interior.
            A Organização Mundial das Nações Unidas tem a função de proteger os direitos daqueles que não podem fazer por si próprios. Da mesma forma, os valores do Amor Universal enriquecem estes esforços, pois desenvolvem sensibilidade ante os direitos fundamentais da vida, o que significa que melhoram a situação do mundo ao segui-los.
            É a natureza do Amor Universal revelarmos a riqueza da vida: ser amorosos, sinceros e justos, servidores, generosos e misericordiosos. Assim, com todo o prazer, devemos permitir que a mensagem do Amor Universal influencie nossas atividades e tome cuidado em proteger os ideais, sem importar a posição natural e a tarefa que temos na sociedade, ou mesmo se formos crianças ou adultos.
            Essa, meus queridos, é a essência do Amor Universal. Agora peço que pratiquem e compartilhem, que façam deste manifesto seu próprio manifesto de amor no caminho do serviço.
            Jay Srila Prabhupada!
           
            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário