domingo, 2 de junho de 2013

Esse é o desejo da nossa vida: que Sri Krishna nos inclua em Seus planos

Esse é o desejo da nossa vida: que Sri Krishna nos inclua em Seus planos


“Se contaminar a Terra, ela vai te entregar alimentos contaminados. Assim, o ser humano atual se encarrega de atirar os seus lixos na água, contaminando-a e quase irremediavelmente, logo essa água vai ao campo e com ela se regam os vegetais, os mesmos que o ser humano compra no mercado. Então, o ser humano joga o seu excremento na água e logo come a sua própria porcaria; ação e reação.”



            Estes dias estivemos em maratona visitando os templos de Mahaprabhu ao norte da Colômbia e na Venezuela. Tem sido uma intensa viagem planejando os detalhes da pregação. Quando se é pregador, às vezes se sente o cansaço, mas só de pensar no exemplo de Srila Prabhupada, quem aos 69 anos viajou ao ocidente guiado por seu amor sem fronteiras, arriscando sua saúde, sua comodidade no templo de Radha Damodar, etc. Só de recordar isso, não devemos nos queixar.
            Srila Prabhupada tinha tudo, vivia em Vrindavan em um dos templos mais lindos e decidiu renunciar tudo isso por seu intenso amor pelas almas do ocidente. Se não fosse o amor que moveu a Srila Prabhupada, então o que foi? O que mais poderia mover um homem idoso a começar uma tarefa tão grande? Só o amor. E depois de ver tudo o que Srila Prabhupada fez, qual é a tarefa que fica para nós? Nossa tarefa é continuar toda a beleza que Srila Prabhupada nos deixou. Então vem a segunda pergunta: Como se faz algo bonito para Srila Prabhupada? Tudo se baseia na arte da amabilidade. Amabilidade é o gesto de entregar amor e tudo o que está relacionado com o amor é positivo. Isso é básico. É sentido comum. Inclusive as culturas ancestrais têm ensinado que devemos nos respeitar mutuamente. Qualquer indício de violência ou maltrato nos afasta de Deus. Como se faz prático esse amor na vida de templo? No sadhana bhakti, nas rondas que cantamos com o coração, nos serviços que o templo oferece à comunidade, nas conferências do Bhagavad Gita para resgatar às almas que sofrem. Srila Prabhupada foi tão detalhista em seu amor que nos ensinou tudo desde o mais básico: como colocar a tilaka, como colocar um dothi, como respeitar a natureza, como guiar uma família... Ele nos dedicou horas, dias, meses, anos de seu tempo para que aprendêssemos tudo desde o início. E se Srila Prabhupada fez isso por nós, por que não podemos fazer o mesmo pelas almas que chegam aos nossos templos?
            Toda a inspiração de levar uma vida consistente de respeito à natureza e aos animais provém de Srila Prabhupada e os templos são as escolas que permitem que essa tradição se mantenha e se distribua a mais e mais pessoas. É Krishna mediante Sua ilimatada misericórdia quem quer que seja parte de Seu plano. Esse é o anseio da nossa vida: que Sri Krishna nos inclua em Seus planos. Esse é o papel do mestre espiritual: assegurar que o discípulo se forme e se capacite para chegar a se qualificar no serviço aos planos de Krishna.
            O mestre espiritual dedica sua vida a formar líderes espirituais. E seguindo o exemplo de Srila Prabhupada, quem dedicou a última etapa de sua bela vida a formar líderes espirituais com plena confiança e esperança (mesmo nos casos perdidos) é que hoje lhes convido a um Seminário de Liderança Virtual. A pergunta inicial é:

          ·         Como se tornar um bom líder?

R: Pois, cada pessoa é uma semente em potência. As sementes vêm carregadas de energia e para mim, cada devoto, cada mãe, cada alma é uma semente desta, uma semente carregada de shakti. B. V. Acarya Maharaj que está conosco hoje era uma semente, e uma semente bem cultivada, cuidada com amor e dedicação dá bons frutos, assim como Acarya Maharaj. Também há sementes que não se cultivam apropriadamente, essas ficam no caminho, e há mato que cresça entre as sementes.

          ·         O que é o mato?

R: É o que se gera a partir da mentalidade monstruosa. O que quer dizer mentalidade monstruosa? É aquela atitude de querer crescer à custa das demais sementes. O mato se alimenta das outras plantas. Quer se aproveitar dos outros enquanto que a atitude correta deveria ser crescer, mas ajudando aos outros. É mentalidade divina versus mentalidade demoníaca. Em qual dos dois lados quer se situar? Se quiser cultivar qualidade divinas, então deve dedicar sua vida ao serviço do Divino, ao serviço de Deus, mas se quiser se aproveitar de tudo, assim como os asuras, então assuma as consequências. Quais consequências? A consquência da vida asurica é o samsara: os repetidos nascimentos e mortes nas mais diversas espécies de vida, enquanto que os resultados da vida dos devas é se aproximar do Divino. Os devas lutam contra o demoníaco que têm em seu interior, porque os demônios não estão fora, senão que dentro de cada um. Assim como temos um santo, também temos um demônio dentro. Só resta decidirmos com qual deles vamos caminhar, com o santo ou com o demônio?
            Nem sempre vamos ter a clareza e a determinação para escolher o caminho divino. Então, oramos a Krishna com toda a sinceridade para pedir que nos permita sair desta apatia e oposição contantes: “Óh, meu Senhor, a vida ordinária me engole, não me oferece nada bom, mas estou aqui e não posso sair, eu preciso de boa companhia, boa associação. Permita me associar com os Seus devotos por 24 horas do dia, para que me supervisionem e assim me salvem das minhas más ações.” Assim devemos orar a Krishna, pois estar sozinho significa ser vulnerável a Maya. Diante de um devoto, não vamos romper princípios, nem prejudicar ou enganar aos demais, pois um devoto sempre vai te guiar para o correto. Por isso mais vale ter uma vida transparente, porque todas as mentiras saem à luz, cedo ou tarde. Tudo o que fizer tem uma reação igual e oposta. Esse é o bê-a-bá da vida espiritual.
Se contaminar a Terra, ela vai te entregar alimentos contaminados. Assim, o ser humano atual se encarrega de atirar os seus lixos na água, contaminando-a e quase irremediavelmente, logo essa água vai ao campo e com ela se regam os vegetais, os mesmos que o ser humano compra no mercado. Então, o ser humano joga o seu excremento na água e logo come a sua própria porcaria; ação e reação. Por isso, meus queridos, oramos para nos convertermos em servos da Verdade, dedicados à transparência. Transparência otorga paz mental, nos ajuda com a espiritualidade. Assim, a chave é depender de Krishna totalmente, com plena confiança. Não há do que se preocupar, Krishna está fazendo todos os arranjos para o benefício da sua alma. Não precisa se esforçar por algo falso (assim que no mundo material todos os esforços são em vão), somente se dedique a depender de Krishna. Na medida da sua rendição sincera, vai receber tudo o que precisa no momento indicado, me refiro a realizações espirituais (avanço espiritual), não a bens materiais. As pessoas se acostumam a acumular coisas e no fim acabam dedicando suas vidas a emprestar lixo que trabalharam duro para conseguir. Um devoto faz tudo ao contrário, se dedica a entregar e entregar e entregar aos demais tudo o que recebeu (não só material senão que espiritualmente). Há um lindo verso no Bhagavad Gira que ilustra este exemplo:

ananyas cintayanto mam
ye janah paryupasate
tesam nityabhiyuktanam
yoga-ksemam vahamy aham

“Mas aqueles que sempre Me adoram com uma devoção exclusiva, meditando em Minha forma transcendental, Eu levo o que lhes falta e lhes preservo o que tenham.”

Aqueles que se dedicam a Krishna, recebem tudo o que necessitam de Krishna. Pessoalmente, eu sou um mau exemplo, mas posso comprovar que isso é real. Quando cheguei à América do Sul, não tinha nada, exceto a companhia de Krishna e dos devotos, ainda assim, por pura misericórdia, conseguimos muitas coisas, lindas fazendas e muito lindas almas que se inspiraram a serem parte desta família oferecida a Srila Prabhupada. Claro, os devotos trabalharam duro por tudo isso, mas sem buscar nenhum benefício pessoal, por isso Krishna tem sido tão misericordioso. Nossa família é uma missão muito linda, mais ainda porque não temos dinheiro, mas ainda assim vivemos em fazendas muito luxuosas, rodeadas por cachoeiras, árvores maravilhosas e com prasada incrível. Somos muito afortunados. Krishna manda a comida, manda os devotos, manda tudo. Srila Prabhupada disse: “Aquele que é incapaz de viver por um momento sem consciência de Krishna, que não pode não pensar em Krishna as 24 horas do dia, que está ocupado no serviço devocional por meio do processo de ouvir, cantar, lembrar, oferecer orações, adorar, servir os pés de lótus do Senhor, fazer serviço, fazer amizade e se entregar por inteiro ao Senhor, alcança a perfeição da vida.” Pois todas essas atividades são auspiciosas e estão cheias de potência espiritual, a qual faz que o devoto seja perfeito referente à autorrealização de forma que seu único desejo seja conseguir a companhia da Suprema Personalidade de Deus. Para estar com Deus só tem que cantar o Seu Nome, ao pregar sobre Deus já está com Ele. Srila Prabhupada continua dizendo: “É incontestável que esse tipo de devoto chega ao Senhor sem dificuldade, isso se denomina yoga. Pela misericórdia do Senhor, esse devoto nunca regride a esta condição material da vida. A palavra ‘ksema’ se refere à misericordiosa proteção do Senhor. O Senhor ajuda o devoto a adquirir consciência de Krishna mediante o yoga, e quando o devoto se torna plenamente consciente de Krishna, o Senhor o protege de cair em uma triste vida condicionada.”
O Bhagavad Gita é uma manual espiritual totalmente prático, onde o que temos que fazer é muit claro. Krishna sabe exatamente onde está situado cada um de nós e de acordo com isso (o que necessitamos) nos dá misericórdia na forma de benefícios ou maços. Só temos que nos preocupar em fazer aos devotos felizes e por seguir as intruções do mestre espiritual. O Guru sabe o que faz feliz a tua alma, Krishna não precisa do teu dinheiro, precisa da tua alma. A Krishna não se paga com transferências bancárias, se paga com dedicação e serviço. Se os devotos se satisfizerem com teu serviço, então tenha certeza de que Krishna estará satisfeito.
Bolívar passou por estas terras do norte para nos liberar dos espanhois que vieram destruir as culturas ancestrais da América do Sul. Assim mesmo, Srila Prabhupada veio para nos liberar de nossos próprios demônios conquistadores. A espada de Bolívar representa a liberdade, nossa japa e os ensinamentos de Srila Prabhupada são as espadas que cortarão a ignorância. O propósito de uma vida espiritual é a completa entrega e dedicação. Assim como em uma família biológica, os pais não cobram dos filhos por tudo que dão a eles, fazem tudo de graça. As pessoas normalmente não entendem isso e só se perguntam: “Qual é a razão dos problemas?”, que Krishna não está no centro. Um matrimônio deteriorado se conserta quando Krishna está no centro, a economia se resolve quando Krishna está no centro, as intrigas pessoais se resolvem quando Krishna está no centro, inclusive os desejos incontroláveis se resolvem quando Krishna está no centro.
Pregar é a essência da nossa vida, é nossa ocupação. Pregar significa que damos a oportunidade a outra pessoa de fazer algo lindo para Krishna. Assim, não só você faz serviço devocional, senão que também a outra pessoa. Depois de todas essas palavras, podemos continuar preocupados pelo o que vai comer amanhã, mas não escutou a Krishna? Ele mesmo disse: “Não se preocupe, eu vou me encarregar de tudo o que você precisa, só se preocupe em compartilhar esta doce mensagem.” Assim, o propósito da minha visita a todos os templos é manter essa chama acesa. O mesmo tentam fazer os devotos que viajam pelos templos pregando e apoiando o CBA. Assim podemos nos dar conta se realmente apreciamos o que temos. O que Krishna nos deu. Como sabemos se apreciamos? Estamos compartilhando com outros tudo o que temos? Eu gostaria de saber algo específico de todos vocês:

1.           Você tem Facebook?
E se tiver,
2.           O seu facebook tem convites para participar nos programas do templo?
3.           O seu facebook promove a fazenda da sua cidade?
4.           O seu facebook tem pelo menos 200 fotos importantes da pregação no teu país?
5.           O seu facebook tem informações sobre os projetos importantes do seu mestre espiritual?
6.           O seu facebook promove as visitas do seu mestre espiritual?
7.           O seu facebook promove a solidariedade em sua família espiritual?

Todas essas perguntas são só para comprovar se no dia-a-dia de suas atividades está realmente levando a consciência de Krishna a todo momento. Eu considero que cada um de vocês seja uma pessoa maravilhosa cuja aprecio com todo o coração, aprecio todos os seus esforços, e ainda assim, quero que se qualifiquem como líderes espirituais. Esse tem sido o sentido deste seminário. Devemos nos qualificar como líderes para manusear nossos templos assim como Srila Prabhupada nos ensinou. Por isso, nossa meditação deve estar carregada de uma forte experiência de solidariedade, de amor pelos demais, de entregar Krishna a todas as almas sofridas.

         ·           Solidariedade para aprender.
         ·         Solidariedade para praticar.
         ·         Solidariedade com a família de Srila Prabhupada.
         ·         Pregamos e praticamos solidariedade.
         ·         Solidariedade significa deixar todas as mayas.
         ·         Solidariedade significa ter todas nossas páginas webs em dia.
         ·         Solidariedade significa convidar voluntários a nossas fazendas.
         ·         Solidariedade significa ser sistemático.
         ·         Solidariedade é proteger a Mãe Terra.
        ·         Proteger a Mãe Terra é manter a conexão com a Mãe Suprema, é se vincular a Srimati Radharani e se deixar abraçar por sua fé.
         ·         Solidariedade é distribuir o prasadam de Krishna.
         ·         Solidariedade é entregar o néctar do conhecimento divino às almas.

Assim, meus queridos, sejam solidários.Orem para se renderem, sirvam aos devotos, preguem sempre as glórias de Srila Prabhupada.
Um grande abraço de coração.
Com muito afeto.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
           Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário