domingo, 26 de maio de 2013

Uma vida oferecida a Deus, independentemente de qual seja o papel que nos inspira desempenhar, é a nossa esperança



Uma vida oferecida a Deus, independentemente de qual seja o papel que nos inspira desempenhar, é a nossa esperança



“Tudo o que está oferecido a Krishna é purificador, mas cuidado, não interpretemos mal isto como desculpa para fazer coisas ruins. A Deus não podemos oferecer coisas pervertidas ou que provenham de algum nível de exploração. Tudo o que está oferecido a Krishna é lindo por natureza, é artístico e satisfaz o coração por completo.”


            Queridos devotos. A degradação de Kali Yuga está impregnada em tudo o que nos rodeia, até o ponto em que as expressões mais lindas, como a arte, se contaminam com isso. O tema da arte é algo que deve ser analisado cuidadosamente. Arte e beleza sempre andam de mãos dadas, mas como no mundo material da confusão e da exploração tudo é distorcido, todo o “bom e bonito” pode se degradar.
            A essência da arte é que está relacionada com o Divino, qualquer expressão artística tem sua origem em Deus, que é o Artista Supremo. Então, tomando a arte como orientação de uma cultura ou civilização com o sagrado, podemos ver que tudo isso está se perdendo.
            Hoje em dia os diferentes meios “artísticos” são vistos degradados ao mais grosseiro. A pintura, a fotografia, a música, o cinema, entre outros, estão cheios de sexo, guerras, consumismo e exploração. Claro, não se pode negar que sempre há iniciativas que utilizam a arte como uma manifestação contra todo o materialismo, mas em sua maioria, tudo está cruzado pelo egoísmo.
            É muito comum que tudo o que recebemos esteja carregado de violência e essa é a mensagem que não só chega aos adultos, senão que às crianças que agora estão aprendendo. Sendo assim difícil que com tanto bombardeio de informações sem valores alguém possa entender a diferença entre o belo e o degradável; ainda mais se for uma criança.
            Essa filosofia de libertinagem onde as pessoas pedem por “diversão” é a causa de muitos males na sociedade atual. Isto faz com que as pessoas percam o critério real, pois somos totalmente moldáveis e vulneráveis. Logo, todos os casos de violações, maltratos, divórcios, enganos, estão baseados nessa libertinagem e nessa má concepção de arte e diversão. Assim, o mundo se degrada de forma muito horrível. As igrejas se tornaram corruptas, a política é corrupta, até os espiritualistas se corrompem. Maya está em todos os lugares e a cada momento, por isso devemos orar muito profundamente para que o Senhor nos proteja de explorar aos outros.
            O canto dos Santos Nomes é a nossa única esperança. Cantar o Santo Nome com o mais profundo do coração e aceitar e glorificar a Deus que é a fonte de todo o prazer e toda a felicidade. Isso é o que justifica nossa existência, e ter uma vida dedicada a Deus é o sentido de nossa vida, mesmo que continuemos vivendo no mundo material onde tudo se corrompe mais e mais.
            Tudo o que está oferecido a Krishna é purificador, mas cuidado, não interpretemos mal isto como desculpa para fazer coisas ruins. A Deus não podemos oferecer coisas pervertidas ou que provenham de algum nível de exploração. Tudo o que está oferecido a Krishna é lindo por natureza, é artístico e satisfaz o coração por completo.
            O ser humano da Consciência de Krishna é de grande importância, porque pode transformar tudo por completo. Inclusive se no serviço a Krishna fizermos algo imperfeito pode ser aceito se tiver uma intenção positiva por trás. Quem é que marca a linha para definir o que é positivo e o que não é? Esse é o mestre espiritual, por isso precisamos de sua guia constante em cada passo de nossa vida.
            É muito importante semear a semente da Consciência de Krishna nos corações de todos aqueles que conhecemos ou que encontramos no caminho. Esse é o nosso serviço e isso foi o que Srila Prabhupada fez conosco. Poderíamos viver tranquilos em um lugar isolado, desvinculados da sociedade, mas não é real, pois o mundo está sofrendo porque tem sede pela Consciência de Krishna sem saber.
            Sri Krishna é muito misericordioso conosco, porque se aplicássemos a lei “olho por olho, dente por dente”, imediatamente sofreríamos todo o mal que causamos aos demais. Ainda assim, o Senhor permite nos vincularmos com o Seu Santo Nome e com os Seus devotos de forma que possamos nos arrepender de tudo o que fizemos e inclusive nos purificarmos disso.
            Krishna e Seus devotos são a nossa esperança. Uma vida oferecida a Deus, independentemente de qual seja o papel que nos inspira desempenhar, é a nossa esperança. A arte consciente é a nossa esperança e ao mesmo tempo nossa satisfação.
            Meus queridos, essa é a minha mensagem para vocês neste dia. Espero que possam inspirar cada vez mais e mais pessoas para se tornarem conscientes de Deus e a transformarem suas vidas em uma oferenda permanente.
            Deixo-lhes todo o meu afeto do aeroporto de Cucutá.
            Acabamos de chegar depois de uns dias muito lindos em Varsana.
            Jay Srila Prabhupada.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário