domingo, 23 de junho de 2013

Como se tornar um discípulo de verdade?

 

 

Como se tornar um discípulo de verdade?

 




"Somos parte do esquadrão de Mahaprabhu. As pessoas pensam que atuando desta maneira perderão algo, claro, perdem gratificação sensorial material, perdem diversão mundana, mas não sabem que se não mudarem a direção de sua vida logo, também perderão a forma de vida humana. Assim, em vez de se apegar ao serviço, nascem vida após vida, mastigando uma e outra vez o mastigado. Que lamentação!"


     Aceitem todo o meu afeto de Vrindavan no Equador, um paraíso de Mahaprabhu na selva. Mando minhas orações para o seu bem-estar em todos os sentidos.
Tivemos dias muito lindos com os devotos do Equador, bons seminários de liderança e também um super seminário para a família em Consciência de Krishna organizado por Mriganath prabhu.
     Hoje quero falar sobre um tema muito recorrente na vida espiritual, especialmente quando a pregação começa a crescer e novos membros chegam ao templo. O tema fala de como se tornar um mestre de outros, mas sem deixar de ser um discípulo; esse é um segredo essencial na vida espiritual, pois ai colocamos em prova a verdadeira compreensão do praticante. A condição do pregador é bem delicada, inclusive mais delicada que a de um médico cirurgião que tem vidas de muitos em suas mãos. Um pregador não “é feito” somente por sua pregação, senão que por seus atos. Um pregador não fala só de filosofia, senão que a pratica. Um pregador deve se tornar um exemplo de vida, alguém exemplar as 24 horas do dia, por pregar significa cuidar às pessoas com sinceridade. Não é só aprender alguns versos das escrituras, um discípulo se converte em mestre quando compartilha com outros tudo o que aprendeu e toma a responsabilidade de se tornar um praticante sério e se esforça para dar exemplo do que está pergando.
    Srila Prabhupada nos ensina a amar todos os seres e a lhes entregar a Consciência de Krishna, portanto, tornar-se um mestre significa seguir o exemplo de Srila Prabhupada. Os pregadores do movimento de sankirtan de Mahaprabhu são os verdadeiros revolucionários desta Era – Sri Caitanya mesmo começou esta revolução. Um exemplo claro disso é o passatempo de Mahaprabhu com Chand Kasi, quem quis acabar com o harinama-sankirtan dos devotos e acabou convertido em mais um bhakta. Imaginem milhares de devotos com tochas cantando os Santos Nomes do Senhor, dirigindo-se até Kasi liderados pelo próprio Senhor, uma imagem comovedora. Imaginem algo assim na América do Sul, uma revolução do Santo Nome. Isso é o que fazem os pregadores que saem às ruas dia após dia, os sankirtaneiros que levam os materiais do SEVA a todas as almas sofridas, eles na verdade levam uma das tochas de fogo de Sri Caitanya para liberá-las da escuridão. Então, como não dizer que são mestres verdadeiros? Claro, sempre e quando lutam por atuar consequentemente com o que estão pregando. De nada serve um pregador que na vida privada seja um folgado, dorminhoco ou que só satisfaça os seus sentidos.
    Voltando à pergunta do início: Como se tornar um mestre sem deixar de ser discípulo?
    • Pois um discípulo sempre deve se lembrar do seu Gurudeva. No papel de mestre, o devoto deve ser um valente representante, mas no papel de discípulo sempre se sentirá como um tonto diante de seu Guru. Se o pregador não estiver realmente rendido ao seu Guru, então toda sua pregação se converterá em uma farsa – essa prova de sinceridade nos apresenta a cada momento. Nós nos sentimos incapazes de ter o serviço de guiar aos demais, mas só por fazer lembrar ao mestre espiritual, ele se manifesta e nós nos tornamos capazes. Para mim é muito especial manter o contato com vocês sempre, quando nos encontramos em minha visita aos seus templos, quando me escrevem um e-mail, quando leem minhas mensagens do Chat de Domingo... Sabem por quê? Porque, mesmo que vocês não saibam, são os representantes de Srila Prabhupada, vocês me fazem sentir a presença viva do meu mestre.
    Srila Prabhupada nos convidou a esta família, é graças a ele que cada um de nós estamos aqui, e é graças a cada um de vocês que eu posso lembrar e servir a Srila Prabhupada todos os dias. Srila Prabhupada nos deixou uma meta muito elevada, foi muito exigente para nosso próprio benefício. Assim mesmo, vocês exigem que eu seja consequentemente, desta forma me sinto obrigado por seu amor a representar meu mestre da melhor forma diante de vocês, mesmo que seja muito difícil.
   Não sei como fazer, só sei que anseio servir meu Gurudeva como todo o coração. A energia material nos põe dificuldades, mas o amor de Prabhupada e o de cada um de vocês mantêm meu ar vital e permite que o Hari-katha continue sendo minha única razão de existir. Assim, posso confessar que a única coisa que há de Guru em mim é a infinita graça de Prabhupada que se apoderou de minha vida e me pôs em contato com todos vocês que estão sedentos para servir a Verdade. Todos eles são meus salvadores e meus verdadeiros amigos. Assim, meus queridos, voltamos a perguntar: Como se tornar um discípulo de verdade? Só seguindo o Guru e estando à livre disposição - livre disposição quer dizer disponível para os demais a todo momento, sem esperar recompensa, sem gozar dos sentidos, sem vida privada, como um médico de emergência, sempre está disponível para qualquer emergência. Nós aspiramos a nos convertermos em doutores da alma, doutores de urgência das almas que esperam a medicina do Santo Nome. 
   O sadhana, a prática diária, o canto do Santo Nome e a pregação são as ferramentas que nos permitem desenvolver este desejo de servir incondicionalmente, de servir com determinação. Lembrem que serviço remunerado não é serviço; o devoto faz seu serviço sem esperar nenhuma recompensa, e se algo chegar, o usa para o serviço de Krishna. Muitas almas estão buscando negociar com Deus, mas o verdadeiro discípulo não busca isso, ele só busca servir humildemente. É um suicídio benéfico: morre para a vida material, mas vive para servir todo o tempo, dia e noite - essa é a nossa aspiração, essa é a consciência de Vrindavan. 
   Somos parte do esquadrão de Mahaprabhu. As pessoas pensam que atuando desta maneira perderão algo, claro, perdem gratificação sensorial material, perdem diversão mundana, mas não sabem que se não mudarem a direção de sua vida logo, também perderão a forma de vida humana. Assim, em vez de se apegar ao serviço, nascem vida após vida, mastigando uma e outra vez o mastigado. Que lamentação! Por isso, o devoto deve ser muito compassivo com as almas sofridas, porque compreende que a raiz de seu sofrimento é a ignorância, e armado com a luz das tochas do movimento revolucionário do sankirtan de Mahaprabhu que traz o conhecimento que acabará com essa escuridão.
   Aprender a pregar é um curso dentro do treinamento de como aprender a amar de verdade, aprender a ter verdadeira compaixão. Dedicar-se ao Agente da Verdade, ter lindos programas para que as pessoas se aproximem do conhecimento sobre a ciência da alma. Manter templos transparentes, acolhedores e muito bem organizados, onde cada um dos membros sinta que possa dar o melhor de si para o desenvolvimento da comunidade.
   Assim como nosso Gurudeva tem sido compassivo e afetuoso e tem feito sentir a cada um de seus discípulos como o mais querido e o mais importante para ele, da mesma forma devemos atuar nós e mostrar compaixão com os que nos rodeiam. Dessa maneira, o pregador deve fazer com que todos se sintam muito benvindos, assim devemos aprender a escutar às pessoas e a lhes transmitir isso que Srila Prabhupada nos ensinou.
   Este trabalho de pregador às vezes é um pouco duro e chato, claro, chato para nosso ego falso e nossa preguiça, pois estamos tão condicionados que nos acostumamos a ver com indiferença os sofrimentos dos demais. Sem dúvidas, ao pregar realizamos o verdadeiro estado do sofrimento humano, do sofrimento da alma. Só se tornando um verdadeiro discípulo, um verdadeiro pregador, se torna um mestre. Só pregando, pregando e pregando, e praticando, praticando e praticando. Aquele que anseia mais devoção deve se lembrar que vai encontrá-la na pregação e na pregação. Quanto mais pregação e mais pregação, mais pontualidade, mais limpo, mais trabalhador seja, mais próximo estará da devoção. Ai está o êxtase real, na prática diária. Vida espiritual sustentável é uma vida de compaixão e dedicação, dessa maneira, é impossível se desanimar. Sem compaixão, o entusiasmo se vai rapidinho, sem compaixão nem sequer temos ânimo para nos levantarmos, mas se em nossa mente viver as 5, 10, 100 ou o número que seja de pessoas que estamos cuidando, então não haverá momento nem razão para nos aborrecermos. Quem não sente nada pelos demais, então não compreende o seu Guru, o que falar de entender a Srila Prabhupada ou a todos os nossos preceptores. Se não entender isso, menos ainda entenderá a razão pela qual ele mesmo está no processo da Consciência de Krishna. 
    O Senhor Supremo é chamado de Dina Bandhu, o amigo dos caídos, dos aflitos, assim, os devotos do Senhor Krishna também devem se converter em amigos dos aflitos, ajudar aos demais, não tirar proveito deles, quem quer se aproveitar de outros, não é um pregador de coração. Em troca, quem quiser abrir seu próprio coração 100% aos demais, quem quiser entregar seu coração por amor à Verdade, esse é um pregador perfeito, dar o melhor de cada um, esse é o segredo, e é isso o que eu quero para cada um de vocês, que sejam capazes de entregar o melhor de si próprios. Por isso falo de maneira tão direta, para que sintam meu coração e dessa forma vocês possam compartilhar seus corações quando pregam ou dão aulas.
   Queridos meus, devemos pregar até o final. Morrer na batalha da pregação, com os Santos Nomes de Krishna em nossos lábios, assim nos manteremos com Krishna, sem dúvida alguma.
   Muito obrigado por compartilhar esta luta e por me ajudar a servir Srila Prabhupada.
   Espero que possamos seguir juntos assim para sempre.
   Com todo o meu afeto.
   Jay Srila Prabhupada.

   Seu sempre bem-querente,
   Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário