domingo, 14 de abril de 2013

É nossa filosofia, nossa forma de chegar aos outros, nosso carinho a tudo


É nossa filosofia, nossa forma de chegar aos outros, nosso carinho a tudo



“O assunto referente à boa surpresa é que todos somos uma família, e quando chega um novo devoto, sentimos que realmente chegamos um passo mais próximo de nossa gigante família espiritual, já que com Krishna a família é muito grande e cada devoto é uma conexão com Ele. Não importa se for um devoto novo ou um com muito mais tempo, ambos podem nos guiar.”

            Queridos devotos, desta vez mando minha mensagem da Itália.
            A viagem de um peregrino sempre está cheia de lindas surpresas. Claro, não faltam as dificuldades, porque elas também são parte da vida, pois quem nasce, também envelhece, adoece e morre. Assim que, quem espera uma vida sem problemas, tem uma venda nos olhos. O assunto referente à boa surpresa é que todos somos uma família, e quando chega um novo devoto, sentimos que realmente chegamos um passo mais próximo de nossa gigante família espiritual, já que com Krishna a família é muito grande e cada devoto é uma conexão com Ele. Não importa se for um devoto novo ou um com muito mais tempo, ambos podem nos guiar. Certamente os mais velhos nos ajudam mais, e mais ainda os grandes Bhagavata Paramparam Gurus, como Srila Prabhupada. Atrevo-me a dizer que a maioria dos pregadores, tanto siksa quanto diksa gurus são pancaratrikas paramparam gurus. Eles são gurus que fielmente seguem ao nosso Bhagavata paramparam gurus, e quando fazem o seu serviço bem, são vistos com os mesmo olhos como se fossem Bhagavata paramparam gurus também.
            Justamente nesta manhã, tive uma longa conversa com Mahapurusha Das e Ramananda Prabhu sobre os gurus e sannyasis que falharam com os seus votos ou não quiseram continuar lutando como sannyasis. Isto, por um lado, parece muito escandaloso, e sem dúvida alguma é muito triste, porém, honestamente, seria ainda mais triste se nunca tivessem tentado. Como exemplo de Srila Prabhupada, quando lhe perguntaram por que existe tanta Maya nos templos e ele respondeu que esta era uma pergunta equivocada, que deveríamos perguntar como é possível que existam tantos templos no reino de Maya em plena Kali Yuga.
            Estes devotos, sobretudo os siksa gurus, que abrem templos e viajam pelo mundo para distribuírem a mensagem dos gloriosos vaishnavas estão fazendo um gigante serviço. Se em algum momento sentem que não podem continuar, certamente haveria alguma razão, como alguma ofensa que cometeram, porém, isso não quer dizer que seu serviço foi em vão, principalmente se o seu serviço foi respaldado por um poderoso Bhagavata paramparam guru como Srila Prabhupada. Ele está por trás de todos os que pregaram em seu nome, e diante de Krishna tomam responsabilidade.
Eu já vi de tudo, vi sannyasis que se confundiram com o seu voto, e depois de contemplar de tudo um pouco, retomaram os seus votos. Enfim, minha missão é fazer com que as pessoas sejam felizes, não pessoas uniformizadas e desesperadas, ou pior, mal humoradas que maltratam os outros. Em Consciência de Krishna temos as duas opções, pravriti marga e nivriti marga; servir renunciando a muitos caprichos e à vida familiar ou servir tendo certas facilidades no mundo com uma vida familiar. Certamente os devotos em nivriti marga são mais respeitados porque têm mais tempo para os demais, porém isso não quer dizer que sejam mais exitosos em serviço já que muitos grihastas pregadores já fizeram maravilhas.
A sagrada ordem de sannyas existe e tem como propósito levar a abnegação que foi vista nas Gopis, que até ofereceram o pó de seus pés para salvar a Krishna de uma dor de cabeça. Em nossa família Vrinda, me sinto muito endividado com os sannyasis, brahmacarys, visnupriyas, maharanis, grihastas, presidentes de templo e com todos em geral, também contando com todos que apoiam do lado de fora, e o que dizer daqueles que lutam para se manterem desde o início da missão. Sinto-me constantemente agradecido com todos, além do mais, quero dizer que, por favor, não se assustem, porém, é o meu desejo que muitos de meus discípulos se tornem mestres espirituais e entendam a necessidade das almas condicionadas por todas as partes do mundo. Eu não tenho dúvidas de que dentro da família haja muitas almas fiéis e sinceras a Srila Pabhupada e que vão representá-lo bem, e permitirão que mais almas tenham acesso pleno às divinas instruções dos devotos puros, mesmo existindo risco de que um ou outro deles falhará, e os devotos que se conectaram com essa pessoa terão que procurar a conexão com outro vaishnava para que possam continuar com o serviço bem acompanhado.
O mesmo fenômeno acontece quando um presidente de templo abandona o serviço e temos de buscar outra alma sincera que está disposta a continuar com este cargo de responsabilidade, como disse Srila Prabhupada citando o slogan da empresa ferroviária da Índia: “As rodas têm que continuar se movimentando.” Este é um movimento onde se movem as rodas de Gouranga, não sejam superficiais, não sejam libertinos, porém, tampouco se escandalizem ou se decepcionem pelas falhas dos outros, porque isso também leva às pessoas a serem fofoqueiras, enfim, a recomendação de Srila Prabhupada é a de ser estrito consigo mesmo e misericordioso com os demais.
Concluindo, me ajudem com todo o seu poder a expandir a mensagem amorosa de Srila Prabhupada. Estou fazendo uma compilação de informações dos projetos que já foram feitos pela família Vrinda em qualquer parte do mundo, que tenham algo para oferecer a outros pregadores, me refiro a materiais para imprimir, materiais de publicidade excelentes, gravações de música, documentários e eu também gostaria de saber sobre a história de cada projeto em um estilo telegrama, como por exemplo, quem teve a ideia, quem executou, quem cooperou, qual material do projeto está disponível e até hoje pode ser conseguido, com quem pode ser conseguido, se existe algum valor para consegui-lo e qual é o valor. São mais de 30 anos de criatividade que eu tenho por trás de mim, e já me esqueci de muitas coisas, ou pelo menos não tenho nenhuma documentação, mas alguns devotos podem ter. Isto pode incluir fotos antigas das primeiras etapas.
Eu quero que vocês revisem os seus arquivos e olhem bem quais coisas do passado foram esquecidas, por exemplo, faz muitos anos do teatro “O pesadelo de Seu José, o açougueiro” que um devoto de Miami Jaya Ram fez as primeiras gravações para a proteção dos animais, me lembro que uma delas era a canção “Tenho uma vaca leiteira” que foi usada na apresentação da obra no palco Media Torta de Bogotá. Muitas obras teatrais foram perdidas simplesmente porque não guardamos bem os materiais. Cada obra teatral é um destes projetos que seria muito triste de perder. Lembro-me que uma vez com as madres Laksmi e Vrinda fizemos uma magnífica obra teatral da mulher liberada, da libertação feminina. Eu encarreguei a madre Ramesvari em Miami de fazer uma compilação de Arte Consciente Imortal e muitas das coisas que vocês me informam foram qualificadas para serem apresentadas. Por favor, me ajudem com esta compilação, principalmente os devotos antigos que devem ter fotos ou boa memória. Claro, principalmente se trata de coisas que podem ser revividas, já que os nossos templos precisam de muita cultura e beleza. Inclusive, existem livros que foram impressos e que foram perdidos os arquivos. Por exemplo, agora que estive na Índia, procuramos um livro de vegetarianismo em híndi publicado pelo Ganga Action Parivar, porém não encontramos os arquivos para imprimi-lo novamente.
Assim também na Missão Vrinda, temos muitos arquivos que se perderam, porém que podem ter uma versão impressa digitalizada. Para mim, a internet é mais que um arquivo de coisas valiosas do passado, imagine como estaríamos sofrendo se as coisas de Srila Prabhupada não tivessem sido gravadas e preservadas para que até hoje possamos escutar o néctar de suas conversas. Por essa razão, quero começar esta busca pelas coisas do passado e protegê-las melhor, muitas vezes as pessoas pensam que as coisas da atualidade não tem muito valor, mas e se o artista se tornar famoso futuramente? Ai até os detalhes do passado serão levados em conta. E ainda não os mereceremos, somos parte de um aspecto histórico que se chama: “O início” no ocidente, da missão de Sri Caitanya Mahaprabhu e os inícios de, por exemplo, Associação Mundial Vaishnava. Assim como as restaurações dos primeiros templos na Índia, por exemplo, creio que não existam fotos de como era Vrinda Kunja quando chegamos lá.
O que os olhos não veem o coração não sente, claro, sempre pode haver saturação visual ou alguém que não tem tempo, porém esta não é a razão de não preservar os tesouros do passado. Também sei que alguns devotos têm antigas coleções de cassetes que nem sequer foram passados para formato digital. Isso também é uma razão para revisar, por exemplo, Madhava Prakash Maharaj escreveu e gravou muitas canções, mas não em estúdio, eu creio que Vaishnava Prabhu deva ter estes cassetes. O que estou aqui pedindo é um pouco de trabalho arqueológico. Claro, com o tempo a qualidade das gravações melhorou muito.
Uma das coisas que sempre deixaram para depois é guardar todos os recortes de jornal nos quais escreveram sobre nós, ou onde aconteceram entrevistas em rádio e televisão. Por exemplo, quando Srila Harijan Maharaj se foi, de uma maneira ou outra já não me lembro como chegou a televisão colombiana e fizeram uma tremenda reportagem sobre sua partida. E quando tratamos de material de pregação, não me refiro a coisas somente feita pela Vrinda, também gosto de preservar tesouros de outras missões. Dos projetos atuais, quero ter informação básica que possa identificar do que se trata e quem o faz. Se vocês conhecem devotos antigos que possivelmente não estão conectados com a internet e nem vão ler o chat, podem visitá-los e fazer uma entrevista pedindo para que mostrem suas fotografias antigas. Todo este material por favor mandem uma cópia a mim e ao prabhu Panca Tattwa para sabermos que essas coisas foram resgatadas.
Estamos no caminho de Terni a Rimini, ontem foi um dia histórico porque fizemos uma bela cerimônia de fogo na montanha conhecida como San Erasmo onde está o templo de Surya Narayan, contruída a 7.000 anos. Antes disso fizemos uma entrevista na rádio e fomos à cachoeira de Mármore fazer um Harinam, depois tivemos um programa pela Mãe Terra no nosso Centro Vrinda em Terni e fomos a uma apresentação do Radha Dub System onde cantamos com o grupo alguns bhajans em uma velha igreja.
Hoje pela manhã descobrimos perto do templo de Imlitala um belíssimo caminho ecológico que os devotos não conheciam, apesar de estarem lá há mais de 10 anos. Prabhu Hriday Caitanya quem é o construtor do centro de Imlitala de Terni situado há alguns passos do templo de Sringabath do prabhu Ramananda e Sanatani, fizeram um novo espaço na mata atrás de sua casa, que praticamente serve como um teatro de concha acústica na mata.
É muito notável na Itália que os devotos têm uma grande tradição de fazerem altares em suas casas tão belos que ficam mais bonitos que os altares que vemos nos templos, têm muito amor pelos detalhes. Essa é a essência da vida espiritual: muito amor pelos detalhes. É nossa filosofia, nossa forma de chegar aos outros, nosso carinho a todos. Espero que todos tomem com carinho este meu desejo de preservar o carinho do passado. É o carinho para os que vêm no futuro.
Com esta mensagem me despeço por hoje.

Seu sempre bem-querente.
Um grande abraço para todos,
          Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário