domingo, 7 de abril de 2013

Todos somos jivas vivendo uma realidade


Todos somos jivas vivendo uma realidade



Todos somos jivas vivendo uma realidade. Nada é impossível, qualquer um de vocês pode se converter em um Brahma ou Shiva em alguma de suas vidas, tudo pode acontecer. Mas, a essência por trás de tudo é saber o que realmente estamos fazendo na realidade de nossa própria vida e vincular a outros no serviço a Krishna e aos devotos é outra realidade, uma arte de verdade.”


            Queridos devotos, recebam todo o meu afeto neste dia. Hoje quero falar da realidade da vida. Em nossa vida prática, experimentamos como o movimento de sankirtan toma efeito, pois o canto dos Santos Nomes é uma realidade em si, assim como a presença de cada um de vocês hoje neste Chat é um realidade. Todos vocês são parte desta realidade. O serviço especial que cada um de vocês realiza tão belamente é uma realidade, e passando a outro plano, recordando um bhajan que entoamos hoje onde se descreve a Narada Muni cantando as glórias de Sri Radha e Krishna, e como todos ao redor, incluindo o Senhor Brahma e o Senhor Shiva, essa também é uma realidade. Claro, é uma realidade que não podemos perceber por completo, mas mesmo assim, são entidades muito elevadas, também são jivas vivendo sua realidade.
            Todos somos jivas vivendo uma realidade. Nada é impossível, qualquer um de vocês pode se converter em um Brahma ou Shiva em alguma de suas vidas, tudo pode acontecer. Mas, a essência por trás de tudo é saber o que realmente estamos fazendo na realidade de nossa própria vida e vincular a outros no serviço a Krishna e aos devotos é outra realidade, uma arte de verdade. Por isso nos chamamos de mendigos de amor, porque queremos mendigar às pessoas para que façam da Consciência de Krishna a realidade de sua própria vida. Eu amo esta realidade e amo trabalhar com pessoas que estão realmente convencida do que estão fazendo ou que têm profundos sentimentos pelo serviço que fazem. Não como nas grande empresas que tem milhares de trabalhadores que cumprem com o que tem que fazer porque recebem por isso, mas nenhum deles dança de alegria na realidade diária, pois só se mantêm ali por dinheiro.
            Os devotos vivem uma realidade à parte, a mais linda realidade. A felicidade e a devoção dos devotos não pode ser comparada nem com a maior quantia de dinheiro. Nós não estamos querendo que nos paguem pelo o que fazemos, o pagamento que os devotos recebem é muito mais elevado, eles estão dentro no negócio da misericórdia e o pagamento que recebem é mais misericórdia, pois a misericórdia só se manifesta quando há um anseio sincero por ela. E assim como Narada Muni está dançando de êxtase enquanto canta as glórias de Radha Raman, o criador do mundo, Brahmaji, também se une a esta dança e o destruidor do undo, Sri Shiva, também se une a esta dança extática, inclusive Ananta Sesa se une a esta dança maravilhosa.
            Assim, nós também podemos ser parte desta dança, pois se estivermos vinculados a Krishna, a vida completa se transforma em uma dança de êxtase. Sem Krishna a vida não tem nenhum êxtase, sem idealismo espiritual ou serviço rendido não há nenhum sabor na vida, por isso, nossa vida deve se transformar na realidade de uma dedicação intensa que irá nos fazer sentir grande prazer e êxtase. Como identificar este êxtase? Pois é um prazer estar aqui com todos vocês, conhecer de coração a cada uma destas pessoas maravilhosas, servir a Krishna junto com vocês... O êxtase de fazer uma revista em oferenda a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati com ajuda de Damodarastaka dd. O êxtase de fazer e manter web pages para Krishna, assim como fazem os membros de nossa oficina em diferentes países. Assim, o serviço desinteressado e rendido deve se converter na realidade de todos os dias.
            Apreciar os nossos irmãos e irmãs, fazê-los se sentir parte da família de Srila Prabhupada e servir junto a eles, devemos converter em nossa realidade. Cuidar das oferendas ao nosso Ishtadev, protegendo o que é saudável nelas, a qualidade orgânica e a utilização de produtos conscientes e livre de maltrato animal, isso deve se tornar uma realidade. Proteger a Mãe Terra que é uma manifestação da Mãe Suprema, deve ser a realidade ativa de cada um de nós. Devemos preparar a nossa vida para que, de uma maneira ou outra, se torne um instrumento que permita aos outros se apagarem mais a Krishna. Esse é o maior presente que podemos entregar. Essa é a realidade que devemos compartilhar com todos. Assim, hoje oramos a Narada Muni, ao Senhor Brahma, ao Senhor Shiva, e à Ananta Sesa que a fé que eles têm no Santo Nome do Senhor inspire a nossa própria existência. Temos que nos lembrar que estamos em uma posição de perigo constante que pode fazer com que esqueçamos do Santo Nome do Krishna, pois existe uma tendência natural (devido à ilusão) a não sentir nenhuma atração por Ele. E se distanciarmos o canto do Santo Nome da nossa vida, ela se tornará novamente algo miserável. Poderão dizer: “Minha vida é miserável mesmo na Consciência de Krishna.” Srila Bhaktivinoda Thakur escreveu sobre isso e disse: “Parece que algumas vezes a vida com os devotos se torna algo insuportável, porém a vida material é muito pior.” Às vezes parece que viver com as mesma pessoas no mesmo lugar pode ser insuportável e queremos ter o nosso próprio espaço, porém, o que fazer? São as pequenas provas que temos de passar para aprendermos a ser tolerantes. Dessa maneira, qualquer detalhe aparentemente intolerável na vida espiritual, nada mais é que néctar comparado com a vida materialista. Na vida, às vezes sentimos que não podemos aguentar alguma pessoa especificamente, por alguma razão meio estúpida, porém essa pessoa está ao seu lado o tempo todo, come e vive no mesmo lugar... Nada mais pode ser feito além de aguentar.
            A vida está cheia de situações meio estúpidas que perturbam nossa felicidade e nossa prática devocional. Assim, existem muitas situações aparentemente insuportáveis, que aparecem para que avancemos espiritualmente. E se você tiver uma posição de destaque, lembre-se que é somente um serviço que deve ser oferecido aos pés de Srila Prabhupada, pois qualquer um pode se tornar um presidente de templo em qualquer circunstância. São serviços muito difíceis, porém ninguém é indispensável... Qualquer pessoa pode fazer e se qualificar nele. Eu lhes faço uma pergunta: Vocês que vivem no templo, já sentiram que a vida que têm é pior do que a que viveram antes? Ou é muito melhor do que as coisas que aconteceram antes?” Na realidade, nada é tão terrível, ou melhor, temos que nos concentrar e meditar na mensagem do início deste Chat: “Fazer da nossa vida útil, para que o serviço se torne uma realidade na vida.”
            Quando eu era brahmacary e viajei pela primeira vez à Índia, não tinha nenhum serviço de muito destaque, nem muito o que fazer durante o parikrama, foi um mês completo de parikrama durante o Kartik, porém eu comecei a me desesperar, pois não tinha afazeres fixos. Por isso, depois que terminou a época de parikrama, retornei rapidamente à minha área de serviço e assim me senti útil. Pois estar em um lugar e não ter muito o que fazer, não preenche a vida. Não podemos ser preguiçosos, a preguiça é um aborrecimento e se tornar responsável é totalmente o contrário. Não queremos ser a causa do problema, e sim queremos contribuir para a solução dos problemas... Muitas vezes uma pessoa não pode dar uma solução completa, porém, pelo menos, de uma maneira ou outra, trate de não ser parte do problema. Com essas palavras me despeço do Chat de hoje.
            Agradeço profundamente a todos vocês que semana após semana continuam se conectando através dessa janela para receber a mensagem que nos mantêm animados em serviço a Srila Prabhupada. Oramos para a proteção de Sri Nrsimha Dev no nosso caminho aos pés de lótus de Sri Radha-Krishna e os vaishnavas.
            Sri Harinam Sankirtan Yajña ki jay!
            Todas as glórias aos devotos reunidos!
            Todas as glórias a Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário