domingo, 21 de abril de 2013

Ciência e espiritualidade


Ciência e espiritualidade


“Este é o momento de reviver o espírito original da verdadeira espiritualidade. Esse é um assunto urgente, observar qual foi o tesouro que perdemos em nosso processo de secularização. Isto não vem de nenhuma religião, não é manipulação de uma religião, é a necessidade original do ser humano para encontrar o sentido da sua existência, para encontrar de onde vem minha vida e para encontrar o que fazer com o meu amor, porque todo mundo tem muito amor e senão soubermos a quem dar este amor, não nos sentiremos felizes.”


            Meus queridos devotos. Primeiro quero oferecer minhas respeitosas reverências ao meu mestre espiritual Srila Prabhupada.
            Hoje quero falar um pouco sobre o tema “Ciência e espiritualidade”. Este é um tema que frequentemente é tratado. Ciência e espiritualidade é um ponto muito importante, porque hoje em dia estamos nas garras do movimento de liberação do século. Este movimento sempre se apresenta razoável, porque desenvolve suas verdades destruindo o sentido comum, criticando a violência que cometeu em nome da religião. Mas as pessoas religiosas não são defensoras cegas, elas defendem a justiça. Se alguém atacar os filhos de uma pessoa, ainda que seja religiosa, ela não vai dizer cegamente: “Sim, continue a atacá-los!”, não, ela também vai defender, mas não vai cometer uma injustiça ou produzir nenhum tipo de exploração a ninguém.
Como sabem, a história da humanidade tem sido cheia de guerras, então, seria uma boa pergunta: “Por que isso aconteceu? Quem está fazendo essas guerras? Quem está por trás de tudo isso?”, considerando que a guerra é a pior coisa que se pode fazer.
Estamos desfrutando da companhia de outros, como agora eu estou desfrutando da companhia de vocês nesta manhã, mas há lados na guerra e em cada lado tratam de matar um ao outro, é uma situação muito esquisita. A gente se pergunta como está, várias coisas podem acontecer no mundo. Existe um documentário que se chama “Por que brigamos?” (Why we fight?), analisa as 30 guerras passadas e mostra a evidência que pior acontece para se ganhar dinheiro. As pessoas são instigadas, as guerras são como uma trapaça, porque as pessoas não querem uma guerra, mas quando as circunstâncias supostamente se mostram como se fosse inevistável, então as pessoas participam. A motivação para fazer uma guerra é o materialismo, não a espiritualidade. Até as cristãos participantes das cruzadas iam roubar as pessoas e se supunha que iam liberá-las. É um bando de assaltantes. Vemos a história cheia de guerras, que muitas vezes foi creditada por motivos religiosos. Então a sociedade secular veio e disse que as religiões eram uma besteira; ''Se fazem guerras, nós não queremos ter nada a ver como elas.'' Então, todos estiveram de acordo com isso. “A religião não deve influenciar as escolas, as universidades, a política, o comércio, e este foi o início da nossa era secular”, então se não houver religião, no que vamos acreditar? Agora acreditamos na ciência, nos descobrimentos científicos, cremos no QI (Quoeficiente intelectual). Quem é inteligente aqui? Quem pode acreditar que é mais pronto que os demais? Então ele pode ter autoridade.
Estas são as situações que ficaram muito fortes na forma moderna de pensar, especialmente nos países comunistas, porque eles acabaram com a religião até na constituição, então eles não têm ninguém ou nada superior a obedecer. Então, dão todo o crédito para a ciência e assim se deriva uma famoso ditado: “Não acredito em nada que eu não possa ver”. Cada um tem a sua própria verdade, então dizem: “Faça o que quiser, não se restrinja por nenhuma imposição de moralidade ou promessas espirituais”, este era o cenário do século XIX, mas a revolução industrial e a revolução da informática têm uma incrível mudança que está acontecendo de maneira muito rápida, isso é impressionante. Kali Yuga é impressionante, a chamamos de Era de Ferro, mas o ferro não é nada, é a Era de Plástico, a Era da Digitalização, a tecnologia à laser, a comunicação dos celulares que fazem ver ao ferro ordinário. Claro, com o ferro fazem as armas, mas até pelo computador podem matar alguém. Existem muitas formas de torturar as pessoas, então, Srila Prabhupada veio para nos salvar dessa confusão. O que acontece com o materialismo através do sistema secular é que se tornaram muito poderosos. Quando usavam a religião, ao menos interatuavam com algum tipo de chamado pela paz, valores religiosos, como o perdão, a caridade, elementos como estes. Mas no materialismo, a filosofia é que sobrevive o mais forte, eles dizem que a caridade começa em casa, eu tenho que fazer com que as coisas sejam de minha propriedade, não importa o que tenho de fazer. Agregado a isto, existe outro fenômeno, a sociedade secular põe muito poder na mão dos bancos, por exemplo, e supostamente nas dos militares.
A humildade atualmente está sofrendo outro tipo de guerra, a guerra pelo controle da comida e do dinheiro e está sendo motivada pela cobiça, portanto, não existe muito respeito pela Mãe Terra e pelos consumidores, mas o materialismo justifica tudo isso dizendo: “O mundo da oferta e da demanda”, esse é o mundo de mercado aberto, e eles dizem no sentido material que está controlando tudo através das regulações, então eles têm muitas hipóteses, agências de regulação, mas na verdade só há uma regulação que está funcionando que é a que o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre. Essa é a regulação que faz com que todos os recursos vão em uma só direção, assim, hoje em dia as pessoas que odeiam a religião pelas guerras que causou deveriam odiar os bancos por toda a manipulação que estão fazendo através da sociedade materialista.
Este é o momento de reviver o espírito original da verdadeira espiritualidade. Esse é um assunto urgente, observar qual foi o tesouro que perdemos em nosso processo de secularização. Isto não vem de nenhuma religião, não é manipulação de uma religião, é a necessidade original do ser humano para encontrar o sentido da sua existência, para encontrar de onde vem minha vida e para encontrar o que fazer com o meu amor, porque todo mundo tem muito amor e senão soubermos a quem dar este amor, não nos sentiremos felizes. Então, a pergunta da ciência e da espiritualidade se torna muito popular.
Meu irmão espiritual Svarup Damodhar foi um grande cientista e um grande devoto. Ele teve contatos em conferências internacionais, convidado por ganhadores de prêmios Nobel para que ele desse a sua opinião em temas espirituais. Ele acumulou o apoio de cientistas felizes e espiritualizados, ele era muito exitoso, ele era um representante de Srila Prabhupada, ele estava manuseando a verdade. Depois dele, Michael Cremo, Druta Karma, investigou nos arquivos arqueológicos. Ele escreveu o famoso livro “A escondida e proibida arqueologia”, aqui escreveu em muitos artigos que a informação que nos davam na escola sobre a origem da humanidade não é apropriada e é falsa. Então, todos os que vão para a escola que estudam arqueologia, antropologia, história, todos são sistematicamente enganados. Em outras palavras, o mundo está sendo enganado que a humanidade veio da África. Darwin disse que a baleia vem do urso. Ele disse que primeiro vieram as espécies do oceano, depois fora do oceano vieram os mamíferos, mais por que a baleia tem um sistema respiratório como o nosso? Então, disse que os ursos gostavam tanto de peixe foram ao oceano e se tornaram baleias. Que grande especulação. Somente especulação. As pessoas gostam dessa especulação porque sustenta o princípio de que nós não temos de buscar nada espiritual, só desfrutar.

            Então, a ideia de que viemos aqui só para desfrutar é um conceito materialista. Precisa de uma filosofía muito poderosa se quiser ensinar às pessoas a servirem. Aqueles são servos. Sempre temos a competição entre querer ser servos e querer ser servidos. Às vezes os cientistas dizem que estamos aqui para servir, mas quando vem a ciência e a espiritualidade temos que reavaliar a terminologia da ciência, o que é a ciência realmente? O que é progresso de verdade? O progresso é o dinheiro que se move nos bancos? Ou, o progresso é a felicidade nas pessoas? A pergunta da felicidade é muito importante. As pessoas são felizes quando trabalham toda sua vida? Quando trabalharam em uma fábrica? As pessoas são felizes quando celebram o fim de semana com álcool e drogas? Isto tem que ser definido. A Oida Terapia, por exemplo, procura apontar a inteligência espiritual que surge quando a pessoa desenvolve uma atitude de agradecimento e compaixão com os outros. Você seria capaz de fazer coisas boas pelos outros?
Todos somos muito orgulhosos de ser inteligentes, sempre pensei na minha vida que eu era muito inteligente, afortunadamente nunca fiz o exame de QI porque talvez estivesse deprimido. Algumas pessoas poderiam te dizer para fazer o exame e supostamente te darão o seu valor. Em um império materialista nunca vamos ter o conhecimento completo. Adoração, esta é a pergunta: A quem vamos adorar? Para quem vamos baixar a cabeça? Quando vai abaixar a sua cabeça e dizer “ki jay”? A quem vai oferecer flores e incensos? A Consciência de Krishna é muito simples, você só tem que dizer uma coisa do fundo do coração: “Oh meu senhor, me deixe ser um instrumento do Seu amor.” Uma oração e tudo muda. Orar, honrar a prasadam e assim tudo vai mudando. E por ter um pouco de fé, tem um pouco de alegria, e tem uma responsabilidade por essa alegria. Adorar a natureza, ao paramatma ou a Krishna, adorar a Sita Ram ou a Gouranga, mas adore, adore! Agradeça e cante as glórias da criação, agradeça a tudo e não lamente, não se aborreça pelo que não tem. Agradeça o que tem e cuide disso.
Esta adoração nunca termina, adore ao Senhor com todo o seu coração, mente e corpo e use tudo para Sua adoração, e faça dessa adoração um lindo festival. Eu parabenizo aos devotos que fizeram um lindo centro para Radha Gopinath e o decoraram tão belamente. Eu só posso parabenizá-los, eu sei que não tem sido fácil, e as provas vieram e virão mais. Mas pela misericórdia de nossos mestres espirituais podemos continuar fazendo e não podemos nos apegar aos resultados.

Um abraço de coração a todos.
Seu sempre bem-querente,
B. A. Paramadvaiti Swami.


Nenhum comentário:

Postar um comentário