domingo, 3 de março de 2013

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada


Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada



O que é de mais auspicioso que há no mundo? É o fato de uma alma querer se render a Krishna, imagine, oferecer uma flor na forma de um devoto aos Pés de Lótus do Senhor, senão para que servem tantas oferendas ao Senhor se não podemos entregar novas almas aos Seus pés?”


            Queridos devotos, recebam todo o meu afeto do Samadhi Mandir de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada em Mayapur durante o dia de sua aparição. Este é um lugar muito especial, aqui Srila Prabhupada esteve pessoalmente. Todos os meus mais adorados vaishnavas, como B. R. Srila Sridhar Maharaj, B. P. Puri Maharaj, vieram aqui. Eles participaram na expansão da Consciência de Krishna desde o começo, na verdade, este é um lugar muito grande, uma verdadeira Eco Yoga Aldeia.
            Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur conseguiu uma terra muito grande aqui e ele não estava muito disposto a administrar todo o lugar, pois atendia a muitos outros temas. Este terreno esteve a nome de Sri Krishna desde o início e como era tão grande, nela viviam diferentes famílias de camponeses que deviam pagar seus atributos ao templo. Então, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur não sabia como atendê-lo, porque estava muito absorto em suas outras atividades, então alguém lhe propôs a pedir a Bhakti Prajnan Kesava Maharaj que administrasse.
            Nesse tempo, Maharaj se chamava Vinod Babu. Ele era de uma família camponesa e sabia como administrar este tipo de coisa. Vino Babu respondeu que sim, poderia fazer, mas disse: “Preciso de um cavalo, umas roupas formais e um gwalior (homem de segurança) e assim vou cobrar os impostos necessários.” Nesses tempos haviam muitos ocupantes ilegais da terra que viviam lá e não pagavam os atributos necessários, mas Vinod Babu fez tão bem o seu serviço que o templo se tornou muito opulento, pois todos começaram a contribuir como era devido. Ele fez uma maravilha. Um vaishnava desses tempos me disse uma vez: “Em Mayapur há duas pessoas que nunca serão esquecidas, uma é Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada e o outro é Vinod Babu.” Mais tarde, este mesmo Vinod Babu se tornou Bhakti Prajnan Kesava Maharaj, o sannyas-guru do meu Gurudeva Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, assim, aqui nos sentimos completamente em família. Vraja Pattan quer dizer Vraja mesmo manifestado, pois aqui também está o Syama-kunda e o Radha-kunda e uma expansão da colina de Govardhan; por isso, nos sentimos muito conectados com este lugar e estamos fazendo serviço para mantê-lo limpo também.
            Neste lugar eu tive a ideia de que nossas fazendas e templos seriam uma beleza verdadeira, representantes de Sri Vrindavan, onde tudo está muito bem cuidado e bem atendido, para que as pessoas cheguem lá e se sintam muito entusiasmadas e possam se ocupar em serviço devocional podendo ajudar a embelezar os lugares. Assim, todos nossos projetos de Varsana, Vrindavanita, o Eco Truly Park são reflexos de Vraja Pattan, que é parte da nossa tradição monástica de veracidade, auspiciosidade e beleza (satyam sivam sundaram). Aqui em Vraja Pattan eu oro para que todas as fazendas ecológicas que Deus tão misericordiosamente confiou a nós se tornem lugares fortes, limpos e encantadores, que sejam campos da devoção onde nós possamos trazer as pessoas aos Pés de Lótus do Senhor, porque só assim podemos ter a fortuna de servir, porque, o que pensam de ir a um templo e se espantar com algo, porque o tratam mal ou não lhe dão de comer, é como um “anti-ashram”.
            Lembro-me que em Lima, no velho templo de Jiron Callao havia um lugar muito velho, impossível de viver, que os devotos chamavam “anti-bhakta”, porque ninguém podia ficar lá. Em Catargena também tivemos um ashram assim, muito inóspito. O fato é que todos nossos ashrams devem ser “pro-bhaktas” para animar as pessoas na Consciência de Krishna. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada estabeleceu este ashram como o modelo a seguir, assim como quando as imobiliárias querem vender uma casa, ensinam com uma casa modelo, que é a mais bonita, a mais elegante, a melhor mantida; nossos ashrams devem ser modelos para que as pessoas aprendam a tornar suas casas lugares onde Krishna esteja no centro, essa é a particularidade de um Eco Yoga Aldeia, que Krishna está no centro. Krishna no centro significa que tudo se harmoniza e tudo se resolve, que não há nenhum problema. Tudo o que recebemos tem sido realizado para que possamos nos dirigir à máxima perfeição da vida.
            Minha mensagem para todos vocês presentes no Chat Domininal do lindo lugar de Vraja Pattan é que façam maravilhosos templos, lindíssimas comunidades, onde tudo é tão lindo que as pessoas se tornem muito agradecidas e se elas não puderem viver no ashram, que queiram fazer algo em suas casas, manter programas ou apoiar o templo, são totalmente benvindos. Essa é a realidade de ter um serviço a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada, isso era o que ele queria: um lugar de refúgio para todas as almas.
            Os vaishnavas são o primeiro refúgio que recebemos quando chegamos ao ashram, porque eles são os que recebem as pessoas e eles são quem fazem com que as coisas se tornem auspiciosas, pois o que é de mais auspicioso que há no mundo? É o fato de uma alma querer se render a Krishna, imagine, oferecer uma flor na forma de um devoto aos Pés de Lótus do Senhor, senão para que servem tantas oferendas ao Senhor se não podemos entregar novas almas aos Seus pés? Eles são os que dão aos nossos ashrams a vida.
            Sri Vraja Pattan ki jay!
            Sri Radha-kunda, Syama-kunda, Giriraj Govardhan ki jay!
            Sri Gandharvika Giridhari ji ki jay!
            Srila Bhaktivinoda Thakur ki jay!
            Srila Goura Kishor Das Babaji ki jay!
            E os acaryas que manejaram este ashram durante muito tempo:
            Srila Bhakti Vilas Tirtha Maharaj ki jay!
            Srila Kusum Sraman Maharaj ki jay!
            Srila Bhakti Kankan Tapasvi Maharaj ki jay!
            Srila Bhagavat Maharaj ki jay!
            Assim, glorificamos a todos os acaryas que têm ajudado a manter este lindo ashram de Srila Bhaktisiddhanta durante anos. A casa que está ao início do ashram era a oficina de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta onde ele passeava pela varanda do segundo andar como um leão, planejando intensamente o método de expandir a Consciência de Krishna. Tudo o que os devotos fazem na América do Sul e na Europa, em todo o mundo, não é nada mais do que o plano de Srila Bhaktisiddhanta.
            Todas as glórias sejam a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada no dia de sua Vyasapuja. Goura Premanandi! Hari bol!
            Não se desanimem por nada do mundo, não vale a pena. O mundo é um rolo, porque onde há mundo, há rolo e se enrola, mas você pode se desenrolar meditando em um devoto puro e fazendo serviço às grandes almas que vieram nos tirar da confusão e da ilusão.
            Meu grande abraço de coração de Sri Mayapur Dham.
            Jay Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta!
            Jay Srila Prabhupada Bhaktivedanta!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário