domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pacto Mundial Consciente


Pacto Mundial Consciente



“Chaski Fest não está condicionado só a grandes eventos, não há limite enquanto a isso, com músicos muito conhecidos ou artistas locais que recém se estão lançando. O tamanho não é o importante, senão que seja um festival variado, com muito entusiasmo e conscientização.”


Queridos devotos, recebam todo o meu afeto do Kumbha Mela em Allahabad. Mando esta mensagem para lhes contar de um novo projeto de pregação que foi estabelecido durante a nossa estadía no Kumbha Mela. É um programa de muito impacto às pessoas na qual todos os nossos templos podem participar. Trata-se da representação de personagens com figurinos conscientes que fizemos para o Kumbha Mela. Esta ideia se originou no Rio, onde participamos das manifestações a favor da consciência com atores que representavam a Mãe Terra, as multinacionais e a exploração dos animais.
Agora, para o Kumbha Mela, decidimos fazer mais personagens que têm roupas mais impactantes e tudo tem sido um êxito. Todos os dias aparecem na imprensa, na televisão e inclusive artistas famosos, autoridades do governo e líderes religiosos se fotografaram com eles.
Para a América do Sul temos que criar mais um personagem que represente a Revolução da Colher, cheio de colherzinhas e que as asas tenham mensagens de conscientização, como por exemplo: “Salvando aos animais dos experimentos de laboratório! Deixando de comer animais desnecessariamente! Protegendo aos animais dos esportes cruéis! Protegendo as fontes essenciais de água! Vegetarianismo não é uma opção pessoal, senão que uma ferramenta para salvar vidas!” O estilo dessas roupas é super chamativo, porque a própia roupa é muito colorida e com as mensagens incorporadas alí, as pessoas não podem deixar de olhá-las. Assim, para a América do Sul, quero que façamos os seguintes personagens:
·                    O Materialista: representa a exploração e a falta de consciência por parte das multinacionais.
·                    A Mãe Terra: repleta de mensagens sobre o abuso e descuido com a natureza.
·                    A Montanha: cheia de lixo e destruída pela mineração.
·                    A Árvore: que nos avisa sobre as florestas devastadas.
·                    O Rio Sagrado: foi contaminado pelas indústrias e pela inconsciência do lixo.
·                    A Vaca: como representante do reino animal explorada pela cobiça humana.
·                    A Revolução da Colher: promove a mensagem positiva de proteção aos animais e vegetarianismo.
·                    O Pacto Mundial Consciente: com a solução de todos os problemas anteriores. As vestes do Materialista, da Mãe Terra, da Revolução da Colher e do Pacto Mundial Consciente, têm grandes asas de tecido onde estão escrito as mensagens correspondentes. No momento em que eles desdobrem as asas, chama a atenção imediatamente, dando a impressão de um ser humano que se expande para os lados e parece uma borboleta.
A roupa do Rio Sagrado também impacta muito, pois se trata de uma jovem vestida com um sari muito bonito de cor viva, com uma coroa e decorações atrativas enquanto o véu de seu sari está cheio de lixos plásticos. Há certas mudanças e melhorias que se pode fazer nas vestimentas, por exemplo, o do Pacto Mundial Consciente e o da Mãe Terra é melhor fazê-los com círculos de papelão e não de arame e bambu como fizemos na Índia.
Nossa ideia principal para estes trajes foi ao ir visitar os Sadhus do Kumbha Mela e levar a mensagem ecológica, mas nestes dias organizamos uma obra de teatro com todos os personagens e foi muito bem recebida, tanto que apresentamos num encontro de acaryas do Mela em uma universidade em Varanasi. Meu desejo é que na América do Sul reproduzam esses personagens e também organizem uma peça de teatro com eles, com música muito bem selecionada e com coreografias, pois é uma excelente apresentação para Eco Yoga Festivais, feiras da Revolução da Colher, eventos de proteção da água, etc. Quero que os grupos de arte e teatro de diferentes templos criem vários livretos para esta obra e os compartilhem para expandir a pregação, os templos como Govindas´s Medelin, os grupos artísticos de Costa, Cali, Bucaramanga, Cúcuta, Lima, Quito, Santiago, La Serena, Antofagasta e São Paulo devem desde já trabalhar nas fantasias e nos livretos da peça. Assim podemos participar de uma forma ativa e artística dos eventos das organizações que promovem a consciência e o respeito à natureza e todos os seres, sendo parte da mensagem do Pacto Mundial Consciente de maneira muito positiva, colorida e sem agressividade.
 Quero que todos se preparem para isto sem nenhum pretexto, é algo muito importante que devemos ter funcionando em todos os lugares. Relatem os avanços deste projeto no Vrindanews, com fotos e vídeos de suas apresentações. Também quero que comecem a preparar os livretos para apresentar a obra: “O juízo da humanidade”, desta maneira mais doce e colorida, pois essa mensagem também se encaixa muito bem com a abordagem do Pacto Mundial Consciente.
Por outro lado, desejo lhes falar sobre um novo programa em conexão com o ativismo: trata-se dos Chaski Fest ou festivais de música e arte totalmente vinculados com o Pacto Mundial Consciente.
Chaski Fest é uma promoção intensa da Revolução da Colher e dos diferentes projetos de vegetarianismo em cada local, por exemplo: os restaurantes vegetarianos, a feiras orgânicas, os Eco Yoga Festivais, etc. Chaski Fest nasceu da necessidade de reunir tantos maravilhosos e variados artistas vinculados ao Pacto Mundial Consciente. Um Chaski Fest representa os antigos mensageiros da cultura Inca que corriam grandes distâncias para comunicar um povo com outro. Assim, os Chaskis atuais são verdadeiros mensageiros de consciência através da música e da arte. Um Chaski Fest não tem limitações, pode ser realizado a grande ou pequena escala, o mais importante é que é um instante de entuasiasmo e alegria onde o vegetarianismo, a proteção à Mãe Terra e o respeito entre os seres são as temáticas principais.
Durante este tempo, nos contatamos com músicos maravilhosos que estão muito entusiastas para visitar a América do Sul, um deles é o Vaiyasaki que vai começar o seu tour pelo Brasil e chegará até o México. Com ele podem organizar lindos Chaski Fest também. A Gita da Hungria também vai começar a viajar pela Europa e América do Sul levando a sua doce música e toda experiência que adquiriu neste tempo na Índia. Fantuzzi, Adam Baba e Deepak da Califórnia também foram convidados para participar. Só pelo fato de artistas como eles chegarem às nossas fazendas e que sejam recebidos com muito carinho e a melhor atenção já é uma realização. Ter artistas como eles é muito importante, pois só sua presença já é um Chaski Fest em ação. Quem comunga com os ideais do Chaski Fest é benvindo para partipar e injetar energia cultural consciente mediante estes eventos.

O que precisamos listar para um Chaski Fest?

·         Ter cópias de (pelo menos) um disco de cada artista. Isso se pode conseguir com o S.E.V.A. local ou produzi-lo se não estiver disponível;
·         Imprimir cartazes do evento dependendo do tema ou do Chaski Fest. O ideal é fazer uma boa promoção do festival para que as pessoas saibam a tempo. Se o seu evento for pequeno, pelo menos se assegure de que todos os restaurantes vegetarianos e os centros de yoga do setor tenham a informação necessária;
·         Promover o evento pela internet, enviando a programação a todos os contatos dos programas de vegetarianismo, etc.;
·         Enviar informação do festival à página http://chaskifest.com/ para que seja promovido a tempo e inclui-lo na programação da web. Uma vez realizado o evento, devem enviar fotos e vídeos para publicá-los na página. Anualmente devemos chegar a ter de 100 a 150 Chaski Fest grandes e pequenos;
·         Levar todos os materiais vinculados: Okis, arsenal da Revolução da Colher, música e tudo o que estamos produzindo para o bem-estar das pessoas, especialmente muita prasada para distribuir;
·         Convidar aos artistas locais vinculados com a causa;
·         Listar todos os figurinos conscientes e as apresentações de teatro com eles, para fazer uma forte difusão dos valores que o Pacto Mundial Consciente e todas as organizações relacionadas promovem.

Chaski Fest não está condicionado só a grandes eventos, não há limite enquanto a isso, com músicos muito conhecidos ou artistas locais que recém se estão lançando. O tamanho não é o importante, senão que seja um festival variado, com muito entusiasmo e conscientização. Cada templo da nossa Missão deve ser capaz de iniciar um Chaski Fest, templos pequenos podem fazer festivais pequenos e templos com maior condição podem fazer grandes festivais; todos devem fazer. Não há desculpas para não realizar um lindo evento cheio de alegria, música e arte consciente. Devem estar preparados para qualquer momento em que chegue um Chaski visitando a sua cidade, também podem começar a realizar encontros com os músicos locais.
Para começar, é possível organizar um Chaski Fest nos salões que oferecem os municípios ou as cidades que têm um preço muito baixo ou inclusive são gratuitos. No caso dos restaurantes vegetarianos grandes, também podem ser usados para um festival. Deve levar em conta que a maioria dos Chaskis que vai visitar, não vai cobrar por sua participação, mas sim devemos colaborar com a venda dos CDs nos festivais e com a compra das passagens pelas terras próximas ao templo que visitem. Todo este sistema deveria funcionar sem problema.
Assim como cada templo, restaurante vegetariano, academia de yoga ou centro de pregação tem um líder, deve existir um encarregado local do Chaski Fest que deve estar em contato permanente com a Oficina de Lima e dar todos os detalhes dos seus eventos; eles têm que desenvolver uma base de dados com todos os músicos e artistas locais que possam participar dos eventos. Se bem que os Chaski Fest são claramente promovidos pelo vegetarianismo, podem realizar também Bhakti Fest que são totalmente espirituais.
Com tudo isso se pode fazer algo muito lindo, só é necessário que façam um grande esforço para que se torne realidade. Este é o meu desejo e asseguro que vai gerar um aumento nas atividades para a conscientização das pessoas. Compartilhem esta mensagem com toda a comunidade e se comuniquem com os encarregados para relatarem as suas notícias.

Com todo o meu afeto.
Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário