domingo, 9 de dezembro de 2012


O que você quiser ter de verdade, terá com muito sacrifício

Vrindavan, Índia


“Pode-se dizer que a maldição da modernização nos colocou em uma vida muito artificial e que apesar das facilidades que nos oferecem, como por exemplo a deste chat pela internet, não podemos ignorar as precauções e contrariar muitos dos elementos horrorosos da nossa suposta civilização. O tema do chat é uma conferência que tenho dado estes dias e que gostaria de explicar por boas experiências e entendimentos que necessitamos nos acudir quando nossa autoridade espiritual se ausenta do mundo.”

            Muito queridos devotos, hoje estamos no chat da oficina de Sri Vrindavan Kuñja, esta oficina me traz muitas lembranças. O primeiro quarto onde se podia viver depois do quarto do pujari, este quarto recebeu sua Divina Graça Srila B. P. Puri Maharaj e Srila Babaji Maharaj, dois presidentes da Associação Mundial Vaishnava, dois devotos puros próximos de minha sannyas com Srila Sridhar Maharaj. Eles deram sua misericórdia a Vrinda Kuñja e ficaram 4 ou 5 dias aqui.
            Nesse tempo, Vrinda Kuñja se tornou um lugar de peregrinação por ter a presença destes dois devotos puros nesta oficina. Eu ainda preservo sua cama aqui, mesmo que eu não tenha usado o colchão que ele usou. Os anos são surpreendentes, pois Srila Puri Maharaj tinha 96 anos nesse momento e já faz 20 anos que ele deixou este planeta na idade de 101 anos. Assim, já somos veteranos, já ficamos um bom tempo por estas terras sagradas e a cada ano atraímos diferentes almas afortunadas para que conheçam o Santo Dham e quem sabe percam seus corações em Vrindavan.
            Chegar a Vrindavan sem dúvida é eternamente a meta, porque não queremos ficar eternamente na Colômbia, em Krankfurt, Buenos Aires nem na selva do Equador, apesar de neste mundo material haver alguns lugares muito bonitos. Imaginem então a beleza de Goloka Vrindavan, caso possam imaginar a beleza que deve ser um lugar sem perversão. Lembro de quando estávamos limpando as cachoeiras de Prabhupada no México, as mais lindas que eu já conheci perto de um templo, a cachoeira que está perto dos Vedas em Santa Marta é muito superior, principalmente os saltos que se pode dar de um nível ao outro. Mas lembro que no México nos dedicamos limpando estas cachoeiras e tiramos uma grande quantidade de lixo, isso me fez lembrar que este mundo não é o lugar eterno da nossa alma em nenhuma circunstância.
Pode-se dizer que a maldição da modernização nos colocou em uma vida muito artificial e que apesar das facilidades que nos oferecem, como por exemplo a deste chat pela internet, não podemos ignorar as precauções e contrariar muitos dos elementos horrorosos da nossa suposta civilização. O tema do chat é uma conferência que tenho dado estes dias e que gostaria de explicar por boas experiências e entendimentos que necessitamos nos acudir quando nossa autoridade espiritual se ausenta do mundo.
            Hoje mesmo fui ver a Sriji Maharaj, um venerável santo, acarya da Nimbarka Sampradaya que estava rodeado por uma grande multidão de devotos e seu rosto bondoso luzia uma gigante quantidade de anos que ele já viveu neste mundo. Eu lhe dei o chat da conscientização do meio ambiente em Vrindavan e parei para pensar que ele também não estaria para sempre neste mundo e que seus discípulos terão que viver em algum momento sem sua presença física. Nossa vida passa como um relâmpago e se pudermos fazer algo para cumprir com um serviço ao nosso Guru, seria uma maravilha, pois apenas com os anos não se resolve nada.
            Espero que este documento lhes sirva muito, pois de certa forma não podemos estar muito próximos ao mestre espiritual durante muitos momentos da vida e como estamos produzindo neste momento uma revista em honra a Srila Bhakitisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada e também estamos produzindo um museu virtual e físico para apresentar melhor o nosso avô ao mundo. Realizamos que a presença de um vaishnava mais que tudo é no anseio de ter sua companhia, pois quantos discípulos não teve, que apesar de serem iniciados não se deram o tempo para ler a mensagem semanal de seu mestre espiritual ou estão pendentes para se renderem a algum serviço na verdade, melhor dizendo, não estão muito ansiosos para estarem com a gente, mesmo que estejamos no mesmo planeta, os que aceitaram o guru em algum momento porque pensaram que era alguma moda ou entusiasmo pelo prasadam e não pelos quatro princípios regulativos, nem por servir realmente um ideal com sacrifício pessoal. Claro, nós já somos muito felizes quando uma alma se torna vegetariana ou aceita responsabilidade para as suas atividades, ou o que dizer de quando um discípulo extático se dedica a propagar a mensagem do Senhor Caitanya e Seus Santos Nomes.
Como já disse, tudo isso depende do anseio que cada um sente individualmente, mas eu sim anseio pela segurança de levar todos a Vrindavan para que suas almas sejam refugiadas no amor eterno e não tenham que seguir vagando pelos mundos doentios, mas se nosso Senhor quer que sigamos aqui pregando, porque tudo o que Ele quer sempre é prazeroso. Em essência, a mensagem deste chat é: o que você quiser ter de verdade, terá com muito sacrifício.
Um abraço especial a todos os sankirtaneiros neste mês de dezembro. De Vrindavan com muito amor para todos aqueles guerreiros que saem para pregar dia a dia.
Uma nota importante, não se esqueçam do evento do dia 21, tem que fazer uma grande festa, com muitos tambores, um dia de kirtan e relatar seu kirtan. Esta parte é muito importante, tanto como o próprio kirtan, divulga-lo na página do kirtan com um vídeo. Vejam com os devotos para que filmem seu kirtan e o divulgue na página.
Srila Prabhupada ki jay.
Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário