domingo, 7 de outubro de 2012


Confissões no caminho

Peru, 07/10



“Não sou uma alma sábia que veio se render, sou simplesmente um egoísta derrotado e frustrado, esmagado pelo acúmulo de suas mentalidades pecaminosas. Gostaria de invocar o belo vocabulário dos devotos de Deus, eles falam sobre a rendição a Deus como a culminação de seus esforços devocionais, mas no meu caso é o de não ter nenhuma outra alternativa. É a única e opção final, a menos que queira esquecer tudo sobre isso e pagar por todos os meus erros cometidos.”

            Queridos devotos.
            Vou à direção correta? Estou fazendo o correto? O que tenho feito para receber amor? Todos os benefícios que tenho obtido na minha vida têm sido entregues por uma mão que tem me guiado e que havia ignorado até hoje. (Esta conferência tem extratos do livro “Confissões no caminho”). E ignorei que todas as coisas que estão mais além do meu poder de entendimento e de ação estão muito bem organizadas e profundamente coordenadas.
            Vivi minha vida como um escravo das tentações sensuais. Deveria me envergonhar, porque sou a personificação da ingratidão. Simplesmente desperdicei muitas horas da minha valiosa vida nas coisas mais vergonhosas e tontas imagináveis. Nunca perguntei o que deveria fazer para que minha vida valesse a pena ser vivida. Nunca perguntei se o mundo me proporcionou algo, qual coisa que provém o poder de alcançar um processo positivo para minha alma eterna.
Capturado pelas garrafas brilhantes dos anúncios, abusei de minha saúde e desperdicei meu dinheiro. Agora, ao término de minha vida trato de refletir. Há algo que possa fazer por minha súplica? Há algo que se possa fazer para me redimir de minha própria ignorância? Há alguém que possa perdoar meus incontáveis atos negligentes e ofensas? Terei a oportunidade de que as pessoas e os animais aos quais causei sofrimentos em minha vida inteira me perdoem? Haverá uma fonte suficientemente grande e poderosa para endireitar minha existência torta?
Chorando e lamentando sem esperanças por todo o mal que fiz, venho à fonte universal de amor chorando desde o canto mais profundo do meu coração por misericórdia: Seja misericordioso comigo. Levante-me da região obscura dos enredos sujos da minha mente, sou prisioneiro do meu próprio cultivo de luxúria, ira e cobiça. Agora quero pedir que o não mereça seja dado. Estou rezando por esta graça sem causa, porque não há causa em minha vida para receber nenhuma graça.
            Quero fazer o correto hoje, Senhor do meu amor, rezo para que Você abra o meu caminho, guie-me para que eu não regresse ao lugar onde eu esteja propenso a cometer erros. Há algo que eu possa dizer em minha própria defesa para alegar por outra oportunidade? Posso culpar os tempos obscuros e dizer que eu era um simples fantoche de minha luxúria, mas isso não seria suficiente. Só se pode obter graça com rendição. Rendição total com uma bandeira branca, completo arrependimento e zero condições com vontade de dar cooperação submissa. Rendição em amor, em agradecimento e em esperança.
            Reconhecendo minha condição desesperada e aceitando minha situação vergonhosa, ofereço meu ato de entrega como minha única promessa. Não sou uma alma sábia que veio se render, sou simplesmente um egoísta derrotado e frustrado, esmagado pelo acúmulo de suas mentalidades pecaminosas. Gostaria de invocar o belo vocabulário dos devotos de Deus, eles falam sobre a rendição a Deus como a culminação de seus esforços devocionais, mas no meu caso é o de não ter nenhuma outra alternativa. É a única e opção final, a menos que queira esquecer tudo sobre isso e pagar por todos os meus erros cometidos. Será capaz de me perdoar, meu Senhor? Escutei que é o mais poderoso de todos. As pessoas te descrevem como o ilimitado, onipotente e onisciente, Senhor. Será capaz de fazer uma exceção especial para mim? Será capaz de me conceder Sua graça, ou é minha súplica totalmente fora de cogitação? Devo primeiro ir pagar todo o mal que fiz? Você tem todo o direito de romper meu coração e esmagá-lo em várias ocasiões. Peço-lhe que converta em um sofrimento curto apesar de que não tenho direito a exigir.


Muito obrigado por estarem presentes.
Srila Prabhupada ki jay!

Swami B. A. Paramadvaiti.

Um comentário:

  1. Muito obrigado Gurudeva me emociona ver tanta humildade em um ser "humano" o qual me inspira e me faz realmente pensar no que estou fazendo OBRIGADO

    ResponderExcluir