domingo, 30 de setembro de 2012


Ser ativistas do Amor Universal

Peru, 30/09




“Mudar o mundo significa primeiro começar uma intensa mudança interna, e para isso devemos nos tornar conscientes, responsáveis, compreensíveis e comprometidos com a existência dos demais. E que cada ação tem uma reação, é uma lei que sempre temos que nos lembrar, pois estamos sujeitos a essa lei todo o tempo: o que recebe não é mais que o resultado do que entregou em algum momento.”


            Queridos devotos.
       Ser um ativista consciente significa ter um ardente desejo por mudar as situações incorretas deste mundo, e mudar o mundo significa buscar um Gosto Superior. Este Gosto Superior se encontra dentro de cada um de nós, existe em nosso coração e se manifesta de diferentes maneiras. O apreciar do valor da família, da comida saudável, da arte e da beleza da natureza, viver uma vida sã e em harmonia como entorno. Esses são claros exemplos de Gosto Superiores ou apreciação de toda a maravilha que nos rodeia.
Para “mudar o mundo” necessitamos força e entusiasmo, determinação, paciência, capacidade de perdão e, sobretudo, nos liberarmos dos prejuízos e da mentalidade de fanatismo. Isto requer que cresçamos internamente e nos convertamos em verdadeiros seres humanos que cultivam os valores universais. De igual maneira, devemos trabalhar constantemente para elevar nossa consciência, esse é o potencial que Deus concedeu aos seres racionais como nós. O passo inicial e mais básico para ingressar a esta plataforma é deixar de prejudicar aos outros pelo beneficio pessoal, e para isso, o essencial é se tornar sensível com os animais e deixar de maltratá-los só para a glorificação sensorial. É nesse momento que podemos ingressar à área do respeito universal, de amor entre os seres.
            Uma característica daqueles que querem mudar o mundo é que sentem de maneira constante que a vida é uma alegria, isto é outro exemplo prático do Gosto Superior, e quem possuir esta capacidade deve compartilhá-la com outros e educar com estes valores, pois quando a consciência se compartilha com outros e em conjunto se começa a compreender a filosofia do amor, se converte em uma felicidade sem fim. No momento que uma pessoa purifica sua visão e se conecta com seus potenciais, compreende que é parte de uma família universal onde todos somos irmãos e filhos de um mesmo Criador. Isso, sem dúvida, é uma alegria muito grande que enche o coração de felicidade. Há tantas coisas do dia-a-dia que podemos analisar e chegar à conclusão de que se podem melhorar. Por exemplo:
           Todos os dias descemos pelo mesmo elevador e escada, mas não saudamos ninguém. Não conhecemos os nomes de nossos vizinhos. Esquecemos-nos de como nos comunicarmos bem com o entorno, porque a linguagem que usamos se adaptou ao que a televisão e filmes de Hollywood nos oferecem em suas histórias cheias de intrigas e grosserias. Podemos dizer que praticamente falamos sem significado, sem profundidade e sem consciência do que ocorre ao redor.
Mudar o mundo significa primeiro começar uma intensa mudança interna, e para isso devemos nos tornar conscientes, responsáveis, compreensíveis e comprometidos com a existência dos demais. E que cada ação tem uma reação, é uma lei que sempre temos que nos lembrar, pois estamos sujeitos a essa lei todo o tempo: o que recebe não é mais que o resultado do que entregou em algum momento. Por isso, tudo o que fazemos e gera sofrimento a outros, não faz mais que embravecer e cegar o ser humano, tornando-o tão cruel e insensível que se cobre com o manto do esquecimento e deixa de lado os valores que pertencem à sua própria natureza de ser racional. Assim, no aspecto mais grosseiro, as pessoas começam a se por à favor do sofrimento de seus próprios filhos e decidem abortá-los, maltratam os animais, contaminam a terra e vivem em completa absorção da tendência desta era: o “não importismo” = não me importa nada.
Tem que parar somente uns minutos e refletir sobre todos estes fatos para se dar conta de que estamos andando pelo caminho equivocado, devemos abandoná-lo e nos unirmos a todos aqueles que querem mudar o mundo, toda revolução requer uma atitude resoluta. Por isso, devemos abandonar de uma vez por todas aqueles hábitos que o sistema nos tem imposto e que só prejudicam nosso avanço. Não há desculpas, devemos começar hoje mesmo e tomar medidas no assunto. De imediato sentiremos uma profunda alegria, pois estaremos atuando em conexão e beneficio do mundo. Devemos também educar nossos filhos como seres responsáveis pela integridade do planeta e proteger a herança das gerações futuras. Assim, devemos compartilhar a alegria e o agradecimento para que juntos possamos desenvolver uma consciência superior e lutemos para proteger a Mãe Terra.
Esta é a minha mensagem de hoje. Não pode deixar passar nem um minuto, pois não temos nada assegurado no futuro. A única coisa segura é o esforço que podemos fazer agora para nos tornarmos ativistas reais. Ativistas do coração e da consciência. Ativista significa atuar de forma consequente com os ideais comuns em cada aspecto da vida.
Com esta mensagem me despeço. Nunca abandonem esta batalha, não dêem um passo para trás, nem sequer para tomar impulso.
Jay Srila Prabhupada.

            Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.   
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário