domingo, 9 de setembro de 2012


A pregação é vida

Miami Mandir, 09/09


Às vezes, quando eu dou palestras do amor universal em lugares públicos, eu uso um linguajar mais popular, porque eu quero atrair às pessoas que ainda não conhecem a tradição védica. Mas também temos nossa linguagem íntima interna, com nossos mantras do Mangalacaranam e isso não se deve perder e não se esqueça que à parte do maha mantra e do panca tattva mantra, os dois mantras mais importantes para todos são: ‘vancha kalpatarubhyas ca...' e 'trinad api sunicena...' Quem não conhece estes dois mantras e não trata de colocá-los em prática, realmente não entende nada da Consciência de Krishna."


            Meus queridos devotos, um abraço do meu coração. Aqui em Miami, depois de uma linda visita por Guatemala e México, vendo como a misericórdia de Srila Prabhupada cada vez se expande mais e mais, sempre olhando o lindo sorriso dos devotos e dos novos membros da família que decidiram seguir suas vidas vivendo os ideais vaishnavas. É surpreendente ver como a mensagem de Caitanya Mahaprabhu se multiplica cada vez mais. Aqui estamos de novo sentados de frente ao Hotline Chat como de costume durante tantos anos.
            Quero oferecer meus respeitos ao prabhu Rupa e à sua esposa Parvati pelo trabalho duro que estão fazendo na Guatemala. Ele está conseguindo se tornar uma personalidade de opinião pública da Guatemala, sem constar que está educando seus lindos filhos em consciência de Krishna. Ele é um defensor do dharma através de sua revista e programa de televisão que sai 4 vezes na semana, que se chama C4TV. Vendo todo seu trabalho, fico muito impressionado. Ao mesmo tempo, em pleno centro da cidade, tem um lindo Mahaprabhu Mandir, restaurante vegetariano e Academia Vaishnava.
            As visões minha e dele não são só Guatemala, queremos revitalizar toda a espiritualidade e ânimo para toda América Central. Sentimos como um dharma nosso, porque temos mais de 33 anos envolvendo nossas vidas com os países centro-americanos que estão cheios de afeto e doçura por parte das pessoas, como o resto da América do Sul e do México.
            O espírito amoroso da pregação toma novos caminhos, alguns se manifestam na Revolução da Colher, outros na Oída-terapia, outros na Féducação, outros na escola de Yoga Inbound, outros nos Rasa Yatras e claro, na base de tudo, em nossa prática de Bhakti Yoga, graças a Srila Prabhupada. Às vezes vejo que nós movemos muitos temas e os devotos estão alcançando o conhecer e distinguir entre os diferentes programas, sobretudo porque alguns projetos são uma pregação muito indireta, enquanto que nossa prática pessoal individualizada e nossos templos são muito íntimos, e com o standard que Srila Prabhupada nos pôs ou até onde podemos alcançar para seguir este standard, por exemplo:
            Outro dia, em Xochimilco, tivemos uma caminhada de Harinam com muitos figurinos e cartazes da Revolução da Colher, e bem na frente havia um banner grande que dizia “Pacto Mundial Consciente”, e todos somos membros do pacto mundial consciente e é uma forma que fazemos para poder falar com muitas pessoas no mundo para entusiasmá-las com valores superiores, não é a festa Hare Krishna que opera baixo a bandeira do pacto mundial consciente. Temos que saber diferenciar, por exemplo, a Associação Mundial Vaishnava, somos membros dela, mas Vrinda não é a Associação Mundial Vaishnava nem eu sou o presidente, mas na verdade eu queria falar de outro tema, o que eu quero explicar é a grande necessidade de que os devotos não esqueçam as coisas mais básicas. O básico é o seguinte:
            Começar o dia com sadhana, cantando suas rondas, fazendo um artik e escutando uma aula, preocupar-se de que tudo o que coma tenha sido oferecido, conhecer o mantra de reverências a seu mestre espiritual e pelo menos canções que se cantam todos os dias, pelo menos em português, também que se guarde sagradamente a atmosfera amorosa entre os devotos e que façam os ishtagostis semanais, onde se relate de forma muito entusiástica as conquistas da pregação para se animar e informar, sendo totalmente proibido que nestas reuniões exista qualquer tipo de castigo, crítica ou conflito da comunidade, pois para isso existem as conversas com os devotos maiores em particular para solucionar possíveis probleminhas. Também deveria ter uma meta mínima, mínima de memorizar 10 versos dos sastras para que pelo menos conheça como soa o sânscrito e a importância dos sastras na pregação.
            Às vezes, quando eu dou palestras do amor universal em lugares públicos, eu uso um linguajar mais popular, porque eu quero atrair às pessoas que ainda não conhecem a tradição védica. Mas também temos nossa linguagem íntima interna, com nossos mantras do Mangalacaranam e isso não se deve perder e não se esqueça que à parte do maha mantra e do panca tattva mantra, os dois mantras mais importantes para todos são:


“vancha kalpatarubhyas ca krpa-sindhubhya eva ca 
patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah”

“Ofereço minhas respeitosas reverências a todos os devotos vaisnavas do Senhor que estão cheios de compaixão pelas almas caídas e que são como árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos.”

e

“trinad api sunicena 
taror api sahishnuna 
amanina manadena 
kirtaniyah sada harih”

“Seja mais humilde que a pisoteada grama, 
Mais tolerante que a impassível árvore,
Para ti nada espera, a todos venera,
Assim, ‘Hari’ poderás sempre cantar.”
(3ª estrofe de Sri Sri Siksastaka)

            Quem não conhece estes dois mantras e não trata de colocá-los em prática, realmente não entende nada da Consciência de Krishna, e quem não conhece o pranam mantra de Srila Prabhupada e de seu Guru, não conhece a história nem saberá como oferecer a comida.
            Lembrem-se todos vocês destas coisas tão básicas que podem parecer algo sem importância, mas para mim sim são muito importantes, porque eu às vezes vejo que há devotos que não foram treinados nestas coisas básicas, como os devotos maiores estão ocupados fazendo coisas com a televisão, ou com as relações públicas que se esqueceram que há devotos novos sempre, e a eles tem que incentivá-los a conhecerem o básico da filosofia e ler pelo menos o Sri Isopanisad e o Bhagavad Gita.
            Encantam-me as imagens da Consciência de Krishna, o que dizer das deidades, mas o processo não é só olhar imagens, também é escutar e cantar mantras e filosofia, e Srila Prabhupada ficava muito feliz quando um devoto se tornava estudioso. Às vezes os devotos não podem manter um lugar pelo aluguel, como em Terni, na Itália, ou em forte aventura. É claro que é muito triste quando em um lugar é oferecido algo público e de repente este serviço já não existe, pois para isto sempre deve haver uma identificação e uma participação de todos os participantes para que a carga financeira não caia um ou dois somente, e para isto é preciso ter uma certa pregação para que as pessoas estejam pendentes da realidade e para que as pessoas se inspirem para colaborarem e sacrificarem-se. Mas, como diz o ditado: “Não a mal que bem não traga”, às vezes temos que tomar consciência de que tem que por mais ênfase em algo para que funcione, e isso geralmente se chama “sacrifício e maratona”, porque estas são as coisas que fazem funcionar tudo, porque nem sequer a mim alguém passou e ofereceu-me um cartão de crédito dizendo: “Que carregue qualquer custo do templo com este cartão e não se preocupe”, mas o que acontece comigo é que me consultam de diferentes partes do planeta em como podem pagar suas contas, e eu sempre tenho que dizer-lhes o mesmo: “Pelo milagre do sankirtan”, o milagre dos mendigos do amor que caminham com Okizinhos, livrinhos, CDs ou prasadinha, despertando um pouquinho de generosidade nas pessoas.
            E com isto, os devotos vão se mexendo pelo planeta inteiro e têm estabelecido belos templos, e até conheço muitos grihastas que estão mantendo sua família assim, para que possam seguir pregando e não trabalhar o dia inteiro em uma fábrica. Hoje em dia no que se refiram a CDs, DVDs e publicações, nós temos um arsenal para oferecer, que até daria medo ao exército dos Estados Unidos, porque há tantos livros, tanta música e tanto néctar de que se alguém o conhecesse, teria que sair já de maya por obrigação, só falta convencê-los a estudarem.
            À parte disto, este é o sankirtan que permite nos manter em contato com muitas e muitas pessoas e de fazer uma campanha massiva de conscientização e para isso seguimos tirando novas ilustrações continuamente.
            Hoje estamos lançando 10 Okis clássicos que temos elaborado entre mim e a bhaktina Yoko em Miami, que são super divertidos e muito artísticos, do que se refere a México Yatra, onde estive antes de Guatemala, é incrível como cada dia tem mais apreço os nossos esforços e como tem grandes talentos que estão surgindo lá. Quando estive em Morelia, um templo bastante elegante de Caitanya Mahaprabhu, eu fiz um trabalho para a Féducação comentando o documentário da “Educação Proibida”, do outro lado, o prabhu Dharma acaba de produzir uma seleção de um Power Point derrotando o materialismo e sua história. Falta pouco para que termine e este será outro material excelente.
            Por outro lado, Puebla Mandir tem um altar muito lindo do Senhor Jagannatha e também há duas clínicas médicas conscientes. Também nos ofereceram 10 hectares de terra para fazer um cultivo de vegetais orgânicos massivos. É um projeto interessante do prabhu Gita e a terra de seu pai, só requer uma organização tremenda. Vamos ver do que são capazes nossos irmãos mexicanos. E para finalizar este chat de hoje: “A pregação é vida”, é a melhor maneira de manter a cabeça em ordem.
            Um último anúncio: estamos lançando um projeto “Arte Consciente Imortal” que se refere em preservar e recordar coisas maravilhosas que têm ocorrido ou que estão sendo produzidas, pintadas, composto no mundo vaisnava, especialmente de Vrinda, mas também contribuições lindas de outros vaisnavas que possam existir de forma despercebida através do projeto “Arte Consciente Imortal”, já que estas coisas têm valores que não são restritos pelo tempo. Se algum de vocês conhecer alguma canção, uma fotografia extraordinária, um belo poema, que queira que seja incluído em nossa seleção, qualquer clip musical ou documentário importante, seja amável e mande o arquivo ou o link dele para a coordenadora do projeto, Ramesvari devi dasi: ramesvaridd@gmail.com
            Agora me despeço de todos. Aqui vamos ter um festival de domingo em Miami, já estão começando a chegar os amigos. Desejo-lhes todo o melhor, queridos devotos e lembrem-se da mensagem: Não esquecer nossa base.
 Jay Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário