domingo, 16 de setembro de 2012


O Senhor do coração

Hawaii, 16/09


“Brasil é o lugar de pregação que meu Mestre Espiritual me deu pessoalmente como serviço. Isso é chamado data desh. É por isso que quis por este nome a nossas deidades lá, Mahaprabhu Gandharvika Giridhari, em honra a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, meu Param Gurudeva. Quando se tem um lugar para cuidar, que tem sido entregado pessoalmente pelo Mestre Espiritual, tem que se comprometer 100% com ele. Prabhu Data Desh não é uma aglomeração física, nunca o senti dessa maneira, mesmo que tenha uma propriedade para Krishna.”


            Srila Prabhupada ki jay. Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara ki jay.
            Queridos devotos, lhes envio meu afeto do Hawaii.
            Estes dias têm tido encontros muito especiais com os membros de nossa família na grande ilha. Também com bons amigos do passado, vários discípulos de Prabhupada vieram para cá, como Mangala dasi, uma irmã espiritual muito querida que tem uma linda família de artistas, ela foi quem compilou o cancioneiro vaisnava em inglês, que usamos muito na Índia e na Europa.
            No dia de hoje quero falar do Senhor do coração em Sua forma de Ishtadev. Principalmente de nosso Ishtadev da Missão Vrinda, Gouranga Radha Vrajesvar. Agora na Colômbia estivemos fazendo planos do templo Radha Vrajesvar em Varsana. É um projeto muito bonito, com muitas artes maravilhosas. Decidimos que vai ser um projeto em construção que pode ser visitado por todas as pessoas. Os devotos estão fazendo maratona com umas artes muito bonitas para fazer uma grande oferenda a Srila Prabhupada e a nosso Senhor.
            Quero lhes contar hoje um pouco da história destas deidades. Este nome Radha Vrajesvar foi dado por meu Guru Maharaj, Srila Bhakti Raksaka Sridhar Maharaj. Não é um nome muito comum ou que seja usado frequentemente em deidades. Eu estava muito curioso quando Sridhar Maharaj lhes deu esse nome, inclusive aconteceu comigo em uma ocasião quando eu estava na Índia e comentei com um devoto que o nome de minhas deidades era Radha Vrajesvar, ele disse que esse não era um nome de Krishna senão que um nome de Nanda Maharaj, e logo encontrei esse nome em uma canção que Srila Jiva Goswami escreveu, e este é um nome muito confidencial, pois quando há briga entre Radha e Krishna, os parsadas ao redor perguntam: “É Krishna Vrajesvar ou é Radha Vrajesvari?”, melhor dizendo, é Krishna, o rei de Vraja, ou é Radha, a rainha de Vraja? Então, se produz uma doce disputa entre eles, onde as pessoas de Nandagram dizem que Krishna é rei de Vraja enquanto que as gopis dizem: “Não, é Radha a rainha de Vraja”. A isso podemos chamar a discussão divina sobre quem tem a última palavra na criação. Assim, Srila Sridhar Maharaj nos abençoou com esse lindo nome para nossas deidades.
            Há um tempo, escutava uma leitura do Caitanya Bhagavata onde o Senhor Nityananda chegou em um lugar onde não haviam os arranjos adequados para receber a Mahaprabhu, e Nityananda prabhu demonstrou certo nojo, ali levou Shivananda Sen e Nityananda prabhu o bateu dizendo: “Você é supostamente quem devia arrumar tudo. De que se trata isso?”,e Shivananda Sen lhe disse: “Todo mundo está correndo atrás de Seus pés e agora você os coloca encima de mim misericordiosamente”, e assim se sentiu muito feliz.
            Assim, podemos ver como os devotos estão totalmente envoltos no espírito da dedicação amorosa, e essa é a característica de todos os lugares de Vrindavan. Pode ser que ocorram algumas brigas amorosas neles, mas tudo está baseado no amor e na dedicação. Assim, nosso serviço para Gouranga Radha Vrajesvar deve ter esse mesmo espírito de dedicação profunda. No começo, antes que Srila Sridhar Maharaj lhes desse o nome de Radha Vrajesvar, eu havia posto Radha Colômbia Isvara, seguindo a linha de Srila Prabhupada que havia estabelecido a Radha e Krishna como Supremos Controladores em vários países.
            Então, nosso Ishtadev nos recorda a Srila Prabhupada e a Srila Sridhar Maharaj, assim, nossa Missão começou na Colômbia com Radha Colômbia Ishvara. Quando mostrei a Srila Sridhar Maharaj a foto de Radha Vrajesvara, Srila Sridhar Maharaj disse: “Estão Radha e Krishna, mas falta Mahaprabhu”, nesse mesmo momento fui conseguir a deidade de Mahaprabhu e pedi o nome a Srila Sridhar Maharaj, e aí ele disse: “Gouranga Radha Vrajesvar”.

Gouranga Radha Vrajesvar - Colômbia

            Como lhes dizia no começo, agora estamos trabalhando no templo principal para Gouranga Radha Vrajesvar na Colômbia, e todos os membros de nossa família estão convidados a participarem. Todos devem se identificar com este maravilhoso serviço, pois é um projeto muito grande. É nosso templo principal da Missão. Com o tempo, começamos a pensar em expandir a misericórida de Gouranda Radha Vrajesvar a outros lugares, e o primeiro foi o Chile, pois Gurudeva Atulananda estava pregando com muito entusiasmo lá. E assim foi como chegou a misericórdia ao Chile, na forma de Gouranga Radha Govindaji.
            Então, seguindo o exemplo de Srila Sridhar Maharaj e a linha de Srila Bhaktisiddhanta, começamos a instalar deidades de Gouranga, Radha e Krishna nos países onde a família ia crescendo. As deidades principais de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, em seu Mula Math em Mayapur, são Mahaprabhu Gandharvika Giridhari. Esse lugar é conhecido também como Vraja Pattan, ou a manifestação de Vraja em Mayapur. É um lugar muito bonito e maravilhoso, poderíamos dizer que é uma das melhores comunidades ecológicas que existe, com manifestações dos lugares sagrados de Vraja, belos jardins de flores, cultivo de vegetais orgânicos, o Bhajan Kutir e o Samadhi Mandir de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, e assim, é um lugar de grande significado histórico para nossa sampradaya. Assim, eu utilizei o nome destas deidades quando retornei ao Brasil depois de muitos anos de ausência devido a muitas outras atividades. Brasil é o lugar de pregação que meu Mestre Espiritual me deu pessoalmente como serviço. Isso é chamado data desh. É por isso que quis por este nome a nossas deidades lá, Mahaprabhu Gandharvika Giridhari, em honra a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, meu Param Gurudeva.

Mahaprabhu Gandharvika Giridhari – SP – Brasil

            Quando se tem um lugar para cuidar, que tem sido entregado pessoalmente pelo Mestre Espiritual, tem que se comprometer 100% com ele. Prabhu Data Desh não é uma aglomeração física, nunca o senti dessa maneira, mesmo que tenha uma propriedade para Krishna.
            Assim, meus queridos devotos, lhes peço que todos se identifiquem com o templo para os nossos Senhores Gouranga Radha Vrajesvar. Eu quero que cada país se identifique em apoiar um dos templos do Yoga Planetário em Varsana. Peço aos líderes dos templos que tomem este serviço como um compromisso constante. Ser um líder significa proteger a todos os que temos baixo a nosso cargo: os brahmacaris, as devotas no Visnu Priya Ashram, os amigos, etc., mas tudo isso recebemos por misericórdia do Ishtadev.
            A madre Radha Prema na Colômbia é quem está recebendo as doações de apoio à construção do Yoga Planetário e Nitya Kirtan prabhu é o querido líder de Varsana que está protegendo este projeto junto a um maravilhoso grupo de artistas. Todos podem participar de uma maneira ou outra, seja financeiramente ou indo diretamente colaborar na construção, assim como estão fazendo em Bogotá, organizando um mutirão de serviço todas as semanas. Temos muitas pedras para mover, já terminamos o primeiro truly que foi uma prova para ver o que se podia fazer.
            Eu agradeço a todos os devotos que têm participado durante este tempo e aos que seguem participando. Krishna está nos dando a chance para ser parte deste projeto tão único e bonito. Claro, isso não chega nem a ser comparado com tudo o que Srila Prabhupada fez por nós, que é algo totalmente maravilhoso e incrível, por isso, peço as bênçãos ao nosso Senhor para que nos permita terminar este lindo projeto.
            Muito obrigado a vocês por compartilhar este momento hoje. Mantenham-se informados de como se está desenvolvendo este projeto e, mesmo que não possam enviar nem um centavo, ou não tenham a possibilidade de ir apoiar fisicamente, peço que se contatem com os devotos que estão lá e os encham de entusiasmo, assim, eles podem se dar conta de que toda a Missão Vrinda está pendente do desenvolvimento do serviço que eles estão fazendo, pois o que estão desenvolvendo é realmente histórico. Uma maravilhosa oferenda para nossas Senhorias Gouranga Radha Vrajesvar.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário