domingo, 26 de agosto de 2012


A necessidade da educação
México, 26/08


“Buscamos ter êxito em apresentar a Oída-terapia onde o mérito é glorificar a fé e sua curadora influência sem que se baseie exclusivamente em um tipo de confissão. A finalidade disto é poder levar a mensagem divina a uma dimensão global.”


            Queridos devotos. Esta manhã estamos saindo para Puebla.
            O tema de hoje é “A necessidade da educação”.
            Assim, desde que nascemos temos dois ouvidos para escutar, uma boca para falar e uma mente inquisitiva, da mesma forma, nos educar é algo que nos acompanhará por toda a vida. Quais são os elementos essenciais da educação? Disso se trata nossa investigação e análises que vamos tentar fazer neste chat e que tem sido de meditação nos últimos dias.
            Tenho refletido muito sobre este tema. Especialmente depois de ver o documentário “A Educação Proibida”. Também em meu papel de educador, diariamente me deparo com perguntas dos meus estudantes: “O que é melhor a se aprender para se dar bem na vida logo?”, “Como posso educar melhor meus filhos?” ou “Como prepará-los para enfrentar as dificuldades da vida?”. As respostas que eu posso dar variam de caso para caso, pois dependem da rendição do devoto. Por exemplo, a um devoto rendido que conhece e aprecia a missão de Srila Prabhupada, o animaria se ocupar mais em serviços extáticos ao Senhor Krishna.
            Em outro caso, eu daria um comentário geral sobre a educação nas escolas buscando conquistar uma sociedade mais sã. De certa forma, são mundos diferentes. Na investigação da Féducação e da Oída-terapia, eu me acostumei a explicar sobre os temas em terminologia do sentido comum. Sem aflição confessional, já que uma aflição confessional ou uma instrução particular sobre uma missão ou família espiritual têm um caráter muito íntimo e comprometido.
            É importante estar bem comprometido na vida. Comprometido com sua comunidade, com seus ideais, com seus seres amados, com seu mestre espiritual, mas, em geral, falar nestes termos não é apropriado pelo caráter sectário de uma comunidade. Refiro-me a certo estilo para nos apresentar onde, de certa forma, estressamos as pessoas que esta é a verdade, pois este é o caminho mais claro que encontramos, de alguma maneira, se lhe restar importância a outros caminhos. Como na afetividade, quando alguém se apaixona e desenvolve um desejo de se casar com uma mulher ou um homem em particular, sucede que, indiretamente, todas as demais mulheres já não têm tanta importância. A que escolhi é a única importante, e para mim é a melhor.
            Isto é bom e bonito para esta pessoa, mas isto não soa tão entusiasmante para os demais. Porque os demais se sentem excluídos de alguma ou outra forma. Em contrapartida, se alguém fala da afetividade da família em geral, então a todos vai parecer bonito. Mas tampouco assim alcançamos surgir dedicação. E uma família se cria e se mantém com uma alta intensidade de dedicação. Similarmente uma educação. Uma dedicação espiritual, ou melhor dizendo: uma educação espiritual que só se pode alcançar com um tipo de afetividade espiritual, e isso só ocorre quando a gente encontra pessoas que se entusiasmam em compartilhá-lo. Por isso, para fazer a apresentação da Féducação e Oídaterapia, socialmente aceitável, estou usando um vocabulário de glorificar o princípio educativo. Mais que promover um caso particular ou uma opção em particular.
Eu oro a Krishna, que essas inspirações minhas, cheguem a boas mãos e que saibam utilizá-las para ajudar a sociedade a  encontrar dedicação a Deus e ao bem verdadeiro da humanidade.
A escola Gurukula iniciada por Srila Prabhupada é um exemplo completo de educação, pois ali se pratica a dedicação total a Deus em um contexto claramente Vaishnava. É belíssimo. Eu pessoalmente dirigi várias escolas durante anos, mas para as pessoas do mundo acham muito extremo. Meu desejo é criar novos paradigmas para a educação em base às iluminações de Srila Prabhupada com o desejo de lhes apresentar mais acessíveis para a sociedade e que os ideais de uma educação curadora sejam incorporados nas escolas, mas que não sejam de confissão vaishnava exclusiva.
Buscamos ter êxito em apresentar a Oída-terapia onde o mérito é glorificar a fé e sua curadora influência sem que se baseie exclusivamente em um tipo de confissão. A finalidade disto é poder levar a mensagem divina a uma dimensão global. Para dar justificativa a isto, posso dar o exemplo do Bhakti Vedanta Instituto iniciado por meu mestre espiritual Srila Prabhupada.
Meu Guru Maharaj pos muita energia neste projeto para que seus discípulos investigassem e publicassem documentos, simplesmente para comprovar que Darwin estava equivocado. Só isso. Mas são superimportante introduções à filosofia vaishnava que não tem muito a ver com a filosofia ou com o inspirar a tomar refúgio ou qual nome de Deus vou cantar para implorar sua misericórdia.
Assim, espero que esta tentativa de formular os princípios básicos da Féducação seja o início de uma corrente de materiais que se possa produzir. Eu convido a todos da comunidade, a professores, a educadores e a pais de família a se unirem neste trabalho.

Os princípios básicos da Féducação são:

1.            A vida é um presente e é valiosa;
2.           Todas as mulheres são como nossa mãe;
3.           Propriedade alheia é como lixo;
4.           Todos os demais são igual a mim, com os mesmo direitos e deveres;
5.           Tudo pertence à natureza e aos necessitados;
6.           Usar coisas em excesso é indesejável;
7.           Tudo o que temos e o que nos mantém vivos é razão para sermos agradecidos;
8.           Compaixão com seres vivos em perigo é uma virtude espiritual;
9.           As unidades de consciência individual são de uma substância diferente da matéria. Tem que conhecer sua verdadeira natureza primeiro na Féducação;
10.       As tradições místicas tratarão destas tarefas e de seus resultados positivos que têm de ser estudados;
11.       As razões e motivações daqueles que fizeram desastres e crime, especialmente se o justificaram com uma crença especial, devem ser estudados para evitar cair no fanatismo;
12.       Féducação respeita a liberdade de cada ser, menos a liberdade de prejudicar a outro ser para o seu bem-estar;
13.       Féducação entrega a profunda convicção de que cada um é responsável por todas as suas ações e que as más ações são a causa do nosso sofrimento;
14.       O tempo é sagrado e não tem que ser mal gasto;
15.       Fé é um presente que permite encontrar um sentido na vida;
16.       Fé no amor eterno ajuda a controlar os impulsos egoístas;
17.       Féducação recomenda orar a Deus na forma em que cada um conceba;
18.       Féducação ensina a pedir perdão pelos erros e tratar de recompensar aqueles que foram afetados por nossos erros;
19.       Féducação ensina que sempre há uma nova oportunidade, pois a vida é eterna, só o corpo material morre;
20.       Féducação promove uma vida ecológica;
21.       Féducação ensina a ouvir o mestre interno para assim atuar corretamente;
22.       Féducação ensina que todos os seres humanos do passado e presente têm a mesma oportunidade de realizar a transcendência;
23.       Féducação insiste que se discrimine entre o favorável e o desfavorável para cada ser e situação;
24.       Féducação conclui que toda a comida tem que ser agradecida e que Deus não gosta que lhe ofereçamos animais, salvo em caso de emergência;
25.       Féducação respeita a todos as crenças que melhorem a qualidade do caráter dos crentes;
26.       Féducação é a alegria que cresce no espírito;
27.       Féducação é a vontade das crianças em crescer felizes;
28.       Féducação é a educação sincera e sem prejudicar a ninguém;
29.       Féducação é uma nova oportunidade para a humanidade;
30.       Féducação é sempre autocrítica para evitar se tornar dogmático.

Estes pontos vêm a mim quando medito na educação.

Estes dias trabalhei em mais materiais e reflexões com o propósito de produzir um documentário e também um manual. Isto soma a outros materiais que se manifestaram no passado e que agora com o livro de Oída terminado são parte de um trabalho maior.
Eu tive o desejo de trabalhar nisto há muito tempo, mas primeiro tínhamos que estabelecer os fundamentos da Oídaterapia geral, pois a Féducação é a aplicação da Oídaterapia na educação. É meu desejo é que todos participem neste estudo e mandem suas contribuições. A coordenadora do projeto é a m. Sati que desde Arica está trabalhando nisso há muito tempo. Eu sugiro fazer fotos de estudo dos materiais que estão se produzindo para que todos conheçam mais, que é o que queremos alcançar com a Féducação.
Não é um novo programa de Gurukula do templo, tampouco um novo nome à educação vaishnava dos devotos, é um projeto para responder a educação secular e materialista com alternativas concretas. Os resultados são verificáveis.
Estamos trabalhando nisso e espero que o nosso Senhor nos abençoe nesta tentativa.
Srila Prabhupada ki jay.
Qualquer pergunta também podem fazer por meio da m. Sati.
Despeço-me aqui para atender o domingo em Puebla.
Hari bol.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

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