domingo, 5 de agosto de 2012


Atyahara 
 Acumular mais que o necessário
Miami, 05/08

 
“Se estiver sentindo alguma falta de entusiasmo em sua prática espiritual, significa que não está sendo realmente profundo, não está meditando profundamente quando canta o Gayatri, não está chorando internamente enquanto canta suas rondas, não está agradecendo e orando quando aceita o prasadam, não está pedindo ao Senhor que te dê entusiasmo e te mantenha em serviço. Não está prestando atenção nos detalhes, e são detalhes que formam um dia. Assim, pode avaliar se está se entregando ou não. E sempre, sempre, sempre se mantenha protegido do orgulho, pois o orgulho é só o sintoma antes da queda.”


Queridos devotos. De volta a Miami.
Estou muito feliz em ter podido estar de novo com muitos de vocês na América do Sul e seguirmos conectados em nossa maratona.
Hoje vamos recordar um pouco sobre o Upadesamrta de Srila Rupa Goswami, em especial a explicação do segundo verso que fala das 6 atividades que nos afastam do serviço devocional:

atyaharah prayasas ca
prajalpo niyamagrahah
jana-sangas ca laulyam ca
sadbhir bhaktir vinasyati

“Aquele que se envolve demasiadamente na seis seguintes atividades:
1.      Comer mais do que o necessário ou arrecadar mais fundos do que necessita;
2.      Esforçar-se em demasia por coisas mundanas que são muito difíceis de se obter;
3.      Conversar desnecessariamente a respeito de assuntos mundanos;
4.      Praticar as regras e regulações escriturais só por segui-las, e não pelo avanço espiritual, ou rejeitar as regras e regulações das escrituras e trabalhar independente ou caprichosamente;
5.      Associar-se com pessoas de mentalidade mundana que não estão interessadas na Consciência de Krishna; e
6.      Ambicionar realizações mundanas – tem seu serviço devocional destruído.”

Recordar os temas que se tratam neste verso e que são explicados por Srila Bhaktivinoda Thakur em um livro chamado Sri Bhaktialoka, nos leva ao ponto que toca profundamente nossos apegos sensuais de forma quase vergonhosa. Ayahara não só se refere ao comer demasiadamente, senão aos aspectos mais gerais como o acumular de qualquer forma mais do que se necessita.
Ai é onde a língua só pode ser controlada por oferecer tudo a Krishna e logo aceitando este prasadam. Mas a pergunta é: “Qual tipo de alimento oferecemos a Krishna?” e a resposta é que tudo o que provenha da indústria de alimentos não estão totalmente na linha de qualidade para oferecer a Deus. Se só oferecer a Krishna diferentes tipos de lixo (da indústria alimentícia), não será aceito completamente. A oferenda a Krishna deve ser pura e preparada por pessoas de consciência favorável. Nós sabemos que uma cozinha em que se prepara alimentos não-vegetarianos deixa de ser satvika e o que se prepara lá deixa de cumprir os requisitos de uma oferenda favorável. Então, o que dizer dos alimentos industrializados cujos nem sequer sabemos sua origem ou forma de preparação? Temos que estar alerta com tudo sobre este tema.
Os alimentos industrializados estão cheios de químicas que lhes dão aroma, que lhes dão cor, que lhes fazem mais saborosos. Quem teria imaginado que as mesmas frutas que Krishna criou precisariam de sabor extra? O Senhor mesmo criou a mais maravilhosa variedade de sabores, aromas e texturas em todos os vegetais, frutas, grãos que nos deu. A respeito, quero lhes contar uma história que me lembrei estes dias:

Havia um sapateiro muito simples que vivia com sua esposa em uma aldeia e trabalhava muito pesado para manter sua família. Ele era muito devoto do Senhor Vishnu e vivia baixo ao refúgio de uma árvore de bengala. Um dia, enquanto o sapateiro trabalhava sob a sombra da Figueira de Bengala, o grande sábio Narada chegou para visitá-lo. O sapateiro ficou muito feliz em receber uma visita tão importante. Depois de recebê-lo com muita alegria em sua casa, perguntou a Narada se havia recebido o darshan do Senhor Vishnu recentemente. Narada lhe respondeu que sim... disse: ‘Acabei de me encontrar com o Senhor Vrishnu e foi ele quem me mandou te visitar.’ ‘Por que o Senhor mandou você me visitar?’, perguntou o sapateiro. ‘Ele me disse que você teria uma pergunta.’, respondeu Narada. Muito confuso pelo inesperado dos fatos, o sapateiro fez a primeira pergunta que lhe veio à cabeça: ‘O que estava fazendo o Senhor Vishnu quando se encontrou com ele?’ O Senhor Vishnu conhecia a mente do sapateiro, pois Ele está situado no coração de todas as entidades vivas e as conhece melhor do que elas mesmas, inclusive sabia qual seria a pergunta do sapateiro. Como queria dar uma lição a Narada Muni, disse então como deveria contestar a pergunta do sapateiro. Narada então respondeu ao sapateiro: ‘Bom, quando visitei o Senhor Vishnu, Ele estava passando um elefante por um buraco de agulha.’ O sapateiro então pensou por uns instantes e disse: ‘Bom, só o Senhor Vishnu poderia fazer algo assim. Veja este mundo, está cheio de milagres! O Senhor faz com que o sol se levante a cada dia e que a lua brilhe todas as noites. Ele faz com que o vento flua, que as nuvens flutuem no céu e que os rios corram para o mar.’ Então, o sapateiro abaixou até o chão e pegou uma semente que havia caído da árvore de bengala. ‘Veja!’, disse a Narada, ‘Dentro desta semente há uma árvore Figueira de Bengala, tão grande como a árvore de onde provém, só está esperando para sair. Se o Senhor Vishnu pode por uma árvore de bengala dentro de uma semente, Ele certamente pode passar um elefante pelo buraco de uma agulha.’ Narada escutou o sapateiro e ficou surpreso com sua sabedoria, devido a que era capaz de ver a presença de Deus em tudo. Mesmo sendo um homem muito simples, ele sabia que a árvore de bengala estava contida dentro da semente de maneira que o Senhor Vishnu está dentro de toda Sua criação.” 

Assim, podemos ver que a criação de Deus é completa, não necessitamos adicionar químicas nela. Este é um aspecto que não está somente relacionado com Atyahara, senão que também com a inteligência, devemos considerar quais tipos de alimentos oferecemos a Krishna e consumimos. Por isso, dou tanta ênfase com os produtos sãos, orgânicos, integrais, porque é a oferenda mais limpa e de melhor qualidade que podemos fazer a Deus, pois a maioria dos alimentos do mercado hoje em dia não só são de má qualidade, senão que dão um profundo prejuízo à saúde, como o açúcar refinado, que não é só açúcar, mas que está cheio de química e branqueadores que o fazem mais viciante.
Não podemos dizer que a comida orgânica é algo sofisticado, senão que é uma necessidade ativa para a saúde.
Devemos considerar que 20 ou 30 anos atrás não se usavam pesticidas da maneira que usam agora ou não havia intervenção nos alimentos a ponto de mudar seus genes. Isto se converteu em um assunto de muita falta de inteligência, pois está envenenando a Terra, as águas subterrâneas e com isso afetando todo o futuro dos alimentos. Assim, podemos entender a causa de muitas das doenças de hoje em dia. Por isso, devemos ser muito conscientes do tipo de alimento que oferecemos a Krishna, e isso significa muito sacrifício, mas o devoto está disposto a fazer qualquer sacrifício por Seu Senhor. O trabalho duro deve ser parte da vida de um devoto, isso é saudável para a vida espiritual.
O buscar de resultados com o engano não gera nenhum benefício. Devemos trabalhar duro para que nossas crianças tenham alimentos saudáveis, caseiros e oferecidos a Krishna, porque se só consumirem a comida industrializada cheia de aditivos, vão acabar sendo adictos a ela. Se não trabalharmos pesado para gerar alimentos orgânicos e saudáveis, não podemos falar de controle dos sentidos, e se não controlamos os sentidos, eles controlam a nós.
Voltando a Atyahara, o ponto essencial é coletar mais que o necessário, desejar mais do que se requer. Nós desfrutamos este mundo de muitas formas, não podemos evitar, porque este mundo está feito para desfrutar de uma forma ou outra; Vê uma linda paisagem e a desfruta, come uma fruta e a desfruta. Sempre estamos desfrutando, é parte da vida, mas mais além do desfrute que oferece o mundo, devemos controlar nossos sentidos. Como? Somente tomando prasadam que foi oferecido a Krishna, só os remanentes de Krishna em todo nível, mas quando nos situamos em uma modalidade mundana, de “satisfazer o que os meus sentidos querem”, então nos afastamos do yoga e todos os detalhes místicos perdem sentido. E essa modalidade mundana só vai nos trazer mais ansiedade e frustração constantes.
Vocês têm que entender a essência de toda esta mensagem e aplicar de acordo a tempo, lugar e circunstância, pois qualquer fanatismo também é um tipo de atyahara. Esta existência material está cheia de sofrimentos. É terrível. Por isso, devemos deixar todos os apegos à satisfação dos sentidos e lutar para satisfazer a Krishna. Identificar-se com o prazer de Krishna.
Esta mentalidade da gratificação dos sentidos é muito pouco saudável, tanto para o aspecto físico como para a vida espiritual. Devemos buscar nos manter sempre simples no modo de viver. Por exemplo, na Índia os comerciantes podem gerar muito dinheiro, mas sempre costumam manter um estilo de vida simples. O fato é que devemos trabalhar pesado e nos manter simples, assim, podemos fazer algo bom pelos demais, e se fizer algo bom, automaticamente sua vida se torna saudável e feliz.
Um devoto sempre está preocupado em controlar seus sentidos para poder fazer uma melhor oferenda a Krishna e uma maneira muito concreta de controlar a mente e os sentidos é se focar profundamente no serviço que realiza, em algo onde seja possível se dedicar com todo o coração e se entusiasmar nisso. Assim, a mente se mantém entretida e se desenvolve felicidade em torno ao serviço devocional, pois isto é o que vai nos manter nesta vida. Se só buscarmos a comodidade na vida e todas nossas ações estarão guiadas por isso, então estamos caminhando pelo caminho errado. Devemos nos motivar pela tapasya, pelo sacrifício na felicidade. Sacrifício para alcançar a meta mais elevada.
Há coisas na vida que se desenvolvem muito lentamente, tem que entender isso. Mas se lutarmos pelos ideais da vida, estaremos dispostos a sacrificar o que seja para alcançá-lo. Muitos serviços estão conectados com o desenvolvimento da paciência em graus extremos. A paciência é necessária em todo momento e é porque devemos nos manter como bons exemplos na vida que temos que desenvolver paciência ante tudo, porque um pai deve ser um bom exemplo para seu filho todos os dias, todos os anos... sempre.
Não tem lógica que só por satisfazer os impulsos dos sentidos e da mente deixamos todos os ideais de lado. A única salvação que temos para nos manter é a pregação e o canto do Santo Nome. Isso nos mantém conectados. Faça de sua vida um exemplo de pregação. Um pregador não é só o que conta algo ou explica muito bem a filosofia, um pregador é um ativista puro, um idealista puro, que dia pós dia luta para viver seus ideais, por atuar de acordo ao que se prega. A única coisa que pode nos manter diariamente é levantarmos muito cedo, oferecer nossas orações a Krishna e pregar pesado. Só assim podemos nos tornar mais sérios, dedicados e mais e mais felizes.
A vida de um devoto que trabalha duro está muito protegida pela guia constante do parampara. A guia constante de Srila Prabhupada, de Srila Bhaktivinoda Thakur, de Srila Rupa Goswami... Podemos ver neles o exemplo vivo de tudo o que estamos falando. Todos eles lutando pela mesma causa.
Devemos estar muito felizes e orgulhosos de sermos parte desta maravilhosa missão do controle dos sentidos. Podemos ver no mundo como as pessoas estão descontroladas, atuam da maneira mais irracionável, sem nenhuma inteligência e consumindo tudo o que o sistema lhes oferece. Nós não queremos ser parte disso, melhor, um devoto luta para trazer a luz dos Vedas a todas as pessoas para que alcancem sair de sua ignorância e possam aprender a controlar seus sentidos. Por isso, é tão importante pregar vegetarianismo às pessoas.
Um pregador de vegetarianismo se torna muito abençoado, porque cada novo vegetariano significa mais uma pessoa que está controlando seus sentidos e que deixou de prejudicar a outros seres vivos. Prabhupada se sente muito satisfeito por isso, por isso as bênçãos. Prabhupada sempre entusiasmou a pregação do vegetarianismo de todas as formas, e a forma mais prática de pregar e promover o vegetarianismo é oferecer prasadam para as pessoas.
Devemos recordar sempre que nossa consciência deve ser a de prolongar em sermos desfrutados por Krishna e a pregação, e fazer algo com o coração para Krishna nos fazer atuar como instrumentos. Isso é o que prolongamos. Se não fizermos nada que nos qualifique para sermos desfrutados por Krishna, então nossa vida se torna completamente vazia. Por isso, devemos ser muito agradecidos com Srila Prabhupada que nos presenteou este estilo de vida.
Nossa pregação deve estar adaptada a tempo, lugar e circunstância sem mudar a essência. Mas você mesmo deve se por às regras e regulamentos para controlar os sentidos. Atyahara não é adaptável a tempo, lugar e circunstância. Especificamente na vida e a pregação de um grihasta, ninguém virá te dizer os limites dos não tem que fazer. É você mesmo quem deve se manter entusiasta, lutando pelo controle dos sentidos. Se abusarmos das facilidades que recebemos, fica totalmente desprotegido. A única proteção para ele é se lembrar que tudo provém de Krishna e Ele é a origem e o fim de tudo o que temos e fazemos, Ele é o desfrutador último de tudo.
Tudo o que temos provém da Graça de Krishna, até mesmo o menor centavo em teu bolso é por Graça de Krishna. Laksmi Devi se rende aos Pés de Lótus de Krishna. Assim, sempre vamos ser testados. Mas pode salvar a você mesmo ao se lembrar que tudo provém de Krishna e está disposto a receber só a Sua misericórdia. Lembre-se que a vida espiritual é composta de detalhes:
Cada pequeno detalhe pode te fazer avançar até Krishna, ou cada pequeno detalhe pode te fazer cair lentamente. Então, se estiver sentindo alguma falta de entusiasmo em sua prática espiritual, significa que não está sendo realmente profundo, não está meditando profundamente quando canta o Gayatri, não está chorando internamente enquanto canta suas rondas, não está agradecendo e orando quando aceita o prasadam, não está pedindo ao Senhor que te dê entusiasmo e te mantenha em serviço. Não está prestando atenção nos detalhes, e são detalhes que formam um dia. Assim, pode avaliar se está se entregando ou não. E sempre, sempre, sempre se mantenha protegido do orgulho, pois o orgulho é só o sintoma antes da queda. Mantenha seus sentidos fortalecidos em serviço devocional, proteja seus sentidos rendendo-os a Krishna baixo a todo tipo de arranjos devocionais, como o sadhana bhakti, o prasadam, a adoração à deidade, serviço devocional responsável e entusiasta. Se não for disciplinado, a vida se torna cada vez mais difícil. Por isso, tem que treinar, se qualificar. A cultura ocidental não ensina a verdadeira qualificação e o sacrifício, só nos ensina a desfrutar desde o início e a nos tornar completamente inconscientes dos efeitos do desfrute desconsiderado. Krishna disse no Bhagavad Gita 6 -16:

naty-asnatas tu yogo sti
na caikantam anasnath
na cati-svapna-silasya
jagrato naiva carjuna

“Oh, Arjuna, não há possibilidade de alcançar a ser yogi se comer demais ou se comer muito pouco, se dormir demais ou se não dorme o suficiente, porque comer e dormir são assuntos do dia-a-dia, então podemos inclusive dizer que se não são controlados estamos nos desviando diariamente do curso apropriado das coisas.”

Por isso, meus queridos, tem que se manter dia-a-dia contatados com a Missão do coração, que nosso Srila Prabhupada nos trouxe.
Aqui termina minha mensagem de hoje. Sempre muito feliz em compartilhar com vocês. Deixo-lhes todo meu afeto. Perguntas ou contato podem fazer através do Pancatattwa.
Jay Srila Prabhupada.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário