domingo, 29 de julho de 2012


Quem são os devotos?

Nandafalva, Hungria, 29/07


"Um yogi verdadeiro é quem respeita todas as entidades vivas. Um lugar de yoga é aquele onde todos são bem-vindos. Um guardião de natureza é aquele que crê e pratica todas as mensagens. Assim, nossa tarefa é pregar, pregar e pregar para trazer as pessoas às nossas comunidades e que conheçam a vida simples com pensamento elevado."


            Queridos devotos, recebam meu afeto de Nandafalva.
            Radha Gopiballabha ki jay.

            Hoje quero lhes fazer uma pergunta:
- Quem são os devotos?
Sabemos que os devotos são serventes, mas são servos da Verdade, não da ilusão. Então, surgem muitas perguntas a respeito:
- Qual é a principal tarefa que tem um devoto?
A principal tarefa é servir aos demais. Ainda que sejamos de natureza divina, nós sofremos com crises de identidade pelo contato com a natureza material devido a termos tomado uma identidade falsa e nos convertido consumidores deste mundo, deixamos de dar atenção à espiritualidade e caímos em crises. Mas o ideal da vida de um devoto é a vida simples e o pensamento elevado, como ensinou Srila Prabhupada. Viver de uma forma mais sã, mais consciente, não tão artificial. E assim, servir aos demais, que é a nossa tarefa principal e é a nossa terapia contra o egoísmo e contra essa falsa identificação.
O ideal da vida de um devoto é interatuar com o meio ambiente sem danificá-lo, é um ideal campestre. Assim como vivem os Arhuacos na Serra Nevada da Colômbia. É impressionante como eles levam milhares de anos assim e se sustentam dessa forma. E Srila Prabhupada ensinou isso quando estabeleceu fazendas ecológicas, nos ensinou a viver com o que dá a terra. Vida simples significa agradecer tudo o que temos, porque nos foi dado pela Mãe Terra.
Ser parte de nossas Eco Aldeias é uma identidade muito bonita. Os Eco Aldeias são verdadeiros oasis onde se abrem as portas a todas as pessoas para que se beneficiem com o Bhakti Yoga, pois nossas Eco Yoga Aldeias proporcionam essa união mais além de uma simples fazenda ecológica. E assim, as pessoas que chegam podem se beneficiar e ajudar ao mundo com a iluminação do Bhakti Yoga.
Então, o devoto que se faz presente neste Eco Yoga Aldeia se converte em um exemplo vivo para o mundo. Este devoto pode fazer com que as pessoas que visitem um Eco Yoga se convertam em vegetarianas, que se entusiasmem pela filosofia ou que tenham mais consciência ecológica e queiram fazer algo semelhante em sua vida. Por isso, é muito importante levar um estilo de vida campestre focado em servir à humanidade. Isso realmente tem sentido.
Não é a idéia que nossas Eco Yoga Aldeias se convertam em grandes hotéis com muitas comodidades, melhor que nos mantenhamos austeros, mas muito limpos e recebendo muito bem as pessoas. Também devemos ter aulas excepcionais, cartazes de arte organizados, vida exemplar monástica, consciência ecológica, como Vrinda Bhumi, um lugar perfeito para estudar e meditar. Assim, os devotos sempre oferecem um ambiente agradável, de coração universal... E não é possível ter este coração aberto se ainda possuirmos prejuízos por dentro.
O mais importante de nossas comunidades, tanto os Eco Yoga Aldeias como os nossos templos e monastérios, é que são lugares baseados no amor. No amor à Mãe Natureza, que é Krishna mesmo. Por isso, devemos considerar que temos um compromisso com a Mãe Terra: devemos protegê-la. E proteger significa uma rejeição ativa de tudo o que a maltrata. Um devoto nunca deve prejudicar os outros, muito menos a Mãe Terra. Devemos por isso em prática. Como? Tornando-nos ativistas conscientes do Amor Espiritual. Os devotos devem ser conhecidos por serem guardiões conseqüentes da Terra, promotores do Amor Universal. Para isso, temos muitas ferramentas nas mãos que devemos utilizar, mas primeiro devemos nos tornar consumidores conscientes e conseqüentes. Deixar de utilizar os produtos que têm alguma relação com o maltrato a outros seres. Logo, temos muitos materiais e programas que nos permitem vincular as pessoas neste ativismo espiritual. Talvez sejam diferentes na forma, mas a essência é uma só: que as pessoas se tornem conscientes e comecem a ser vegetarianas para se tornarem mais sensíveis com o seu redor.
Então, temos restaurantes vegetarianos que não são simples distribuidores de comida, senão que provedores de prasadam, de alimento espiritual que vem de Krishna mesmo. Temos centenas de Okis com diferentes mensagens sobre todos estes temas. Para quê? Para chegar ao coração das pessoas, fazê-las mais sensíveis e despertar suas consciências. A Revolução da Colher NÃO é a nossa meta, mas é uma ferramenta importante para conectar mais pessoas, porque as pessoas hoje em dia não querem escutar sobre espiritualidade, não querem saber de Deus.
Qual é a nossa meta, então? É levar o Santo Nome de Krishna a cada povo e aldeia, assim como Mahaprabhu ensinou. Para isso, não poupamos esforço. Claro, sempre e quando não vá de contra os nossos ideais. Nunca deve perder essa meta de vista. Um yogi verdadeiro é quem respeita todas as entidades vivas. Um lugar de yoga é aquele onde todos são bem-vindos. Um guardião de natureza é aquele que crê e pratica todas as mensagens. Assim, nossa tarefa é pregar, pregar e pregar para trazer as pessoas às nossas comunidades e que conheçam a vida simples com pensamento elevado. Para isso, devemos ser conscientes e constantes. Essa é a resposta para a pergunta do início da mensagem.
- Qual é a nossa identidade?
É sermos servos da humanidade.
- E como é um servo da humanidade?
É quem é uma testemunha viva do Amor Universal.
- E o que faz este servente?
Ele busca compartilhar com todos este conhecimento que recebeu de maneira misericordiosa.
Esse é o nosso objetivo.
Assim, há muitas formas que os devotos têm para servir a humanidade, para ajudar a outros a se sentirem felizes fazendo. Os devotos estão promovendo sabedoria e, graças a Krishna, tudo isso se expande a cada dia. Se algum devoto não souber o que fazer com sua vida, ou mesmo não tiver um serviço onde possa derrubar seu coração, então está em perigo e deve ligar o sinal de alerta. Este alarme é se dirigir ao seu líder ou ao Mestre Espiritual para encontrar a forma de servir com todo o coração. Essa é nossa filosofia, nossa religião. Nossa religião é da união com Deus. Krishna está presente em cada momento da vida do devoto rendido, do devoto que anseia servir...
Por isso, meus queridos, lhes agradeço muito que tenham lido esta mensagem de hoje, pois vocês são os representantes vivos de tudo isso. Vocês são quem leva em prática e quem vai formar as futuras gerações. Há muito o que fazer nesta vida para cumprir com a declaração de Mahaprabhu.

Pritivite ache yata nagaradi grama, sarvatra pracara haibe mora nama

“Este movimento de Sankirtan será conhecido em cada esquina de cada aldeia e cidade”

Se não fizermos algo para isso, então nossa vida perde seu sentido. Devemos romper o elo da ilusão e da ignorância. Para quê? Para compartilhar com as pessoas o tesouro que temos recebido de nosso Mestre Espiritual.

Deixo-lhes meu afeto de Nandafalva.
Jay Srila Prabhupada.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário