domingo, 15 de julho de 2012


O suposto progresso

Maiorca, Espanha, 15/07


“O que faz o ser humano moderno em nome do progresso é de grande impacto para a Terra que a explora sem consideração, por isso, quem se dá conta de tudo isso e não está de acordo deve se tornar um revolucionário por lei. Como? Com o total boicote de todas aquelas empresas ou produtos que proporcionam este dano à Terra.”


Queridos devotos, saudações de Palma de Maiorca.
Hoje quero lhes falar sobre um tema muito importante que pode ser chamado de “O suposto progresso”. Este suposto progresso se desenvolve em uma sociedade de pessoas deprimidas que perderam a habilidade de sorrir. Esse é o perfil do ser humano moderno: está envolvido em ansiedades, brigas, crimes. O ser humano sacrificou seus valores e sua sensibilidade por algo chamado “progresso”. Pode-se dizer que esse suposto progresso é o karma do mundo atual, porque... Como é possível que os seres humanos que apoiam este progresso ao mesmo tempo prejudicam a Terra de uma forma inescrupulosa? A água é o verdadeiro tesouro desta Terra, sem a água a Terra se torna um deserto. Mas, hoje em dia, o ser humano não é capaz de cuidar nem das suas águas. A própria Terra e as águas estão unidas, se prejudicar a Terra também prejudica a água. Isso ocorre no caso das indústrias agroquímicas e a mineração. O ser humano está na ilusão de que os recursos que temos se renovam automaticamente.
No oceano existem ilhas de plástico e aparentemente parece que este plástico é fácil de queimar e desintegrar, mas não é assim, a poeira e os gases do plástico não se integram à natureza, senão que se misturam com ela e a contamina.
O ser humano também inventa formas de matar suas irmãs, as árvores. Mas, hoje em dia, quem tem esta visão para ver as árvores como suas irmãs? Imagina, florestas inteiras destruídas pelo dano das indústrias. Até que ponto chega a mentalidade do operador que usa as minerações de cianeto, ou veneno puro para extrair o minério da Terra. O que faz o ser humano moderno em nome do progresso é de grande impacto para a Terra que a explora sem consideração, por isso, quem se dá conta de tudo isso e não está de acordo deve se tornar um revolucionário por lei. Como? Com o total boicote de todas aquelas empresas ou produtos que proporcionam este dano à Terra.
Há algum tempo nós transformamos um laboratório de cocaína em um belo santuário para Krishna chamado Goloka; da cola a Goloka. Este lugar está em Santa Marta, Colômbia, muito escondido no meio da natureza. Quando a polícia o encontrou, colocaram bombas por todos os lados e quando nós compramos a terra ainda estavam todos os implementos que utilizavam para refinar a folha de coca. A cocaína é um negócio muito grande, pois existem muitas pessoas no mundo que querem consumir cocaína porque não aguentam a vida. Assim, se produzem bilhões de dólares que fazem os ricos mais ricos, aos infelizes drogados mais infelizes e a pobre Terra mais destruída. É algo tão sujo e tão contaminante... E quem sofre? A Terra. Essa é a realidade do nosso mundo.
Eu sei que vocês esperam que eu fale agora do Amor Universal e do Bhagavatam e dos lindos passatempos, mas não esperam que eu lhes abra os olhos sobre como o ser humano está tornando a Terra em um negócio à curto prazo, porque tudo isso vai provocar muitas duras consequências ao dia de amanhã. As pessoas materialistas não temem em destruir montanhas, geleiras, rios inteiros para tirar um pouco de ouro e assim pagar a milhões de políticos que logo apoiam as mentiras da indústria operadora.
Qual é a debilidade do ser humano que vende sua consciência? Devemos levar em conta tudo isso para o desenvolvimento de nossa consciência, nossa responsabilidade com a Mãe Terra, com a Criação de Krishna. Isso é o verdadeiro amor. A venda de sua consciência demonstra a debilidade do ser humano. Hoje em dia todas as pessoas, homens, mulheres, crianças, ricos... todas suas consciências estão compradas. Isso significa que vendem sua consciência para ganharem algo agora, sem se importarem com o caos que isso gera amanhã. A única coisa que interessa às pessoas é sua ganância momentânea. É um horror completo. Por isso, Srila Prabhupada disse claramente que devíamos sair daqui. Essa é a única coisa que devemos fazer: preparar-nos para sair daqui. Ele também disse: em todos os lados há chefes. Em cada trabalho há um chefe, em cada cidade há um prefeito, em cada país há um presidente, inclusive em cada templo há um líder. Não importa o sistema operacional, em cada lugar há um chefe. Nós gostaríamos de ser chefes, mas não gostamos de ter chefes. Mas, o devoto diz: “Eu quero ter um chefe eterno.” Esse é Krishna e Seu representante é o Mestre Espiritual, e se o Guru disser algo, eu digo: “Jay, Gurudeva.” Isso sim é dureza, não? Aceitar um chefe não é nada fácil, mas é necessário, porque senão não se pode entrar na corrente espiritual de submeter-se a Krishna, então não há progresso.
Para seguir o caminho de Srila Prabhupada devemos nos tornar revolucionários contra o maltrato à Mãe Terra, um revolucionário contra a matança dos animais, um revolucionário contra a intoxicação dos corpos que deixa as pessoas sem poder de descriminação. Porque hoje em dia tudo tem se convertido em um negócio contra os valores universais. O negócio é intoxicar as pessoas baseado em suas misérias para lhes tirar dinheiro e lhes fazer passar de sua própria miséria a mais miséria. Isso é um pecado. Já não se sabe quem é mais pecador: se é o que se intoxica ou o que negocia tudo isso. E nesse contexto chegam os vaishnavas para salvar a vida e presentear com o Santo Nome, com o Prasadam, presenteiam com o Dham de Krishna e chegam ao coração com o conhecimento da alma, e garantem uma vida nova, positiva e progressiva baseada no serviço devocional. No trabalho desinteressado a Krishna, como diz o Caitanya Caritamrta:

nitya-siddha krsna-prema sadhya kabhu naya
sravanadi-suddha-citte karaye udaya

“O amor por Krishna está eternamente estabelecido nos corações das entidades vivas. Não é algo que se obtém de alguma outra fonte. Quando o coração se purifica por escutar e cantar, este amor se desperta naturalmente.”

Por isso, devemos fazer algo exitoso na vida, algo grandioso com sua devoção. Fazer arte e cultura para Krishna, sem uma gota de intoxicantes, e só pelo serviço devocional que começa com o escutar, que nós podemos nos aproximar da Suprema Personalidade de Deus, isso disse Srila Prabhupada. O devoto de Krishna está liberado de todo o mal graças a Sri Krishna e o Maha Mantra.
Eu poderia seguir falando disso muito mais, é um tema constante, mas mais valioso que essa problemática mesmo é que temos um triplo ataque para conquistar as almas e é mediante o Maha Mantra, o Hari Katha e o prasadam. E assim, podemos nos tornar uma alma genuína, alguém verdadeiramente compassivo, alguém que compreende que estamos para servir e não para ser servidos. Desejamos nos tornar servos do Infinito Senhor da Misericórdia. Assim, estamos sempre na luta. Revolução ou autodestruição? E somente a revolução do amor e do coração nos permitirá ascender a um novo panorama cheio de entusiasmo.
Hoje queria compartilhar estes temas com vocês, porque ao nos conhecermos nos apreciamos mais e nos apegamos mais ao processo espiritual. Lutemos para manter a solidariedade. Por isso aos grandes devotos não se pode separar, porque eles têm solidariedade e não vendem suas consciências.
Deixo-lhes todo meu afeto da Espanha.
Como eu quero morrer na batalha, sigo adiante com todos aqueles que querem ir também. A batalha contra a injustiça, com o Santo Nome, o Hari Katha e os devotos do Senhor. Assim, convertemos esta vida gloriosa. Essa é nossa filosofia. Lembrem-se que além da solidariedade está o amor, e essa é a meta de nossas vidas.
Jay Srila Prabhupada.
Com afeto...

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário