domingo, 3 de junho de 2012


Avanços no Sankirtan

Punta Del Este, Uruguai, 03/06


Isto não é um Chat, é um abraço meu ao seu coração, para que as pessoas do mundo se dêem conta quem são os Vaishnavas; são pessoas de puro coração e de pura preocupação pelo bem dos demais. Que esta mensagem se traduza a todos os idiomas, principalmente para Suécia, Bulgária, Índia, pois esta é a razão que Srila Prabhupada saiu de Vrindavan para ir ao mundo ocidental, para semear consciência, para presentear amor por Krishna.”


            O mar estava rico; ondas de 4 metros e um vento com velocidade de 40km por hora que fazia com que estivesse mais quente dentro da água do que fora. O retiro espiritual está em um clube de frente a uma bela vista da Punta Del Este. À noite tivemos um lindo kirtan, cantamos a capela, o mantra com o mesmo ritmo que eu escutei pela primeira vez; cantamos em uma bela caverna.
            Aqui estamos vendo o desenvolvimento de uma escola de Yoga Inbound bem encaminhada pela madre Om Shanti sob a guia de Maharaj Goswami. A maioria dos estudantes é amas de casa e profissionais, e devido à grande associação espiritual que têm recebido, eles estão dispostos a se iniciarem na linda escola vaishnava, por isso deve existir a Casa da Sabedoria. Você não pode aparecer na rua de dothi cantando, por causa da pressão social que é diferente em uma cidade grande. Por isso mesmo a organização com um bom sistema por parte da Casa é uma grande urgência que se apresenta cada dia mais claro, pois quando cresce a Consciência de Krishna, se faz mais parte da sociedade. Tem que oferecer atividades que estejam de acordo com a pureza vaishnava, mas ao mesmo tempo que sejam vistas pela sociedade como uma contribuição agradável, e nós devemos pregar em mais e mais lugares, inclusive em muitos lugares não têm ônibus para fazer sankirtan. Também devemos aperfeiçoar o sankirtan personalizado; este sankirtan alcançou um nível de praticidade muito bom onde cada sankirtaneiro é praticamente um mensageiro ecológico, um mensageiro de sensatez, do vegetarianismo, da boa saúde e da responsabilidade, e tudo isso se alcança instantaneamente ao entregar um flyer de conscientização da nossa campanha chamada “Semeando Consciência”, e logo se convence a pessoa a aceitar este flyer que simultaneamente contém um convite ao nosso templo-ministério da “Revolução da Colher” com três diferentes eventos que se devem celebrar em cada templo religiosamente sem falhas, cujos são:

  1. Uma noite por semana: Um evento vegetariano organizado pela Revolução onde se apresenta os ministérios, os procedimentos e onde obviamente haja prasadam, também onde se dê cursos de cozinha vegetariana e se apresenta todo o material da Revolução, melhor dizendo, um ambiente de festa; 
  1. Outra noite por semana: Um evento da consciência ecológica, introduzindo as “Eco Yoga Aldeias”, a agricultura orgânica, os “Inbounds Tours”, o voluntariado, etc.; 
  1. E uma terceira noite onde se apresente uma aula de yoga gratuita introdutória à “Escola de Yoga Inbound”, a “Academia Vaishnava”, os tours educativos, etc.

Estas três programações devem existir em todos os templos, porque os Okis convidam-nos pondo sua direção ali. Isso garante um aumento considerável nas visitas ao templo, e as pessoas que vêem o flyer têm três opções diferentes que podem motivar a visitar um templo, além do grupo visitante das festas de domingo que vem de todo jeito.
Em acordo ao meu sistema tradicional, templos medianos e grandes devem ter simultaneamente uma conferência de bhakti yoga introdutória para aqueles que buscam conhecer a filosofia védica e outra para avançados. Não se esqueçam, meus queridos brahmanas: “Quem não prega se atrofia”, água que não se mexe, apodrece. Assim, a distribuição dos flyers da sementeira da consciência deve circular em grandes quantidades e variedades, pois não ofendem senão que saem simpáticos às pessoas; tratemos de ser simpáticos. E logo depois que as pessoas tenham recebido o flyer, que se ofereça o DVD das “Eco Yoga Aldeias” que coincide totalmente com o conteúdo do flyer ou o novo Hip Hop do prabhu Bhakti Rasa, uma excelente produção da Revolução da Colher de Buenos Aires, ou uma revista, um livro, ou uma conferência do seu mestre espiritual ou um DVD do porquê ser vegetariano; temos material de sobra.
Outra coisa... Cada pessoa que doa uma quantia de dois reais por um cd, etc, deve receber a folha do catálogo do Seva de uma página. Ademais, você deve receber um email deles e eles devem receber o número de telefone e email seu. No mesmo momento em que isso acontece, terá nascido o sankirtan personalizado, e assim saímos da idade obscura, da indiferença dos indivíduos, bom, de alguma indiferença, pois senão não estaríamos aqui, mas não sabíamos quem eram eles, como contatá-los, porque talvez recebessem um convite do templo, mas não tínhamos a consciência de que você leva uma responsabilidade de se conectar com essas pessoas de Prabhupada, possível salvador da humanidade. Que tal conhecer um salvador e não poder se contatar? Por isso, eu, Swami B. A. Paramadvaiti, declaro que hoje nasceu o pleno êxtase do sankirtan.
Nossa tarefa é fazer amigos, nos portar tão especiais para que as pessoas que conheçamos se tornem loucas para ler os livros de Prabhupada, se tornem loucas para escutar uma conferência dos mestres espirituais, que se tornem loucas para conhecer essa gente simpática, que fiquem felizes em receber um informativo em seu email e ansiosos aos serem convidados para participarem de um Mela. Isso é pregação, pregação ilimitada, pregação ao pé de canhão de Prabhupada. Claro, há livros ou folhas dos livros de Srila Prabhupada que se pode vender, mas enquanto as pessoas não tenham desejo de ler este néctar, ainda não teremos cumprido a tarefa completa do sankirtaneiro. Não basta que o sankirtaneiro lhe tire alguns reais e a pessoa não saiba do que se trata, apesar de ser bom o que fizemos no passado, falamos nos ônibus dos poderes internos que se descobre lendo um livro ou outras meditações karma kandicas que as pessoas têm quando compram um incenso.
Os flyer da campanha “Semeando Consciência” são muito superiores, porque de uma vez estabelecem uma relação de solidariedade com algo bonito como a Mãe Terra, os animais, a sabedoria e o número um, e, sobretudo, te permite alcançar laços de amizade com as pessoas, e amizade, que é o essencial. As pessoas voltam ao restaurante porque foram bem-tratadas, igualmente voltam ao templo quando houve boa prasadam, aula extática, kirtan inesquecível ou algo assim. O encontro com o devoto deve ser igualmente agradável. Eu vivo para o sankirtan; me mandaram a sankirtan a primeira vez que vivi no templo.
Todos fomos salvos por este programa de Bhaktivedanta Sarasvati Thakur e Srila Prabhupada, e hoje temos tantas fazendas e templos, é nosso dever de enchê-los com muitos devotos com muita vontade de sair a sankirtan e não de se esconder na cozinha ou em qualquer outro canto do templo, porque tem medo de sair a representar os ideais monásticos. Em nome da Mãe Terra, qualquer um deveria estar disposto em servir e se sacrificar por sua pátria espiritual, assim como cada país educa suas crianças para irem à guerra para defender sua pátria, o que se chama o serviço militar.
A ninguém se permite o capricho de duvidar a bondade deste sacrifício de defender sua mãe. No mesmo espírito devemos nos educar que por nossa mãe, qualquer sacrifício que façamos, pequeno ou grande, será muito pouco para pagar a dívida que temos com ela. Claro, com amor, pois é o amor que tem nos movido. Assim, deixem todos os invólucros, pretextos e desculpas e organizem uma massiva campanha do sankirtan personalizado “Semeando Consciência” por onde possa.
Em outro dia, em Montevidéu, me fizeram dar uma conferência em um sótão, em uma casa de jovens, mas por cima da minha cabeça estava começando um grupo de rock apresentando seu show, tive que me defender a gritos para me escutarem. Depois que terminei a conferência, começou o festival de rock, e logo havia mais audiência em cima do que embaixo. Muitos jovens estavam lá, assim como muitos vão aos seus eventos de desfrute juvenil. Imediatamente veio em minha mente que um devoto deveria estar em todos estes eventos repartindo a cada um dos jovens, uma folha em tamanho de carta da campanha “Semeando Consciência” que na realidade são convites a nossos programas, se presenteia, não se vende. Por isso, no sankirtan, nunca mais terá essa experiência desagradável, porque igual as pessoas se enchem de convites grátis, assim se compra ou não compra algo, assim se leva o flyer.
Então, um templo pode por que não distribuir 1000 convites em forma de flyers da consciência a mil jovens que estão em um festival de música, impressionando a cada um deles com a mensagem que talvez queiram outros artigos. Mas já distribuindo estes papeis e coletando os emails dessas pessoas, já se torna um evento de pleno êxito. Não se esqueça nunca: Nossa tarefa é fazer amigos para Krishna e seus devotos, este é o propósito de sair a sankirtan e claro, semeando consciência de verdade, e a Consciência de Krishna os receberá quando virem o catálogo dos produtos do Seva onde se publicam tantas coisas como o Bhagavad Gita e todo o resto dos produtos que nós oferecemos. Om Tat Sat, que seja publicado, anunciado e lido por todos os lados em todos os tempos, ou pelo menos até que apareça uma idéia melhor.
Isto não é um Chat, é um abraço meu ao seu coração, para que as pessoas do mundo se dêem conta quem são os Vaishnavas; são pessoas de puro coração e de pura preocupação pelo bem dos demais. Que esta mensagem se traduza a todos os idiomas, principalmente para Suécia, Bulgária, Índia, pois esta é a razão que Srila Prabhupada saiu de Vrindavan para ir ao mundo ocidental, para semear consciência, para presentear amor por Krishna. E estão todos convidados para relatar seus êxitos na página de sankirtan para que nos conscientizemos de como se semeia consciência no mundo inteiro.
Mais um ponto: Este programa também permite que cada devoto quando entrega às pessoas que já sejam vegetarianas, que possam convidá-los a se tornarem embaixadores ou ministros da Revolução e no mesmo instante equipá-los para serem um. Assim fez o prabhu Madhumangal, prabhu Hari Sankirtan. Alguém vegetariano já é um embaixador e com materiais tornam sua casa em um ministério da Revolução.
Srila Prabhupada ki jay.
Despeço-me aqui para atender os devotos do Uruguay.
Espero que minhas palavras tenham chegado ao seu coração. Se tiverem alguma dúvida para compreender esta mensagem, pode se contatar rapidamente com um sannyasi ou um líder de minha missão, ainda em minha compreensão, todos, todos devem se tornar líderes e com estas mesmas palavras criar um revolução, a mesma revolução do meu mestre espiritual.
Hari bol.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário