domingo, 10 de junho de 2012



Nunca percam o entusiasmo e sempre dêem o melhor de si

Guarujá, Brasil, 10/06


“Não devemos nos esquecer que as pessoas do mundo estão sofrendo porque não conhecem Krishna, sofrendo por sua falta de consciência. Por isso, devemos ir dia após dia nas ruas para conquistar o coração das pessoas e trazê-las aos pés do Senhor. Tudo o que fazemos tem essa base, toda a pregação da Revolução da Colher busca fazer novos vegetarianos para que sejam sensíveis e possam aceitar Krishna em seus corações.”


   Queridos devotos, saudações do Guarujá, SP, Brasil.
            Hoje quero compartilhar uma mensagem com vocês que não tem nada a ver com “gostos”, senão com a qualidade de amor que entregamos; Há diferentes graus de amor no âmbito da devoção; desde o mais básico até o mais avançado e puro que se caracteriza pela espontaneidade em sua plenitude. Quero lhes dizer sobre a grande necessidade de fazer as coisas na vida como uma tentativa de perfeição. Claro, é inalcançável; a perfeição é amor. Não existe amor sem o desejo e a intenção de fazer as coisas à perfeição, e Deus no Bhagavad Gita fala da perfeição da vida espiritual. Este é o nosso tema principal, a devoção é um processo artístico: cantar, glorificar, cozinhar para o Senhor. Por isso não é um tema de gosto, é um tema da qualidade da intenção em como se faz as coisas. A cultura védica é muito refinada, é uma cultura de adoração. Tudo é culto, o culto da poesia para Deus, o culto à adoração a Deus, o culto da pregação e a publicação de livros transcendentais, o culto de atender a todos os visitantes no templo com muito amor. “Culto” vem de “cultura”, devemos ser cultos, é dizer: adoradores, cultos e responsáveis.
            Não imaginamos a importância que tem a qualidade em tudo o que organizamos, a qualidade do serviço. Devemos aplicar a intenção de perfeição em tudo o que fazemos. Ao sermos negligentes com a qualidade do que realizamos, as coisas perdem importância, isso significa que não há amor pelo o que fazemos nem pelo processo que praticamos. Concluindo: Devemos cuidar até mesmo do mínimo detalhe, tratar de fazer as coisas com perfeição e com amor, porque mediante a perfeição do serviço devocional podemos alcançar a Meta Suprema, o Darshan de Krishna, o encontro com Deus mesmo. O processo é cantar Hare Krishna com perfeição e executar a arte da devoção com perfeição. E a arte do serviço devocional pode-se aplicar em diferentes áreas de pregação que atendemos. Por exemplo, abrir um Ministério do Reino Original, que é um lugar para publicar e expandir a consciência vegetariana e a proteção a todos os seres vivos e a natureza, é uma verdadeira arte. O distribuir por todas as partes a mensagem dos alimentos compassivos e livres de karma, a comida abençoada por Deus mesmo em sua forma de prasadam, é arte completa. E todos vocês podem aprender esta arte dos ativistas que a cada dia estão abrindo novos ministérios, como Hari Sankirtan na Colômbia ou Madhu Mangal no Equador. E lembrem que a importância da comida espiritual é de 100%, por isso dedicamos energia a fazer novos vegetarianos com prasadam, porque o prasadam é a força da nossa vida. A Krishna devemos oferecer somente o melhor: as melhores frutas, que não estejam contaminadas com químicos nem sejam transgênicas, as melhores oferendas saudáveis e orgânicas cultivadas com amor, as melhores aulas e a melhor pregação para encantar as almas de Kali Yuga, o melhor bhajan e o melhor kirtan para Sua satisfação. O devoto tenta oferecer o melhor para Krishna.
            Devemos compartilhar esta consciência de que o ser humano deve oferecer tudo o que tem a Krishna e que essa oferenda deve ser a melhor, sem contaminações materiais. Isso é bhakti yoga, a perfeição, e as provas que a vida nos traz têm a função de melhorar a qualidade da nossa oferenda, nos fazendo aperfeiçoar ainda mais. E sempre nos faz passar por novas provas; estamos em prova constante, e a prova de amanhã vai ser mais dura que a prova de hoje, pois só assim podemos melhorar; isso é pedagogia do crescimento. Deus faz tudo perfeito e para o benefício de todos.
            Então, no serviço a Deus tudo deve estar guiado por essa mesma intenção de perfeição. Devemos ter muito desejo em passar por todos os exames e as provas que nos chegam. Inclusive Srila Prabhupada teve que passar por provas como devoto puro em seus 80 anos de idade. Srila Puri Maharaj com mais de 100 anos também teve que passar por provas de devoto puro. Claro, neste nível, os exames são passatempos de Krishna.
            Prabhupada fez seu serviço com todo o sacrifício de sua alma e é nosso exemplo a seguir. Por isso, quando estejamos em dificuldades, devemos recordar todo o sacrifício que ele fez para que recebêssemos Krishna, então, devemos orar a Prabhupada para que nosso serviço possa ser aceito por Sri Krishna. Este é um verdadeiro desejo espiritual que devemos cultivar. Que Krishna nos guie com Seu amor e nos permita servi-Lo como um instrumento e que as pessoas fiquem felizes com o que fazemos e queiram se aproximar de Krishna e que os devotos se sintam satisfeitos com nossa tentativa de alcançar a perfeição do serviço.
            Não devemos nos esquecer que as pessoas do mundo estão sofrendo porque não conhecem Krishna, sofrendo por sua falta de consciência. Por isso, devemos ir dia após dia nas ruas para conquistar o coração das pessoas e trazê-las aos pés do Senhor. Tudo o que fazemos tem essa base, toda a pregação da Revolução da Colher busca fazer novos vegetarianos para que sejam sensíveis e possam aceitar Krishna em seus corações.
            As páginas de web que mantemos a oficina, a música que Cart Records promove, as artes conscientes da Escola de Arte, as Academias Vaishnavas, o Yoga Inbound que oferecemos, os lindos e doces Harinam dos devotos, a distribuição massiva das mensagens dos Okis, o prasadam que distribuímos nos nossos restaurantes, tudo, tudo, tudo isso está direcionado para cativar os corações das pessoas e trazê-las aos pés de Prabhupada e Krishna.
            Quando cantamos o Santo Nome de Krishna e lemos o Bhagavad Gita vamos encontrar a paz que estamos buscando; essa é a mensagem que damos às pessoas. Deus vai permitir que estejamos por toda a vida tristes se for isso o que desejamos, mas não serve de nada, porque a missão dos seres humanos é servir a Deus com alegria.
            Essa é a minha mensagem para hoje, nunca percam o entusiasmo e sem dêem o melhor de si para fazer as coisas com perfeição como uma oferenda de vida a Deus.
            Deixo-lhes todo meu afeto de Guarujá, onde ontem fizemos um lindo Rasa Yatra com o Senhor Jagannath pelas ruas da cidade e pela praia. Adiante na luta contra Maya.


            Jay Srila Prabhupada.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário