domingo, 27 de maio de 2012


Jaya Radhe Jaya Syam, a limpar Vrindavan Dham

Argentina, 27/05


“Necessitamos de pessoas que se tornem ativistas para benefício das águas, para proteger a flora, a fauna e a Mãe Terra. Imagine se conseguíssemos anular toda atividade militar no planeta, seguramente conseguiríamos diminuir a contaminação em uns 70%. O mesmo ocorreria se todo mundo se tornasse vegetariano.”


            Queridos devotos.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.

            No dia de hoje quero introduzir um material de conscientização que tem sido o resultado do trabalho de meses e que, primeiro que tudo, busca ter impacto ecológico, por isso não está impresso em plástico, senão que de maneira artesanal. Este produto foi realizado em nossa oficina em Vrindavan, Índia, antes o imprimimos em híndi e inglês, mas não demos conta que a mensagem é tão boa e contundente que quisemos fazer uma versão em espanhol.
            Esta campanha é promovida na Índia por uma organização chamada Braj Vrindavan Heritage Alliance, mas nesta versão mudamos pela frase: “Nossa missão é construir santuários no coração de cada ser.” Tiramos os elementos que enfoca só em uma cidade (Vrindavan) e em um tipo de religião, incluindo as diferentes tradições místicas para que possa ser aproveitado por todo mundo. Originalmente este pôster foi desenvolvido devido à situação ecológica que se vive nos lugares sagrados para poder informar e educar sobre isso nas diferentes escolas, ashrams e áreas públicas. É totalmente educativo e parece as típicas mantas hindus que são muito populares; está cheio de conselhos e caminhos ecológicos que se pode seguir. É meu desejo de coração que esta tecelagem esteja em todos os templos e casas de grihastas. Por quê? Porque nossas crianças devem se relacionar e aprender estes temas, então, se vocês não puserem atenção nisto e não colocarem em prática, significa que estão sem noção. A questão essencial com respeito ao tema ecológico é que só vendo e experimentando podemos ter o conceito necessário para viver de outra forma. Vou lhes explicar detalhadamente do que se tratam as mensagens que estão escritas aqui para que tenham a pista que nos indica por onde devemos caminhar para aprofundar nossa mentalidade de respeito pela Mãe Terra, ou como adquiri-la se é que ainda não a temos. Primeiramente vou me referir a um tema essencial no assunto ecológico: O tema da limpeza.
            Há pouco estivemos no lago mais lindo do mundo, o lago Titicaca, apesar que recolhemos plástico várias vezes nele, tanto no lago como nas plantações de cana se encontram cheios de lixo. Os rios e os oceanos de todo o mundo se encontram contaminados por enormes quantidades de resíduos de todo tipo. O que significa então a limpeza? Vocês já conhecem nosso programa “Uma mãe de ajuda para Vrindavan”, se trata de um projeto em pleno desenvolvimento em que pode alcançar a perfeição mediante a misericórdia de alguém se converter humilde e limpo; tornar-se alguém que limpa. Esta é a razão pela qual nossas Eco Aldeias e templos devem ser exemplos de limpeza e se algum destes lugares necessita melhorar este aspecto, por favor, faça algo para que assim seja. Todos devemos participar, não quero que ninguém fique sem limpar (ou colaborar na limpeza).
            É certo que a vida em comunidade tem muitas exigências que nos dificultam as tarefas porque há muitas coisas para atender, sempre devemos lutar para ser disciplinados e limpos. Junto aos devotos que visitam a Índia realizamos tarefas de limpeza nas cidades de Mayapur e Vrindavan; lá recolhemos todo o lixo que se encontrava em diferentes lugares sagrados, pegamos os plásticos dos rios e lagos e os transportamos ao lixeiro oficial da cidade. No final do dia de serviço, o resultado é uma montanha enorme de resíduos.
            Todos podemos participar neste esforço, mesmo estando longe fisicamente de Vrindavan, mediante o envio de uma doação mensal para o programa de limpeza. Ao fazê-lo, não só damos algo para o Santo Dham senão que também recebemos muita misericórdia. Desta forma, estendemos Vrindavan e Mayapur a outros lugares do planeta, pois devemos recordar que ambos são um estado de consciência. A limpeza de Vrindavan e o envio de doações são um exemplo interessante de ativismo, uma forma prática para se tornar parte da solução em vez de só em queixas, porque se não ajudamos a limpeza e a recolher o lixo, tudo continuará contaminado.
            Há pouco vimos um documentário que conta a história de um povo situado nos Himalayas onde não chegavam as ruas, por isso não tinham comunicação com a chamada “civilização”. Posteriormente esse mesmo povo se converteu em algo horroroso ao contato com essa “civilização”, o impacto era muito terrível, dava vontade de chorar. O bom é que na atualidade ainda existem certas comunidades que se mantêm isoladas da influência materialista para conservar suas raízes e não sofrem os males da contaminação em todo nível que aflige o mundo, um exemplo disso são as comunidades nativas na Serra Nevada da Colômbia.
            Temos mantido a frase “Jaya Radhe Jaya Syam, a limpar Vrindavan Dham”, recordando o casal divino Sri Sri Radhe Syam. Mais acima se encontra Sri Giriraj Govardhan que representa nossa iconografia principal. Situamos também diferentes símbolos do amor universal que têm um profundo sentido para muitas das pessoas que vão entrar em contato com este manto. Desta maneira, incluímos logos de algumas das organizações que participam de uma maneira ou outra neste projeto, como Valores e Ciência, Yoga Inbound, Oídaterapia, entre outras. Também localizamos o nome de todas nossas Eco Aldeias de Yoga ao redor do projeto, fazendo uma verdadeira peregrinação por elas. Será que nossa vida é como recolher lixo? É a única atividade consciente para proteger o meio ambiente? A reposta é “não”, há muitas coisas para se fazer em diferentes áreas, por isso temos mais mensagens neste manto que são de suma importância para nós e nossos filhos.
            Outro tema para se levar em conta é o do transporte. Se usássemos carruagens levadas por bois se solucionariam muitos dos problemas produzidos pela contaminação. Nós temos feito em Vrindavan quatro carruagens de bois exemplares, são fantásticas e muito úteis; é uma solução para este tema. Da mesma forma, em algumas cidades do mundo está estabelecendo a riquixá como meio de transporte, por exemplo, já existem riquixás em Barcelona e Roma e muitos dos que vêem compreendem prontamente sua utilidade e seus benefícios. Também contamos obviamente com o transporte das bicicletas e outros meios não contaminantes. Talvez sejam poucos, mas temos muito o que fazer, por isso temos estabelecido ano após ano lugares que reina o critério ecológico a longo do planeta. Essas são nossas Eco Yoga Aldeias como o Eco Yoga Park na Argentina, Shanti Dwip na Bolívia, Vrinda Bhumi no Brasil e muitas outras fazendas na América do Sul, Europa e Índia.
            O mais importante deste manto de consciência é que se você pendurar em algum lugar por onde passam pessoas, automaticamente está oferecendo informação e educação exemplares e também está convidando a se tornar um ativista. Necessitamos de pessoas que se tornem ativistas para benefício das águas, para proteger a flora, a fauna e a Mãe Terra. Imagine se conseguíssemos anular toda atividade militar no planeta, seguramente conseguiríamos diminuir a contaminação em uns 70%. O mesmo ocorreria se todo mundo se tornasse vegetariano. Temos respostas tangíveis, mas devido ao estado atual das coisas, se tornam um pouco impraticáveis, porque o que diriam os militares se tivessem que deixar de fazer o que fazem e se vissem obrigados a arar a terra? Por isso, converter-se de alguma forma na parte da solução para ajudar à Mãe Terra é também uma grande ajuda para si mesmo e sua família.
            Outra proposta é utilizar a energia solar, por exemplo. Tudo o que propusemos aqui é completamente revolucionário, talvez nem todo mundo ficaria feliz ao ler estas propostas, mas uma das premissas básicas do trabalho de um ativista é que tem que se fazer notar e lutar por seus ideais. Nessa linha também propomos a paralisação da contaminação visual atual causada pelas grandes propagandas publicitárias inconscientes. É nossa clara intenção servir à humanidade e aos animais através de todas as atividades que realizamos. Sempre devemos nos manter pendentes disso. Por isso, os convido para se tornarem ativistas do meio ambiente hoje mesmo, só o fato de fazer com que outros se tornem vegetarianos significa que já é um ativista. Convidamos a todas as religiões sensatas a participarem desta causa, não excluímos os que não cantam Hare Krishna, muito pelo contrário, este é um mundo chamado universal. Propomos a todas as pessoas de boa vontade que protejam a Mãe Terra, não maltratem a outros seres, sejam humanos ou animais e não usem nada que não seja de origem vegetariana. Posso dizer sem temor a me equivocar que se algo está sujo exteriormente, no interior também está sujo.
            Deixemos de adoentar e sujar o mundo. A água suja deve ser purificada e então se pode ser utilizada; se contaminamos as águas, estamos obrigados a limpá-las. Estude o Bhagavad Gita e outros livros sagrados, use seu tempo sensatamente e não o gaste mal em coisas superficiais.

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário