domingo, 27 de novembro de 2011


Bênçãos em Vrindavan
de Vrindavan, 27/11

“Quando distribuir um livro a alguém, eles não estão fazendo um favor a ti, você está fazendo um favor a eles ao levar os livros de Prabhupada. E isto está confirmado de todos os pontos de vista. Assim, está dando a caridade da alma, o despertar da alma. Desfrute do serviço de pregar a outro irmão ou irmã, de coração a coração. O que pode ser mais auspicioso que isso?”



Desejo-lhes uma maratona com muita energia em todos os níveis de pregação. 
Provem o néctar da distribuição do néctar, isso vai aumentar a capacidade de entender o que realmente é o néctar. 


Meu queridos devotos, estou muito feliz em falar com vocês hoje. Estive trabalhando nos jardins de Gopinath Mandir, um lindo exercício. Movemos entre 2 e 3 toneladas de pedras pelo menos, são as pedras gigantes que restaram da destruição de Gopinath Mandir. O estou fazendo porque os dias na Índia estão passando rápido e eu gostaria de terminar este projeto, como um pequeno serviço a Vrindavan. Nos próximos dias temos que organizar todos os serviços dos devotos que ficam aqui durante o ano. Temos aqui uma equipe maravilhosa, isso significa que também temos que fazer coisas maravilhosas.

É um privilégio muito especial estar na Índia fazendo serviço. Também nestes dias, quase toda noite, abrimos uma nova escola nas margens do Yamuna. Eu comecei a fazer uma escola em Vrindavan há 20 anos, mas, nesse tempo, o governo abriu outra escola onde estava a nossa, então não quis fazer com que alguém sentisse que estávamos competindo com o governo. Este é um exemplo prático, aparentemente, de como a misericórdia de Krishna vem quando vê nossos esforços.

Um dia, caminhando pelas margens do Yamuna, se aproximou um jovem camponês até mim e me convidou para ver a sua terra que era somente a 10 minutos caminhando de Vrinda Kunja. Este é um setor onde a corrente do Yamuna sobe em tempos de monção, mas é um lugar muito tranquilo e muito perto de um santuário de aves que foi destruído por um despejo ilegal, e estamos tentando recuperar esse santuário de aves com nosso projeto chamado Helping Hand for Vrindavan (Uma mão que ajuda Vrindavan) e parece que teremos algum êxito neste projeto de santuário de aves, porque o despejo ilegal está detido atualmente, e isso é um milagre por si mesmo. Nosso ativismo contra este despejo ilegal está se mantendo há pelo menos os últimos 4 ou 5 anos. Agora estamos tentando manter o lugar pelo menos superficialmente.

O camponês que me convidou à sua granja havia nos visto limpando muitas vezes antes, então ele me disse que queria começar a trabalhar em conjunto conosco. Eu lhe disse que não estava entusiasmado em formar algo legal, mas que podíamos trabalhar juntos em alguns projetos e ver como se desenvolveria e fazer mais planos para o futuro, e eu o convidei para nos ajudar a cultivar vegetais orgânicos onde nossos voluntários poderiam participar e trabalhar quando fossem, então ele me pediu para que começássemos com uma escola nas tardes para as crianças da redondeza, pois as crianças queriam aprender mais. Então me lembrei do nosso projeto original da escola e lhe disse que poderíamos incluir este projeto da escola no programa da Helping Hand e daríamos ênfase na escola à educação ecológica aos brajavasis da área.

Atualmente estamos patrocinando dois professores, e ontem, quando fui à escola que começou só há 7 dias, vi 32 crianças sentadas ali com um dos professores, e lhes dei uma pequena aula sobre a importância de não jogar lixo. Eles responderam muito felizes e quando acabou a aula o maior de todos correu para recolher todos os plásticos que se encontravam no lugar. Também falei de Keshav, o camponês dono da terra, que todas as crianças podem ter um pequeno espaço de terra onde podem cultivar de maneira orgânica. Ele tem um grande espaço de terra com alguns de seus irmãos, quase uns 9 hectares. É um lugar muito bonito, apenas a alguns metros do Yamuna e do Samadhi de Devraha Baba. Esperei muitos anos para ter uma terra para cultivar nossos próprios vegetais.


Uma amiga minha, chamada Chandi, tinha um banco de terra do Yamuna, muito perto da ponte, mas o monção deste ano foi tão forte que o rio levou toda a terra (uns 6 hectares de terra e o caminho que conduzia a ela), isto prova que tudo é temporário e por isso temos que estar sempre atentos, porque qualquer momento da vida pode ser o último.

Agora, o objetivo deste ano é a maratona. Tive isso na cabeça todo dia e espero que cada devoto na família Vrinda saia às ruas para distribuir livros e CDs na maratona deste ano. O conceito é distribuir tantos livros e CDs proporcionais ao peso das rochas que movemos hoje no jardim de Gopinath Mandir. Isso seria um sankirtan realmente revolucionário. Ao mesmo tempo, temos que manter um consumo consciente dos produtos que chegam na cozinha de Krishna, senão estamos cometendo compra inconsciente. A distribuição de livros, CDs, música devocional no sankirtan e qualquer contato que possamos fazer com as pessoas é nossa prioridade principal, porque é a única forma que as pessoas podem entrar em contato com Krishna, e é nosso dever e direito entregar-lhes o melhor que recebemos na vida, e não há outra maneira de entregar a mensagem de teu Mestre Espiritual que entregar livros às pessoas.

Hoje lia o Srimad Bhagavatam de Srila Vyasadeva adaptado poeticamente por Gurudeva Atulanda e líamos sobre Parasurama e me senti muito feliz de ver que o livro completo está disponível para todos os leitores da América do Sul. O que mais podemos dizer? O Bhagavatam e o Caitanya Caritamrta fazendo disponíveis os segredos mais nectários, mas nem todo mundo vai começar sua vida espiritual lendo um livro tão grande. Mas uma coisa é fato: depois de tanto esforço para publicar este livro, é o dever secreto de cada devoto, de cada templo, fazer todos estes livros disponíveis para o público que vem aos nossos templos, e para isso é necessário uma administração excelente, meus queridos, porque são os livros mais caros. Requer boa administração para tê-los em estoque, e na sacola de sankirtan, e claro, para um sankirtan personalizado são as joias preciosas, pois podemos alcançar da introdução até mesmo os clássicos impressos por nós mesmos. Esse é um imenso êxito da família Vrinda, imprimir clássicos, considerando que na ISKCON, em todos estes anos, não tem o Bhagavatam nem o Caitanya Caritamrta disponíveis em espanhol, muito menos nos templos da América do Sul. Mas agora corresponde a nós nos convertermos nos melhores administradores de templos e ter estes livros disponíveis para todos. Deem o seu melhor esforço, por favor. Manejem os templos com excelência, para que todas as pessoas possam obter o néctar. Eu não posso controlar isso, eu somente posso lhes guiar até a consciência do sankirtan, só imploro para fazer sankirtan.


Quando distribuir um livro a alguém, eles não estão fazendo um favor para ti, você está fazendo um favor para eles ao levar os livros de Prabhupada. E isto está confirmado de todos os pontos de vista. Assim, está dando a caridade da alma, o despertar da alma. Desfrute do serviço de pregar a outro irmão ou irmã, de coração a coração. O que pode ser mais auspicioso que isso? 

Permitam-me perguntar mais uma coisa:
Em conexão com nosso programa de Helping Hand for Vrindavan...

Com este programa, nossos gastos mensais estão crescendo notoriamente. Além que todos os preços na Índia estão subindo demasiado. Então, o manter a limpeza de Mayapur e Vrindavan e o manter de nossos projetos de Vrinda na Índia, incluindo a nova escola, faz com que dependamos dos templos e de que eles enviem mensalmente um apoio. O salário de um trabalhador da limpeza é mais de 80 dólares.
Estamos completamente agradecidos com todos os devotos que têm enviado e continuam enviando doações para manter nossos esforços na Índia. Mas meu plano é manter nossos esforços de limpeza em mais lugares e também de outros projetos locais, assim enverdecendo Vrindavan, estabelecendo parques e jardins permanentes.

A razão de desenhar os jardins em Gopinath Mandir foi que o dono do templo começou a destruir muros antigos na área do jardim, então perguntei qual era seu plano e ele me disse que não tinha, que só queria seguir limpando isso. E eu lhe disse: se fizer um jardim público para as pessoas que vierem ao Mandir, te ajudo, e ele aceitou imediatamente. Então lhe disse que começávamos a ajudá-lo se ele limpasse algumas áreas do lugar que era usado como sanitário natural. E ele cumpriu sua promessa e veio perguntar por minha parte. Pessoalmente estou muito feliz com os resultados e com a ajuda de todos os devotos que têm colocado suas mãos nisso, participando de um projeto completamente internacional chamado Jardim e Memorial das Rochas de Gopinath, onde a serpente da inveja e da dualidade da inimizade e amizade se rendeu aos pés de Gopinathji. Esse é o primeiro dos 4 jardins, e claro, significa muito trabalho.

Considero que é um dever muito secreto de cada devoto em cada templo da Missão em fazer algum serviço para Vrindavan, pois, em último caso, nosso Maha Mantra vem de Vrindavan, pois é o segredo da dança de Radha e Krishna que vem pela graça de Mahaprabhu e que recebemos graças a Srila Prabhupada que iniciou para todos nós.

Como a instrução que Srila Prabhupada deu:
Restaurar os templos de Vrindavan, limpar e manter as glórias de adoração à deidade. Claro, estas doações permitirão também que nossa equipe em Vrindavan se possa concentrar no trabalho com voluntários e dar energia a nosso serviço a Vrindavan e também ao serviço de nossa família Vrinda. Poderão ver fotos de tudo isso muito em breve em Vrinda News.

E quando os devotos coletarem nos templos, permitem que todos os amigos e visitas do templo possam ter um pouco da consciência de Vrindavan mensalmente, mesmo que deem um dólar de doação.

Então podem ver que é uma grande fortuna para todos nossos templos, e é a oportunidade de apoiar mais nossos programas em Vrindavan que assim necessitem. É a chance que cada templo local possa pensar em Vrindavan e acertar as contas que temos com Sri Krishna. Isso também aumenta o desejo dos devotos de querer vir a Vrindavan pessoalmente. Em outras palavras, são só benefícios. E claro, os devotos na Índia têm que trabalhar muito duro porque desta forma o templo se torna um templo apoiado por muitos. E se a família Vrinda se tornar reconhecida por seu serviço a Vrindavan, será para o beneficio de todos, e sinto esta bênção por muitos pontos de vista.

No próximo chat vou contar sobre um novo projeto que estamos iniciando, chamado Projeto “Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Memorial e Museo” realizado pela Associação Mundial Vaishnava.

Por hoje me despeço de vocês e lhes desejo uma maratona com muita energia em todos os níveis de pregação e também êxito em suas vidas. Provem o néctar da distribuição do néctar, isso vai aumentar a capacidade de entender o que realmente é o néctar. 

Chat de domingo ki jay.

Por favor, respondam a este chamado comunicando-se com a equipe Vrinda Kunja, especialmente com Bhadri Laksmi e Gandharvika que estão encarregados com as finanças e as páginas.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário