domingo, 4 de dezembro de 2011


A misericórdia se chama Krishna

de Vrindavan, 04/12



“Deus mesmo está sempre fazendo com que nos satisfaçamos constantemente, mas nós somente nos preocupamos em melhorar as circunstâncias para a gratificação de nossos sentidos. Ainda assim, Krishna faz todos os arranjos para a nossa vida espiritual, nós que não somos capazes de reconhecer seus favores.”


Queridos devotos.
É uma alegria muito grande dedicar a vocês estas palavras de Sri Vrindavan Dham.

Hoje quero orar.
Meu querido Senhor, eu gostaria de entender o que quer que eu faça da vida. O Senhor tem sido muito misericordioso comigo ao me dar a oportunidade de conhecer aos Teus devotos puros, como Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj, quem tem transformado nossas vidas ao nos ensinar que como o caminho espiritual não há igual.

Podemos chamá-la: a espiritualidade incrível, que nos salva do mundo dos paradoxos e nos permite ir ao Mundo Transcendental. Sempre estamos buscando estar confortáveis, ser ricos e bem-sucedidos, mas quando somos ricos, nos tornamos orgulhosos, quando estamos confortáveis nos tornamos preguiçosos e quando estamos orgulhosos, nos tornamos arrogantes.
Então, sempre estamos buscando algo, mas quando conseguimos, nos damos conta que nos faz mal igual. Então é melhor não conseguir nada que possa te fazer mal. Se quiser se libertar da identificação do corpo material e começar a se sentir superior àqueles que se identificam com o corpo, está errado. Quando pensa que conquistou os sentidos materiais e se sente superior aos que não, volta a se meter em problemas.
O ego volta a surgir uma e outra vez das maneiras mais diversas, por exemplo:

Nós deveríamos estar felizes em ter uma família espiritual como a nossa, com lindos programas, boa organização, mas começa a crescer e crescer e pode se tornar uma espécie de instituição. Claro, muitas pessoas não desejam isso, pois preferem as relações de coração a coração muito além das instituições. Mas algumas pessoas promovem o progresso das instituições e antes de que se deem conta, já estão metidas em uma burocracia espiritual. É inegável alguma porcentagem de crescimento, é como quando tem Laksmi e quer usar para Krishna, mas não sabe como utilizá-lo da melhor maneira.

Há um provérbio bêngali que diz: Muita devoção é sintoma de ladrão. E dessa maneira nós encontramos muitas pessoas “muito devocionais”. Isso não significa que sempre todos estão aproximando-se por sentimentos reais, e tudo isso está dentro dos paradoxos deste mundo, o produto desses paradoxos não é mais nem menos que pessoas ansiosas por viver alguma realização espiritual. Em outras palavras, é um caminho de sofrimentos.

Aprender mediante as experiências deste mundo também significa muito sofrimento, porque somente graças ao sofrimento nós podemos alcançar um estado de “despertar a ignorância”.

Assim, lembramos de alguém muito especial, Srila Sridhar Maharaj. Uma vez, uns devotos foram visitar Srila Sridhar Maharaj para lhe fazer algumas perguntas sobre uma instituição. Ele disse que não era parte de uma instituição, que ele não era um seguidor de formas, que era um destruidor de formas, e os devotos não puderam entender isso. Srila Sridhar Maharaj dizia que não gostava das coisas extremas e formalidades sem coteúdo, e logo continuou:

Krishna mesmo é um destruidor de formas. Ele disse que primeiro devemos seguir o dharma, mas em seguida diz: Se quiser se render a Mim, deve abandonar todo dharma. Assim, Krishna mesmo é quem estabelece as formas e Ele as quebra. Srila Sridhar Maharaj também disse: Se esperam que uma pessoa ignorante atue de maneira inteligente, você também está atuando como um ignorante. A gente se sente melhor que o outro por falar outro idioma ou por ter mais dinheiro, etc., etc. Também aplicamos isso dentro dos templos, pensando que uma missão é melhor que outra ou que uma administração é mais eficiente que outra.
Muitas pessoas acreditam que se nós cooperamos com seus interesses, então serão obrigados a serem explorados por eles. Essa é uma mentalidade egoísta, por isso devemos prestar atenção ao amor que entregamos aos demais.

Nós esquecemos que vamos morrer e só nos concentramos em fazer um show para sermos bem-sucedidos e internamente estamos deprimidos e tristes e não fazemos nada sensato pelo Senhor do coração. Deus mesmo está sempre fazendo com que nos satisfaçamos constantemente, mas nós somente nos preocupamos em melhorar as circunstâncias para a gratificação de nossos sentidos. Ainda assim, Krishna faz todos os arranjos para a nossa vida espiritual, nós que não somos capazes de reconhecer seus favores. Não nos lembramos que o que chamamos de “boa sorte” neste mundo, não é nada mais que a intervenção divina do Senhor em nossas vidas. E Ele não está atrás do teu dinheiro ou de tirar proveito de algo em particular, Sri Krishna não quer nada mais que teu coração, assim Ele está nos ensinando, e assim nós devemos nos questionar se estamos fazendo as coisas corretamente ou não. Mas somos tão caídos que não somos capazes de nos dar conta se estamos fazendo as coisas bem ou não. Estamos correndo sem olhar para frente. O bhakti não se produz por imitar as ações de um servente. Srila Bhaktivinoda Thakur diz:

Assim que uma pessoa se rende ao serviço de Krishna, todas as boas qualidades, como a religiosidade, etc., aparecem nela. Tudo isso aparece automaticamente só pelo fato de servir a Mukunda. As 50 qualidades virtuosas dos semideuses se manifestam no coração de um devoto cheio de Hari Bhakti e não nos invejosos. Ele sempre se mantém livre da especulação mental e das atividades lucrativas.

As pessoas mundanas que estão apegadas às atividades materiais se mantêm sempre sustentando seu karma e obtêm diferentes nascimentos de acordo com ele. Em contraste, os devotos que estão ocupados em realizar serviço em associação a outros devotos, se imergem no oceano da transcendência.

Queridos devotos. Vrindavan Dham ki jay. Quando eu estou em Vrindavan, sempre me emociono muito. Cada canto deste lugar está cheio de Rasa, doçuras confidenciais do Amor Divino. Geralmente, não podemos ver, mas, ainda bem que Krishna sempre nos vê. E se vir outros devotos e o serviço que tem que fazer, então está vendo Krishna também. A essa instrução podemos nos segurar até que alcancemos a perfeição espiritual. Assim, nós estamos focando nosso serviço em Radha Gopinath Mandir e em todos os serviços que temos que fazer.

O mais importante é quando você limpa o coração de uma pessoa, Krishna simultaneamente limpa teu coração. Isso também vale para o sankirtan. Se você der algo bom a alguém, sobre o coração puro, Krishna te dará realizações internas.
Esta é a razão porque o sankirtan é uma experiência purificadora. Em outras palavras, tudo o que nós fazemos baixo a ordem do Mestre Espiritual, tem uma capacidade de te conectar mais perto de Krishna. Por isso, eu lhes desejo uma grande maratona e muito entusiasmo para ter belos templos.

Muito entusiasmo para nos ajudar a fazer coisas mais lindas em Vrindavan. Jay Srila Prabhupada.
Me despeço, porque já é um pouco tarde aqui.
Um abraço de coração.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário