sábado, 8 de outubro de 2011

Orem e cantem sempre – do Peru 02/10



O devoto é o inteligente ativo, tudo o que faz é para satisfazer Krishna, um devoto pode trabalhar como um peão muito ordinário, mas simplesmente não se incomoda, limpa banheiros, carrega madeira, faz o mais simples, Ele está no mundo de Krishna, faz tudo para Krishna, tudo para ele é uma grande satisfação, sente compaixão pelos demais e se esforçar para ele é o mais natural.



Comunicado

Reverências a todos os presentes.
Neste chat de domingo, queremos compartilhar com vocês um relatório do Seminário de Formação Educativa da Família Vrinda que aconteceu durante a semana no Eco Truly Park. No entanto, antes de começar o relatório queremos lhes informar que hoje de manhã acontecerá a instalação das deidades Jagannatha, Subhadra e Baladeva no templo de Cólon (Lima), e acontecerá transmissão ao vivo direto do justin.tv/vrindaconferencias.

Compartilharemos aqui com vocês uma mensagem enviada por Srila Guru Maharaj, sobre o dia de seu Vyasapuja.

Mensagem enviada por Srila Guru Maharaj:

Queridos devotos.
É um prazer ser um membro de nossa família. Todos aqueles sentimentos que me expressam por e-mail pelo dia do meu aniversário são muito amorosos e pertencem a Srila Prabhupada, porque foi ele quem me resgatou para ter sua companhia e a de vocês.
O dinheiro não pode pagar por uma relação de coração a coração, o que dizer então sobre intoxicação, sexo ilícito ou fama... estas coisas não têm nenhuma importância, e sem dúvida alguma o mundo material nos oferece bastantes situações de conflito, mas em associação com os devotos é mais fácil poder ultrapassá-las.

Estou profundamente agradecido por todas as sementes de amor e confiança que tem sido plantadas e nutridas ao redor do mundo por meus representantes, especialmente os sannyasis, as maharanis e os presidentes de templo. Eles têm feito com que a nossa família espiritual exista, por isso agradeço àqueles devotos que estão prontos para tomar a responsabilidade de ajudar e proteger aos demais. Desejo-lhes muito boa saúde, com todo meu amor e agradecimento, vou continuar minha vida de peregrinação para permanecer o mais ativo possível no serviço de Srila Prabhupada e de vocês. Um grande abraço do fundo do meu coração e sempre dançando no doce kirtan do Senhor Nityananda e do Senhor Gouranga. Vaisnava desanudas.

Swami B. A. Paramadvaiti.


Conferência do Peru






Queridos devotos. Srila Prabhupada ki jay!

Muito importante são os Istadevs da família Vrinda. Nesta manhã, sagradamente, escutei meu mestre espiritual falando dos céticos, e ele disse que não temos nada a ver com isso, a pessoa cética não quer ver a realidade da beleza da divindade e das tarefas que nos acompanham, porque se há divindade, há tarefa, há compromissos, praticamente a filosofia autoritaria nasce do ceticismo, o niilismo é algo que está no sistema.

Estamos desajustados neste mundo, somos os desencaixados, coisa desagradável, incompatíveis, onde não há conexão, algo que nos faz sentir fora do lugar e vazios, porque és pobre e os outros são ricos. Krishna é muito misericordioso, Ele cria contradições, Índia é o país das contradições. Nós somos almas espirituais eternas, mas estamos em um corpo que pode morrer a qualquer momento, não há desculpa, ninguém pode reclamar “eu não”, infelizmente estamos vivos e a qualquer momento isto acaba. Estou no mundo  dos vivos, mas tenho que morrer, estamos desajustados neste mundo do ponto de vista externo, porque não pertencemos, seja honesto e não diga que está bem quando está desencaixado, aceite que não está bem, que falhou, que nasceu, estamos e não estamos, quer estar e não pode estar, quer ter e não pode ter, e quando tem já se cansou disso...

A felicidade não se pode comprar em nenhum lado, neste mundo dos desencaixados nós somos os errados, sem dúvidas, tem que notavelmente cumprir com certas tarefas aqui, mas isso não significa que esteja por conta própria, porque por cima de ti há alguém que organiza as coisas, mas não quer aceitar porque é um velhaco, dizem “venho de uma sopa primordial, de uma energia dos núcleos originais”, somos espertos em criar palavras floridas na química, física, nos tornamos um homem sofisticado falando palavras que ninguém entende, velhaco é niilista. Tem que ser humilde, tem que aceitar que não decidiu nada, Ele que te deu um arbítrio, você tem que responder ao teu Criador com teu livre arbítrio, não é de graça, tem que responder.

Então quando nasce no Peru, por exemplo, lhe chamam ao serviço militar e você diz “não me atormente com isso”, se nasceu em Puno venha para cá, serviço militar, quando nascemos em um lugar material lhe obrigam fazer isto ou aquilo, porque nasceu em um lugar geográfico, o mundo material é um compromisso, se quer consumir pague ao governo. Este mundo material está cheio de compromissos, ao nascer de teus pais igual, eles querem que você faça cosas na vida, cosas raras, há de tudo, geralmente querem coisas boas, mas não sempre, exploram, vendem  seus filhos; que trabalhem e estudem, que sejam famoso, que você conheça a Deus? que aprenda a amar a Deus?  em uma peça de teatro o que representava dizia “meu filho, meu amigo, meu, meu, meu”, ai não termina o teatro, você é dependente, depende do ar, do agricultor, do cozinheiro, das pessoas que organizam a escola onde quer mandar seus filhos, não faz nada e depende de tudo, és uma parte integral de algo que não se sabe porque nem para onde... é complexo. Mas a essência é muito simples, a autoridade é a Verdade, é a lei óbvia, a verdade e a lei são para todos.

Há algo que é mais importante, o amor, o amor divino que te criou como parte Dele, quando cantamos Hare Krishna celebramos o amor, a verdade, a lei divina. O ser mais inteligente de todos é Krishna, Ele toca a flauta e faz com que todos façam suas coisas, dança com as Gopis, também ordenha as vaquinhas e quando sai de Vrindavan mata demônios, é analogia. O devoto é o inteligente ativo, tudo o que faz é para satisfazer Krishna, um devoto pode trabalhar como um peão muito ordinário, mas simplesmente não se incomoda, limpa banheiros, carrega madeira, faz o mais simples, Ele está no mundo de Krishna, faz tudo para Krishna, tudo para ele é uma grande satisfação, sente compaixão pelos demais e se esforçar para ele é o mais natural. Sempre está disposto a suar pelos ideais do seu amor, o devoto está plenamente convencido de que não pode se salvar sozinho, por isso canta Hare Krishna e diz “estou perdido, sem futuro, Krishna, me salve, estou apegado, perdido, decepcionado comigo mesmo”, só posso dizer “meu Senhor Damodara, resgate-me, sem o Senhor nunca posso fazer nada, nem me salvar dos repetidos nascimentos e mortes, estou a Teus pés disposto a fazer qualquer coisa, da melhor forma, não quero mais controle da mente falsa, não quero estar no mundo dos enganadores, não quero o engano, só quero a verdade”, ele é o trabalhador incansável que não quer estar neste mundo, está nele, mas não é dele. É algo que pode dar só como presente, bhakti é presente, sraddha é presente, por isso não entendemos porque o temos...

Uma só frase me fez ser vegetariano, quantas pessoas se prega e não entendem nada, o que acontece? essa é a grande pergunta. Se somos devotos por presente, teremos determinação, se a termos é por presente, se temos uma boa devota é por presente, e vice-versa, e não foi pelo karma de sua estupidez, tudo de bom é por presente, porque não quer orar? na Índia se ensina às moças a orar por um bom esposo, isso é tradição na Índia sagrada, orar por tudo, mas se faz por dinheiro, é um estúpido, é horrível.
Havia uma velhinha que juntava pequenas lenhas e as montava em uma grande bolsa e a carregava, havia coletado muitas lenhas e quando passou ao lado de um kalpa vriksa, a bolsa caiu, e disse “meu Deus, por favor”, e apareceu Krishna, e ela lhe disse que lhe ajudasse a carregar a bolsa de novo.

Orar pelas coisas materiais mostra que não entende o tamanho que é Deus. Havia um homem que carregava coisas pesadas ao outro lado da correnteza, um mestre veio e disse “você é um trabalhador muito grande” e lhe disse “te concedo um desejo”, ele disse “coloque colchões para atravessar a margem do rio”.Planeta Terra, planeta de estúpidos, sempre queremos fazer coisas estúpidas, como namorar pela internet, o devoto depende da misericórdia, ele diz “meu Senhor, sou Teu, faça comigo o que quiser”. Não há ninguém fora de ti que possa fazer desta besta algo bom, o maha mantra limpa, um devoto não pode fazer nada a ninguém, um excelente grihasta é uma beleza em Coscinência  de Krsna, celebramos a vida deles, segue cantando, porque também sua agitação sexual te pode atrair a outra mulher quando sua mulher já está feita com três filhos, “Oh meu Senhor, deixa-me ser um instrumento de Seu amor”, ui! isto soa a trabalho! então deixa de cantar porque não quer trabalhar, não, isso não é assim, por isso tem que seguir cantando e estudando o Bhagavatam em associação dos devotos para que se lembre que tudo é por misericórdia.

Somos caídos, desvirtuados e desencaixados, a única coisa que nos faz inteligente é quando somos ativos no serviço de Krishna e ainda quando sou assim, dependo da misericórdia, mais nada, se seus filhos se saem bem, é por misericórdia, é a única coisa que nos faz candidatos para chegar ao mundo espiritual, no momento da morte, cantando Hare Krishna, é como devemos deixar o corpo, o que você queira, não tenho desejo de estar com Indra, não tenho desejo de nada neste mundo de farsas e farsantes. Para poder entrar no mundo da divindade suprema tem que orar, rezar é o maior, haja o que houver, qualquer coisa, o que seja, porque há muitas situações na vida onde você não controla, mas Krishna sim, por isso ser cético é estúpido, não tem proteção de nada, é propício à depressão e às dificuldades da vida, apreciamos e agradecemos que temos esta fé, nosso caminho espiritual é orar e trabalhar todos os dias e não esquecer o estudo, sem estudar não entendem as coisas e enche a cabeça de especulações.

Cada vez que abre um jornal cheio de problemas é um bombardeio contínuo, fica no subconsciente, enchendo, a publicidade não é feita por tontos, sabem o que fazem, nos tem sutilmente, miseravelmente, subliminarmente, só querem teu dinheiro, ninguém te quer em nenhum lado, pergunte a Valmilki no Ramayana, com Narada Muni, ele se encontrou com um sadhu, esse é o impacto. Não ignore suas japas, não ignores os gayatris, permita a Krishna penetrar em teu organismo, em tua mente, em teu intelecto, nos últimos átomos do teu corpo, nas células do teu corpo onde vivem as belas influências de Deus, essa é minha confissão, posso dizer assim, pois de certa forma só dependemos da misericórdia cantando Hare Krishna, senão nos perdemos, e se fazemos serviço já estamos em samadhi.

Assim terminamos a conferência de hoje.

Srila Prabhupada ki jay!
Hari bol.

Seu sempre bem-querente.
Swami B. A. Paramadvaiti.







Nenhum comentário:

Postar um comentário