quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Se apaixonar pelo serviço - 25/09/2011, desde Peru



Todas as glórias a Sri Guru e Gouranga ki jay.
Sejam todos bem-vindos. Tulasi Maharani ki jay.

Quero glorificar hoje a todos os grandes devotos que dedicam sua vida ao serviço de Krishna.
Meditar nos graus de dedicação da vida espiritual. Vocês sabem, todos os devotos de Krishna são maravilhosos, pois por não comerem peixe, carne ou ovos se tornam semi-heróis neste mundo material, pelo menos heróis para os animais, e qualquer um que cause sofrimento aos animais, não é herói, ele é culpado.

Os devotos não destroem seus corpos com drogas e, além disso, os devotos respeitam as mulheres, homens, mães... atitude muito respeitosa. Ainda que alguém siga os princípios, não avança automaticamente; para que alguém avance no caminho da devoção, depende da intensidade de seu serviço devocional, até o ponto que seu serviço seja uma realidade.

Ali se move o termômetro do bhakti, quanta dedicação há?. Srila Haridas Thakur era Krishnaizado, cantava incansavelmente os nomes de Krishna 24 horas.

Será que o serviço pode-se medir pelas horas, pela intensidade, pela seriedade ou pelo grau de anseio? E a resposta é que sim, no grau de carinho, na dedicação, porque no mundo há pessoas que são muito amáveis, como as aeromoças, elas devem ser amáveis porque se não são, perdem seu trabalho. Mas não é um tratamento profundo, ser profundo em um tratamento vaisnava significa ser consagrado no bem-estar do outro. Um exemplo disto é um verdadeiro sankirtaneiro. Um verdadeiro sankirtaneiro sai todos os dias para pregar, para levantar o ânimo das pessoas, para lhes contar o sentido da vida. Eles não fazem algo para si mesmos e são dedicados a envolver-se nas necessidades dos demais. Tudo ao contrário de não ser sensato ou ser indiferente com outros. Se for teu caso, deves entender que tens um grande problema em tua vida.

Em essência, é que teu avance espiritual depende de tua intensidade em assumir responsabilidades, alcançar metas. Você deve assumir responsabilidade e algo divino vai acontecer. Krishna é muito enganador, é travesso. Quando o devoto começa a cair na rotina como dizer Krishna ki jay, vaisnava vanca kalpa, mas não há calor humano, qualidade nas relações, dedicação, não há algo que comova o coração, então Krishna se ausenta, até que o devoto se dê conta que está em rotina, e diga: estou numa rotina, não há paixão, o que fazer então? Esforçar-se mais, buscar a motivação. É como quando alguém te diz “eu te quero”, mas alguém não sabe se o termo foi “te quero um pouquinho”, “muito”, “nada”. Da mesma forma, Krishna quer que você esteja com paixão na adoração, paixão na devoção, como os devotos de Colón (Perú) que estão em paixão trabalhando pelo templo, mas podemos ver no serviço: há 6 devotos na paixão e 12 em contemplação, Nesta modalidade contemplativa não se avança muito espiritualmente e Krishna é apaixonado, Ele faz armadilhas, rompe Sua promessa, faz malabarismo, pela sua paixão sempre está metido em algum rolo, a paixão é uma convicção natural porque não se pode imitar a paixão, alguém a sente ou não a sente.

Eu lembro, no sankirtan, que às vezes passava até 3 horas sem vender nada, e ai a gente caia em desespero por não distribuir nada que acabamos até esquecendo de Krishna. Deve-se pensar em Krishna em todo momento, oferecer seu serviço a Krishna, eu dizia: perdoe-me Krishna por não pensar em Ti. Neste momento comece a vender algo, não é que eu tivesse a chave, o pino, algo automaticamente para vender, só tinha a determinação de não chegar no templo sem vender nada, essa era a única coisa que tinha e queria oferecer algo a Krishna. Por isso eu sei que quando Krishna quer algo, tudo sai perfeito. Ele faz o impossível.
Isto eu percebi ontem, pois 15 anos atrás eu fui à Bolívia e Sridhar prabhu estava vivendo onde o vento fazia a curva, muito difícil chegar e se quiséssemos pregar devíamos comprar uma casa no centro de La Paz. Olhamos o jornal e vimos alguns lugares. Logo decidimos por um lugar próximo à Praça de Armas, mas chegando lá, o taxi quebrou. Então tivemos que caminhar muito, então chegou uma pessoa e me tocou no ombro e disse: você tem algo a ver com Swami Srila Prabhupada, e eu disse: sim, sou seu discípulo, e o senhor me disse: eu recebi há uns anos atrás um livro dele no aeroporto. Logo perguntou o que eu fazia ali, eu lhe disse que buscava um lugar para pregar e ele me ofereceu seu hotel de luxo. Don Mario, se chamava o senhor que várias vezes nos ofereceu seu hotel para pregar.

Ontem, Bhima prabhu da Bolívia nos deu uma grande surpresa, que conseguiu um templo para Gouranga Radha Raman na Praça de Armas. Estou dançando de alegria com esta notícia. Esse é o desejo, a determinação em fazer algo por Radha Raman e assim surgem coisas que não são normais. Pois há duas semanas Bhima andava com seu filho de 5 anos, Narayan, ai o pai pensou, olhou teu filho, e lhe falou “eu desejo ter um templo para Sri Sri Radha Raman”, a criança de 5 anos pensou e lhe disse “teu desejo será concedido”, e uma semana depois disso, ele encontra uma casa de cinco andares, um hotel, um hotel com quatro lojas, muito bem localizado para tudo, agora eu não sei o que foi tudo isso. Se Krishna, Visnu, Govinda, Radha Raman mesmo ou paramatma, mas são momentos chaves da vida. Esta conversa de Bhima com seu filho revela muita paixão entre um pai e seu filho, a conversa normal seria do filho pedindo ao pai um sorvete e o pai lhe diria que o sorvete tem muito açúcar branco.
Então esta conversa foi inédita, esta casa de Radha Raman na Bolívia é uma maravilha para a prédica, há paixão e Krishna recíproca nossas paixões, mas há de ter paixões, a gente não pode não estar envolvida em coisas com projetos, planos a longo e a curto prazo, alguém não pode estar chateado, porque deste modo Krishna não se manifesta, agora há de entender que Krishna sempre está, porque sem Krishna não há vida em um corpo, não há nada.

Entre minhas paixões, eu tenho uma que se chama a pregação em La Merced do México, nós temos um super templo lá, que é funcional, dinâmico, e agora um devoto discípulo meu me informou que recebeu uma casa em La Merced, este é um lugar onde se vende todos os comestíveis da cidade, onde se vende pratos, de tudo. O lugar pode ser meio feio, pois há muito mendigos, prostitutas, e todo mundo chega lá porque querem comprar comida, há animais mortos, de tudo. La Merced é muito grande, porque, imaginem, se alimentam 25 milhões de pessoas no DF. Chegando lá, eu disse, vamos vê-la, vamos lá ver... eu não podia crer, esta casa é muito grande, com uma sala para pregar na entrada, tem um escritório, um apartamento no segundo andar. Ao ver este lugar, eu pensava, o que podemos fazer aqui? E bom, temos pessoas, o templo, só temos que fazê-lo.

Então, voltando ao tema, para mim esta é uma paixão. A paixão de como incrementar a pregação do Senhor Caitanya, as pessoas em La Mercer fazem o que se propõem, lá o mundo é realmente uma loucura, imaginem, é quase ao lado do matadouro, vendem milhares de animais diariamente, e agora há devotos cantando Hare Krishna, é uma paixão para minha vida ver os devotos lutando, superando-se, editando livros, fazendo coisas, tudo isso é sinceramente espetacular.

A mim, os devotos me apaixonam por si mesmos, ver os devotos e suas determinações para fazer coisas, isso é como algo incrível, sua capacidade, sua qualidade, seu carinho, e eu lhes digo, quando alguém se apaixona por algo é quando Krishna se manifesta, por isso a conclusão é, faça o que for, apaixone-se por isso, o faça bem, muito bem, suando, e sabemos que isto é difícil, não é algo automático, é um presente especial apaixonar-se, porque isto permite que o egoísmo desapareça.

Há pessoas que se apaixonam ao subir uma montanha, e isto só serve para os olhos, e bom para o corpo também, e depois de estar acima, pensa, agora tenho que descer, e ele que subiu à montanha não pode estar lá sem tirar uma foto... uma pessoa pode se apaixonar pelas coisas mais tontas, Krishna se manifesta muitas vezes na satisfação dos desejos das pessoas, mas é também Durga quem se manifesta, não Krishna. Krishna se manifesta quando Ele é conquistado, quando Ele sente que você pode fazer qualquer coisa por Ele. Todos vocês são manifestações muito especiais para que alguém decida entregar-se a Krishna, isso é algo muito especial, isso é algo muito belo e puro, algo extraordinário.

Todos nós somos milagres, salvos de algo turbulento, e isto foi a paixão de Krishna por vocês, e talvez uma paixão sua pela Verdade, uma paixão por se purificar. Se neste momento confessamos quem aqui tem sido resgatado, seremos muitos. Vejam, a tendência de todo tipo de vício é perder-se facilmente nele, e se perder da verdade.

Eu gosto de me apaixonar, eu gosto de me apaixonar na Bolívia, como quando passei pelo Titikaka, e lá se fundou o Pacto Andino Transcendental, ainda nem todos levam em conta, mas esta é uma festa do Pacto Andino Transcenental, na verdade nós também mudamos o nome por latino, Pacto Latino Transcendental, porque é um pacto muito grande por um benefício muito puro, pelo continente.

Então, lá na Bolívia, eu me apaixonei, e disse ao Bhima, consigamos uma ilha, e ele gosta dos desafios difíceis, então trabalhou nisso, e vejam, Krishna nos concedeu este ponto sagrado chamado Shanti Dwip, agora temos que dar um serviço para este lugar, e já existe também lá trulys de cana, há muito serviço para fazer.

Se vocês desejam, podem se apaixonar também pelo que eu me apaixono. Olhem, lhes contarei: eu me animo muito com coisas que não são materiais e estão fora do conceito de mim e do meu. Eu não gosto disso, a gente pode ter responsabilidades e dizer: é meu dever, mas não pode dizer que algo é seu, pois no final das contas, ao morrer, nada disso vai conosco. Ao morrer, com a cremação, a pessoa é cinza, também se não é cinza, o corpo é alimento de vermes. A verdade é que alguém tem que se apaixonar por Gokola Vrindavan, deve apaixonar-se pela consciência eterna, ou quer se apaixonar pelo aplauso de algumas pessoas, pelo aplauso de políticos, pelo aplauso de pessoas que não conhecem nada, aliás, o aplauso vem só daqueles que podem tirar de ti algum proveito egoísta, aqui se aplica o “diga-me com que andas que direi quem és”.

Isto é algo pelo qual recomendo apaixonar-se, você pode se apaixonar pelo serviço a Krishna, mas não se preocupe em buscar algo grande, porque com coisas grandes a gente pira. Para isso tem que orar mais e por bom tempo Trinad Api Sunicena, nunca é pouco e tem que cantar sem ego, pensando nas coisas que necessitamos.

 

Kirshna quer aos que são humildes e não aos que estão gritando, reclamando das coisas. Quando você chora de coração por Krishna, Ele está muito perto de você e isso é garantido.

A gente não pode se achar pelo título que tem. A gente não pode acreditar que é algo, isso é perigoso, há coisas perigosas como ter o título de maharaj.


Quando Hanuman tem que pular para Sri Lanka, ele pula de montanha em montanha, é serviço ilimitado, mas também tem a pessoa que só se lamenta quando tem que pular, o serviço com paixão é um presente, não é algo que eu possa exercer, mas eu posso perguntar ao coração o que posso fazer aqui? Como melhorar as coisas?

Por exemplo, na Colômbia, eu estou esperando que se apaixonem pelo Yoga planetário, porque eu me apaixono, mas não posso me apaixonar sozinho. Se alguém se apaixona por algo, significa que vai colocar toda sua energia para alcançá-lo, seja como for tem que alcançá-lo, por exemplo, eu mesmo não sabia como fazer um truly.

Vejam os devotos do Peru, quando vi esta montanha daqui, eu disse, “falta alguma coisa nesta montanha, lhe falta um truly acima”, e falei com Tapasvi Maharaj, Prapana prabhu e Pancatattwa prabhu, “coloquemos um truly ali”, e tinha que animá-los com esta idéia, imaginem subir materiais de construção, todo o trabalho, imaginem, subir sozinho sem nada nas mãos já é uma tarefa tremenda. Mas nos apaixonamos com a idéia de querer ter um truly ali e foi alcançado, nos apaixonamos suficientemente. Muitas pessoas carregaram materiais para este truly, e esta beleza é o emblema do setor, e isso é o que se chama em inglês Landmark, é o que destaca e caracteriza o setor, e também conseguimos permissão municipal para fazer, isso é paixão para Krishna.

A idéia do Eco Truly Park nasceu na Alemanha no ano de 1986, ou algo assim, estávamos em uma reunião entre devotos artistas e decidimos construir a escola Harmonia de arte consciente e que usaríamos este paradigma para falar com o mundo como artistas preocupados pelo bem-estar, e eu neste tempo estava pensando que iríamos fazer em todas as diferentes eco aldeias, centros de arte consciente, que as pessoas fossem trabalhar em nossas terras, e tudo isso surgiu lá, e depois Vamsi prabhu nos doou 5 mil dólares e ai eu pensei, “o que faremos”, e vi os peruanos como viviam no centro de Lima, era terrível, tudo pequeno, era um lugar feio. Eu me sentia muito culpado e eles necessitavam um lugar para ir depois de Lima. A primeira opção que tínhamos era Chilca, mas algo falhou ali e não conseguimos, depois encontramos um pescador que tinha um terreno, e quando o compramos tudo começou, mas na Alemanha havíamos pensado em um lugar artístico, não queríamos um lugar onde você chegasse  para ver um pau estúpido, mas que alguém com visão colocou ali com um sentido e já é uma estátua,  por exemplo, aqui vamos inaugurar a pequena praça da humildade que vem da Índia, e será um dos ganchos, dos tremendos ganchos da Eco Truly Park.

Vou deixar a Gurudeva Atulananda umas palavras.

Gurudeva Atulananda:

Sem dúvida, querer servir a Krishna é uma grande bênção, por isso cantamos Hare Krishna, para que Krishna nos abençoe, como disse Srila Sidhar maharaj: o mais elevado pelo sacrifício mais elevado. Ir a Atmanivedana é algo como o coração de Gadadhar Pandit, como o de Radharani que foi roubado, Krishna sempre quer roubar, Krishna quer roubar teu coração, e essa é a nossa esperança, tudo é a graça de Krishna.

O bhakti vai embelezando nosso coração, quem se dedica ao bhakti, seu coração vai enchendo de qualidades, vai ser um coração cada vez mais desejável para Krishna, às vezes mesmo amando Krishna, nos custa dar a Krishna, mas Ele vem e nos rouba, e Ele nos rouba quando nos tira.

Guru Maharaj: Quero dizer mais uma coisa.
Uma coisa muito importante com as paixões é que se pode apaixonar, mas não se pode chatear com os que não estejam apaixonados, tampouco se pode desanimar. Alguém pode ter paixão pelas relações também, toma responsabilidades com outros devotos e isso anima, e isso está bem, mas ninguém pode se chatear. Se for líder ainda menos, só deve animar. Em teu serviço de líder, de siksa guru, teu dever é animar aos demais, não se chatear pelas limitações dos outros, não tem este direito. Ao chatear-se com alguém você fica desanimado, isso se chama boomerang, quem se chatea com outros ao invés de animá-los, fica desanimado porque fica derrotado e isso é o contrário da paixão, fica sem força, cansado.

Bom, gostaríamos de mandar mais mensagens a este lindo mela chat de cada domingo. Eu agradeço a todos que colocam paixão a este chat dominical.
Agora vamos continuar aqui nosso festival.

Srila Prbhupada ki Jay!
Seu sempre bemquerente
B.A. Paramadvaiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário