sexta-feira, 16 de setembro de 2011

De Lima 11/09



Queridos devotos e amigos da minha alma.

O êxito e o fracasso dependem sempre de dois elementos. Por um lado a misericórdia e por outro lado o empenho que se põe a uma coisa. Claro, alguém poderia considerar o karma também, mas em grande parte nosso empenho é justamente aquilo que é nossa luta para um futuro positivo, neutralizando nossos karmas negativos do passado. Nossa luta é também nossa purificação, e dependendo da atitude de nossa luta será nossa recompensa. A acumulação de bons ou maus karmas (no caso de um devoto sincero, o sukriti que acumula na pregação particular), o reflexo de um bom trabalho é que há pessoas que querem apoiar, é que as pessoas se admiram contigo e se dão conta que você faz sacrifício de verdade até o ponto que se inspirem e que queiram te ajudar. Que queiram sacrificar algo de seu próprio mundo egoísta, para te apoiar em teu serviço. Esta é a grandiosidade da vida devocional. Pois se alguém faz algo para Deus sinceramente, merece ser apoiado por outros. Quem faz coisas para si mesmo, com desejos pessoais, não merece o apoio de ninguém e só depende da misericórdia de Deus para com ele. Esta misericórdia de Deus existe para muitos, por isso você vê que muitos egoístas têm bastante êxito em suas campanhas. É praticamente assombroso, mas claro que se alguém o analisar muito de perto, este alguém se dará conta que as pessoas que ganham riquezas neste mundo ou fama, por trás não são nada felizes e desenvolvem características raras, doenças, loucura, excentricidade e geralmente terminam mais egoístas, até tal ponto que eu quase não desejo êxito material a ninguém.
Porque vejo que não lhes favorece em última instância.

Voltando ao tema do pregador, ele é um homem que por seu serviço tem a tarefa de favorecer aos demais, se tem uma loja para Krishna, tem que favorecer a clientela, atendendo a todos de uma forma muito amável, lhes dando acesso a muitos materiais espirituais, que sua loja seja muito bem sucedida. E ele pode dar aulas aos amigos que esteja ganhando ou mandá-los a uma aula de outro devoto próximo. Como o ditado famoso: o cliente é rei, também nos serviços que fazemos temos que alcançar a atmosfera positiva seja como for, pois com negatividade, política, inveja, depreciar a outros, não se tira nada com sucesso.

Se você trabalha numa fazenda ecológica, por exemplo, uma Eco Yoga Aldeia ou uma de nossas Eco Yoga Aldeias, a recepção deve ser linda, limpa e amorosa. A relação com os devotos e os potenciais grupos de retiros, deve ser organizada excelentemente, do mínimo ao standard de um hotel barato. A administração e a cozinha devem ser bem organizadas em qualquer caso. Quem quer fazer serviço onde não há prasadam? E o programa de Sadhana deve também ter validade, amor, voluntariedade, entusiasmo e nunca com atmosfera desagradável.

Nós vivemos, enfim, das japas e da filosofia, são os únicos que nos mantêm sãos.

Trabalhar, e com um grupo de voluntários, por exemplo, é uma grande misericórdia, mas também é duro já que eles em certo aspecto são como crianças que não sabem o que fazer. Os líderes da Eco Yoga Aldeia já devem ter planejado tudo para que as coisas funcionem. Claro, isso também é uma habilidade, um talento e sem dúvidas requer sacrifício, mas imagine, compare como é trabalhar com voluntários e sem voluntários. Ficar sem voluntários é menos dor de cabeça, mas se souber animar bem o grupo, terá voluntários para tudo o que quiser desenvolver.  Enquanto o programa de voluntariado seja melhor, melhor exemplo terá que dar a eles e isso é uma bênção, pois assim eles te ocupam em serviço devocional e te apóiam para fazer teu serviço mais lindo.

E quem manda os voluntários, os devotos ou os clientes?
Eles são enviados diretamente por Deus para te ocupar em Seu serviço. Eles são a forma como se manifestou a misericórdia em tua vida. Um sankirtaneiro, por exemplo, sai à rua, para buscar o quê? Ele não sai para buscar dinheiro. Ele busca quem servir, a quem possa conectar, a quem possa fornecer com o boletim mensal, a quem possa entregar um livro ou no sankirtan personalizado, levar tudo o que o Mestre Espiritual tem fornecido e todos os serviços que os devotos locais estão oferecendo. No sankirtan personalizado, o sankirtaneiro se torna o representante máximo da solidariedade vaisnava e ao mesmo tempo, o máximo bem-querente dos supostos clientes que na realidade são amigos, amigos de sua alma, que ele está buscando para lhes entregar o melhor que tem encontrado em toda sua vida. O sankirtaneiro não vende porcaria, não vende coisas que tenham sido inventadas para incrementar o consumismo vendendo coisas não-saudáveis, desnecessárias. Tudo o que um sankirtaneiro vende ou representa são produtos de máxima bênção da vida que até podem salvar alguém dos repetidos nascimentos e mortes. Para o sankirtaneiro, o contato com qualquer uma das pessoas com que ele fala se torna tão importante como se estivesse falando e trabalhando para sua própria mãe.
Um sankirtaneiro que trabalha nesta consciência nunca estará frustrado nem desanimado e obviamente o êxito venderá por aditivo.

Qual êxito? Pois meu êxito, por exemplo, é se eu puder alcançar de uma forma ou outra que os devotos iniciados por mim, amigos, membros da família Vrinda, me dessem a misericórdia de escutar, ler e estudar meu chat dominical, minha mensagem de minha alma e tentar de assimilar em seus corações. Este é meu sankirtan. É minha tentativa de tocar a porta do coração de cada um de vocês, já que eu não posso ver cada um de vocês a cada semana, em cada porta, para dar-lhes um abraço de coração, o ânimo de continuar no caminho da devoção, o conselho pessoal e esperançosamente compartilhar teu serviço durante um dia para lhe dar novos conselhos e idéias.  Tudo isso se resume para mim em ditar esta mensagem neste domingo 11 de setembro de 2011 em minha escala por Lima – Peru. Onde se observa os impactos de muitos dos planos que tivemos no passado e vemos que estão dando fruto agora.  Hoje estou com uma banda de rock conhecida em Lima para animando eles para participar com a Revolução da Colher em seus eventos. Vão fazer um tour pela Europa no próximo verão. A banda se chama Pony Asteroids.

Aqui em Lima, os devotos estão muito entusiastas lutando para arrumar tudo para a instalação do Senhor Jagannath para o Mela, que está por vir em poucos dias. Há 30 voluntários no Ecotruly Park, mesmo que o clima é ainda bem frio, mostrando o tremendo êxito que tem este projeto. Quando a maioria dos templos do mundo não tem ainda nem 30 visitantes em seu templo, nesta pequena fazenda há 30 pessoas de diferentes partes do mundo para apoiar a causa da Eco Yoga Aldeia e fazendo doações, principalmente para alimentá-los bem, mas que também é uma ajuda ao templo. Imagine 30 potenciais bhaktas! Quem não se entusiasma com isto deve estar meio doente da cabeça ou se esqueceu de que a missão do Senhor Caitanya é a missão de fornecer a missão do Senhor ao mundo. Tudo isso é presente de Srila Prabhupada.

Resumindo: qualidade, qualidade, qualidade.
Qualidade nas relações que você levar com outros, pois na qualidade está o êxito. Porque sua sinceridade é o que produz a qualidade e a falta de qualidade em suas relações revela a falta de sinceridade em querer servir o propósito de Krishna, pois até um exitoso egoísta vendedor, por exemplo, tem que pôr muita qualidade em suas relações para que alguém lhe queira comprar algo.

Eu rogo a vocês para me ajudar em fazer meu chat exitoso. Imprimam-no a cada semana e entreguem aos devotos que não podem lê-lo aos domingos. Permitam-me assim manter a conexão com as pessoas que eu mais quero. Aqueles que têm fé em Srila Prabhupada, o Santo Nome, ou que no mínimo simpatizem um pouco com este serviço e seus esforços, eu necessito muito deles, porque eu necessito vê-los felizes. Eu necessito vê-los bem-sucedidos, eu preciso vê-los hábeis. Muito sinceros com o bem-estar de todos os demais, pois só assim a abundância espiritual chove sobre vocês sem dúvidas e sempre.

Do escritório de Lima, Peru, com muito afeto.

Srila Prabhupada ki Jay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário